menulogo
Notícias Agora
user
Close

Vento e projeções dificultam combate em Sabrosa onde canil foi evacuado

Um grande incêndio deflagrou no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, mobilizando um dispositivo significativo de combate, cujos esforços são dificultados pelas condições meteorológicas adversas. Este é o terceiro grande fogo a atingir a região desde o mês de julho.
News ImageNews ImageNews Image

O alerta para um incêndio em Sabrosa foi dado às 15h06, na zona de Paradela de Guiães.

As chamas lavram numa área de povoamento florestal adulto, e o combate tem sido dificultado pelo vento forte e pelas projeções, que complicam os trabalhos no terreno.

Segundo a presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, o fumo negro e denso também impede a atuação eficaz dos meios aéreos, sobretudo dos aviões.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 18h50 estavam mobilizados para o local 231 operacionais, apoiados por 62 viaturas e quatro meios aéreos.

O fogo, que arde com intensidade em pelo menos duas frentes, move-se entre localidades.

Inicialmente, colocou em perigo a aldeia de Sobrados, mas o vento acabou por desviar a direção das chamas.

Os bombeiros tentam agora impedir que o fogo avance para a aldeia de Roalde. Como medida de precaução, foram retirados cães de um hotel canino e cavalos de uma quinta localizada em Roalde.

A autarquia informou ainda ter carrinhas preparadas para retirar habitantes "caso seja necessário", embora, até ao momento da reportagem, não houvesse aldeias diretamente ameaçadas.

Este é já o terceiro grande incêndio que atinge o concelho de Sabrosa desde julho.

O primeiro afetou a zona de Souto Maior e o segundo começou em São Cibrão (Vila Real), tendo-se estendido até São Martinho de Anta.

Artigos

6

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa