
André Ventura apela à participação nas eleições autárquicas



Depois de votar na Escola Básica do Parque das Nações, em Lisboa, o presidente do Chega, André Ventura, apelou à participação dos eleitores nas eleições autárquicas, sublinhando que o voto é a “única arma em democracia”. Ventura defendeu que para manter uma democracia viva é necessário que as pessoas façam escolhas, mesmo que sejam de rutura, e que não adianta criticar durante o ano se, no dia das eleições, se deixa a decisão para outros. O líder partidário mostrou-se otimista quanto a uma diminuição da abstenção nestas eleições, baseando-se em informações de pessoas junto às zonas de voto que indicavam uma subida da afluência.
Ventura acredita que os eleitores, especialmente os mais jovens e os mais velhos, estão hoje “mais informados” devido a novas plataformas, o que poderá contribuir para uma maior participação.
Considerou que uma menor abstenção seria um “sinal muito, muito positivo para a democracia”. Questionado sobre a campanha, André Ventura descreveu-a como “dura, diferente”, mas também “esclarecedora” e com “muito mais debate do que o comum”, seguindo uma tendência de outros países europeus.
Reforçou a importância de votar mesmo em locais onde se pensa que ganham “sempre os mesmos” ou que o poder político não respondeu adequadamente.
Para o resto do dia, Ventura planeava analisar o decorrer do processo eleitoral, assistir à missa na igreja de São Nicolau, em Lisboa, e passar a noite no quartel-general do partido.
Expressou a esperança de poder deslocar-se à primeira autarquia onde o Chega confirmasse uma vitória, descrevendo o seu plano como “recatado” e afirmando aguardar os resultados com “muita humildade”, “ansiedade e com alguma expectativa”.
Nestas eleições, mais de 9,3 milhões de eleitores foram chamados a escolher os órgãos dirigentes de 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia.
Artigos
9








Política
Ver mais
PS vence novamente a Assembleia Municipal, mas desce oito pontos face a 2021. Direita ganha força no órgão deliberativo, obrigando os socialistas a negociarem para garantir estabilidade. O socialista João Couvaneiro será o próximo presidente da Assembleia Municipal de Almada, órgão onde o PS voltou a ser o partido mais votado nas eleições autárquicas […] O conteúdo João Couvaneiro é o próximo presidente da Assembleia Municipal de Almada aparece primeiro em Almadense.

Nas eleições autárquicas de 2025 em Oliveira do Hospital, o Partido Socialista (PS) voltou a O conteúdo PS vence em Oliveira do Hospital com maioria confortável aparece primeiro em Seia Digital.

Por outro lado, a coligação partidária que venceu as eleições fez uma campanha exemplar, bem planeada. O conteúdo Notas à margem da vitória eleitoral em Tomar aparece primeiro em Jornal O Templário.

Fernando Seara eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra Fernando Seara foi eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra nas eleições autárquicas deste domingo. O candidato da coligação PSD/IL/PAN conquistou 31,95% dos votos, elegendo 11 mandatos, e superou por uma margem de 1.651 votos o socialista João Soares, candidato da coligação PS/LIVRE, que obteve 30,94% e igual número de mandatos. A terceira força política […] O conteúdo Fernando Seara eleito presidente da Assembleia Municipal de Sintra aparece primeiro em Correio de Sintra.