
Ventura desafia Montenegro a esclarecer suspeitas sobre a empresa Spinumviva



O líder do Chega, André Ventura, instou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, a prestar esclarecimentos sobre a investigação à sua empresa familiar, Spinumviva.
Ventura considera importante que o país seja informado sobre a natureza da investigação e o seu desfecho, para que não se arraste o Governo para esta situação, sublinhando que, durante a campanha eleitoral, o primeiro-ministro não se esforçou por dar uma explicação.
O caso surge na sequência de um pedido de mais documentação a Luís Montenegro por parte do Ministério Público (MP), no âmbito de uma averiguação preventiva aos negócios da empresa. Esta averiguação foi aberta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após a receção de três queixas e tem como objetivo determinar se existem indícios que justifiquem a abertura de um inquérito criminal.
André Ventura considera o pedido de documentação "natural numa investigação", mas apela a um desfecho rápido para que as suspeitas sejam dissipadas.
A polémica teve origem em notícias do Correio da Manhã, que indicavam que a Spinumviva se dedicava, entre outras atividades, à compra e venda de imóveis.
Este facto levantou a discussão sobre a eventual atividade profissional do primeiro-ministro em paralelo com as suas funções governativas, bem como sobre a identidade dos clientes da empresa e possíveis conflitos de interesse.
Em resposta, o primeiro-ministro afirmou que o pedido do MP "não é nada de mais" e que enviará os documentos solicitados "o mais rápido possível", recusando, no entanto, especificar quais são.
Aproveitando a ida de Montenegro ao parlamento na próxima quarta-feira, Ventura sugeriu que essa seria uma boa oportunidade para o chefe do Governo prestar os devidos esclarecimentos ao país.
Artigos
18

















Política
Ver mais
Marcelo discursa hoje na ONU. Recorde os discursos anteriores
Marcelo Rebelo de Sousa vai discursar hoje pela sexta e última vez como Presidente da República na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde se estreou no seu primeiro ano de mandato, 2016.

Marcelo discursa hoje pela sexta e última vez na Assembleia Geral da ONU
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai fazer hoje a sua sexta e última intervenção em representação de Portugal na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, no primeiro dia de debate entre líderes mundiais.

Hoje é notícia: IRS? Acerto tira rendimento; Enfermeiros seguem grávidas
Das previsões do Conselho de Finanças Públicas ao desporto, fique a par dos temas em destaque nos jornais que pode encontrar nas bancas esta terça-feira, dia 23 de setembro.

Paulo Raimundo diz que não irá ter espasmo simulado para conseguir mediatismo
Secretário-geral do PCP disse não saber o que vai acontecer nas eleições autárquicas de 12 de outubro, mas mostrou-se convicto de que esta jornada de mobilização e esclarecimento que estão a desenvolver dará os seus frutos e resultados