
Criação de um Novo Mapa 3D da Via Láctea



Foi criado um novo e mais preciso mapa tridimensional das regiões de formação de estrelas na Via Láctea.
Este mapa foi desenvolvido com base em dados recolhidos pela sonda espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), que já se encontra desativada.
A área mapeada estende-se a uma distância de 4.000 anos-luz da Terra, posicionando o Sol no seu centro.
Para a sua elaboração, a sonda Gaia observou um total de 44 milhões de estrelas comuns e 87 estrelas da classe O.
Estas últimas são consideradas raras por serem jovens, massivas, extremamente quentes e brilhantes.
Com este novo mapa, a comunidade científica pode agora compreender melhor como estas estrelas gigantes "energizam o gás" na Via Láctea e determinar o alcance da sua influência, auxiliando no estudo destas áreas nebulosas.
A criação do mapa representou um desafio significativo, exigindo um "enorme poder computacional" para gerar o modelo em alta resolução.
Segundo o astrónomo Lewis McCallum, da Universidade de St.
Andrews, no Reino Unido, que coassina os artigos científicos sobre o trabalho, existe a expectativa de que o mapa seja expandido no futuro para abranger uma área maior da nossa galáxia, assim que a missão Gaia divulgar o seu próximo conjunto de dados.
Artigos
4



Ciência e Tecnologia
Ver mais
LinkedIn vai treinar IA com perfis, currículos e 'posts' dos utilizadores
No entanto, há uma forma de impedir que o LinkedIn recorra aos seus dados para treinar o modelo de Inteligência Artificial generativa. Terá de o fazer até ao dia 3 de novembro de 2025.

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.

Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água
Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água realiza-se no dia 25 de setembro e é promovida pela Águas do Tejo Atlântico. Junta especialistas nacionais e internacionais para debater os grandes desafios da água e apresentar as soluções mais inovadoras do setor. O conteúdo Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela
Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.