menulogo
Notícias Agora
user
Sexta-feira, Agosto 8

Viagens na Carris Metropolitana podem ser pagas com cartão bancário via 'contactless'

A Carris Metropolitana implementou um novo sistema de pagamento que permite aos passageiros utilizar cartões bancários 'contactless' diretamente nos autocarros. A medida visa modernizar e simplificar o acesso ao transporte público na Área Metropolitana de Lisboa.
News ImageNews ImageNews Image

A Carris Metropolitana lançou o novo sistema de pagamento Tap&Ride, que permite aos passageiros pagar as suas viagens diretamente a bordo dos autocarros utilizando cartões bancários com tecnologia 'contactless'.

Esta funcionalidade, que aceita cartões físicos ou virtuais (em 'smartphones' ou 'smartwatches'), visa simplificar o acesso ao transporte público, tornando-o mais rápido e prático, ao eliminar a necessidade de dinheiro físico ou de títulos de transporte pré-comprados.

A implementação do sistema está a ser realizada de forma faseada.

As primeiras linhas a disponibilizar o serviço, em fase de testes desde 23 de julho, foram a 1624 (Cascais – Portela de Sintra), a 2769 (Lisboa – Santo António dos Cavaleiros) e a 3001 (Almada – Cacilhas). Posteriormente, o serviço foi alargado às linhas 1633 (Ericeira – Portela de Sintra), 2727 (Estação Oriente – Loures) e 3701 (Almada – Algés).

O alargamento continuará com novas ativações semanais, abrangendo inicialmente as linhas cujo número começa por 1, 2 e 3, sendo que as linhas que começam por 4 serão incluídas "em breve".

A apresentação oficial da nova opção de pagamento decorreu durante uma viagem simbólica na linha 1624, partindo do Terminal de Cascais. No evento estiveram presentes figuras como o primeiro secretário metropolitano da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Carlos Humberto de Carvalho, o administrador da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Rui Lopo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, e a administradora executiva da SIBS, Teresa Mesquita. Rui Lopo, administrador da TML, destacou que a iniciativa faz parte da construção de "um sistema de mobilidade mais moderno e inteligente", enquanto Teresa Mesquita, da SIBS, sublinhou a simplicidade da solução, que permite "viajar de forma prática e imediata, apenas com o cartão".

O projeto resulta de uma parceria entre a TML, a SIBS e outras entidades tecnológicas como a CARD4B, APDU, AXIANS e AMI.

Artigos

6

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close