
Vice da CCDR-N refuta acusação do MP por crimes económicos quando foi autarca em Viseu



O Ministério Público (MP) acusou Jorge Sobrado, atual vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), dos crimes de participação económica em negócio e de prevaricação. Os atos terão sido cometidos em 2018, quando Sobrado era vereador na Câmara Municipal de Viseu, com os pelouros da cultura e património, cargo que exerceu entre outubro de 2017 e 2021. A acusação alega que o então autarca viciou um processo de contratação pública para favorecer uma empresa numa encomenda de cerca de 160 mil euros em roupa para o 55.º Festival Europeu de Folclore, o 'Viseu Folk'. Em março de 2018, o município celebrou um contrato com a estilista Katty Xiomara para a conceção da coleção.
Além de Jorge Sobrado, o MP acusou também três empresários do setor têxtil pelos mesmos crimes.
Numa reação enviada à agência Lusa, Jorge Sobrado negou as acusações, afirmando estar 'absolutamente certo' da sua inocência.
Garantiu que irá colaborar 'ativamente com a justiça para que o assunto seja esclarecido tão rápido quanto possível' e que todos os seus atos como vereador 'respeitaram o interesse público e tiveram adequado e pleno suporte dos serviços camarários'.
Sobrado acrescentou que este processo, originado por uma denúncia anónima, já foi objeto de averiguação pela Inspeção-Geral de Finanças em 2021, que procedeu ao seu arquivamento. Invocando mais de 20 anos de funções públicas com um 'percurso sem reparo', o vice-presidente da CCDR-N reiterou que exercerá o seu direito de defesa, convicto da sua inocência.
Artigos
8







Política
Ver mais
Diploma com apoios às populações e empresas afetadas pelos fogos entra hoje em vigor
Medidas "aplicam-se a incêndios rurais de elevada dimensão ou gravidade" e "não excluem a responsabilidade civil e criminal". Agricultores e empresas com vários apoios mediante necessidades e prejuízos causados pelo fogo.

“No Copcon tínhamos o poder todo. Adorei aqueles tempos”....
Luís Pinheiro de Almeida é a única testemunha do abraço final entre Eanes e Otelo a seguir ao 25 de Novembro. Eanes chegou ao Copcon de óculos escuros, com uma pequena pistola no coldre, não olhou para ninguém, puxou de um papel e começo...

Licenças para cartórios notariais vão a concurso em breve
O Ministério da Justiça vai lançar brevemente, através de publicação em Diário da República, o IX concurso para atribuição de licenças de instalação de cartórios notariais a nível nacional. A abertura do concurso foi autorizada pela Secretária de Estado da Justiça, Ana Luísa Machado, e será promovida pelo Conselho do Notariado, com apoio administrativo do […]
