
Ascensão de Victor Froholdt no Golden Boy



O jogador de 19 anos protagonizou uma das maiores subidas na mais recente atualização do ranking do prémio Golden Boy, divulgada a 12 de setembro. Froholdt saltou do 45.º lugar, que ocupava em maio, para a 15.ª posição, consolidando-se como o jogador do FC Porto mais bem posicionado na lista dos 100 maiores talentos nascidos em 2005 ou depois, elaborada pelo jornal italiano Tuttosport.
Este reconhecimento é fruto de um início de época determinante ao serviço do FC Porto.
O internacional dinamarquês foi titular nos cinco encontros da Liga, nos quais marcou um golo, frente ao Gil Vicente, e realizou duas assistências, contra o Casa Pia e o Sporting.
As suas estatísticas demonstram ainda uma média de cinco recuperações de bola por jogo e uma eficácia de passe de 78% no meio-campo adversário.
O seu desempenho valeu-lhe, em agosto, os prémios de melhor jogador, melhor médio e melhor jovem do campeonato.
Victor Froholdt chegou ao FC Porto proveniente do Copenhaga, numa transferência que envolveu 20 milhões de euros, acrescidos de dois milhões em objetivos. O médio tem contrato válido com os "dragões" até 2030 e está protegido por uma cláusula de rescisão fixada nos 85 milhões de euros.
No ranking do Golden Boy, Froholdt supera o seu colega de equipa Rodrigo Mora, que se encontra no 30.º posto.
A nível da liga portuguesa, apenas Geovany Quenda, do Sporting, está à sua frente, na 11.ª posição.
A lista é liderada pelo espanhol Lamine Yamal (Barcelona), que não poderá vencer novamente por já ter sido distinguido em 2024, tornando o francês Désiré Doué (PSG) o principal candidato.
O prémio, atribuído desde 2003, já galardoou futebolistas como Lionel Messi, Kylian Mbappé e Erling Haaland, o único nórdico a vencer o troféu até hoje.
Artigos
6





Desporto
Ver mais
Napoli 'come' Pisa ao jantar e continua líder isolado em Itália
O campeão em título Napoli isolou-se hoje no comando da Liga italiana de futebol, ao bater em casa o Pisa, por 3-2, para o quarto triunfo em outras tantas jornadas da Serie A.

Matteo Tognozzi assume direção desportiva do Rio Ave
O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou hoje a contratação do italiano Matteo Tognozzi para o cargo de diretor desportivo.

Leixões vê "com enorme satisfação" a absolvição no processo Jogo Duplo
O presidente da SAD do Leixões manifestou hoje "enorme satisfação e sentimento de justiça" pela decisão do Tribunal da Relação de Lisboa em absolver o emblema de Matosinhos no processo Jogo Duplo, em nota enviada à agência Lusa.

"É difícil jogar em casa de um grande, ainda por cima um campeão"
Técnico Vasco Botelho da Costa fez a análise à derrota (0-3) do Moreirense na casa do Sporting, no encerramento da sexta jornada da I Liga. Declarações feitas à Sport TV no final do jogo.