
Ataques com Drones Russos na Ucrânia e Polónia



A Ucrânia tem sido alvo de múltiplos ataques com drones russos em várias regiões.
No centro do país, um ataque noturno na região de Kirovohrad resultou na interrupção do fornecimento de energia a 44 localidades. No nordeste, o Ministério da Defesa russo confirmou que os seus drones atingiram uma estação de distribuição de gás natural na região de Sumy, alegando que as instalações eram usadas para apoiar unidades militares ucranianas. A cidade de Kharkiv também foi severamente afetada, com um drone a atingir a Universidade de Farmácia, o que provocou um incêndio no telhado e quatro feridos, segundo o autarca Ihor Terekhov.
Outro ataque na mesma cidade, documentado por imagens do gabinete da procuradora regional, atingiu um edifício administrativo no centro. A tensão estendeu-se à Polónia, onde um drone foi abatido enquanto sobrevoava um edifício do governo em Varsóvia.
Em resultado deste incidente, as autoridades polacas detiveram cidadãos bielorrussos e ucranianos para interrogatório.
Após os interrogatórios, a possibilidade de se tratar de uma "ação de espionagem maciça" foi descartada. Estes incidentes ocorrem num contexto de demonstração de força militar, com a Rússia e a Bielorrússia a realizarem exercícios militares que contam com a participação do Irão e da Índia e envolvem cerca de 100 mil tropas. Paralelamente, a Rússia anunciou o desenvolvimento de um novo drone com capacidade para voar durante 24 horas. Este novo equipamento possui um sistema de controlo inteligente que lhe permite operar em condições adversas, aumentando o alcance tanto dos drones de ataque como dos sistemas de guerra eletrónica.
Artigos
11










Mundo
Ver mais
Macron exige libertação de reféns para abrir embaixada na Palestina
O Presidente francês exigiu a libertação dos reféns do movimento islamita palestiniano Hamas para abrir uma embaixada na Palestina, numa entrevista hoje transmitida pela estação televisiva norte-americana CBS, na véspera de reconhecer o Estado palestiniano.

Brasil. Milhares protestam contra lei sobre a imunidade dos parlamentares
Milhares de pessoas manifestam-se hoje no Brasil contra um projeto de lei em favor imunidade aumentada para os parlamentares e a possibilidade de uma amnistia para os condenados por tentativa de golpe de Estado, incuindo ex-Presidente Jair Bolsonaro.

Macron "eliminou a diplomacia" e a Israel "apenas resta a opção militar"
A vice-ministra dos Negócios Estrangeiros israelita acusou hoje em entrevista à Lusa o Presidente francês, Emmanuel Macron, de "eliminar a hipótese da diplomacia" e de deixar a Israel "apenas a opção militar" no conflito na Faixa de Gaza.

Reconhecimento do Estado da Palestina é "dia triste" para quem quer paz
O presidente israelita, Isaac Herzog, afirmou hoje que o reconhecimento do Estado palestiniano pelos países ocidentais é um dia triste para aqueles que querem a paz, de acordo com um comunicado do seu gabinete.