menulogo
Notícias Agora
user
Close

Jornadas Europeias do Património 2025

A edição de 2025 das Jornadas Europeias do Património arranca em todo o país, proporcionando um acesso inédito aos bastidores de dezoito intervenções em monumentos e museus financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
News ImageNews ImageNews Image

As Jornadas Europeias do Património (JEP) de 2025 decorrem em todo o país até ao dia 21 de setembro, sob o tema “Património Arquitetónico: Janelas para o Passado.

Portas para o Futuro”.

A edição deste ano, coordenada em Portugal pelo instituto público do Património Cultural (PC-IP), assinala o 50.º aniversário do Ano Europeu do Património Arquitetónico, lançado em 1975, e visa sensibilizar a sociedade para a proteção e valorização do património cultural europeu.

A grande novidade desta edição é a iniciativa “Património Cultural PRR: Entre na obra”, que decorre entre 17 e 20 de setembro. Pela primeira vez, o público poderá visitar os bastidores de 18 das 85 intervenções financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento total de cerca de 241 milhões de euros. As visitas, para pequenos grupos e com inscrição prévia, serão guiadas por técnicos e abrangem locais como o Mosteiro dos Jerónimos, o Convento de Cristo, o Mosteiro da Batalha, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Castelo de Pinhel e os Teatros Nacionais. A programação inclui também a abertura do Arquivo de Património Arquitetónico no Forte de Sacavém, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, com palestras e visitas guiadas.

Além disso, centenas de atividades gratuitas, como visitas, oficinas e jogos, serão promovidas por todo o território nacional por autarquias, associações, museus e outras entidades.

Entre os locais com programação contam-se a Vila Romana de Milreu (Faro), o Sítio Arqueológico de São Cucufate (Vidigueira) e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra).

Embora todas as atividades sejam gratuitas, algumas requerem inscrição prévia.

Lançadas em 1999 pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, as JEP são o evento cultural mais partilhado no continente, com mais de 70 mil iniciativas anuais em mais de 50 países. Em 2024, o tema em Portugal foi “Rotas, Redes e Conexões”, tendo-se realizado cerca de 500 atividades.

Artigos

13

Cultura e Entretenimento

Ver mais
categoryVer categoria completa