
Serpa: GNR apreende armas em caso de violência doméstica



Dois homens foram detidos e colocados em prisão preventiva no distrito de Beja, em dois casos distintos de violência doméstica. As detenções, ambas efetuadas a 29 de julho pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) da GNR, resultaram na aplicação da medida de coação mais gravosa para os suspeitos. No concelho de Ourique, um homem de 25 anos foi detido por suspeitas de exercer violência “física, verbal e psicológica” contra a sua companheira, de 20 anos. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação que culminou no cumprimento de um mandado.
Presente ao Tribunal Judicial de Odemira, foi-lhe decretada a prisão preventiva, onde aguardará julgamento. Num caso separado, na localidade de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, um homem de 35 anos foi detido pelos mesmos motivos. As diligências policiais apuraram que o suspeito exercia violência física, verbal e sexual contra a sua companheira, de 32 anos.
Tal como no caso de Ourique, o detido foi presente ao Tribunal Judicial de Odemira e ficou igualmente em prisão preventiva.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) aproveitou a divulgação destes casos para recordar que a violência doméstica é um crime público e que a sua denúncia é uma responsabilidade coletiva.
A GNR salientou os vários canais disponíveis para denunciar ou pedir ajuda, incluindo o Portal Queixa Eletrónica, o número europeu de emergência 112, os postos da GNR, a aplicação App MAI112 para cidadãos surdos e a aplicação SMS Segurança, também direcionada a pessoas surdas.
Artigos
6





Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza
MNE considera que proposta de Netanyahu "põe em causa os esforços para o cessar-fogo e agrava a tragédia humanitária". O conteúdo Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza aparece primeiro em Jornal i.