Virgílio Lima reeleito presidente da Associação Mutualista Montepio Geral



Virgílio Lima foi reeleito presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) para o quadriénio 2026-2029, nas eleições realizadas esta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.
No cargo desde 2019, Lima encabeçou a lista A, a única candidata aos principais órgãos sociais, e irá agora cumprir o seu último mandato à frente da instituição.
A lista A venceu as eleições para a Mesa da Assembleia Geral, que continua a ser presidida por Maria de Belém Roseira, para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, liderado por Victor Franco. A lista conseguiu também a "maioria absoluta" na Assembleia de Representantes, uma espécie de parlamento da mutualista, cuja lista é encabeçada por Vítor Melícias. Para a Assembleia de Representantes concorreu também a lista B, uma lista de oposição liderada pelo arquiteto Tiago Mota Saraiva.
Durante a campanha, as listas apresentaram visões distintas sobre temas como os salários dos administradores e o investimento em habitação.
Virgílio Lima considerou os vencimentos ajustados e anunciou um plano para investir 50 milhões de euros anuais na compra de casas para arrendar aos associados.
Por sua vez, a oposição defendeu cortes nos salários e que a habitação deveria ser a linha central de atuação da mutualista.
Historicamente, a participação eleitoral dos cerca de 600 mil associados é baixa. Nas últimas eleições, em 2021, votaram pouco mais de 24 mil membros. A reeleição de Virgílio Lima ocorre num momento em que a AMMG apresenta resultados financeiros positivos, tendo registado lucros de 210 milhões de euros em 2024, um aumento de 87,5% em relação ao ano anterior.

















