menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Virgílio Lima reeleito presidente da Associação Mutualista Montepio Geral

Virgílio Lima foi reeleito para um último mandato como presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio Geral, em eleições sem concorrência para a liderança da maior associação mutualista do país.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Virgílio Lima foi reeleito presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG) para o quadriénio 2026-2029, nas eleições realizadas esta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.

No cargo desde 2019, Lima encabeçou a lista A, a única candidata aos principais órgãos sociais, e irá agora cumprir o seu último mandato à frente da instituição.

A lista A venceu as eleições para a Mesa da Assembleia Geral, que continua a ser presidida por Maria de Belém Roseira, para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, liderado por Victor Franco. A lista conseguiu também a "maioria absoluta" na Assembleia de Representantes, uma espécie de parlamento da mutualista, cuja lista é encabeçada por Vítor Melícias. Para a Assembleia de Representantes concorreu também a lista B, uma lista de oposição liderada pelo arquiteto Tiago Mota Saraiva.

Durante a campanha, as listas apresentaram visões distintas sobre temas como os salários dos administradores e o investimento em habitação.

Virgílio Lima considerou os vencimentos ajustados e anunciou um plano para investir 50 milhões de euros anuais na compra de casas para arrendar aos associados.

Por sua vez, a oposição defendeu cortes nos salários e que a habitação deveria ser a linha central de atuação da mutualista.

Historicamente, a participação eleitoral dos cerca de 600 mil associados é baixa. Nas últimas eleições, em 2021, votaram pouco mais de 24 mil membros. A reeleição de Virgílio Lima ocorre num momento em que a AMMG apresenta resultados financeiros positivos, tendo registado lucros de 210 milhões de euros em 2024, um aumento de 87,5% em relação ao ano anterior.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones