
Vírus da Língua Azul aproxima-se “rapidamente” de Portugal



A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) confirmou a deteção de um foco de infeção pelo vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) numa capoeira doméstica no concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal. O foco foi identificado na freguesia de Santa Maria do Castelo e Santiago e Santa Susana.
Em conformidade com os protocolos de controlo, os animais afetados foram abatidos e as instalações foram submetidas a um processo de limpeza e desinfeção. Como medida de precaução, foi estabelecida uma zona de restrição num raio de 10 quilómetros em redor do foco, onde todas as explorações avícolas se encontram sob vigilância reforçada. A DGAV alertou para a "circulação persistente" do vírus e reiterou a importância do cumprimento das medidas de biossegurança, recomendando que se evitem os contactos entre aves domésticas e selvagens e que se reforcem os procedimentos de higiene das instalações e equipamentos. Paralelamente, o Hospital Veterinário Muralha de Évora emitiu um alerta sanitário sobre a aproximação do serotipo 8 do vírus da Língua Azul a Portugal. O alerta baseia-se em dados do Ministério da Agricultura de Espanha (MAPA), que confirmam novos focos da doença em várias províncias espanholas, aproximando-se "rapidamente" da fronteira portuguesa. A situação é considerada "particularmente preocupante" pela instituição veterinária, uma vez que não existe um programa oficial de erradicação da doença na Península Ibérica (com exceção das Ilhas Baleares e Canárias) nem restrições à movimentação de animais. O risco de propagação da Língua Azul é agravado pela previsão de aumento da atividade do mosquito transmissor nos próximos meses.
Os ovinos são a espécie mais vulnerável à forma clínica da doença.
Perante este cenário, o Hospital Veterinário Muralha de Évora enfatiza que a vacinação é a "melhor ferramenta" de prevenção contra a morbilidade e mortalidade associadas ao vírus. A instituição recomenda "vivamente" a vacinação dos efetivos ovinos contra o serotipo 8, de modo a mitigar os impactos sanitários e económicos de um eventual surto e a facilitar a circulação dos animais.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Trio detido em perseguição na 25 de Abril vai ser julgado por assaltos
Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após perseguição policial que obrigou ao encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.

Pulseira eletrónica para homem detido em Ponte de Sor
Um homem de 58 anos foi detido pela GNR por violência doméstica, física e psicológica, contra a companheira, de 52 anos, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, foi hoje revelado.

Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão
O Jornal Novo Regional teve acesso a um vídeo do assalto a cabos de cobre perto do apeadeiro do Susão, na noite de 1 para... O conteúdo Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão aparece primeiro em .

Muitos exames obrigatórios podem originar menos candidaturas ao Ensino superior
É preciso avaliar as causas na quebra do número de candidatos ao Ensino Superior, cerca de 9 mil, mas o presidente do Conselho de Reitores admite que o número de exames obrigatórios seja uma das causas.