
Eficácia da Vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV)



Um estudo publicado na revista médica JAMA Pediatrics, realizado ao longo de 17 anos nos Estados Unidos, concluiu que a vacina contra o HPV é “altamente eficaz”.
A investigação, conduzida pelo colégio de medicina Albert Einstein, acompanhou 2.335 mulheres adolescentes e jovens adultas, com idades entre os 13 e os 26 anos, entre 2006, pouco antes da introdução da primeira vacina, e 2023.
Durante este período, a taxa de vacinação entre as participantes aumentou de 0% para 82%. A principal autora, Jessica Kahn, sublinhou que os resultados demonstram que as vacinas podem reduzir drasticamente as taxas de cancro do colo do útero e outros cancros relacionados com o HPV, como o genital e o de cabeça e pescoço. O HPV é a infeção sexualmente transmissível mais comum do mundo e a principal causa destes tipos de cancro em homens e mulheres.
Os dados revelaram que, à medida que mais pessoas foram vacinadas, as taxas de infeção diminuíram drasticamente. As infeções com os tipos de HPV abrangidos pela vacina bivalente foram reduzidas em 98,4%, enquanto a vacina quadrivalente apresentou uma eficácia de 94,2% e a nonavalente de 75,7%.
Segundo outra autora do estudo, Aislinn DeSieghardt, a análise mostrou que estas reduções se devem principalmente à introdução da vacina e não a alterações no comportamento sexual ou a outros fatores.
A investigação também encontrou “evidências claras de imunidade de grupo”, o que significa que a vacinação de um número suficiente de pessoas protege indiretamente os indivíduos não vacinados ao reduzir a transmissão global do vírus.
Artigos
5




Atualidade
Ver mais
O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois homens, de 44 e 40 anos, por assaltos a agências bancárias em várias localidades do país, que lhes renderam cerca de 548 mil euros, foi hoje anunciado.

O envelhecimento da população em Portugal vai agravar-se até 2060, com destaque para as ilhas da Madeira, Açores e o Norte, onde haverá mais de 400 idosos por cada 100 jovens em 2100, segundo uma projeção do INE.

O professor de educação física acusado de homicídio por negligência disse hoje ao Tribunal Judicial de Leiria que já tinha alertado para a falta de contrapesos nas balizas amovíveis, antes do acidente que vitimou um aluno.

O parlamento aprovou hoje a proposta de lei do Governo que torna obrigatória a identificação de lanchas rápidas com mais de quatro metros, com infrações punidas com até quatro anos de prisão, para combater o tráfico de droga.