
Visitantes de museus e monumentos nacionais em 2024



Os museus, monumentos e palácios nacionais geridos pela empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP) registaram um total de 5.065.228 visitantes em 2024. Este número representa uma ligeira descida de 1,8% em comparação com os 5.157.404 visitantes de 2023, o que corresponde a menos 92.132 entradas. Segundo um comunicado da MMP, que gere 38 equipamentos culturais desde janeiro de 2024, esta "ligeira descida" é vista como uma "tendência de estabilização", dado que o ano foi marcado pelo encerramento total ou parcial de vários espaços para obras de reabilitação, muitas delas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). As estatísticas de 2024 revelam que a maioria dos visitantes, correspondendo a 66% do total, adquiriu bilhetes pagos.
Dentro deste universo, os turistas estrangeiros destacaram-se, perfazendo 55% da totalidade dos visitantes nos equipamentos geridos pela MMP, um organismo tutelado pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto.
Entre os locais mais procurados, o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, lidera novamente a lista com 946.014 entradas.
Seguem-se a Fortaleza de Sagres, com 443.691 visitantes, a Torre de Belém, com 387.379, e o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, que registou 376.331 visitas. Outros monumentos classificados como Património Mundial da Humanidade também atraíram um número significativo de pessoas, como o Mosteiro da Batalha (354.905), o Convento de Cristo em Tomar (349.401) e o Palácio Nacional de Mafra (216.097). No que diz respeito aos museus, os mais visitados foram o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, que recebeu 297.203 pessoas, e o Museu Nacional dos Coches/Picadeiro Real, também na capital, com 219.506 entradas registadas ao longo de 2024.
Artigos
16















Cultura e Entretenimento
Ver mais
"Se pudesse trabalhar só em Portugal sempre, assinaria agora"
Bruno Cabrerizo esteve à conversa com o Notícias ao Minuto sobre o seu novo projeto na TVI, 'Terra Forte', que vai estrear em breve. O ator enfatizou ainda o quão é "feliz aqui em Portugal", embora distante dos filhos, que vivem em Itália, país cujo mercado se fechou após 10 anos a trabalhar fora.

Novo anúncio do El Corte Inglés é filmado em Lisboa
Com direção criativa de César Brandariz, María Coronado, Javier Gómez Blanzaco, Inma Ruiz, Pablo García e Julio Cesar Ortega, a campanha é protagonizada por Alessandra Ambrosio (na foto, à esq.), Jon Kortajarena (ao centro) e Candice Swanepoel (à dir.) [Leia mais]

“O teatro é o país da igualdade, não interessa se és protagonista. Se errar o texto destrói-se o espetáculo”
Mais um episódio especial de ‘Irresistível’, e novamente com um nome grande da representação e das artes do espetáculo do Brasil.

Homenagem ao maior fã de novelas do 'Terra Nossa': "Sei quem matou Jorge Tadeu e como o Roque Santeiro desapareceu"
Assista à despedida de César Mourão da Ilha do Pico