
Volt pede a impugnação das listas do Chega em Lisboa



O partido Volt Portugal, através do seu cabeça de lista à Assembleia Municipal de Lisboa, Mateus Carvalho, apresentou formalmente uma reclamação pedindo a impugnação das listas do partido Chega aos órgãos autárquicos da capital. A base da reclamação assenta em decisões anteriores do Tribunal Constitucional (TC).
Segundo o Volt, o TC já deliberou por duas vezes que os órgãos internos do Chega são ilegais e ilegítimos, retirando-lhes assim qualquer poder para deliberar sobre a escolha de candidatos. Mateus Carvalho, também cofundador do Volt, acusa o Chega de ser um "partido de extrema-direita" que atua "à margem da lei, sem qualquer preocupação pelo cumprimento das regras democráticas". O candidato do Volt sustenta que as listas do Chega já deveriam ter sido consideradas inválidas em atos eleitorais anteriores, considerando "incompreensível" a passividade perante o que descreve como um "atropelo constante ao Estado de Direito".
Na sua argumentação, Carvalho defende uma ação mais assertiva na defesa da democracia, utilizando os mecanismos legais existentes, como a lei eleitoral, que permite a apresentação de reclamações sobre irregularidades noutras listas.
O Volt alega que o Chega não demonstra qualquer preocupação em cumprir as regras democráticas.
A corrida à Câmara de Lisboa para as eleições autárquicas de 12 de outubro conta com vários candidatos, incluindo Bruno Mascarenhas pelo Chega.
Os outros candidatos mencionados são Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), o atual presidente Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), João Ferreira (CDU), Ossanda Líber (Nova Direita), José Almeida (Volt), Adelaide Ferreira (ADN) e Tomaz Ponce Dentinho (Democrática Aliança).
Artigos
6





Política
Ver mais
Politécnicos alertam para diminuição de alunos e pedem alteração das regras de acesso
Taxa de colocação nos institutos politécnicos ficou pelos 63% e a situação é mais grave nas instituições do interior do país.

Utentes exigem regresso de tuk-tuk no Hospital Pedro Hispano após mil assinaturas
Mil utentes subscreveram uma petição que será entregue na terça-feira à administração do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, a exigir o regresso do ‘Tuk Boleias’, transporte interno suspenso em maio após uma década. A CDU quer a reposição antes do inverno, alegando prejuízo para pessoas idosas e com mobilidade reduzida

Nelson Lúcio encabeça lista da CDU à freguesia da Barrosa
A CDU apresentou os primeiros nomes da lista de candidatos à Assembleia de Freguesia da Barrosa, destacando uma equipa jovem e ligada à comunidade.

Universidade da Madeira só preencheu 62% das vagas
Universidade da Madeira só preencheu 62% das vagas é o assunto que faz hoje a manchete do DIÁRIO. Foram colocados 1.271 madeirenses em várias instituições do ensino superior do país, ou seja 93% dos candidatos, taxa superior à do ano passado. A segunda fase começa terça-feira e decorre até 3 de Setembro. Sonho durou pouco para se referir ao Nacional que se colocou em vantagem logo ao minuto 3, mas a expulsão de Pablo Ruan abriu espaço à remontada e à goleada (1-4) do bi-campeão nacional. Na pri