Neve e vento na Europa causam o cancelamento de centenas de voos



O mau tempo que se abateu sobre o norte da Europa esta quarta-feira obrigou ao cancelamento de centenas de voos nos aeroportos de Amesterdão, Bruxelas e Paris, com impacto direto nas ligações aéreas com Portugal.
A queda de neve e o vento forte foram as principais causas dos constrangimentos. O aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, foi um dos mais afetados, com pelo menos 800 voos cancelados de um total de 1.100 programados. A situação levou a que mais de mil passageiros tivessem de pernoitar no aeroporto, onde foram instaladas camas e distribuído o pequeno-almoço. Em Bruxelas, o temporal de neve forçou o cancelamento de 40 voos, enquanto em Paris, nos aeroportos Roissy Charles-de-Gaulle e Orly, foram registados cerca de uma centena de cancelamentos. Segundo o ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, estas medidas foram necessárias para permitir as operações de limpeza de neve e gelo, afetando cerca de 40% dos movimentos previstos até às 13:00. Para Portugal, foram canceladas pelo menos sete ligações aéreas até às 12h30, sendo três em Lisboa e quatro no Porto, de acordo com a informação da ANA Aeroportos.
Os constrangimentos não se limitaram ao tráfego aéreo.
Nos Países Baixos, o tráfego ferroviário também foi severamente afetado, com a companhia nacional a aconselhar o adiamento de viagens não essenciais.
As estradas holandesas registaram mais de 700 quilómetros de congestionamentos durante a manhã. De acordo com a agência de notícias holandesa ANP, a quantidade de neve registada este ano na região de De Bilt, onde são realizados os estudos meteorológicos, já ultrapassou o total acumulado nos quatro anos anteriores. A neve tem caído na região desde o dia 2 de janeiro.














