Wall Street encerra em alta impulsionada pelo otimismo no setor tecnológico



A bolsa de Nova Iorque encerrou a sessão de segunda-feira com ganhos, dando continuidade à tendência positiva e apagando as perdas registadas em dezembro.
O S&P 500 subiu 0,64%, para os 6.878,49 pontos, o Dow Jones valorizou 0,47%, para 48.362,68 pontos, e o tecnológico Nasdaq Composite avançou 0,52%, fixando-se nos 23.428,83 pontos.
O otimismo do mercado foi alimentado por um renovado apetite pelas grandes empresas tecnológicas e pela recuperação das ações ligadas à Inteligência Artificial.
Um dos destaques foi a Nvidia, cujas ações subiram 1,49% após a empresa comunicar que espera iniciar o envio dos seus chips H200 para a China antes do Ano Novo Lunar.
As expectativas de que a Reserva Federal (Fed) possa voltar a cortar as taxas de juro em janeiro também influenciaram positivamente a negociação.
Os investidores aguardam agora a divulgação da estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao terceiro trimestre.
Noutros mercados, o ouro continua a atingir máximos históricos, enquanto o preço do petróleo também subiu, com o barril de Brent a avançar 2,02% e o crude a ganhar 2,05%, em parte devido à apreensão de um petroleiro venezuelano.
Em contraste, os índices europeus têm vindo a superar os seus pares norte-americanos durante o quarto trimestre.
A semana será mais curta em Wall Street devido ao feriado de Natal. A bolsa de Nova Iorque encerrará mais cedo na quarta-feira, véspera de Natal, e estará fechada na quinta-feira, dia 25 de dezembro, retomando o horário normal na sexta-feira, dia 26.
















