WAndrome: A IA da Wise Pirates que Otimiza Investimentos em Publicidade Digital



A Wise Pirates, empresa portuguesa líder em performance digital, anunciou o lançamento da WAndrome, a primeira plataforma de Agentic AI Multimodal focada na análise preditiva de criativos. Desenvolvida a pensar nas marcas com equipas de marketing in-house, a solução permite antecipar o desempenho de materiais publicitários antes do investimento em media, com o objetivo de eliminar o desperdício e acelerar as decisões estratégicas. Segundo a empresa, a WAndrome opera de forma autónoma, utilizando inteligência artificial para prever a eficácia de cada criativo e a sua adequação à audiência. A tecnologia combina visão computacional, processamento de linguagem natural (NLP) e integração com o Meta Lattice, tendo sido treinada com base em mais de 10 milhões de peças criativas. Pedro Barbosa, CEO da Wise Pirates, afirma que a ferramenta permite atingir “um nível sem precedentes de maximização de rentabilidade dos investimentos em digital”. O impacto da plataforma traduz-se em ganhos de eficiência significativos.
A análise de criativos, que tradicionalmente demora duas semanas, é reduzida para apenas dois minutos.
A tecnologia demonstrou a capacidade de recuperar, em média, 15% do orçamento de media habitualmente perdido em testes de experimentação. Adicionalmente, proporciona um aumento da taxa média de cliques (CTR) em mais de 16% e um crescimento do retorno sobre o investimento publicitário (ROAS) de cerca de 15%, podendo a melhoria de eficiência chegar aos 25% em certos casos. Esta solução, desenvolvida exclusivamente pela Wise Pirates, será comercializada para marcas a nível mundial a partir de 1 de janeiro de 2026.
O seu lançamento insere-se no investimento contínuo da empresa em inovação, que tem outras quatro soluções de IA para Martech em desenvolvimento.











