Comprar Futuro: A Missão da WWF e Lidl para Restaurar a Natureza em Portugal



A WWF Portugal lançou a iniciativa Re-Store Portugal, um projeto que visa restaurar a natureza do país com um investimento inicial previsto de 1,8 milhões de euros ao longo de cinco anos.
Com monitorização planeada até 2030, a iniciativa combina ciência, ação local e envolvimento coletivo para responder aos desafios ecológicos nacionais.
O projeto surge como uma resposta estratégica à Lei do Restauro da Natureza da União Europeia, que exige aos Estados-Membros a recuperação de pelo menos 20% das suas áreas degradadas até ao final da década, e antecede o Plano Nacional de Restauro da Natureza que Portugal deve apresentar à Comissão Europeia até setembro de 2026. Após um estudo abrangente, a WWF identificou nove áreas prioritárias para intervenção (Parque Nacional da Peneda Gerês, Ria de Aveiro, Serra da Estrela, Serra de Aires e Candeeiros, Tejo, Estuário do Tejo, Vale do Guadiana, Serra do Caldeirão e Ria Formosa), iniciando os trabalhos em três locais: o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Serra do Caldeirão e o Estuário do Tejo. As ações previstas incluem o restauro de habitats degradados, a salvaguarda de ecossistemas e espécies, a promoção da biodiversidade, bem como programas de educação ambiental para as comunidades locais e uma campanha de sensibilização nacional.
Segundo Ângela Morgado, diretora executiva da WWF Portugal, “restaurar a natureza é reforçar a infraestrutura natural do país”, trazendo benefícios como a melhoria da qualidade da água, solos férteis e resiliência climática.
O Lidl Portugal é o parceiro impulsionador desta fase inicial, tendo financiado com cerca de 100 mil euros o estudo de viabilidade, a plataforma digital e o arranque da campanha.
A parceria inclui a venda de sacos solidários nas lojas Lidl, produzidos com plástico recolhido na costa, cujo valor reverte parcialmente para o projeto.
A primeira meta é financiar o restauro de 30 hectares na Peneda-Gerês. A campanha de mobilização convida cidadãos e empresas a “comprar futuro” através de uma plataforma online, onde podem financiar diretamente ações de restauro.
A iniciativa, apresentada em Almada, conta também com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Grace e do BCSD Portugal.
Artigos
10Ciência e Tecnologia
Ver mais
Depois de relatos sobre possíveis reduções de velocidade em ligações VPN e serviços de streaming, a DIGI veio agora esclarecer oficialmente a situação. Em comunicado enviado à Leak.pt, a operadora nega categoricamente qualquer prática de traffic shaping ou limitação intencional da velocidade de internet aos seus clientes. “A DIGI não pratica qualquer redução intencional de […]

A Comissão Europeia considerou que as plataformas de redes sociais chinesa TikTok e norte-americana Meta, dona do Instagram e do Facebook, "violaram as obrigações" de transparência ao abrigo da nova lei dos serviços digitais da União Europeia.

Cerca de 2.000 empresas foram afetadas pela interrupção do serviço, com mais de 8 milhões de pessoas a reportarem problemas.

As duas empresas tecnológicas podem agora responder ao executivo comunitário









