
China confirma que Xi reunirá com Jong-un: "Questões de interesse mútuo"



A visita de Kim Jong-un a Pequim, a primeira à China desde 2019, teve como propósito assistir ao desfile militar que assinalou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Esta deslocação, na qual viajou acompanhado pela filha, marcou a estreia do líder norte-coreano numa cimeira multilateral, ao lado de figuras como o Presidente russo, Vladimir Putin.
O encontro entre os dois líderes foi confirmado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, que destacou a sua "grande importância" para a troca de pontos de vista sobre questões de interesse mútuo. Durante a reunião, Xi Jinping garantiu que a posição de Pequim de manter e desenvolver a "tradicional amizade" com a Coreia do Norte "permanecerá inalterada", descrevendo os dois países como "bons vizinhos, bons amigos e bons camaradas". O líder chinês manifestou ainda a intenção de reforçar a coordenação estratégica para manter a paz na península coreana e apoiar o desenvolvimento da Coreia do Norte.
Por sua vez, Kim Jong-un afirmou que os "sentimentos de amizade" entre Pyongyang e Pequim não mudarão e agradeceu o apoio chinês à causa socialista do seu país, assegurando também o apoio de Pyongyang a Pequim em questões como Taiwan.
A visita é interpretada como uma tentativa de restabelecer a sintonia com a China, após tensões devido à cooperação militar norte-coreana com a Rússia.
A presença conjunta de Xi, Kim e Putin no desfile foi a primeira em 66 anos, um momento de forte simbolismo.
Após a reunião, Kim dirigiu-se à estação ferroviária para regressar à Coreia do Norte no seu comboio especial.
Artigos
4



Mundo
Ver mais
Texas aprova legislação que visa fabricantes de comprimidos abortivos
Os legisladores do estado norte-americano do Texas aprovaram hoje um projeto de lei que permite que os cidadãos processem os fabricantes de comprimidos abortivos e qualquer pessoa que envie o medicamento pelo correio, noticiou a Associated Press.

"Quase o venci". Filho de Donald em luta de sumo no Japão (ora veja)
Os seguidores de Eric Trump, terceiro filho de Donald Trump, gostaram da publicação, apontando que este era um "ótimo desporto" e que se "divertiram" a ver o empresário e girar.

Afeganistão regista novo sismo de 5,6. É o mais forte desde domingo
Um novo sismo de magnitude 5,6 atingiu hoje à noite o leste do Afeganistão, o mais forte a atingir a região desde o passado domingo, quando um sismo de magnitude 6,0 fez mais de 2.205 mortos e 3.640 feridos.

Despiste de autocarro em Londres provoca pânico e vários feridos
Acidente na Victoria Street envolveu passageiros, peões e mobilizou forte operação de emergência