
Yeray Alvarez suspenso 10 meses por positivo em controlo antidoping



Yeray Álvarez, defesa do Athletic Bilbao, foi suspenso pela UEFA por dez meses na sequência de um teste antidoping positivo. O jogador de 30 anos acusou a presença de Canrenona, uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem, num controlo realizado a 1 de maio, após um jogo da Liga Europa contra o Manchester United. A substância detetada, a Canrenona, é um diurético e agente mascarante, o que significa que pode ser usada para ocultar a presença de outras substâncias ilícitas.
A investigação concluiu, no entanto, que a ingestão foi involuntária.
Yeray utilizou incorretamente um medicamento para a queda de cabelo pertencente à sua mulher, que continha o produto proibido.
A UEFA reconheceu a ausência de intenção por parte do atleta, o que resultou numa sanção aliviada. É referido que a perda de cabelo do jogador começou após ter sido diagnosticado com um cancro nos testículos. A suspensão teve início a 2 de junho, data em que o jogador aceitou voluntariamente uma suspensão provisória, e terminará a 2 de abril de 2026. Durante a maior parte deste período, Yeray Álvarez está proibido de treinar com a equipa e de utilizar as instalações do clube. O seu regresso aos treinos só será permitido a partir de 2 de fevereiro de 2026, dois meses antes do final da sanção. Consequentemente, o defesa falhará grande parte da época, incluindo a fase de liga da Liga dos Campeões.
O Athletic Bilbao confirmou a situação através de um comunicado oficial, explicando que a UEFA considerou que o jogador cometeu um erro, mas reiterou que, de acordo com as normas, o atleta é o responsável final pelas substâncias que consome.
Artigos
13












Desporto
Ver mais
Haaland à frente de 'lendas' no número de golos em 100 jogos na Premier
Confira a fotogaleira desta terça-feira.

Existirão ou não surpresas? Eis o onze provável de Portugal na Hungria
Caminhada de Portugal rumo à fase final Campeonato do Mundo de 2026 prossegue esta terça-feira na cidade de Budapeste. Pontapé de saída do segundo jogo da fase de qualificação europeia está agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental).

Onda de lesões deixa FC Porto em alerta. De Jong pode falhar Benfica
William Gomes e Luuk de Jong são os mais recentes casos clínicos do FC Porto, depois de ambos terem sofrido lesões no jogo-treino diante do Lusitânia Lourosa. Alberto Costa, Eustáquio, Gabri Veiga e Martim Fernandes já estavam de fora.

Lá fora: Itália bate Israel em jogo 'de loucos' e Kane responde a Owen
Confira os principais destaques da imprensa desportiva internacional desta segunda-feira.