Yolanda Hopkins perto da elite mundial de surf



Yolanda Hopkins qualificou-se para os quartos-de-final do Saquarema Pro, a quinta e penúltima etapa do circuito Challenger Series (CS) da Liga Mundial de Surf (WSL), que decorre na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro. A atleta olímpica portuguesa está agora muito perto de assegurar um lugar no Championship Tour (CT) de 2026, a principal divisão do surf mundial.
Nos oitavos-de-final, Hopkins enfrentou e venceu a norte-americana Alyssa Spencer.
Na sétima bateria da ronda, a surfista algarvia somou um total de 10,73 pontos nas suas duas melhores ondas (com avaliações de 6,77 e 4,40), superando os 10,14 pontos da sua adversária.
Esta vitória garantiu-lhe a passagem à fase seguinte da competição, que apura as sete primeiras do ranking para a elite.
O próximo desafio de Yolanda Hopkins será nos quartos-de-final, onde irá defrontar a australiana Ellie Harrison.
Uma vitória nesta bateria significa a qualificação automática e direta para o Championship Tour de 2026.
Se o conseguir, Hopkins, que ocupa atualmente o segundo lugar do ranking de qualificação, tornar-se-á a primeira mulher portuguesa a integrar a elite mundial do surf.
No passado, Portugal já esteve representado no circuito principal masculino por Tiago Pires e Frederico Morais. Yolanda Hopkins é a última representante portuguesa em prova no Brasil, após as eliminações de Francisca Veselko, Teresa Bonvalot, Frederico Morais e Afonso Antunes nas fases anteriores da competição.
O período de espera do Saquarema Pro estende-se até 19 de outubro.


