menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

YouTube Arma Criadores Contra a Ameaça dos 'Deepfakes' com Nova Ferramenta de IA

Perante a crescente proliferação de conteúdos manipulados por Inteligência Artificial, o YouTube lançou uma nova ferramenta para ajudar os criadores a protegerem a sua imagem e voz contra o uso não autorizado.
News ImageNews ImageNews Image

O YouTube está a implementar uma nova ferramenta, baseada em Inteligência Artificial (IA), para combater o uso não consentido da imagem e voz dos seus criadores de conteúdo em vídeos manipulados, conhecidos como 'deepfakes'. Esta medida surge como resposta à proliferação de conteúdos sintéticos que são cada vez mais difíceis de distinguir dos reais, representando uma ameaça à marca e reputação dos influenciadores, que temem ser retratados em situações que nunca ocorreram. A nova funcionalidade, designada como deteção de semelhanças, opera de forma similar ao sistema de deteção de violação de direitos de autor da plataforma. Para a utilizar, os criadores devem aceder à secção "Deteção de conteúdo" no YouTube Studio e consentir com um processo de verificação de identidade. Este processo exige o envio de uma fotografia de um documento de identificação oficial e um vídeo do seu rosto. Uma vez concluído o registo, o sistema do YouTube começa a analisar a plataforma e a assinalar vídeos de outros canais que aparentem conter o rosto do criador.

Após a sinalização, cabe ao criador rever os vídeos identificados.

Caso encontre um vídeo que utilize a sua imagem ou voz de forma manipulada e sem permissão, pode submeter uma queixa. No entanto, a submissão de uma queixa não garante a remoção do conteúdo.

A equipa de revisão do YouTube analisará cada caso, considerando fatores como o realismo do vídeo e se este se enquadra em categorias como paródia.

Conteúdos realistas que mostrem um criador a promover um produto ou a participar em atividades ilegais são mais suscetíveis de serem removidos por violarem as regras da plataforma.

Atualmente, a ferramenta está disponível numa fase beta limitada para um grupo selecionado de criadores do Programa de Parceiros do YouTube. A empresa planeia disponibilizar a funcionalidade a todos os criadores de vídeos no início de 2026, numa altura em que se prevê um aumento de conteúdo gerado por IA, impulsionado por modelos como o Veo da própria Google e o Sora da OpenAI.

Artigos

11

Ciência e Tecnologia

Ver mais
categoryVer categoria completa