menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Zelensky remodela governo ucraniano com novo ministro da Defesa e chefe de gabinete

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou uma remodelação significativa no seu governo, com o objetivo de tornar a Ucrânia mais resiliente. As mudanças incluem a substituição do ministro da Defesa e do chefe do gabinete da presidência.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou a intenção de substituir o ministro da Defesa, Denys Shmyhal, que estava no cargo desde julho de 2025. Para o seu lugar, foi convidado Mykhailo Fedorov, de 34 anos, atual ministro da Transformação Digital desde 2019. Segundo Zelensky, a escolha de Fedorov deve-se ao seu envolvimento em questões relacionadas com drones e à sua eficácia na digitalização de serviços públicos.

O Presidente não forneceu, no entanto, uma justificação para a substituição de Shmyhal.

Além da mudança na Defesa, Zelensky nomeou o chefe dos serviços de informação militar (GUR), Kyrylo Budanov, para o cargo de chefe da administração presidencial. Budanov, de 39 anos, dirige o GUR desde 2020, uma instituição considerada altamente competente.

Esta nomeação surge após a renúncia do anterior chefe de gabinete, Andriy Yermak, no final de novembro, devido a um escândalo de corrupção pelo qual está a ser investigado.

Yermak era considerado uma das figuras mais poderosas do país depois do Presidente.

A missão de Budanov será estabelecer novos parâmetros e estratégias para a defesa e o desenvolvimento do Estado ucraniano.

Zelensky encarregou-o, juntamente com outros responsáveis pela segurança nacional, de "atualizar e apresentar a base estratégica" das defesas do país. O Presidente ucraniano sublinhou a necessidade de o país se concentrar mais em questões de segurança, no desenvolvimento das forças de defesa e na via diplomática.

No total, foram anunciadas quatro novas nomeações, descritas por Zelensky como "mudanças internas para tornar a Ucrânia mais resiliente".

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones