Aliança Reforçada: Zelensky Garante 100 Caças Rafale e Apoio Estratégico Francês



Numa demonstração de apoio contínuo, o Presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, naquela que foi a nona visita do líder ucraniano a França desde o início da invasão russa em 2022.
O encontro, que teve lugar na base aérea de Villacoublay, a sudoeste de Paris, serviu para reafirmar o compromisso francês com a Ucrânia num momento descrito como particularmente delicado, devido à situação na linha da frente e a uma crise política interna em Kiev. O ponto central da visita foi a assinatura de uma carta de intenções para a compra de 100 aviões de combate Rafale, um acordo considerado histórico e potencialmente revolucionário para a futura defesa da Ucrânia. Após a cerimónia de boas-vindas, que incluiu hinos nacionais e inspeção de tropas, Macron apresentou a Zelensky diverso equipamento militar francês, como os caças Rafale, mísseis antiaéreos SAMP/T NG e Aster 30 B NT, radares e drones.
Na receção estiveram também presentes os ministros franceses da Defesa, Catherine Vautrin, e dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noel Barrot.
Para além do acordo militar, a agenda dos líderes incluiu discussões sobre as garantias de segurança a longo prazo que os aliados de Kiev podem oferecer no caso de um eventual cessar-fogo com a Rússia. Este trabalho está a ser desenvolvido por uma coligação de cerca de 35 países, na sua maioria europeus.
A cooperação bilateral nas áreas da energia e economia foi outro dos temas abordados.
A visita de Zelensky a França insere-se numa viagem pela Europa que começou na Grécia e prosseguirá para Espanha.














