
Zelensky e líderes europeus reúnem-se quinta-feira em Paris



O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e um grupo de líderes europeus têm uma reunião agendada para quinta-feira, em Paris. O encontro visa debater garantias de segurança para a Ucrânia e procurar avanços diplomáticos, numa altura em que os esforços liderados por Washington para terminar a invasão russa aparentam estar num impasse.
Esta cimeira surge como um seguimento das conversações realizadas no mês passado em Washington, que contaram com a presença do Presidente norte-americano, Donald Trump, de Zelensky e de vários líderes europeus. A participação de Trump na reunião de Paris não está prevista.
Os esforços diplomáticos para encontrar uma solução para a guerra intensificaram-se nas últimas semanas, nomeadamente com um encontro entre Donald Trump e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, no Alasca, em agosto.
Contudo, estas iniciativas ainda não produziram resultados concretos.
A Ucrânia acusa a Rússia de estar a protelar a situação e de fingir interesse em negociar para se preparar para novos ataques.
Atualmente, as forças russas controlam cerca de 20% do território ucraniano e mantêm a vantagem na linha da frente.
Numa entrevista ao Financial Times, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que, após um acordo de paz, Kiev necessitará de um contingente militar significativo. Segundo fontes diplomáticas citadas pelo jornal, a proposta de enviar "dezenas de milhares de militares europeus com o apoio dos Estados Unidos" foi discutida na reunião de Washington. Von der Leyen confirmou ter recebido garantias de Trump de que haveria uma "presença americana como parte do apoio".
A desconfiança sobre as intenções russas foi reforçada por um bombardeamento a Kiev na semana passada, que causou pelo menos 25 mortos e foi veementemente condenado pelos líderes europeus.
O Kremlin exige, como condição para o fim das hostilidades, que a Ucrânia se retire de territórios que ainda controla parcialmente, uma exigência que as autoridades de Kiev rejeitam.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Rússia realiza o maior ataque à Ucrânia desde o início da guerra
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação A Rússia lançou este domingo o maior ataque à Ucrânia desde o início da invasão em fevereiro de 2022, atingindo a capital, Kiev, com 805 drones e mísseis. O ataque provocou pelo menos duas mortes, incluindo uma mãe e o seu filho de três meses, e deixou 17 feridos, segundo autoridades ucranianas. O porta-voz da […] O Artigo Rússia realiza o maior ataque à Ucrânia desde o início da guerra o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

10h. Rússia atingiu Kiev na última noite
Pela primeira vez no conflito, foi atingido um edifício governamental. Ainda, Lula da Silva critica os brasileiros que apoiam as pressões de Donald Trump em relação ao julgamento de Jair Bolsonaro.

Primeiro-ministro do Japão demite-se
Maioria que apoiava o Governo nas duas câmara do parlamento dissipou-se e há um forte descontentamento dos eleitores preocupados com o custo da habitação.

Alpinista morre após 15 dias isolada em montanha
Natalia Nagovitsina, de 47 anos, não resistiu às condições extremas após sofrer um acidente durante a descida do Pico Jengish...