
Zelensky disponível para reunir-se com Trump e Putin em Budapeste



Numa entrevista à cadeia ABC, Volodymyr Zelensky afirmou estar pronto para participar numa cimeira em Budapeste com Donald Trump e Vladimir Putin, sublinhando a necessidade da participação ucraniana em quaisquer negociações de paz.
"Se realmente quisermos ter uma paz justa e duradoura, precisamos das duas partes desta tragédia.
Como se vai chegar a algum acordo sobre nós sem nós?
", argumentou o líder ucraniano, revelando ter comunicado esta sua disponibilidade a Trump durante um encontro em Washington.
Apesar do interesse num encontro presencial com o líder russo, Zelensky comparou Vladimir Putin ao Hamas, descrevendo-o como "semelhante, embora mais forte".
Esta comparação surgiu ao comentar a possibilidade de Trump mediar um acordo na Ucrânia, à semelhança do que ocorreu na Faixa de Gaza. Zelensky destacou que a guerra na Ucrânia é "maior" e que o exército russo, sendo o segundo maior do mundo, exige "mais pressão" por parte da comunidade internacional.
Nesse sentido, o Presidente ucraniano insistiu na necessidade de receber mísseis norte-americanos de longo alcance Tomahawk, referindo que Trump não se comprometeu com a entrega, mas também não recusou o pedido. Questionado sobre a possibilidade de ceder territórios para alcançar a paz, Zelensky foi taxativo, defendendo que para se avançar para "negociações de paz urgentemente, pelo caminho diplomático", é preciso "não dar mais a Putin".
Desde a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, a Ucrânia tem recebido apoio financeiro e militar dos seus aliados ocidentais, que também impuseram sanções a setores-chave da economia russa.
O conflito é considerado a crise de segurança mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Artigos
9








Mundo
Ver mais
Ajuda humanitária recua após ataque em Rafah: Israel bombardeia, Egito suspende entrada de camiões com mantimentos Vários camiões carregados com alimentos, material médico e produtos de higiene regressaram hoje ao Egito, depois de Israel ter levado a cabo um bombardeamento na zona de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. A informação foi avançada pelo […] O conteúdo Ajuda Humanitária Recuada: Camiões Retiram-se de Gaza Após Bombardeamento de Israel em Rafah aparece primeiro em oRegiões.

O Governo de Timor-Leste apresentou hoje o novo sistema de controlo de tráfego rodoviário, sinais sonoros e paragens para transportes coletivos de passageiros em Díli, visando uma circulação de veículos e peões mais segura, confortável, inclusiva e moderna.

O líder do Comité de Segurança Estatal da Bielorrússia garantiu que o Presidente Lukashenko está a trabalhar para a paz. Ucrânia denuncia ataque a infraestruturas energéticas.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se hoje no Luxemburgo para discutir como reforçar e estabilizar o apoio à Ucrânia, olhando também para o papel que o bloco pode ter no futuro de Gaza.