menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Ucrânia Planeia Exportar Armas e Aumentar Produção Interna de 'Drones'

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou a intenção de lançar em novembro um programa para a exportação de armas de fabrico nacional, com um foco estratégico no reforço da produção e fornecimento de 'drones'.
News ImageNews ImageNews Image

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comunicou a sua intenção de iniciar um programa para o controlo da exportação de armas ucranianas no próximo mês de novembro.

O anúncio foi feito através de uma mensagem na plataforma Telegram, após uma reunião com membros do seu governo.

Neste contexto, Zelensky deu instruções específicas ao ministro da Defesa, Denis Shmigal, para assegurar a plena execução das tarefas de produção e fornecimento de 'drones' até ao final do ano. O chefe de Estado especificou a necessidade de sistemas como 'drones' com dispositivos de visualização (FPV), 'drones' intercetores e outros capazes de realizar ataques em profundidade. Adicionalmente, o Presidente estabeleceu como meta que, até ao final do ano, a Ucrânia atinja a cifra de mais de 50% de armas de fabrico próprio na defesa do país.

Esta iniciativa tem também um objetivo financeiro.

Conforme indicado por Zelensky em setembro, a venda de sistemas de defesa desenvolvidos pela Ucrânia, que já despertam o interesse de outras nações, deverá servir para ajudar a financiar o esforço de guerra contra a invasão russa, permitindo a aquisição de armamento essencial para as Forças Armadas. A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, alegando a proteção de minorias separatistas pró-russas e a "desnazificação" do país vizinho.

Artigos

4
categoryVer categoria completa