
Zero alerta para atrasos no Plano de Intervenção da Floresta



A associação ambientalista Zero denunciou a existência de atrasos significativos no Plano de Intervenção da Floresta, apresentado pelo Governo em março. De acordo com a análise da Zero, que lamenta a "ausência de informação pública" sobre o tema, quase metade das medidas de curto prazo estão por cumprir. Das 62 ações de curto prazo, cerca de 29 aparentam estar em atraso. Numa análise mais abrangente, que considera o total de mais de 90 metas individuais estabelecidas, pelo menos 42 estão atrasadas, o que corresponde a aproximadamente 46% do total de compromissos para o ano corrente. Entre as áreas prioritárias com medidas em atraso, a Zero identifica a revisão do regime jurídico da propriedade rústica, os apoios e incentivos, os sapadores florestais e a avaliação de instrumentos de gestão. Face a esta situação, a associação exige que o Governo explique as razões dos atrasos e apresente a sua visão a longo prazo para as florestas durante o debate de urgência agendado para 27 de agosto na Assembleia da República.
A Zero considera ainda que a gestão integrada dos fogos rurais deve continuar a ser uma prioridade nacional. A organização ambientalista critica também o financiamento previsto, considerando-o "claramente aquém das necessidades reais", e aponta semelhanças entre este plano e o já existente Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30, que defende não dever ser esquecido. Entre as suas propostas, a Zero sugere que a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) volte à tutela direta do primeiro-ministro e que se avance com uma reforma estrutural da propriedade rústica.
Este alerta surge num contexto de incêndios rurais de grande dimensão que têm afetado Portugal continental, principalmente nas regiões Norte e Centro, desde julho.
Os fogos já causaram quatro mortos e vários feridos, além da destruição de habitações e explorações agrícolas.
Dados provisórios indicam que, até 23 de agosto, arderam cerca de 248 mil hectares no país.
Artigos
10









Atualidade
Ver mais
AAC pede reflexão sobre "desfecho infeliz” das colocações no Ensino Superior
Associação Académica de Coimbra diz ter recebido sem surpresa o "cenário negativo" dos resultados do Concurso Nacional de Acesso

23h Sabrosa: combate às chamas a correr bem

Autarca diz ser "muita coincidência" os grandes fogos em Sabrosa
A presidente da Câmara de Sabrosa, Helena Lapa, considerou hoje ser "muita coincidência" haver três grandes incêndios no concelho em cerca de um mês e considerou poder haver uma "mão criminosa".

Conheça a chave do Totobola
Foram sorteados este domingo, 24 de Agosto, os números do sorteio n.º 34/2025 do Totobola. A chave é a seguinte: 211 - XXX - 211 - X1X1 e o Super 14 1.