menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

ZERO Propõe Aumento do IVA nos Voos Domésticos para Promover Justiça Fiscal e Ambiental

A associação ambientalista ZERO defende a aplicação da taxa máxima de IVA a todas as viagens aéreas domésticas, argumentando que a medida traria maior justiça fiscal e ambiental, além de gerar receitas significativas para o Estado.
News ImageNews ImageNews Image

A associação ambientalista ZERO voltou a defender, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2026, a subida do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para a taxa máxima em todas as viagens aéreas domésticas.

A proposta abrange as ligações entre Lisboa, Porto, Faro e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, que atualmente beneficiam de taxas reduzidas ou de isenção.

Segundo a ZERO, esta é uma "medida fiscal justa", visto que os voos domésticos "não constituem uma necessidade como os bens alimentares de primeira necessidade". A organização considera que a atual situação fiscal representa "uma forma indireta de subsídio fiscal aos combustíveis fósseis" e fere os "princípios de justiça social".

A associação argumenta que o transporte aéreo é maioritariamente utilizado por segmentos da população com maiores rendimentos, enquanto as famílias com menos recursos pagam taxas de IVA iguais ou superiores sobre produtos essenciais.

A implementação desta medida permitiria ao Estado arrecadar receitas adicionais estimadas em, "pelo menos, 100 milhões de euros por ano". A ZERO sublinha que este montante é "o equivalente ao investimento de cerca de 1.000 fogos habitacionais todos os anos em regime de habitação pública a custos controlados", sugerindo assim uma aplicação para os fundos gerados. Atualmente, os voos entre Lisboa, Porto e Faro estão sujeitos a uma taxa de IVA de 6%, enquanto as ligações com as regiões autónomas estão isentas do imposto. A ZERO esclarece que a sua proposta não afetaria os residentes e estudantes das regiões autónomas, uma vez que estes estão protegidos pelo subsídio social de mobilidade.

Este mecanismo garante que o valor pago pelas viagens é fixado por lei, independentemente do preço final cobrado pelas companhias aéreas.

Artigos

5

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones