
A utilização intensiva de telemóveis, tablets e consolas de jogos tem sido associada à ansiedade, à depressão, à falta de atenção e até à obesidade.
Deseja receber notificações?

A utilização intensiva de telemóveis, tablets e consolas de jogos tem sido associada à ansiedade, à depressão, à falta de atenção e até à obesidade.

Sobreexcitação pode surgir em qualquer criança, independentemente do seu caráter ou temperamento. O sistema nervoso das crianças é mais sensível a mudanças e a estímulos intensos, pelo que a sua capacidade de se regular diminui nesta época do ano
O Natal é sinónimo de mesas recheadas, doces tradicionais e momentos de partilha em família. Mas é cada vez mais um momento que levanta dúvidas e preocupações para muitos pais, sobretudo em relação ao consumo de açúcar pelas crianças. No entanto, especialistas da Licenciatura em Nutrição da Atlântica – Instituto Universitário alertam que encarar esta […]

No meio da alegria que é o Natal, este também pode ser um tempo de tristeza e reflexão. Passar por uma fase de luto, devido à morte recente de um familiar ou ente querido, pode revelar-se um desafio. Uma psicóloga explica como lidar com a perda nesta época.

O Natal é tempo de celebrar, mas também de cuidar. Neste episódio especial, as médicas de família Madalena Leite Rio e Margarida Graça Santos respondem às dúvidas mais comuns sobre saúde, segurança e bem-estar para que possa viver as festas com mais tranquilidade em família

[O Observador está a republicar os três episódios mais ouvidos do ano em cada podcast. Este é de 3 de outubro de 2025.] Muitos acreditam que a fruta fermenta no estômago se for comida no fim da refeição. Mas será mesmo assim? A Nutricion...

Há hábitos (ou falta deles) que podem estar a prejudicar silenciosamente a saúde do seu coração sem dar por isso. Um cardiologista revela quais são, alertando ainda para sintomas a que se deve estar atento.

O Observatório da Sociedade Portuguesa revela que 2025 trouxe os níveis mais altos de felicidade e satisfação com a vida desde 2015 Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Portugueses atingem máximos de felicidade em 2025

A família reunida durante horas à mesa. As iguarias tradicionais, os doces. É possível manter o foco num estilo de vida mais saudável e combater o excesso de peso durante a quadra natalícia? A nutricionista Liliana Natário responde a esta e outras questões.

"Proteja a sua coluna para desfrutar em pleno deste tempo de Natal, junto de quem mais ama e regressar ao trabalho com ânimo redobrado"

Sabe quantas calorias está a ingerir com um simples bombom ou chocolate? E quantas calorias tem uma fatia de bolo-rei ou um sonho? Nutricionistas partilham o ranking que pode não gostar de saber.

Em momentos que o cansaço bate à porta, normalmente recorre-se a um café para um 'boost' de energia. Contudo, poderá conseguir os mesmos resultados, mas de forma mais saudável, recorrendo a lanches rápidos e práticos.

O personal trainer Joseph Webb revelou o número de flexões que devia conseguir fazer de acordo com a sua idade. É uma forma de perceber se está, ou não, em boa forma física. Veja o número e faça o teste.

O ISCSP-ULisboa foi distinguido com o Prémio Silver na categoria “Bem-Estar Organizacional” Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: ISCSP distinguido com Prémio Silver de Bem-Estar Organizacional

Podia nunca ter pensado nisto, mas existem algumas bebidas típicas desta altura do Natal que estão a deixar os seus dentes mais vulneráveis. O alerta é deixado por um dentista que revela ainda outros problemas de saúde que estão associados à sua ingestão.

Os frutos secos estão cheios de gorduras saudáveis que podem trazer vários benefícios ao organismo. O seu coração só tem a agradecer. Veja o que tem de consumir mais vezes.
Fique a saber o que é que cada uma das tradições significa na Maria desta semana. O conteúdo Superstições de Ano Novo aparece primeiro em Maria.pt.

A coragem de Marcos Tenório em partilhar a sua luta inspirou muitos a procurar ajuda. Saiba mais!

Praguejar pode melhorar o desempenho físico, ao ajudar as pessoas a sentirem-se mais concentradas, confiantes e menos distraídas, conclui um novo estudo.

O Natal é tradicionalmente associado ao aconchego, ao reencontro e à celebração da vida. Mas para muitas famílias, esta é também a época em que a ausência fala mais alto. A psicólogoa Ana Isabel Ferreira partilha estratégias para lidar com a dor nesta época, tradicionalmente, de festa.

Para a psicóloga Ana Isabel Ferreira nem todas as famílias são espaços de segurança e o Natal, por juntar todos num mesmo lugar, pode expor tensões que durante o resto do ano permanecem mais escondidas.

As dietas de desintoxicação e a culpa marcam a época natalícia para muitas pessoas. Os especialistas alertam para o facto de o problema não ser o que se come hoje em dia, mas sim a cultura das dietas e o ciclo de restrição que prejudica a relação com a comida.

O Natal é muitas vezes apresentado como um tempo de alegria e perfeição, mas para muitos pode intensificar a solidão e tristeza. Em entrevista, a psicóloga Teresa Feijão explica como a pressão do 'Natal perfeito' amplifica emoções negativas e dá conselhos para atravessar a época de forma mais leve.

Muitas horas em filas no carro, longas caminhadas em centros comerciais, sacos pesados, aventuras na cozinha numa postura errada, arrumações e decorações ou demasiadas horas no sofá na mesma posição são alguns dos erros que os portugueses cometem no período das férias do Natal. Luís Teixeira, ortopedista especialista em patologia da coluna vertebral, apresenta 10 conselhos práticos para um Natal sem dores nas costas.

ENTREVISTA || Para ajudar a esclarecer estas questões, a especialista em bem-estar da CNN, Leana Wen, médica de emergência e professora clínica associada na Universidade George Washington, explica os hábitos a adotar

Do gelo às areias térmicas: no Funchal, uma terapia fria a 110 graus negativos conduz a um estado de felicidade e leveza em poucos minutos, enquanto os 42 graus de temperatura das areias de Porto Santo geram um relaxamento absoluto. Sete tratamentos de bem-estar no arquipélago para começar 2026 como novo

Quando parte uma criança, não é apenas a casa que fica mais vazia. É o tempo inteiro que perde o ritmo. Tudo o que antes tinha forma, cor e sentido transforma-se num silêncio difícil de tocar. E quando chega o Natal, época de luz, aconchego e nascimento, essa ausência torna-se ainda mais intensa.

O Natal é tempo de unir quem mais amamos, mas com o passar do tempo a presença torna-se ausência. Na mesa há lugares que começam a ficar vazios e gargalhadas que deixam de ecoar. O CM falou com os psicólogos Alfredo Leite e Alexandra Coelho para saber como se deve lidar com o luto na época natalícia.


Psicólogo, escritor e podcaster, Alexandre Coimbra Amaral, 51 anos, é uma das vozes mais ouvidas do Brasil no que diz respeito à saúde mental. Presença assídua em programas de televisão, o seu podcast Cartas de um Terapeuta está no top dos mais populares. Falámos com ele a propósito do lançamento, em Portugal, do seu mais […] O conteúdo Alexandre Coimbra Amaral: “A ansiedade hoje é um sintoma cultural, resultante de uma cultura, de um estilo de vida” aparece primeiro em Visão.

Crescer, mudar e perder-se fazem parte do caminho. Mariana Ribeiro fala sobre saúde mental e a importância de criar espaço para conversas honestas numa geração que raramente admite as suas dúvidas.
Uma cultura centrada no bem-estar tem melhores resultados.

É possível passar o Natal sem ganhar peso e sem abdicar dos pratos preferidos

Não se surpreenda se der por si num ciclo interminável de planeamento e esforço excessivos, se estiver a lutar pela ideia perfeita do que as festas devem ser. Em vez disso, considere formas de reduzir o stress festivo e aumentar a sua gratidão

Parece magia, mas é ciência: investigadores da Universidade de Buffalo descobriram que, se o supermercado online encher discretamente o carrinho das famílias com ingredientes saudáveis, elas… compram-nos.

Espécies de cogumelos como juba-de-leão ou reishi surgem em suplementos que prometem fortalecer o sistema imunitário, entre outros benefícios, e já existem marcas portuguesas. O que diz a ciência?

O magnésio é um metal muito abundante na Terra, leve e resistente, que tem papel relevante na indústria e é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. A China é, de longe, o maior produtor mundial, alimentando dois terços do mercado mundial, seguida, a grande distância pela Turquia, Rússia e Brasil.

O primeiro Natal depois de uma separação é sempre um momento delicado. Mesmo quando a decisão foi necessária, há uma reorganização emocional em curso, especialmente para as crianças. Em separações vividas com maturidade, diálogo e cooperação, os desafios tendem a ser resolvidos com conversas simples, ajustes práticos e um foco comum, o bem-estar dos filhos.

A psicóloga Filipa Jardim da Silva explica como a época natalícia pode intensificar mágoas e solidão, defendendo uma rede de suporte menos “tradicional”, para reduzir o isolamento. Para consoadas tensas, recomenda preparação e “limites cordiais”, com respostas não confrontativas para evitar uma escalada emocional à mesa.

Beber café a seguir à refeição pode dificultar a absorção de ferro, o que é determinante para quem tem reservas de ferro baixas. A nutricionista Mariana Chaves responde a esta questão do ouvinte.

"Eu tenho uma neta que é um leitão, que nasceu assim de uma menina magrinha como a sua", diz a apresentadora a Sara, mãe de Jéssica, que luta contra a doença.

A filha de Sara quer ser o exemplo de que a recuperação é possível e existe.

A maior parte das pessoas começa o dia com uma chávena de café. Problema: sair da cama faz aumentar o cortisol e consumir cafeína, também. Esta correlação é inofensiva ou vale a pena repensar o horário da primeira dose de arábica? Lillian Barros, nutricionista, responde.

A jovem revela a obsessão secreta por calorias que a levou a um peso perigoso e à distorção da imagem.

A decisão de uma filha de 12 anos de fazer dieta levou a uma jornada inesperada de perda de peso e sofrimento.

Fundado por Isabella Solal Céligny, o The Reformer Lab propõe-se a redefinir o conceito de estúdio premium, unindo movimento, cuidados de beleza e técnicas de relaxamento num só lugar.

Conheça Manuel Lopes, um centenário que impressiona pela sua saúde, sabedoria e autonomia.

A atualização do valor do subsídio de refeição no setor público para 6,15 cêntimos em 2026 deverá alargar os limites legais isentos de IRS e as contribuições sociais no subsídio de refeição pago em cartão no setor privado. Marcelo Rebelo de Sousa irá perder cerca de 1.500 euros por mês por optar pela pensão de […]

INE divulga informação sobre poder de compra e despesas dos portugueses em contexto europeu.

Promete curar ou prevenir quase todos os males, mas os especialistas alertam que o shot diário de azeite com limão, tendência nas redes sociais, pode trazer alguns benefícios, mas também riscos sérios para a saúde, incluindo problemas metabólicos

Liliana Barros deu sugestões menos calóricas para consumir na época natalícia.

Ao ler o livro “A Coragem de Ser Imperfeito”, de Brené Brown, deparei-me com um: “Detesto ser vulnerável.” E eu pensei sem pensar (se é que isto faz sentido): Também eu! Pensando um pouco mais, reconheci: não adoro, mas faz parte. E até tem coisas boas. Esta última já só admito depois de pensar muito […]

Um estudo realizado nos Países Baixos mostra que a insónia assume diferentes perfis psicológicos e emocionais e que reconhecer essas diferenças pode ser a chave para tratamentos mais eficazes.

Em Abela, Portugal, nasce a Traditional Dream Factory (TDF), um projeto da OASA, uma organização sem fins lucrativos dedicada a criar uma rede global de comunidades regenerativas de coabitação. Trata-se da primeira aldeia regenerativa tokenizada da Europa, um espaço onde tecnologia, comunidade e sustentabilidade coexistem em harmonia.

Na questão mais fundamental de todas, termos vidas longas e felizes, a distinção também importa. Uma coisa é conseguirmos maximizar o número de anos de vida feliz que temos. Essa é a eficácia. Outra, será fazê-lo usando o mínimo de recursos possíveis O conteúdo Os mais eficazes e os mais eficientes na felicidade aparece primeiro em Visão.

A nova variante dentro da família H3N2 tem afetado muitos portugueses - e existem diferenças na resposta imunitária entre géneros.

A reforma não é um fim. É uma transição. Entre perdas e liberdades, este episódio explora como envelhecer com propósito, flexibilidade e uma vida verdadeiramente ativa.

Natal não é só um dia — são semanas de convívio, comida boa… e tentações. A nutricionista Mariana Chaves traz dicas práticas para aproveitar tudo com prazer e equilíbrio.

"Prato em T" é o novo projeto de literacia alimentar da Nova Medical School, criado para ensinar os portugueses a comer de forma saudável. A nutricionista Conceição Calhau explica o projeto e alerta para a importância da dieta para a saúde.

A convidada partilha a sua incrível jornada de perda de peso e os desafios que enfrenta para alcançar o seu sonho


Um episódio sobre comparação, aceitação, diet culture e a influência das redes na forma como vemos o corpo. E onde entram os GLP-1 nesta nova era da imagem.

Mesmo aceitando a irreversibilidade da natureza, é possível lutar por um envelhecimento mais saudável. Mas o caminho a percorrer é ainda longo; em muitos domínios, está quase tudo por fazer.

O hábito de ter sempre água é um excelente hábito, mas pode não ser bom quando a água sabe a mofo. A nutricionista Mariana Chaves explica os perigos e os cuidados a ter com a sua garrafa de água.

Saiba mais aqui.

Porque há algo tão ou mais importante que o tempo de sono para avaliarmos se estamos a descansar devidamente. E conselho fundamental: tem de haver pelo menos um dia que nos deitamos e acordamos naturalmente, sem despertador ou influências externas

Deborah e o Ricardo Macedo aproveitam o encontro fora da mansão para jogar padel e conhecerem-se um pouco melhor.

Pequeno-almoço cheio de sabor e nutrição em minutos. Ora veja!

Criar uma rotina matinal estruturada ajuda a “reiniciar” o seu sistema: regula o relógio biológico, ativa neurotransmissores do bem-estar e dá uma primeira sensação de conquista logo de manhã.

Entre formas e texturas mil, dos clássicos europeus às promessas coreanas, siga a lista de sugestões na fotogaleria.

De balanças que “vêem” o interior a anéis que medem o sono. Estes gadgets melhoram o nosso bem-estar diário e ajudam a atingir os nossos objectivos.

Este novo alerta científico sugere que tatuar-se não é um ato neutro para o corpo: não basta pensar apenas no desenho, na cor ou no estilo, convém também ponderar os riscos.

A nova tendência do bem-estar une mente, exercício físico e alimentação saudável — e os hotéis estão a tomar nota. Entre spa e ginásio, há programas com treinos personalizados, massagens e nutrição.

A psicóloga clínica Inês Oliveira Ferreira revela algumas dicas para lidar com a pressão que muitos sentem nesta época natalícia.

A psicóloga clínica Inês Oliveira Ferreira revela algumas dicas para lidar com a pressão que muitos sentem nesta época natalícia.

Como se não bastasse a exigência emocional, dezembro acrescenta outra: a obrigação de estar feliz. Clinicamente, chamamos-lhe dissonância emocional, quando o que sentimos não combina com o que achamos que devíamos sentir O conteúdo O Natal antes do Natal. O peso invisível da pressão de estar feliz, por uma psicóloga aparece primeiro em Visão.

Olhar para arte pode ser tão benéfico para a saúde como uma ida ao ginásio. A conclusão é de um estudo da King's College de Londres que analisou os efeitos físicos da exposição a obras-primas de artistas como Manet, Van Gogh e Gauguin.

Depois da desflorestação, é a violência do tráfico de droga que ameaça as comunidades indígenas na Amazónia, mas os índios não desistem de proteger a terra que é deles. As baleias estão mais magras e têm cada vez menos crias, o que está a acontecer nos oceanos? E no Reino Unido, há um estudo defende os benefícios do exercício (não, não é físico) mental. Estes são alguns dos destaques do Repórteres do Mundo.

Empresas investem como nunca no bem-estar, mas a saúde mental dos trabalhadores só parece piorar

A socióloga não tem dúvidas: “O sucesso e o autocontrolo são associados à magreza” e esta é uma ideia impulsionada pelas “forças de mercado, pelo mundo digital e pela ascensão da extrema-direita”.

Com abordagem holística focada nos cinco sentidos, marcas premiadas e tratamentos de assinatura, estes spas em Lisboa apostam em estética, longevidade e bem-estar. Para receber ou oferecer no Natal.

Nos últimos tempos, vimos homens e mulheres aparentemente confortáveis nos seus enormes corpos, que pregavam a diversidade e a aceitação, a perderem dezenas de quilos. Editorial deBárbara Wong

Margarida Santos conversa com a atriz e psicóloga Carla Andrino sobre a sua história com o cancro. Os conflitos que viveu e o desejo de não ser olhada com pena.

Fazia (e faz) vida de falar de aceitação corporal nas redes sociais, mas percebeu que para ter saúde precisava de perder peso. Mantém a mesma missão e mantra de vida: a auto-estima não tem tamanho.

A intenção vale mais do que o embrulho. Aos sábados, damos-lhe ideias de presentes especiais, pensados para criar memórias e emoções. A estreia é dedicada às mães, com sugestões cheias de significado.

Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, a consultora, oradora e criadora do projeto digital “Espécie Rara Sobre Rodas”, Catarina Oliveira reflete sobre o atual cenário político no país e os desafios na área da inclusão e diversidade perante as alterações geopolíticas mundiais. De que forma o trabalho de uma ativista pode influenciar políticas de inclusão? As propostas legislativas em torno da inclusão deveriam centrar-se onde neste momento? Catarina responde, e sem tabus fala de amor, sexualidade, e dos novos desafios da maternidade

As emoções sentem-se principalmente no corpo e os órgãos do sistema digestivo são dos mais afetados pelo que sentimos.


Tal como os humanos, os gatos podem desenvolver problemas psicológicos como ansiedade e stress. O que

Nesta segunda parte do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”, a consultora, oradora e criadora do projeto digital “Espécie Rara Sobre Rodas”, Catarina Oliveira reflete sobre o atual cenário político no país e os desafios na área da inclusão e diversidade perante as alterações geopolíticas mundiais. De que forma o trabalho de uma ativista pode influenciar políticas de inclusão? As propostas legislativas em torno da inclusão deveriam centrar-se onde neste momento? Catarina responde, e sem tabus fala de amor, sexualidade, e dos novos desafios da maternidade

Seja em picadeiros, escolas especiais ou unidades de saúde, os animais começam a ter um papel assumido na intervenção terapêutica.

Nem todos vivem o Natal com alegria. Para muitos, esta época pode trazer stress, ansiedade ou solidão. Há, no entanto, formas simples de viver o período natalício com mais equilíbrio e serenidade

Orientada pelos ODS definidos na Agenda 2030 e pelos princípios da United Nations Global Compact, a CCA Law Firm (CCA) apresentou o seu quarto Relatório de Sustentabilidade.

Transformar a casa num ambiente natalício não tem de ser caro. Com alguma criatividade e reaproveitando o que já tem, é possível criar uma decoração simples, bonita e cheia de espírito

Nas redes sociais é conhecida por ‘Espécie Rara Sobre Rodas’ e, com humor e olhar crítico, chega ao ‘mainstream’ a falar desconstruir preconceitos e a revelar os obstáculos que tantas pessoas enfrentam por se deslocarem numa cadeira de rodas. A sua vida mudou aos 26 anos quando sofreu uma infecção na medula e deixou de andar. Atualmente é consultora, oradora e criadora de conteúdos, além de nutricionista e mãe de Kai, um bebé de 5 meses. Ouçam-na nesta conversa em podcast com Bernardo Mendonça

A obesidade é a maior epidemia do século XXI, mas a vontade de emagrecer também existe em quem, tendo algum peso a mais, não tem um problema de saúde a precisar de tratamento urgente. No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com a jornalista Vera Lúcia Arreigoso

A obesidade é a maior epidemia do século XXI, mas a vontade de emagrecer também existe em quem, tendo algum peso a mais, não tem um problema de saúde a precisar de tratamento urgente. No Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com a jornalista Vera Lúcia Arreigoso

“Proibir completamente e de forma indiscriminada” não é a solução apontada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Palavras de ordem são acompanhar e dar o exemplo.

Durante décadas, repetiu-se como se fosse uma regra da natureza: homens com mãos grandes teriam, inevitavelmente, um pénis maior. A ideia tornou-se piada, superstição e até critério de avaliação rápida, mas a ciência é clara.