
A falta de tempo, de orientações e de formação específica são algumas das dificuldades mais relatadas pelos mediadores linguísticos e culturais, que sentem ter caído de paraquedas nas escolas para apoiar alunos estrangeiros.
Deseja receber notificações?

A falta de tempo, de orientações e de formação específica são algumas das dificuldades mais relatadas pelos mediadores linguísticos e culturais, que sentem ter caído de paraquedas nas escolas para apoiar alunos estrangeiros.

Nesta nova rubrica do postal.pt, “Supera-te”, damos voz a algarvios e a figuras ligadas à região que, com determinação e paixão, construíram um percurso profissional inspirador

Mediadores relatam que grande parte do horário é ocupado com sessões para ajudar a desenvolver a língua portuguesa.

Acto eleitoral muito participado pelos estudantes The post Afonso Almeida é o novo presidente da Associação de Estudantes da ESA first appeared on RODA VIVA.


Seis projetos promotores de boas práticas sociais e ambientais venceram os Prémios ODS Local 2025, entregues durante a conferência anual da plataforma, que decorre hoje no Cadaval, no distrito de Lisboa. “Esta iniciativa visa promover as boas práticas de sustentabilidade, distinguindo os municípios e agentes da sociedade civil relevantes pelo seu contributo, ao nível local, […] The post Projetos promotores de boas práticas ambientais e sociais premiados este ano pela ODS Local first appeared on Notícias do Sorraia.

Lisboa quer pôr fim ao mar de copos de plástico que se tornou no cenário de todas as madrugadas nas zonas de diversão noturna, sobretudo no Bairro Alto. Por isso, já estão a funcionar cinco máquinas de devolução de copos reutilizáveis para combater o desperdício.

A nova medida pretende reforçar o apoio aos jovens universitários pacenses e promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. A aprovação em reunião de câmara foi a…

O Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes recebeu a reunião alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Olhão

Margarida, professora de filosofia e bibliotecária, é premiada por incentivar a leitura entre os alunos

Enquanto instituições públicas de ensino, temos o dever de continuar a trabalhar pela inclusão, pela igualdade de oportunidades e pela valorização do mérito. O conhecimento deve ser um bem partilhado, não um privilégio.
A Universidade da Beira Interior (UBI) lança o Programa de Apoio à Inovação e Transformação Pedagógica – Percursos de Nível Avançado EPIC | UBI. A iniciativa procura reconhecer, valorizar e apoiar práticas de transformação pedagógica de unidades curriculares que contribuam para a melhoria das práticas de ensino e aprendizagem, promovendo inovação, inclusão e sucesso académico […] O conteúdo UBI apresenta Percurso de Nível Avançado EPIC para promover práticas de ensino inovadoras aparece primeiro em oRegiões.

Distinção reconhece trabalho desenvolvido pela comunidade educativa na promoção do bem-estar e na prevenção de comportamentos de risco.

Educação Ambiental O conteúdo Clube de meteorologia de Ponte de Lima vence prémio nacional aparece primeiro em O MINHO.

No Porto, continua o inquérito ao alegado caso de assédio sexual na faculdade de medicina, a queixa foi feita através de um canal de denúncias próprio da universidade para esse fim.

Professora, formada no Brasil, foi despedida em 2023 e impedida de lecionar em Portugal por não lhe ser reconhecida habilitação profissional pela Direção-Geral da Administração Escolar.

A greve da função pública afetou de forma significativa os setores da Educação e da Saúde. De norte a sul do país, o cenário foi semelhante: escolas encerradas e centros de saúde a funcionar a meio gás. A revisão da lei laboral pode abrir a porta à redução de salários. A contraproposta do Governo entregue à UGT recua em algumas matérias, como a licença de amamentação, mas a medida sobre a redução de categorias profissionais e salários não constava sequer da versão inicial.

A professora envolvida no caso mostrou-se satisfeita com o desfecho, mas lamentou os prejuízos que a situação lhe provocou

Nas Caldas da Rainha, a Segurança Social e a Conservatória do Registo Civil foram instituições onde o impacto da greve se fez notar.

Quando chegou a Portugal, Alana moveu mundos e fundos para trabalhar na área, mas eram-lhe pedidos dados adicionais sempre que se deslocava à Direção-Geral da Administração Escolar. Viu-se obrigada a recorrer à justiça brasileira, depois à portuguesa, e venceu.

Docente confirmou que já foi informada da decisão, bem como da possibilidade de entrar no concurso externo extraordinário, cujo prazo de candidatura termina esta sexta-feira.

A greve da função pública convocada pela FESINAP afetou sobretudo os setores da saúde e educação. O sindicato exige a participação nas negociações sobre a lei laboral e já pediu uma reunião urgente com o Governo.

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, comprometeu-se esta sexta-feira a não vender a Escola Profissional de Leiria (EPL) se o Governo repuser os 15% de financiamento que retirou à instituição de ensino. A autarquia garante, num comunicado, que “este corte está a arrastar a escola para uma situação de fragilidade, ameaçando a […]

A criança de 9 anos perdeu as pontas de dois dedos quando colegas fecharam uma porta nos seus dedos, impedindo-o de sair da casa de banho.

O ministro da Educação, Ciência e Inovação esteve presente inauguração do Centro Tecnológico Especializado (CTE) Industrial da Escola Secundária de Avelar Brotero, em Coimbra

A contestação do pacote laboral e a reunião urgente com o Governo são algumas das prioridades dos sindicatos.

Portugal surge em 6.º lugar, apenas ligeiramente abaixo da Holanda, que ocupa o 1.º lugar com 624 pontos, seguida da Croácia, Áustria, Alemanha e Noruega.

O Dia Internacional dos Direitos das Crianças lembra-nos que não basta celebrar: é preciso garantir que cada criança vive num mundo onde é protegida, ouvida e respeitada. Mas estamos a fazê-lo?

Ministro defende o investimento no ensino profissional, já que "permite a obtenção de competências muito importantes para o mercado de trabalho". Fernando Alexandre relembra que este caminho escolar conseguiu "reduzir muito o abandono escolar em Portugal".

Menino de 9 anos teve as pontas dos dedos amputadas depois de outras crianças terem fechado a porta da casa de banho nos dedos do menino.

Este é um percurso "que não fecha outras portas", já que "seguir a via profissional dá acesso na mesma ao ensino superior", sustentou o ministro.

Na quinta-feira, também a Federação Nacional dos Professores anunciou a adesão à greve geral de dia 11

Nesta 2.ª edição, os professores passam a poder contar com uma rede de professores embaixadores do "Pinóquio na Escola"

Em ofício enviado ao embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, ministro Fernando Alexandre assegurou que garantirá os direitos do menino José e da família dele.

Titular da pasta da Educação realçou a necessidade "de um ensino mais diversificado e ajustado ao perfil dos estudantes".

Greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo abrange os trabalhadores de todas as carreiras da administração pública sejam gerais ou especiais.

O repórter da CNN Portugal Pedro Monteiro acompanha o encerramento completo de uma escola básica devido à greve desta sexta-feira, com a maioria dos pais já avisados de que não haveria aulas. Aponta também para outras escolas fechadas em São João da Madeira, Vila do Conde e Braga, bem como algumas perturbações em hospitais, mas sublinha que ainda não existem números globais sobre a adesão na administração pública

A greve da função pública estava, às 09h00 desta sexta-feira, a registar uma adesão de cerca de 60 por cento nos setores da Educação e Saúde, com uma maior expressão na zona norte. Ao fim da manhã, os sindicatos já indicavam que chegava aos 80 por cento.

Quando as crianças vão para a escola, não vão apenas para realizarem as aprendizagens académicas. Vão também para experienciarem um sentimento de pertença e para construírem um sentido de coletivo. Opinião de Elsa de Barros

A psicóloga gaúcha Letícia Machado, que vive no Porto, fala sobre o livro infantil Unidos Pela Diferença, escrito em parceria com a jornalista carioca Lívia Bueno. Elas alertam para a violência.

“A adesão está a ter maior expressão no norte”, adiantou o secretário-geral da Fesinap, a federação sindical que convocou a greve. A paralisação tem serviços mínimos, abrange os trabalhadores de todas as carreiras da administração pública, sejam gerais ou especiais


A retirada imediata da proposta de reforma laboral, pedir uma reunião urgente com o Governo sobre a reforma "Trabalho XXI", o fim da discriminação sindical praticada pelo executivo e participação efetiva da Fesinap nas negociações laborais são os motivos da greve, de 24 horas.

A greve da função pública estava, às 09h00 desta sexta-feira, a registar uma adesão de cerca de 60 por cento nos setores da Educação e Saúde, com uma maior expressão na zona norte.

Greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo abrange os trabalhadores de todas as carreiras da administração pública sejam gerais ou especiais.

A greve, convocada pela Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesinap), e que tem serviços mínimos, abrange os trabalhadores de todas as carreiras da administração pública sejam gerais ou especiais.

A greve visa igualmente denunciar a discriminação sindical praticada pelos consecutivos governos

Os serviços mínimos estão assegurados nesta greve convocada pela FESINAP.

Contar pelos dedos é muito utilizado pelas crianças pequenas como estratégia para resolver problemas matemáticos

Greve abrange os trabalhadores de todas as carreiras da administração pública sejam gerais ou especiais

A medida foi apresentada pela secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego num seminário em Ponta Delgada

Emídio Sousa apelou às comunidades portugueses que não se afastem da língua portuguesa, frisando que o idioma é uma "ferramenta importante para o futuro".

Língua portuguesa é a mais falada no hemisfério sul.

A proposta que foi hoje aprovada na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026), majora o subsídio para assistência a filho com deficiência ou doença crónica, de 65% para 80% da remuneração de referência.

A sesta dos bebés está a desaparecer em muitas creches e jardins de infância, sobretudo no setor público. A tendência preocupa especialistas, que garantem que este descanso é crucial para o desenvolvimento saudável das crianças.

Paralisação na Administração Pública foi convocada pela Fesinap e pretende pressionar o Governo a retirar a proposta da reforma laboral por considerar que introduz “um retrocesso de mais de 20 anos”.

O parlamento aprovou hoje uma proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2026 destinada a garantir verbas orçamentais para as autarquias poderem reabilitar escolas.

Governo compromete-se ainda a garantir, no próximo ano, o funcionamento e o alargamento das equipas comunitárias de saúde mental

O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do Livre, para a concretização do rácio de um psicólogo por 500 alunos nas escolas públicas e para garantir o financiamento das Equipas Comunitárias de Saúde Mental.

A ordem sustenta que as políticas públicas dirigidas a esta fase do ciclo de vida "contribuem, direta e indiretamente, para o desenvolvimento capital humano e para o crescimento social e económico".

Tirou a licenciatura em Portugal e pretende trabalhar num dos outros 26 Estados-membros da União Europeia? Então esta notícia é para si. Até 2029 deverá ser mais fácil ver reconhecidas as suas qualificações, sem a necessidade de pedir equivalência.

Universidades partilham algumas das preocupações já manifestadas pelos politécnicos. As vagas adicionais, dizem, serão preenchidas, sobretudo, no litoral e o interior ficará mais deserto.

Avaliar a qualidade do ar à porta das escolas é a missão do projeto "Respirar Fundo" que pretende alertar a comunidade escolar e as autarquias para os poluentes atmosféricos. É um projeto da Associação Bora Ambientar e em que 13 escolas do país vão receber equipamentos para a monitorização da qualidade do ar.

Greve abrange os trabalhadores de todas as carreiras da Administração Pública, sejam gerais ou especiais.

A greve convocada pela Fesinap, que tem serviços mínimos, abrange os trabalhadores de todas as carreiras da Administração Pública sejam gerais ou especiais.

Foram decretados serviços mínimos para todas as instituições públicas

O antigo secretário do Tesouro dos EUA Larry Summers decidiu, afinal, deixar de dar aulas em Harvard – universidade da qual chegou a ser presidente – após revelações de proximidade com Epstein.

Proposta de despacho das vagas prevê redução no número de lugares nos concursos destinados a licenciados. Conselho das Escolas Médicas concorda com redução, já que muitas vagas não eram preenchidas.

Quando diversificamos as formas de aprender e avaliar, abrimos espaço para que diferentes tipos de inteligência e raciocínio brilhem. Alunos que pareciam ter mais dificuldades revelaram-se excelentes.

Apesar de o protocolo negocial não prever uma data para a conclusão da revisão da carreira, a expectativa do ministro é que as alterações possam entrar em vigor em 2027

Aprender a língua inglesa deixou de ser uma curiosidade e passou a ser uma necessidade. Portugal é o sexto país com mais conhecimentos naquela que é considerada a língua universal.

A maioria dos 30 candidatos envolvidos na polémica do concurso especial de acesso ao Mestrado Integrado em Medicina na U.Porto interpuseram no dia 15 de outubro uma ação no tribunal

Um relatório da OCDE mostra que Portugal tem lacunas de coordenação entre várias entidades no combate aos fogos florestais. O mesmo documento mostra que o problema tem sido maior a nível local. Revela ainda que a falta de clareza na gestão operacional atrasou o combate nos incêndios mais recentes.

A proposta avançada pelo Ministério da Educação possibilita um crescimento até 10% da oferta, com particularidades distintas para os cursos de Medicina, de competências digitais e Educação Básica.

O diretor da faculdade garantiu que "quer ficar com os melhores candidatos licenciados"

Rute Agulhas aponta o dedo à falta de articulação entre entidades na resposta à violência sobre crianças e diz que falta formação dos profissionais. PSP considera que de nada servem canais de denuncia se não houver estrutura articulada para responder.

A proposta do novo regulamento só será oficial após “consulta pública nos próximos dois meses” e apreciação na Reitoria da Universidade do Porto.

O consumo de pornografia passou para a ponta dos dedos, e Portugal está entre os 50 países que mais procuram este conteúdo. Com crianças e jovens a tropeçarem cedo demais no que não deviam ver, o país revela um retrato que faz questionar a sua intimidade digital

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto declarou hoje que pretende integrar os 30 candidatos informados do ingresso em Medicina, mas que afinal não entraram por falta de homologação do reitor.

Entrou no primeiro ano e a professora queixa-se de ter um comportamento desestabilizador. Como é que se ensina a ter uma postura mais madura nas aulas?

Um estudo revela que 25% dos alunos do 2.º ano apresentam dificuldades de leitura. Opinião de Luís de Miranda Correia

Executivo propõe que o número total de vagas fixadas para os concursos nacional e locais possa exceder em 10% o número de vagas iniciais do ano anterior.

Instituições de ensino superior vão poder aumentar vagas em 10% face aos lugares oferecidos no ano interior, o que prejudicará "forma desproporcionada as instituições do interior e das regiões periféricas", alerta o CCISP

Na nossa rota diária do relato dos Encontros de Cascais, chegamos ao terceiro painel: “Educação e mercado de trabalho – como reter talento e fortalecer ligações ao meio empresarial?”. Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP, e Pedro Santa Clara, professor catedrático na Nova School of Business and Economics, foram os oradores principais

Cursos de Medicina, de competências digitais e de Educação Básica têm mais margem para crescer na proposta do Ministério da Educação.

Não há aulas na Escola António Arroio em Lisboa porque os ativistas do movimento Climáximo estão a bloquear a entrada. É mais protesto para exigir o fim dos combustíveis fósseis.

Foi hoje entregue no parlamento um relatório da OCDE que aponta falhas graves no combate aos incêndios deste ano em Portugal.


“As falhas de coordenação entre as diferentes forças atrasam o tempo de resposta aos fogos e aumentam a propagação dos mesmos. A criação das forças de combate a incêndios florestais em Portugal reforçou a resposta rápida a incêndios em áreas florestais. No entanto, também contribuiu para estruturas de comando pouco claras entre as forças de proteção civil, voluntárias e de combate a incêndios florestais”, conclui a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE) no relatório “Rumo a uma gestão integrada dos incêndios rurais em Portugal”, a que Lusa teve acesso.

Aluno ficou sem as pontas de dois dedos.

Coimbra, Braga, Aveiro e Viseu são os distritos do país onde melhor se fala inglês. Setúbal é a cidade com a nota nacional mais baixa.

A responsável da UNICEF realça que para se implementarem e protegerem os direitos das crianças em todo o mundo é necessária a "solidariedade e cooperação entre países".

Numa escala de 800 pontos, os portugueses obtiveram 612 valores, muito acima da média mundial de 488 pontos, segundo o ranking Education First English Proficiency Index (EF EPI) 2025, divulgado hoje e que contou com 2,2 milhões de participantes.

Embaixador do Brasil, Raimundo Carreiro, encaminhou ofícios aos ministérios da Administração Interna e da Educação pedido explicações sobre a violência. Menino teve dois dedos decepados na escola.

No dia 10 de novembro de 2025, José perdeu parte de dois dedos da mão, amputados por colegas na Escola Básica de Fonte Coberta, em Cinfães, no Distrito de Viseu O conteúdo “E agora, José?!” aparece primeiro em Visão.

Ouvir as crianças não pode ser apenas um gesto simbólico. Ouvir as crianças é respeitar os seus direitos, valorizar as suas perspetivas e construir uma sociedade e um futuro mais justo e inclusivo O conteúdo Um pacto para o futuro na promoção do direito à participação das crianças aparece primeiro em Visão.

Os portugueses surgem em 6.º lugar num ranking sobre conhecimentos a Inglês, segundo um estudo internacional realizado em 123 países, no qual se destacam os alunos e professores portugueses O conteúdo Portugueses entre os melhores do mundo a Inglês aparece primeiro em Visão.

Coimbra, Braga, Aveiro e Viseu são os distritos onde melhor se fala inglês

Recuperar a aprendizagem exige mais do que tutorias ou planos conjunturais — exige repor currículos atualizados, bem como a cultura de rigor, avaliação e transparência. Opinião de João Marôco