
Espaços vão ser construídos em Lisboa e no Porto
Deseja receber notificações?

Espaços vão ser construídos em Lisboa e no Porto

Os dois Centros de Instalação Temporária (CIT) estão previstos para Lisboa e Porto e destinam-se a imigrantes em situação irregular.

A ministra da Administração Interna garantiu hoje que os dois Centros de Instalação Temporária (CIT) destinados a acolher imigrantes em situação irregular vão ser construídos, apesar de terem perdido o financiamento europeu de 30 milhões de euros.

Maria Lúcia Amaral esclareceu que Portugal “não perdeu os 30 milhões de euros”, sendo esta verba para a construção do CIT “afeta a outras finalidades” e a construção dos Centros de Instalação Temporária “será financiada por outra via”.

A ministra da Administração Interna garantiu hoje que os dois Centros de Instalação Temporária (CIT) destinados a acolher imigrantes em situação irregular vão ser construídos, apesar de terem perdido o financiamento europeu de 30 milhões de euros.

Burla qualificada, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos. Ministério Público acusa cidadão com dupla nacionalidade nove anos após abrir inquérito. Pelo menos 28 jovens foram lesados.

Em agosto, foi aberto um inquérito a André Ventura e à deputada Rita Matias sobre a divulgação de nomes de crianças imigrantes matriculadas numa escola de Lisboa


“Quem Serve à Nossa Porta Merece Entrar no Nosso Respeito” (José Paulo Santos) Há quem diga que a cidade nunca dorme. Mas, se olharmos bem, há quem a mantenha viva mesmo quando o resto do mundo fecha os olhos — são eles, os entregadores. Não os vemos como heróis, mas são. Não os tratamos com […]

“As pessoas imigrantes têm sido usadas para expiar muitos dos problemas sociais do país”, afirma Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil de Lisboa. Neste episódio d’O Tal Podcast, conduzido por Georgina Angélica e Paula Cardoso, as políticas de imigração estão no centro da conversa. Entre a experiência profissional e a vivência pessoal, Ana Paula Costa conhece de perto as práticas e as leis que moldam o fenómeno migratório. “Estamos a viver um atentado a direitos conquistados”, alerta. Conheça aqui a sua história

Pedro Mota Soares afirma que imigrantes são "fundamentais" para a economia, mas que o país deve escolher o tipo de imigração que quer. Sobre Belém, garante: "Marques Mendes tem perfil presidencial".

Ministro da Presidência explicou que estão a ser revistas as proteções temporárias dadas às 65 mil pessoas que fugiram para Portugal em 2022 quando eclodiu a guerra na Ucrânia, incluindo estudantes estrangeiros. Para conclusão do ensino superior, estatuto adequado é o visto de estudo, diz o governo

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) resolveu uma questão que gerava interpretações divergentes: os animais de companhia transportados de avião devem ser incluídos no conceito de “bagagem”, de acordo com a Convenção de Montreal de 1999, o tratado internacional que unifica as normas sobre a responsabilidade das companhias aéreas em caso de perda, dano ou destruição de bagagem despachada. Além disso, limita as indemnizações a um máximo de 1.600 euros, mesmo quando o passageiro alegue danos morais.

Muitos residentes em Portugal estão a fazer as malas para se mudarem para um país que fica aqui perto e não é por motivos económicos

Nova versão da «Charta Oecumenica» evoca 1700.º aniversário do primeiro concílio ecuménico em Niceia Roma, 06 nov 2025 (Ecclesia) – O Conselho das Conferências Episcopais da Europa e a Conferência das Igrejas Europeias, que representam centenas de milhões de cristãos na Europa, assinaram uma nova versão da “Charta Oecumenica”, assumindo compromissos em defesa dos migrantes […]

Artigo pelo Técnico de Turismo, António Marques Para aceder a este artigo, deverá subscrever a nossa Assinatura Digital.Se já for assinante, inicie sessão no nosso site. O post Que futuro para Portugal sem imigrantes? aparece primeiro no Gazeta das Caldas.

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) notificou milhares de estrangeiros para regularizarem a situação após perderem o estatuto de proteção temporária, entre os quais estão vários estudantes que chegaram da Ucrânia quando a guerra começou.

No Algarve, as circunstâncias da morte de um imigrante marroquino encontrado na berma da estrada com ferimentos graves estiveram envolvidas em mistério ao longo de mais de um ano. A Investigação SIC desta noite mostra como um aparente caso de atropelamento e fuga, em Olhão, se transformou na suspeita de um crime cometido por agentes policiais.

Ministro da Presidência deu conta que em setembro a Comissão Europeia pediu aos países para verificarem os requisitos de emissão das proteções temporárias para os estrangeiros.

A AIMA está a rever as 65 mil proteções temporárias concedidas em 2022, cancelando as indevidas mas oferecendo alternativas legais aos estudantes universitários, seguindo recomendações da União Europeia.

Força-tarefa criada para a regularização de imigrantes em Portugal acabará em 31 de dezembro próximo. Agência estima que mais de 600 mil imigrantes passaram pelos 20 postos da estrutura.

Entre Portugal e Países Baixos, há uma grande diferença no número de imóveis vazios. O parque habitacional português tinha, em 2021, 5.970.677 casas, das quais 723.215, um pouco mais de 12%, estavam vazias. Nos Países Baixos, o número de habitações vazias é de cerca de 180 mil num total a rondar de 8,2 milhões, de acordo com estimativas de 2023

AIMA diz ao PÚBLICO que está a analisar “caso a caso” a situação dos estudantes deslocados que fugiram da Ucrânia “com vista à atribuição de autorizações de residência para estudante”.

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) notificou milhares de estrangeiros para regularizarem a situação após perderem o estatuto de proteção temporária, entre os quais estão vários estudantes que chegaram da Ucrânia quando a guerra começou.

Ao mesmo tempo que tenta atrair “cérebros” do exterior, Portugal vê os seus próprios jovens a emigrar a um ritmo preocupante O conteúdo Os que entram e os que saem aparece primeiro em Visão.


Portugal recebeu no ano passado o maior número de sempre de menores estrangeiros sem companhia de um adulto. Segundo dados da AIMA, entraram no país 204 crianças e jovens sozinhos, a maioria vem da Gambia. Está prevista a abertura de um novo concurso do Programa E-Lar com mais 51,6 milhões de euros para ajudar as familias na transição energética. A primeira fase esgotou assim que abriu.

Cerca de 40 imigrantes foram encontrados a viver em condições desumanas, em Faro. Dormem em quartos sobrelotados, em anexos com caves, sem higiene nem salubridade e pagam mais de 200 euros por um colchão. Após várias denúncias, a Polícia Municipal e a PSP avançaram para o terreno, numa operação conjunta acompanhada em exclusivo pela TVI e CNN portugal.

Cerca de 40 imigrantes foram encontrados a viver em condições desumanas, em Faro. Dormem em quartos sobrelotados, em anexos com caves, sem higiene nem salubridade e pagam mais de 200 euros por um colchão. Após várias denúncias, a Polícia Municipal e a PSP avançaram para o terreno, numa operação conjunta acompanhada em exclusivo pela TVI e CNN portugal.

Portugal recebeu o maior número de sempre de menores estrangeiros sem companhia de um adulto no ano passado. Segundo dados da AIMA, entraram no país 204 crianças e jovens sozinhos, a maioria da Gâmbia.

Nos Açores existe um universo de cerca de oito mil imigrantes

Nos Açores existe um universo de cerca de oito mil imigrantes, mas assistiu-se a um aumento de 30% face a dados de 2023, de acordo com a AIA.

Jorge Silva, bastonário da Ordem dos Notários, explica quando é que é necessária a declaração de alguém que se responsabiliza pela permanência de um estrangeiro em Portugal e quais as consequências que isso pode ter. "Soluções Legais" é uma rubrica semanal no Novo Dia da CNN Portugal.

No dia 24 de fevereiro de 2022, não foram só os nacionais da Ucrânia a ser afetados pela guerra, muitos estudantes estrangeiros tiveram que fugir do país e alguns encontraram refúgio em Portugal. A retirada do estatuto de proteção temporária pela AIMA foi "um choque" e libertou fantasmas antigos: "É preciso recomeçar do zero mais uma vez.”

Francis Fukuyama descreve o presente como um período de forte retrocesso da democracia liberal, considerando que o Estado de Direito está definitivamente a ser atacado nos EUA. Um grupo de WhatsApp onde estão reunidos mais de mil médicos prestadores de serviço está a preparar uma paralisação geral das urgências do Serviço Nacional de Saúde (SNS), […]

REVISTA DE IMPRENSA || O número ultrapassa pela primeira vez a barreira dos 200 menores num só ano

Na primeira parte deste episódio do 45 Graus, José Maria Pimentel conversa com Américo Nave, psicólogo clínico e diretor da Associação CRESCER, sobre o agravamento da crise das pessoas em situação de sem-abrigo em Portugal. Nave afirma que o país vive o pior momento de sempre, com mais de 13 mil pessoas sem casa, e critica o modo como o problema tem sido enfrentado

Jornal de Notícias diz que pedidos de asilo subiram 150% - em 2024, entraram 204 menores desacompanhados em Portugal. Washinton Post destaca vitória do primeiro Mayor muçulmano em Nova Iorque.

Retroatividade está a ser contestada por imigrantes e advogados. AIMA explica que nova lei está a ser aplicada apenas a pedidos iniciados com recurso à Justiça. Sem intimação judicial, Agência só abria vagas para reagrupamento de menores em território nacional

“Nunca fui racista, mas também nunca fui suficientemente anti-racista”, admite Liliana Valpaços, que fundou a ONG “Mundu Nôbu” com Dino d’Santiago, que visa capacitar comunidades desfavorecidas.

Em relatos ao PÚBLICO Brasil, imigrantes vão do inconformismo ao medo e desespero diante das dificuldades que enfrentam para regularizar a documentação em Portugal.

Facilidade pretende resolver a comunicação entre os advogados e a instituição de imigração para que "retire alguma da pressão e do mal-estar que existe entre todos", afirmou o bastonário da Ordem dos Advogados (OA), João Massano.


Durante a 6ª edição da Conferência ECOseguros, a CEO da ExpressGlass Joana Ferreira Marques, o Diretor-Geral da Glassdrive Portugal Lucas Constâncio, e o Sales e Marketing Director da Carglass Portugal Romeu Silveira estiveram reunidos para debater o papel da “tecnologia e a redução dos riscos” nos vidros das viaturas, cativando a atenção de centenas de […]

A pressão sobre a ministra da saúde devido à morte de uma grávida e do filho no hospital Amadora-Sintra continua a aumentar. Os sindicatos médicos consideram que Ana Paula Martins não tem condições para continuar e o sindicato dos técnicos do INEM sublinha que houve um atraso no envio do socorro. Quase um terço dos imigrantes em Portugal trabalha nos setores que pior pagam e mais de 40% têm qualificações a mais para o trabalho que fazem. São conclusões do último relatório OCDE, que sublinha o papel fundamental que os empregadores desempenham na integração do imigrantes.

Só a Índia surge de facto entre as nações de onde vêem mais imigrantes. Ranking feito com dados do último relatório da AIMA indica o Brasil em primeiro, seguido pela Índia e Angola.

Um estudo da OCDE diz que quase metade dos imigrantes em Portugal têm qualificações a mais para o trabalho que fazem. Apurou ainda que mais de 30% trabalham nos sectores que pagam salários mais baixos.

O Governo deixou cair mais uma obra financiada pelo PRR. São dois novos centros para acolher imigrantes ilegais em Lisboa e no Porto prometidos no início do ano.

OCDE adianta que foram emitidas cerca de 9.000 autorizações a estudantes internacionais do ensino superior em 2024.

REVISTA DE IMPRENSA || Com capacidade para 300 pessoas cada, os CIT seriam geridos pela PSP

OCDE diz que é preciso “simplificar a avaliação e o reconhecimento das qualificações obtidas no estrangeiro”.

Jornal Público escreve que cresce a constestação a Ana Paula Martins. O DN indica que Portugal perdeu o financiamento do PRR para os centros de instalação para imigrantes ilegais.

Os imigrantes são um dos temas mais presentes na ação política do Chega. Mas será mesmo verdade que os imigrantes vindos do Bangladesh, visados nos polémicos cartazes do partido de André Ventura, representam apenas 0,5% da população nacional? O Polígrafo SIC foi confirmar.

Ouvido pela Renascença, o diretor-geral do Serviço Jesuíta aos Refugiados lembra que "Portugal é um dos países com a menor taxa de natalidade" e , "para criar riqueza e elevar a qualidade dos recursos humanos", o país deve ser "capaz de atrair imigrantes qualificados".

No ano passado, entraram menos imigrantes em Portugal. No entanto, o número de estrangeiros que chegaram para trabalhar aumentou 9%. Os dados são do relatório mais recente da OCDE sobre migrações. O ministro das Finanças afirmou que está a preparar uma nova taxa sobre os bancos para compensar a que foi anulada pelo Tribunal Constitucional. Miranda Sarmento não garante que esta nova taxa entre em vigor já no início do ano e sublinha que é preciso cautela para evitar um novo chumbo.

Um acidente que envolveu um veículo da Patrulha da Fronteira dos EUA acabou numa detenção violenta, com um agente a agredir repetidamente um homem que já estava imobilizado no chão. A detenção gerou indignação junto de quem se encontrava no local.

Portugal registou mais entradas de migrantes laborais em 2024

Está a aumentar o número de deportações de açorianos e luso-descendentes dos Estados Unidos e Canadá para os Açores. Só este ano, já regressaram 25 pessoas que se encontravam em situação ilegal ou com problemas com a justiça.

Relatório "International Migration Outlook 2025", desenvolvido pela OCDE, destaca que Portugal está entre os países deste universo com maior taxa de empregabilidade dos imigrantes.

Entre os profissionais de saúde a trabalhar nos 38 países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, um em cada cinco médicos e enfermeiros é migrante.

Jovem de 24 anos ia para o trabalho quando foi mandado parar por agentes do ICE (Imigração e Alfândega dos EUA). Um dos agentes disse ter temido pela sua vida e disparou dois tiros. José Garcia Sorto foi levado para o hospital. A reportagem é da CNN Internacional.

Os sistemas de saúde dos 38 países-membros da OCDE, como Portugal, albergavam, em 2020/2021, mais de 830.000 médicos e 1,75 milhões de enfermeiros nascidos no estrangeiro O conteúdo Pelo menos um em cada cinco médicos e enfermeiros a trabalhar nos países da OCDE é migrante aparece primeiro em Visão.

Escassez de profissionais de saúde tornou-se “desafio crítico” em vários países. Em Portugal, clínicos estrangeiros são 14%, bem abaixo de outros países.


No total, os sistemas de saúde da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) albergam mais de 830.000 médicos e 1,75 milhões de enfermeiros nascidos no estrangeiro, refere o relatório anual “Perspetivas da Migração Internacional 2025”.

Ainda assim, houve um aumento de 9% nas entradas para trabalhar: é o que indica o mais recente relatório da OCDE. Em Espanha, demitiu-se o presidente do Governo regional de Valência.

Entre 2023 e 2024, o número de pessoas que imigraram para Portugal diminuiu dois por cento, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O número de imigrantes em Portugal diminuiu 2% entre 2023 e 2024, segundo o relatório mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre migrações, com uma quebra de quase 50% nos reagrupamentos familiares, mas um aumento de 9% nas entradas para trabalhar. Segundo o relatório da OCDE, que reúne 38 países, […]

O relatório anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) “Perspetivas da Migração Internacional 2025” mostra que a migração permanente para um dos 38 Estados-membros diminuiu 4% em 2024, relativamente a ano anterior, após três anos de fortes aumentos no período pós-pandemia da covid-19.

De acordo com o relatório anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) “Perspetivas da Migração Internacional 2025”, os 38 Estados-membros acolheram, desde 2000, mais de 50% dos migrantes, ultrapassando, no ano passado, 160 milhões de pessoas.

Segundo o relatório da OCDE, Portugal recebeu 138.000 novos imigrantes a longo prazo ou permanentes (incluindo mudanças de estatuto e livre circulação), o que representa uma descida de 1,9% em comparação com 2023.

Chegaram a Portugal mais pessoas para trabalhar, mas houve uma grande queda nos casos de reagrupamento familiar

No total, os sistemas de saúde da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) albergam mais de 830.000 médicos e 1,75 milhões de enfermeiros nascidos no estrangeiro, refere o relatório anual "Perspetivas da Migração Internacional 2025".

38 Estados-membros acolheram, desde 2000, mais de 50% dos migrantes, ultrapassando, no ano passado, 160 milhões de pessoas.

Por outro lado, a emigração de cidadãos portugueses para países da OCDE aumentou quatro por cento em 2023, para 61.000, sendo que aproximadamente 21% deste grupo emigrou para a Suíça, 19% para Espanha e 12% para França.


Sistemas de saúde da OCDE albergam mais de 830.000 médicos e 1,75 milhões de enfermeiros nascidos no estrangeiro.

OCDE adianta que foram emitidas cerca de 9.000 autorizações a estudantes internacionais do ensino superior em 2024.

Um em cada cinco médicos e enfermeiros a trabalhar nos sistemas de saúde dos 38 países-membros da OCDE, como Portugal, é migrante, avança um relatório hoje divulgado pela organização.


Os países da OCDE, como Portugal, receberam, nos últimos 25 anos, mais de metade de todos os migrantes internacionais do mundo, avança um relatório hoje divulgado.

Dois homicídios em quatro meses preocupam comunidade do Bangladesh em Portugal. Líder fala em medidas de autodefesa, como alteração de horários.

O imigrante deve aprender, respeitar e contribuir; o país deve oferecer oportunidades, combater o preconceito e valorizar o contributo de quem chega. Integração não é assimilação — é convivência.

Campanha será articulada pelo Consulado do Brasil em Lisboa, com apoio da embaixada brasileira no país e da Missão Diplomática do Brasil junto à CPLP. Governo Lula está preocupado com crimes de ódio.


No interior os novos donos do espaço não têm acesso a água, luz, gás e acumulam lixo e destroços. A população do Bonfim denuncia um sentimento de insegurança, alerta para o aumento da insalubridade e queixa-se de falta de ação dos proprietários da unidade hoteleira para travar as constantes invasões ao espaço. O aumento exponencial do número de imigrantes na área metropolitana do Porto já levou a Polícia de Segurança Pública a realizar 362 fiscalizações e 46 detenções.Uma reportagem do Repórter Sábado para ver mais logo, às 22h40, no NOW.


Mamadou Khali Bah veio parar a Portugal, por acaso, em 1989. Em 2006, criou uma madraça numa garagem em Sintra. Quase 20 anos depois, a ACITMMM é uma associação que dá apoio alimentar, formação e orientação a milhares de pessoas, independentemente da etnia, da nacionalidade ou da religião O conteúdo Integração: A história de encantar de um centro islâmico nas Mercês aparece primeiro em Visão.


A opinião de Leonor Caldeira em podcast.

Portugal já começou a perder muita da reputação que construiu internacionalmente como país aberto, humanista, gerador de empregos, e que perdurouao longo das últimas décadas O conteúdo À falta de melhor, a culpa é do imigrante aparece primeiro em Visão.