Apresentar o livro de outrem é sempre uma tarefa que se reveste de alguma complexidade e, não raras vezes, de extrema dificuldade. Penetrar os pensamentos do autor, e perceber a génese do seu trabalho, revela-se um sempre exercício interessante, mas nem sempre de fácil execução. Ora, esta é uma complexidão que aumenta exponencialmente neste caso […]

Mais do que uma simples fantasia romântica, "Enchantra" promete destacar-se pela forma como explora temas como a sobrevivência, as escolhas difíceis e o peso das emoções em situações já fora do controlo. Saiba tudo.

Acompanhando a segunda ressurreição de O Rei no Exílio, o coreógrafo e bailarino editou em livro um testemunho fundamental da génese do solo e do seu processo criativo. Na primeira pessoa.

https://maisribatejo.pt/feed/ Em publicação recente, de 26 de Dezembro, da Associação Pátria Amada Lusitana afirma-se que a autoria da pintura do tecto da Igreja Matriz de Constância não está confirmada e que o contexto histórico da construção da igreja seria paroquial. Ambas as afirmações não correspondem ao conhecimento histórico e artístico disponível. A obra é inequivocamente de José Malhoa, datada de 1899, com assinatura original do artista no próprio quadro. Existe ainda um esquisso preparatório com inscrição manuscrita, leiloado publicamente em 2011, que identifica a obra e os encomendantes. A recente restauração da moldura garantiu a preservação desta assinatura. José Malhoa residiu O conteúdo Desinformação sobre Malhoa e a Matriz de Constância aparece primeiro em Mais Ribatejo.

O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Língua e Juventude, José López Campos, no final de uma reunião com representantes de municípios galegos. Segundo o governante, a nova classificação pretende distinguir percursos que, apesar de não reunirem todos os critérios formais para serem declarados Caminho de Santiago, “cumprem requisitos relevantes que justificam uma atenção especial por parte das administrações públicas”. O conteúdo Caminho da Geira e dos Arrieiros entra no mapa das grandes rotas culturais de Santiago aparece primeiro em Mais Guimarães.

As alamedas do Parque Eduardo VII vão voltar a receber mais uma Feira do Livro de Lisboa! Como acontece todos os anos, desde 1930, o ano em que nasceu, a Feira do Livro é uma oportunidade ímpar para ficar a par das novidades literárias, mas também para procurar antiguidades e obras únicas. O conteúdo JÁ HÁ DATA PARA A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA DE 2026 aparece primeiro em 24Horas.

A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós acolhe na sua sede social, na Rua do Comércio, 105, em Freamunde, a apresentação da obra O lugar desabitado- Vergílio Ferreira e a angústia da existência em dissolução, do autor freamundense Pedro Miguel Pereira, publicada pela OfficiumLectiones. O evento tem lugar na noite de hoje, sábdo, pelas 17h30. Nascido em Freamunde, em 1983, Pedro Miguel Pereira estudou Teologia e Filosofia e é atualmente professor de Filosofia no Colégio Luso-Francês, no Porto. Nesta obra, o autor reúne parte da sua produção ensaística, cruzando reflexão filosófica e literatura em três textos que, tendo como pano de fundo a obra narrativa de Vergílio Ferreira, exploram o núcleo das questões existenciais. Ao questionar os compartimentos habituais do saber, O lugar desabitado afirma-se como uma obra criativa, particularmente relevante para a reflexão académica, mas também acessível aos apreciadores de literatura. Merece destaque o ensaio «No limite do tempo», dedicado à obra de José Luís Peixoto. Assente numa perspetiva existencialista, o livro propõe uma reflexão sobre o significado da liberdade humana em tempos de vazio moral, interrogando as possibilidades de construção de um lugar de pertença nesse “lugar desabitado” que caracteriza a condição nómada do ser humano. A sessão é aberta ao público.


Em 1893, a escritora e jornalista italiana viajou para a Terra Santa. Dessa experiência nasceram alguns escritos capazes de oferecer um relato brilhante e comovedor de sua visita aos lugares onde nasceu Jesus. Entre as páginas mais densas estão as que descrevem a gruta da Natividade. Leia tudo


A veia satírica, a ironia verrinosa, o humor e o sentido apurado de observação da sociedade, são motivos mais do que suficientes para se voltar a ler Camilo Castelo Branco. E nada melhor do que começar por A Queda de um Anjo O conteúdo Razões para ler Camilo em ano do bicentenário aparece primeiro em Visão.

Nascido há 200 anos, Camilo Castelo Branco combinou o retrato de um país ancestral, quase parado no tempo, com uma modernidade literária que, ao longo de mais de uma centena de obras, misturou os códigos de romantismo e realismo. Escreveu como viveu, sempre no fio da navalha O conteúdo Camilo Castelo Branco: o escritor profissional que viveu como nos romances aparece primeiro em Visão.

Entre os objetos que compõem a exposição, destacam-se tubos de lançamento de foguetes, ao lado de um diário de um oficial russo, uniformes e milhares de emblemas militares.

"O Som do Rugido da Onça", romance distinguido com o prestigiado Prémio Jabuti, chegou finalmente a Portugal. Um livro que dá voz aos silenciados do colonialismo.

Caroline Guiela Nguyen, criadora de "Lacrima", é conhecida por um teatro atento às dinâmicas sociais, às vozes invisibilizadas e às relações entre trabalho, identidade e poder

O ministério da Cultura justifica o programa com a importância do contacto regular com os livros para a formação de leitores autónomos

A memória e a culpa num romance confessional que recupera os anos duros de Margaret Thatcher.

A leitura é uma forma de metamorfose: transforma-nos enquanto acreditamos dominá-la. Crónica de Tiago André da Silva Freitas

A Sala Nobre do Palácio dos Condes de Anadia guarda uma preciosidade: um velhinho exemplar de Dom Quixote de La Mancha.

Para quem procura o equilíbrio escrito num mundo desorientado; para quem anseia pela descoberta ou pela fuga; para os que apenas querem ler: esta é a lista dos nossos títulos favoritos deste ano.

Mike Joyce, baterista dos Smiths, a banda dos anos 80 britânicos que na dianteira tinha Morrissey e Johnny Marr, parelha fora de série, editou este ano a sua narrativa desses tempos, com o modesto título “The Drums”. O testemunho de um membro da banda que era também um dos seus maiores fãs

Poderá a vida coexistir com a morte? O que podemos saber? Os limites da ciência e da linguagem são testados. Abraço é um romance-oração, sem Deus, com fé na linguagem._££

O Natal chega com um presentinho para a biblioteca. O desconto em livros criado pelo Governo para incentivar hábitos de leitura nos jovens vai aumentar 10 euros, de acordo com a portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República. O valor da segunda edição do cheque-livro é de 30 euros (acima dos anteriores 20 euros) […]

O romance vencedor do Prémio Booker deste ano, "Carne", de David Szalay, chega em maio, juntamente com a prosa completa de Sylvia Plath ("The Collected Prose") e "Henrique VI, Parte II", de William Shakespeare

Discreta e prolífica, entre a poesia, outros géneros e a tradução, Tatiana Faia escreve poemas que são “pequenos filmes” que são pequenos mundos, tenhamos nós tempo para os clássicos e para o amanhã.

“Aquele Belo Rapaz” dá-nos por fim a poesia completíssima de Kaváfis, traduzida do original grego por José Luís Costa

O romance vencedor do Prémio Booker 2025, um livro inédito de John Berger e Susan Sontag, e outras obras traduzidas pela primeira vez para português, são algumas novidades a serem publicadas pela Relógio d`Água no primeiro semestre de 2026.

O brasileiro que viveu em Portugal é o convidado do clube de leitura do PÚBLICO e da Quatro Cinco Um a 13 de Janeiro. Em discussão estará o livro Histórias da Matemática.

Em “Um Saco de Ossos”, Maria Lis foi atrás da “vida experimental” de Georgia O’Keeffe no deserto do Novo México, em busca de um propósito. Voltou de lá com um poema digno dos quadros da artista

A história retrata uma jovem com características únicas que atraem olhares e rumores na sociedade. Entre mal-entendidos e curiosidade alheia, Eça explora vaidades, preconceitos e pequenas hipocrisias da vida urbana portuguesa.

Rogério Alves, Paulo Saragoça da Matta e Luís Rosa fazem uma consoada antecipada e oferecem livros e filmes relacionados com a área da Justiça.

O Expresso associa-se à comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões, oferecendo a todos os seus leitores uma antologia da Lírica em quatro volumes.


A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.

A Sabseg, em parceria com a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), entregou o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2025 à escritora Teolinda Gersão, pela obra “Autobiografia não escrita de Martha Freud”, na quinta-feira. A cerimónia realizou-se no Auditório do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL), durante a reunião do Secretariado Nacional […]

Leituras que deixam marcas indeléveis nas nossas vidas. Uma conversa informal sobre a relação que estabelecemos com os livros. Com Inês Bernardo e José Mário Silva.

Aqui fala-se do Paraíso, das avós e quintas da infância do autor. Afinal, que são estas crónicas senão também o desfiar das suas pequenas memórias?

O que se passou de relevante este ano nos ensaios, sobretudo Religião e Filosofia. Deixamos-lhe aqui as nossas sugestões.


A escritora de ficção Lídia Jorge, que é também conselheira de Estado, venceu o prémio Fernando Pessoa 2025. É o tema de capa da revista do Expresso, numa entrevista realizada por Christiana Martins e Luciana Leiderfarb. Dessa entrevista Paulo Baldaia parte para uma conversa com as duas jornalistas, procurando conhecer melhor esta mulher que esteve para se chamar Maria Aliete

A escritora de ficção Lídia Jorge, que é também conselheira de Estado, venceu o prémio Fernando Pessoa 2025. É o tema de capa da revista do Expresso, numa entrevista realizada por Christiana Martins e Luciana Leiderfarb. Dessa entrevista Paulo Baldaia parte para uma conversa com as duas jornalistas, procurando conhecer melhor esta mulher que esteve para se chamar Maria Aliete

Apesar da sua maestria técnica há qualquer coisa de maníaco na ideia de Frei Agostinho da Cruz de extorquir “mil segredos” à natureza.

O nome cai, mas a livraria na Rua de Santa Catarina fica, depois de ter fechado portas em Janeiro, por decisão da Leya.

Vai decorrer em junho e contará a presença de Margaret Atwood e Salman Rushdie

Do livro de memórias do Rei emérito de Espanha à biografia não autorizada que expõe as polémicas de André Mountabatten-Windsor, passando por romances históricos com Pedro V e Estefânia.

Ensaios sobre a ascensão das direitas, romances premiados e reflexões históricas e políticas estão entre os destaques editoriais do grupo Almedina para os primeiros quatro meses de 2026.


O objetivo do livro é "ajudar a mudar estatísticas e a melhor a qualidade de vida dos que passam pelo cancro pediátrico", bem como "sensibilizar a sociedade para o cancro infantil", explica a autora, Adriana Miranda Ribeiro.

Um livro é sempre um bom presente de Natal. No Ensaio Geral desta semana temos várias sugestões para todos os gostos. Ouça Frederico Lourenço, Mia Couto, João Tordo, Martim Sousa Tavares, Paulo M. Morais ou o padre Paulo Duarte sobre os seus novos livros e juntamos ainda as propostas de Guilherme d’Oliveira Martins. Seja bem-vindo ao último Ensaio Geral do ano de 2025.

A 80.ª edição do Festival de Avignon, em França, vai decorrer de 04 a 25 de julho de 2026, anunciou hoje a organização do festival de teatro que tem no ator, encenador e dramaturgo português Tiago Rodrigues, o diretor artístico.

Uma biografia, dois livros para crianças, um romance, um livro espiritual e a Bíblia são algumas das sugestões que reunimos. Mia Couto, Martim Sousa Tavares, Frederico Lourenço, Paulo M. Morais ou padre Paulo Duarte SJ têm todos livros novos.

A Feira do Livro de Lisboa regressa em 2026 ao Parque Eduardo VII, entre os dias 27 de maio e 14 de junho, foi hoje anunciado.

Organizados por idades, a tempo de oferecer no Natal, e ainda uma lista recheada de sugestões 100% portuguesas.


Fundada em 1942, a livraria Latina resistira à ditadura de Oliveira Salazar, "vendendo clandestinamente obras proibidas", e era um espaço de encontro de escritores. Esteve na mão da mesma família durante cerca de oito décadas.

Uma das obras mais importantes do barroco alemão, escrita em 1668 por Hans Jakob von Grimmelshausen, já está nas livrarias. Bem como A Glória Efémera, biografia do Nobel por Paulo M. Morais.


Para criar “Estar em casa”, o Ricardo fez um puzzle com bocados de mil poemas, a Sílvia decorou tudo para depois se libertar e deixar fluir, e assim dá-se a conhecer Adília Lopes no seu melhor

Entre as novidades contam-se a estreia de Martim Sousa Tavares na literatura infantil, livros de inverno, para procurar uma abelha na cidade ou aprender sobre dinheiro (a pensar na notinha dos avós).

Editora lança ainda nova coleção de literatura

Descreve Aquilino Ribeiro na “Geografia Sentimental” a procissão do Sr. dos Passos na Igreja da Lamosa, e relembra o autor a do Sr. dos Passos e da Sra da Soledade na Capela da Sra da Glória.

A ideia é transformar o Porto num "ecossistema literário vivo". Chama-se BABELL, já tem data marcada e o modelo de acesso é inédito a nível mundial O conteúdo BABELL, o novo grande evento literário e cultural internacional que vai agitar a cidade do Porto aparece primeiro em Visão.


O comissário do Babell - Cidade - Livro, o novo festival literário do Porto que vai acontecer entre 24 e 30 de junho, anunciou hoje que está a trabalhar para que haja um passe gratuito para os festivaleiros circularem.

Idealizado e produzido pela Fundação Livraria Lello, evento trará escritores e conversas ao espaço público da cidade do Porto

Sintra acolheu uma reunião da equipa governamental, embalada por canções entoadas pelo coro do Teatro Nacional de São Carlos. A seguir, Luís Montenegro voou para Bruxelas, enquanto a ministra da Cultura apresentava os novos diplomas para o sector, com destaque para uma nova Lei do Mecenato, que passa a apoiar iniciativas como os festivais de música

Uma interrogação sobre a representação na arte a partir de feridas antigas e da violência actual.

É esta história arquetípica que comove, e que, desde o início de dezembro, tem circulado massivamente nas redes sociais, apelidado de fenómeno planetário, atravessando fronteiras culturais e acumulando vários milhões de visualizações em poucos dias O conteúdo Quem é o lobo… mau? aparece primeiro em Visão.

O apartamento onde viveu um dos mais importantes poetas franceses está ameaçado por um projeto de ampliação do cabaré Moulin-Rouge, outro monumento nacional.

Relato de um mercador quinhentista natural de Lamego, que descreve o Douro e menciona as castanhas, e fantasia com castanheiros que “abrigavam 300 homens”.

Um raro violino "Del Gesù", criado pelo mestre Bartolomeo Giuseppe Guarneri entre 1727 e 1730, foi vendido esta terça-feira em Paris por 2,3 milhões de euros, anunciou a casa de leilões Artcurial.

Camilo Rebelo, autor do Museu do Côa, lançou um novo livro a completar um díptico cujos títulos resultaram de um sonho. Ao mesmo tempo, formalizou a doação dos seus arquivos à Casa da Arquitectura.


“Entre a realidade e a lenda, entre a mitologia e a verdade, entre o passado e o presente.” O fotógrafo galego Carlos Folgoso Sueiro busca (e encontra) no seu íntimo um espelho da essência da Galiza.

A Providência e a Guitarra, de João Nicolau, tem honras de abertura do festival neerlandês. E Projecto Global, de Ivo Ferreira, estará a concurso.
Com Jane Austen, que nasceu nesta data há 250 anos, começou a arte do romance como ainda o conhecemos.

Uns com Uma Aventura, outros com Moby Dick, outros até com o Pantagruel. Não importa. O que importa é que houve ali um ponto de partida.

O facto de o Prémio Pessoa ser atribuído a uma romancista coloca em evidência a importância da literatura e da cultura na nossa vida privada e colectiva. Crónica de José C. Vieira

“Não escrevo com ideias. Escrevo com imagens.” Repete isto como quem esclarece um mal-entendido recorrente, o de que a literatura nasce das grandes teorias, dos temas, dos manifestos.

Leituras que deixam marcas indeléveis nas nossas vidas. Uma conversa informal sobre a relação que estabelecemos com os livros. Com Inês Bernardo e José Mário Silva.

O livro escrito por Nicolas Sarkozy, um relato da experiência de 21 dias em que o antigo presidente francês esteve na prisão, está a ser um sucesso em França… e não só. Publicado há apenas três dias, ocupa já o primeiro lugar nas vendas da livraria virtual Amazon, a maior do mundo.

Num espírito de sugestões natalícias, mas com referência às últimas novidades, o que se passou de relevante este ano nos livros de História. Deixamos-lhe alguns exemplos.

Pela primeira vez, um escritor foi convidado a entrar no Vaticano, a falar com quem quisesse e a escrever o que quisesse. O resultado foi o livro O Louco de Deus no Fim do Mundo.

Escritora reflete sobre o seu novo romance, 'O Surpreendente Silêncio dos Homens'.

Jornalista publico um novo livro

Erling Kagge narra aqui a história da perseguição do sonho de atingir esta região remota e inóspita, onde há um único nascer do sol por ano e um único pôr do sol, a que se seguem seis longos meses de escuridão. Sonho esse que o próprio concretizou já por duas vezes.

"Um presente para o Menino Jesus" destina-se a crianças do 1.º ciclo. Iniciativa inédita do Secretariado Nacional dos Bens Culturais quer ensinar a ver, interpretar e preservar o património religioso. A Renascença conversou com Fátima Eusébio, do SNBCI, e com Graça Alves, autora da história, sobre o que as motivou e o que esperam alcançar com este projeto, que também tem um fim solidário: parte das receitas do livro revertem para o projeto ‘Regaço materno’ do centro social Padre Ricardo Gameiro.

O filósofo e sociólogo francês afirma no seu novo livro, "Lições da História", que "os caprichos do clima podem ter um impacto essencial nos acontecimentos históricos".

"A Menina que Lambeu o Gato", um livro ilustrado "para todas as idades", cujas vendas revertem na totalidade para a investigação em oncologia pediatria, é apresentado domingo na Galeria da Biodiversidade -- Centro Ciência Viva, no Porto.

Até os mais indiferentes à arquitetura contemporânea se vão render à experiência que a Vitra proporciona no seu campus. Oito Pritzker e um punhado mais de grandes arquitetos, design de excelência, exposições e visitas guiadas. Um festival para os sentidos. E um excelente programa para viajar em família.


