No dia 26 de dezembro, a Diocese de Vila Real congratulou-se com o aniversário natalício do Padre Fernando António Rodrigues, que atualmente reside no Lar de Santa Isabel, em Vilar de Nantes. O sacerdote celebrou 103 anos de vida, depois de, há poucos dias, ter assinalado também 80 anos de ordenação sacerdotal, ocorrida a 17 de dezembro de 1945. O Padre Fernando António Rodrigues é oriundo da Diocese de Bragança-Miranda, natural de São Jomil, concelho de Vinhais. Ao longo do seu ministério sacerdotal, exerceu parte significativa da sua missão na Diocese de Vila Real, servindo as paróquias de Cela, Vilar de Nantes e São Julião de Montenegro, no Arciprestado do Alto Tâmega. Para assinalar esta data tão significativa, D. António Augusto, Bispo de Vila Real, quis pessoalmente dirigir os parabéns ao Padre Fernando António Rodrigues, agradecendo-lhe todo o trabalho pastoral e o dedicado serviço prestado à Diocese de Vila Real.

A Paróquia de Aguçadoura viveu, no dia 25 de dezembro, uma celebração natalícia marcada pela fé, pela música e pela gratidão. Durante a Eucaristia do Natal do Senhor, a comunidade reuniu-se para assinalar os 50 anos do Grupo Coral Paroquial, que tem sido, ao longo de cinco décadas, um pilar na animação litúrgica e na […] O conteúdo Grupo Coral de Aguçadoura celebra 50 anos na missa de Natal (fotos) aparece primeiro em MAIS/Semanário.

Patriarca de Lisboa presidiu à Eucaristia no Mosteiro de Alcobaça, onde defendeu um jornalismo que «cria laços» Alcobaça, 27 dez 2025 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa afirmou hoje, em Alcobaça, que a imprensa regional desempenha um papel insubstituível na coesão das populações, comparando o jornal “Alcoa”, que celebra 80 anos, a um “cordão invisível” […]

A secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, em representação do presidente do Governo Regional, marcou presença na Eucaristia de Acção de Graças que assinalou os 25 anos da Dedicação da Igreja de Santo Amaro. 0. Imagem inserida a 12/12/2025 11:31, 1. Imagem inserida a 12/12/2025 11:35, 2. Imagem inserida a 12/12/2025 11:37, 3. Imagem inserida a 12/12/2025 11:41, 4. Imagem inserida a 12/12/2025 11:45, 5. Imagem inserida a 12/12/2025 11:45, 6. Imagem inserida a 12/12/

Amjad Abu el-Ezz, professor universitário em Ramallah

A Comunidade Islâmica de Lisboa juntou-se à associação Noor'Fatima para distribuir ceias de Natal. Os muçulmanos portugueses não celebram a época, mas disseram querer ajudar centenas de famílias, parte das quais católicas.

Em Bagdade, cristãos iraquianos reuniram-se para a missa de Natal, marcando a quadra com orações e esperança por paz e estabilidade no país. A cerimónia juntou fiéis e comunidades locais num momento de reflexão e união em plena capital do Iraque.

Dois fiéis explicam por que escolheram celebrar a Missa do Galo em Lisboa e defendem que a mensagem central do Natal é “a paz”. No mesmo contexto, o repórter da CNN Portugal Vasco Castro Pereira refere a intervenção do patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, sobre tentativas de “silenciar-se o Natal” e o apelo a valores de acolhimento.

Na Missa do Galo presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério alertou para a tentativa de "silenciar o Natal" nas escolas ou no espaço público em Portugal, para não ferir sensibilidades de quem não partilha a fé cristã. Declarou também que esvaziar o Natal é esvaziar a matriz humanista do país.

Na primeira Missa do Galo do pontificado, Leão XIV criticou a "economia distorcida" que "leva a tratar os homens como mercadoria".

Pela primeira vez em dois anos, os cristãos de Belém, na Palestina, vão poder celebrar verdadeiramente o Natal, na esperança de que com a paz venha também um aumento no turismo

Leão XIV diz que renovará, mais uma vez, o apelo “às pessoas de boa vontade para que respeitem pelo menos o dia de Natal como um dia de paz”.

A matriz de Nossa Senhora dos Milagres é a única igreja que existe na ilha do Corvo

Três religiosas austríacas, todas com mais de 80 anos, fugiram de um lar de idosos e regressaram ao seu convento abandonado, com a ajuda de antigos alunos e de um serralheiro. O caso está nas mãos do Vaticano O conteúdo O incrível caso das freiras que fugiram de um lar para voltar ao seu convento abandonado aparece primeiro em Visão.

O padre português acredita que a música pode conectar as pessoas com a fé. Por cá todos o conhecíamos, até pelo que fez na Jornada Mundial da Juventude, mas a fama de Guilherme Peixoto já chegou ao outro lado do Atlântico. Este vídeo faz parte de uma reportagem destacada esta quinta-feira na CNN Internacional.

Natural de Chicago, Hicks é conterrâneo do Papa Leão XIV e partilha várias opiniões com o pontífice. Vai substituir Timothhy Dolan, que assumia uma posição conservadora

Um dos eixos centrais da mensagem é a situação dos migrantes e refugiados. D. José Ornelas lembra que muitos fogem “de situações de guerra e perseguição” ou procuram “segurança e condições de vida e futuro”, encontrando, porém, “portas fechadas, exploração gananciosa e perigos de todo o género, quando não mesmo a morte”.

No coro alto da Sé, a cruz envolvida em plástico bolha simboliza a fragilidade da fé. Ao lado, um sem-abrigo e uma coroa de espinhos com balões desafiam a indiferença perante o sofrimento.

Paulo Abreu Santos é membro dos ‘Orixás - Ilê Axé Omô Oxum’, uma prática religiosa de origem africana. Abusos ocorreram no terreiro, o espaço considerado sagrado.

Ao lado de figuras como Bad Bunny, Rosalía, Timothée Chalamet ou Michelle Obama, a Vogue destaca a capacidade de Leão XIV "romper com os gostos humildes" do Papa Francisco e

Comunidade Vida e Paz lança campanha ""Para muitos isto é uma ceia de Natal", com o objetivo de sensibilizar à ajuda. A 37.ª edição da iniciativa acontece de 19 a 21 de dezembro, na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa.

Na mensagem, D. Pedro Fernandes reconhece que o sofrimento, os desequilíbrios e o pecado também marcam a vida pessoal, familiar e comunitária, sublinhando a importância do Advento como tempo de renovação interior.

D. Sérgio Dinis convida à vivência de uma esperança “verdadeira”, que identifica com Jesus Cristo. Segundo afirma, é essa esperança que levanta, ilumina e fortalece, sendo acolhida também através da formação profissional, ética e espiritual.

Na primeira mensagem de Natal enquanto bispo da Diocese da Guarda, D. José Miguel Pereira apela a que a quadra natalícia traga um novo olhar às questões da imigração, deixando de lado os impulsos primários da repulsa, medo e manipulação.

Quanto maior é a interligação do mundo, maior se torna a importância de protegermos as nossas raízes culturais — aquelas que nos distinguem, nos dão memória e nos unem enquanto povo.

Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que matrimónio entre dois homens na Alemanha tem de ser reconhecido pela Polónia.

Em carta dirigida à Igreja portuguesa, D. Andrés Carrascosa Coso diz que quer visitar todas as dioceses, institutos religiosos, paróquias e seminários para “ouvir e trabalhar em conjunto”.

Roubo aconteceu em Espanha, no Hospital Virgen de Puerto de Plasencia.

No evento que assinala os 10 anos do programa internacional de bolseiros desta organização, o antigo secretário-geral do KAICIID defendeu que se há 10 anos havia “um uso indevido da religião”, agora existe na política

Campanha ‘Neste Natal, celebre Jesus’ decorre até 25 de dezembro no Facebook e Instagram dos Salesianos, mas não se dirige apenas a quem está ligado aos colégios. “É aberta a todos”, diz à Renascença responsável pela comunicação, Miguel Mendes, que espera que a iniciativa ajude a “trazer de volta o presépio à memória coletiva”.

"La Inmaculada Concepción", por Francisco Rizi (1650), Museu do Prado, Madrid

Senhora da Conceição foi coroada rainha de Portugal em 1646 pelo rei D. João IV.

“Filhos de todos… filhos de quem? Os expostos da roda de Lisboa” é a exposição que o Museu de São Roque mostra até 29 de março e que conta a história das crianças que eram deixadas à guarda da Santa Casa da Misericórdia. O arquivo com mais de 90 mil documentos foi apresentado a uma candidatura à UNESCO.

A Igreja que renuncia à sua profundidade para imitar a cultura pop perde a sua capacidade de influenciar e evangelizar o mundo.

Há três meses, Rita, Regina e Bernadette, três freiras octogenárias, tornaram-se famosas por terem fugido de um lar de idosos para regressarem para o seu antigo convento. Ganharam uma legião de fãs nas redes sociais, onde publicam vídeos das suas aventuras diárias no convento. Mas a Igreja não acha piada e quer que parem com as publicações.

D. João Lavrador exorta as comunidades cristãs a fazer do Advento um tempo de conversão interior e compromisso com os outros, especialmente com os mais pobres e marginalizados.

Na linha dos últimos Papas, Leão XIV fez um apelo ecuménico para apresentar ao mundo um testemunho renovado de paz, reconciliação e unidade. O objetivo é “sermos, diante do mundo, um sinal credível do amor universal e infinito do Senhor".

Leão XIV teve uma digressão histórica por epicentros da paz e guerra entre fés religiosas, divisões eclesiásticas e comunhão de humanidade. Importa perceber o que esteve em causa, na Turquia e no Líbano, e nos países que os rodeiam, a começar pela Síria, Palestina e Israel.

A este respeito, reiterou que um dos valores da viagem que acabou de realizar era "precisamente chamar a atenção do mundo para a possibilidade de que o diálogo e a amizade entre muçulmanos e cristãos sejam possíveis"

Patriarca de Lisboa recorda "figura de referência na vida académica da Universidade Católica Portuguesa".

Professora de História da Igreja foi diretora da Faculdade de Teologia entre 2018 e 2025.

O chefe da Igreja Católica, que está a terminar uma visita ao Líbano, defendeu "novos capítulos em nome da reconciliação e da paz" na região e apelou aos cristãos do Oriente para que mostram coragem.

Os apelos à paz e ao diálogo sincero foram uma constante nos discursos de Leão XIV.

O bispo de Santarém alerta ainda para os perigos que minam a esperança: o medo e o pessimismo.

Missa teve mais de 150 mil pessoas reunidas junto à baía de Beirute.

O Papa Leão XIV encerra esta terça-feira uma visita de três dias ao Líbano, concluindo a sua primeira viagem ao exterior como líder católico, durante a qual apelou pela paz no Médio Oriente e alertou que o futuro da humanidade está em risco "devido aos conflitos sangrentos no mundo".

Grupo VITA relembra que apenas colaborou na elaboração do regulamento.

O Grupo VITA sinaliza que, em alguns casos, foi necessário fazer mais do que uma entrevista, individual, às vítimas.


O Papa assegurou, no entanto, que “no meio destas lutas, é possível encontrar esperança e ânimo”.

A idosa nunca mais foi vista desde que saiu sozinha das urgências do hospital.

Associação fala em “opacidade, lentidão e desrespeito” e critica que não tenha sido divulgado qual o montante global para reparar as 90 vítimas. Quer ainda que pareceres sejam revelados às vítimas.

António Grosso, porta-voz da Associação Coração Silenciado, esteve esta segunda-feira na RTP Notícias. Denunciou a morosidade e a falta de transparência do processo de compensação das vítimas de abusos sexuais no contexto da Igreja Católica.

A associação sustenta que, “a cada nova etapa, torna-se mais evidente um padrão de opacidade, lentidão e desrespeito pelas pessoas que sofreram abusos” e lamenta que, até ao momento, não tenha sido "divulgada qualquer informação quanto ao montante global disponível para a reparação das cerca de 90 pessoas já reconhecidas pela Igreja”.

Cerca de 16 mil jovens encontraram-se com Leão XIV, numa localidade perto de Beirute. No encontro participaram jovens vindos também da Síria e do Iraque.

Papa Leão XIV rezou no túmulo de São Charbel Makhlouf, santo libanês venerado por cristãos e muçulmanos, numa visita ao Líbano marcada por um apelo à paz, à convivência religiosa e à esperança num momento de crise regional e humanitária.

"Possibilidade de que o vírus venha do abandono de um enchido contaminado numa sandes é muito alta", avisa conselheiro catalão sobre casos de Peste Suína Africana (PSA) detetados em javalis

A Associação Coração Silenciado, que reúne vítimas de abuso sexual na Igreja Católica, manifestou "preocupação e indignação" com o processo de análise e compensação financeira, lamentando a falta de informação sobre o montante global a atribuir

No fim do encontro, em Beirute, o Papa e restantes líderes religiosos plantaram uma oliveira, símbolo da paz.

O número de pedidos para indemnizações aumentou para 93 e que o processo de análise e entrevistas deverá estar concluído no início de 2026

A Associação Coração Silenciado não entende que a Conferência Episcopal Portuguesa continue sem divulgar o montante global disponível para a reparação das vítimas de abusos sexuais e fala de um "padrão de opacidade, lentidão e desrespeito pelas pessoas que sofreram abusos".

A associação sustenta que, "a cada nova etapa, torna-se mais evidente um padrão de opacidade, lentidão e desrespeito pelas pessoas que sofreram abusos" e lamenta que, até ao momento, não tenha sido "divulgada qualquer informação quanto ao montante global disponível para a reparação das cerca de 90 pessoas já reconhecidas pela Igreja".

Esta posição surge depois de o Grupo VITA, nomeado pela Conferência Episcopal para conduzir este processo, ter divulgado que o número de pedidos aumentou para 93.

Papa Leão XIV rezou no túmulo de São Charbel Makhlouf, santo libanês venerado por cristãos e muçulmanos, numa visita ao Líbano marcada por um apelo à paz, à convivência religiosa e à esperança num momento de crise regional e humanitária.

Interrompido várias vezes por aplausos, Leão XIV sublinhou que só ancorados em Cristo é que “não se fica esmagado pela injustiça e opressão, mesmo quando, como ouvimos, se é traído por pessoas e organizações que especulam sem escrúpulos sobre o desespero daqueles que não têm alternativas”.

O sacerdote reconhece que “o Líbano está cansado, 50 anos de guerras já não aguentamos mais, por isso, queremos realmente a paz”.

Leão XIV confiou a São Charbel as necessidades da Igreja, do Líbano e do mundo inteiro.

Santuário de Fátima inaugurou mostra da passagem da vidente pela Galiza, onde chegou aos 18 anos.

Rita Dieb conta que as grandes preces do libaneses é de que a visita de Leão XIV traga bençãos para este povo.

O Líbano, entalado entre a Síria e Israel - e Hezbolah à mistura - atravessa uma grave crise social e económica, misturada com escândalos de corrupção.

Encontro gratuito realiza-se de 5 a 7 de dezembro e propõe vivência espiritual inspirada no Coração de Maria.

D. Américo Aguiar recitou uma oração de desagrado pela profanação das sepulturas e voltou a classificar o ato como "violento e desumano".

O mote da primeira viagem apostólica de Leão XIV serviu de saudação na chegada a Beirute: "Felizes os pacificadores!" O Papa sublinhou que não há paz sem reconciliação nem sem esperança.

O bispo de Setúbal presidiu à eucaristia em Alhos Vedros e, no cemitério local, recitou uma oração de desagravo pela profanação das sepulturas.
O Papa rezou na Catedral Apostólica Arménia, em Istambul, no domingo, com o objetivo de reunir o apoio das comunidades cristãs de todo o mundo.

No dia em que o Papa chega ao Líbano, encerrando um períplo de três dias pela Turquia, onde assinalou os 1700 anos do Concílio de Niceia, olhamos para este pontificado do Leão XIV, marcadamente virado para o ecumenismo. Para ajudar a ler os sinais desta viagem e os desafios da unidade dos cristãos, é convidado da Renascença e da Agência Ecclesia o presidente do Conselho Português de Igrejas Cristãs, D. Jorge Pina Cabral.

O primeiro discurso do Papa no Líbano será proferido pelas 18 horas locais, perante as autoridades políticas, os representantes da sociedade civil e os membros do Corpo diplomático.

D. Nuno Brás destina a renuncia de Advento, a recolher no domingo de Reis, aos cristãos de Gaza.

Num mundo “tão marcado por divisões, tensões e conflitos”, D. Fernando Paiva lembra que “Deus nunca deixa de vir ao encontro do seu povo, trazendo paz, consolação e coragem”.

D. Francisco Senra Coelho convida os fiéis a manterem-se vigilantes e a viverem a alegria do Advento com fé, caridade e coração aberto ao Senhor que vem.

D. Américo Aguiar deixou mensagem de solidariedade aos fiéis por ocasião da quadra.

«Com tantas guerras, com tantos conflitos e com tantas incompreensões é muito importante que o sucessor de Pedro faça esta viagem e nos provoque, nos testemunhe, o seu desejo de estabelecer unidade e comunhão. Alias, o Papa disse hoje mesmo que é inadmissível usarmos a palavra de Deus para a violência», disse o bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, no NOW.

O Papa escolheu a Turquia, país predominantemente muçulmano, como a sua primeira viagem apostólica.

Este sábado, Leão XIV cumpre, em Istambul, uma agenda dedicada aos não católicos. O Papa está de visita à Turquia até domingo, na sua primeira viagem ao estrangeiro como pontífice, que inclui também uma visita ao Líbano.

Na histórica catedral ortodoxa de São Jorge, o Santo Padre disse ao patriarca estar consciente da “amizade sincera e fraterna baseada na fé partilhada e numa visão comum de muitos dos principais desafios da Igreja e do mundo” que os Papas anteriores mantiveram com Bartolomeu.

Apesar do encontro do Papa, este sábado, com os chefes das igrejas e comunidades cristãs ter decorrido à porta fechada, a Santa Sé revelou as palavras finais proferidas por Leão XIV.

Um técnico viajou já de Roma para Istambul de modo a proceder às operações necessárias para que Leão XIV voe no domingo, para o Líbano.
Organizações que em outubro se reuniram para assinalar os 10 anos da encíclica "Laudato Si" divulgam carta onde pedem aos bispos, dioceses, paróquias, movimentos, organizações cristãs e IPSS ações concretas em defesa da ecologia integral, que "não é inseparável do Evangelho". Susana Réfega, uma das promotoras da iniciativa, falou à Renascença sobre o documento e o que se propõe como boas práticas.

Visita à Mesquita Azul abriu o programa do dia.

O antigo diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima é considerado um dos precursores da sistematização histórica das aparições e da mensagem de Fátima.

As duas pessoas foram realojadas temporariamente através do Serviço Municipal de Proteção Civil, acrescentou.

A exposição, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, é inaugurada no sábado e vai estar patente até 15 de outubro de 2027, com entrada livre

No segundo dia de visita à Turquia, o Papa esteve, entre outros locais, na Casa de Acolhimento para Idosos das Irmãzinhas dos Pobres. Leão XV abençoou o espaço e deixou uma palavra de agradecimento. No domingo segue para o Líbano.

Casa de Repouso de Santa Eufémia funcionava sem licença e foi alvo de queixa por negligência devido a idosa sem assistência médica.
A cerimónia, na qual foram cantados alternadamente hinos católicos e ortodoxos, teve lugar na zona onde os restos da Basílica de São Neófito ficaram expostos devido à descida do nível das águas.

Hábito, cartas, um crucifixo, canetas e uma castanhola são alguns dos objetos.

Bebé não respirava quando os agentes iniciaram manobras para o salvar. Bombeiros transportaram-no para o hospital, mas está livre de perigo.

Agentes de Santo António dos Cavaleiros reanimaram menino em paragem cardiorrespiratória. Bebé está fora de perigo.


Agentes de Santa António dos Cavaleiros fizeram manobras de suporte básico de vida a bebé de um ano.


