O grupo de teatro Alpendre assinala 50 anos de actividade ininterrupta em 2026. As comemorações incluem tertúlias temáticas sobre peças emblemáticas do repertório, exposições cronológicas com artefactos e documentos históricos a reposição da peça “Uma Hortência para Brianda”, de Álamo de Oliveira e a inauguração de uma sala com o nome do escritor. “Ao longo […]

Evento decorre hoje e amanhã, em Urjal, Seramil

Entre nos bastidores da Revista e não perca, esta tarde, na SIC, "um glorioso espetáculo".

Autentique-se para ler o artigo na totalidade Se já é assinante Inicie Sessão Se ainda não é assinante Assine Já

Entrega acontece no Teatro Politeama às 21h00.

A Companhia Nacional de Bailado retoma “Romeu e Julieta”, de John Cranko, com música de Prokofiev. Até domingo, no Teatro Camões, em Lisboa

Teatro Aveirense revelou programação do primeiro trimestre de 2026, com musica, teatro e dança para todas as idades.


Histórias de chegada, exclusão e luta emergem em quase todas as peças do ano. O que fica de 2025? Um périplo pelos grandes momentos do teatro e da dança que passaram pelos palcos nacionais.

D. Madalena vive em harmonia com Manuel de Sousa Coutinho e a filha Maria, apesar do passado turbulento. A aparição de cartas sobre o suposto regresso do primeiro marido de Madalena abala a paz familiar, despertando dúvidas e tensões. Entre lealdades e medos, os personagens confrontam-se com a sombra da história que paira sobre eles, prenunciando um destino trágico.


Ator encontra-se com uma situação de saúde estável, segundo produtora do espetáculo "Lar Doce Lar".

A obra de referência da grande coreógrafa alemã, apresentada pela primeira vez em 1978 em Wuppertal, é reavivada no palco principal do Teatro Nacional com uma companhia inteiramente grega.

Entre o melhor que vimos nos palcos nacionais em 2025, encontrámos muita coisa: histórias de abusos infantis, reflexões existenciais sobre a vida e abordagens à família e ao espaço doméstico.

O ator de 57 anos sentiu-se mal no camarim após a apresentação do espetáculo Lar Doce Lar.

Ator sentiu-se mal no camarim depois da apresentação de «Lar Doce Lar» e foi transportado para o hospital

Ator, de 57 anos, sentiu-se mal no camarim, segundo o Correio da Manhã, logo após a peça, e foi transportado para hospital onde recebeu os primeiros cuidados e teve a confirmação do episódio de saúde.


Ator sentiu-se mal depois da apresentação da peça 'Lar Doce Lar', sábado à noite.

Prendas para os próximos dias: uma exposição no Mude - Museu do Design, o Cirque du Soleil, duas trupes francesas, um festival de música nova e outro para aproveitar O Dia Mais Curto.

O Teatro da Rainha, companhia das Caldas da Rainha, arranca 2026 com a preparação de uma nova criação, "A Árvore que Sangra", do premiado dramaturgo australiano Angus Cerini, pela primeira vez representado em Portugal, com estreia agendada para março.

O espetáculo "Luís de Matos - Impossível ao Vivo" acontece no Teatro Tivoli até 11 de janeiro. Cinco ilusionistas internacionais participam no espetáculo de quase duas horas.

Música, teatro, performance a abrir o ano, com destaque para a estreia em Lisboa de Lounge, dueto da coreógrafa lisboeta sediada em Berlim Marga Alfeirão com Mariana Benenge.

Cidália Moreira conta com mais de 70 anos de carreira. Veja aqui a entrevista.

Tom Stoppard fotografado em Londres a 28 de setembro de 1984

Gouveia e Melo considera, no entanto, que 1% do orçamento é um valor "bastante elevado" para a cultura. Ainda, o PCP saúda a luta, empenho e esforços dos trabalhadores que aderiram à greve geral.

"Carne.exe", que se estreou na sexta-feixa no CAM, terá mais duas récitas: hoje, às 19h00, e domingo, às 16h00.

O Ensaio Geral desta semana entrevista o escritor Gonçalo M. Tavares sobre a nova epopeia “O Fim dos Estados Unidos da América” e foi aos bastidores de uma rusga policial no Martim Moniz, dando voz aos verdadeiros protagonistas. "Um inimigo do Povo" é um espetáculo que vai estrear este fim de semana no Theatro Circo, em Braga. Temos também um festival de circo contemporâneo em Águeda e, por entre acrobacias, revelamos o olhar de Luís Varatojo sobre o novo disco "Contrafação". Há ainda sugestões de livros com Guilherme d’Oliveira Martins.

O espetáculo baseado na obra "Frankenstein", de Mary Shelley, estreia esta semana e estará em cena até 21 de dezembro no Teatro São Luiz em Lisboa.

O espetáculo é interpretado em português, inglês e bengali

A artista morreu aos 89 anos, mas o seu legado no teatro, no cinema português e na formação de actores é único.

Na nova criação de Carincur e João Pedro Fonseca e a sua estrutura ZABRA — Centro de Investigação de Arte Pós-Humana, Albano Jerónimo contracena com “um modelo de inteligência artificial, de criação original, com capacidades performativas”

Atriz foi também professora e até deu aulas de dicção a Cavaco Silva.

Tinha 89 anos.

A par das celebrações com Pluto, Silence 4, Danças Ocultas e Tito Paris, há uma peça de teatro-comestível e dança na Cratera.

Em duas sessões diárias, de 11 a 14 de Dezembro, os dois actores embarcam numa carrinha funerária enquanto dura o espectáculo A Mão do Senhor. O público segue atrás, formando um cortejo.

Mimicat é a vilã 'Morgana' em "A Pequena Sereia no Gelo". Saiba mais.

O músico e maestro português Bruno Borralhinho vai assumir funções como diretor musical e maestro titular do Erzgebirgische Theater und Orchester, que inclui a Filarmónica de Erzgebirge e o Teatro Eduard-von-Winterstein, em Annaberg, na Alemanha, foi hoje anunciado.

Florbela Queiroz, Heitor Lourenço e José Raposo foram ao ‘Manhã CM' falar sobre a comédia que promete fazer rir à gargalhada.

Sobre imigração e intolerância. Na sua mais recente peça, “Um Inimigo do Povo”, Marco Martins vai ao Martim Moniz, em Lisboa, para mostrar as caras, os costumes e os anseios de uma população que não escutamos nem conhecemos

O clássico com coreografia de John Cranko e música de Prokofiev regressa ao palco para um total de dez apresentações até dia 28 de dezembro.

A autora constrói a sua própria criatura: uma peça em que a sua adolescência gótica, um artigo de Susan Stryker e um manifesto trans se cosem em palco. De quinta a 21, Prometo-me Moderna, no São Luiz.


Na mesma semana em que Albano Jerónimo contracena com IA, a Porta dos Fundos faz um festival, Cícero dá Concerto 1, Marco Martins lembra a Rua do Benformoso e a ilustração mostra-se em Uivo.


João de Brito encena 'A Menina Júlia' de August Strindberg.
Stoppard (1937-2025) encheu os palcos com humor, intuição, inteligência e algum existencialismo.

Na sua segunda abordagem a um dos textos mais emblemáticos do teatro de David Mamet, Carlos Pimenta volta a debruçar-se sobre a acusação de assédio sexual que rebenta em Oleanna.

“O que perpassa nesses textos é a minha profunda convicção de que Stoppard foi, não só, o dramaturgo mais inteligente da nossa era, mas aquele que lidou da forma mais séria e estimulante com as grandes polaridades que definem a consciência moderna” - Um testemunho e uma homenagem a Tom Stoppard

“A esta hora, na infância neva” são os versos do poeta Manuel António Pina que dão título à nova criação da Companhia Maior. Desta vez, esta companhia de artistas seniores é posta a dançar pelo encenador Vitor Hugo Pontes. O espetáculo estreia dia 7 no CCB, mas irá também a Ponta Delgada, Barcelos, Vila Real, Loulé e Braga.

"Oleanna" desenrola-se inteiramente no gabinete do professor universitário John, interpretado por João Pedro Vaz. É lá que recebe Carol, a jovem aluna desorientada e ansiosa, interpretada por Bárbara Branco

Criação de Mia Meneses e Inês Cóias parte do conceito de “teatro legislativo” para discutir os problemas das pessoas com deficiência. Uma tentativa de mudar as políticas a partir do palco.


Três idades encontram-se na criação dos 15 anos da Companhia Maior, da autoria de Victor Hugo Pontes, um espetáculo que se estreia domingo no CCB e segue 2026 adentro para Ponta Delgada, Barcelos, Vila Real, Loulé e Braga

Programação do primeiro semestre do Teatro ficará disponível na página do teatro na Internet.

Na nova peça "Um Inimigo do Povo", o autor e encenador leva para o palco os imigrantes encostados à parede na Rua do Benformoso, em Lisboa, em 2024. Em entrevista, explica porquê.


Regresso a uma peça de David Mamet, estreada em 1992. “Oleanna” não se deixa esgotar num ponto e vista

Comentador do 'Noite das Estrelas' espectante com peça de teatro 'Dona Flor E Seus Dois Maridos' inspirada em filme de comédia.

A atriz venceu este ano o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Teatro e o apresentador teve de cumprir a promessa! Saiba tudo!

Com José Gabriel Quaresma e Patrícia Lima Leitão.

Num Rito de Transição que tenta replicar o pensamento das crianças, Ritó Natálio e os seus cúmplices criam um objecto que está também em transição. De 3 a 7 de Dezembro, nos Jardins do Bombarda.

Com Carla Rodrigues.

Na nova peça "Um Inimigo do Povo", o autor e encenador leva para palco os imigrantes encostados à parede na Rua do Benformoso, em 2024. E lança um aviso: "Cuidado com a maioria".

Ator e encenador, minhoto de Braga, apaixonado pelo teatro, fez cinema e atingiu a maior popularidade na televisão. Morreu aos 66 anos, vítima de cancro.

O mágico foi ao 'Manhã CM' falar sobre "Impossível ao vivo", uma exibição que conta com um novo elenco e novas ilusões.

Com José Carlos Araújo e Cátia Nobre.

Ministro elogia o legado e o humanismo da jornalista, que morreu esta terça-feira

Com Carla Rodrigues.



José Sócrates está envolvido em processos judiciais há mais de dez anos, e é acusado de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. No Humor À Primeira Vista, Henrique Dias, argumentista e autor do musical “Sr. Engenheiro — alegadamente um musical”, explica porque decidiu fazer um musical com base no caso do ex-primeiro-ministro

José Sócrates está envolvido em processos judiciais há mais de dez anos, e é acusado de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. No Humor À Primeira Vista, Henrique Dias, argumentista e autor do musical “Sr. Engenheiro — alegadamente um musical”, explica porque decidiu fazer um musical com base no caso do ex-primeiro-ministro

José Sócrates está envolvido em processos judiciais há mais de dez anos, e é acusado de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. No Humor À Primeira Vista, Henrique Dias, argumentista e autor do musical “Sr. Engenheiro — alegadamente um musical”, explica porque decidiu fazer um musical com base no caso do ex-primeiro-ministro


Florbela Queiroz e José Raposo encabeçam o elenco do novo espetáculo de Frederico Corado para a produtora UAU.

"A esta hora, na infância neva", da Companhia Maior e Victor Hugo Pontes, no CCB, de 7 a 11 de dezembro

Audiências do mês de novembro

Enfiada num vestido de gala, a criadora apresenta, de 4 a 14 de Dezembro, em Lisboa, o solo Dressing Room. Uma crítica da indústria do luxo e da sua relação com o glamour das artes.

Com José Gabriel Quaresma e Patrícia Lima Leitão.

Com Filipa Pereira e Nuno Sousa Moreira.

São 15 dias de programação que arrancam esta segunda-feira, com um recital de piano e violino no Convento de São Pedro de Alcântara.

Manuel João Vieira deu este sábado um concerto-comício no distrito de Leiria, ao leme dos Ena Pá 2000. Debaixo de aplausos e incitações a “Vieira Presidente”, o pré-candidato à Presidência da República cantou mas também falou sobre a corrida a Belém

Ator brasileiro está em Portugal com a peça 'Quem Está Aí?'

Um momento ousado que deixou todos surpresos e arrancou risos à plateia.
Stoppard tinha tudo. Escrevia muito bem e escrevia muito. Era giro e alto e elegante. Estava sempre a ler. Amou e foi amado, teve grandes amigos, pequenos amigos e colegas formidáveis. Crónica de Miguel Esteves Cardoso

Com Pedro Santos Guerreiro.

Dançamos com Francisco Camacho e Marco da Silva Ferreira, escutamos Our Calling, incluímos Lisboa Mistura e vamos a Ibsen.


João Baião, Natalina José, Noémia Costa, Sofia Arruda, Tiago Aldeia e convidados Ana Brito e Cunha, Joaquim Nicolau e Sílvia Rizzo divertem-se nas gravações.

Espetáculo de Sissi Martins é protagonizado por Isabela Valadeiro, Paulo Vintém e Mimicat.


