Mundo
Acontecimentos internacionais, grandes eventos, crises, guerras e notícias mundiais em destaque.
Ataques por grupos extremistas que operam em Cabo Delgado estão a aumentar novamente e já provocaram mais de 57 mil deslocados no sul da província desde final de julho.
Secretário de Estado norte-americano considera que o anúncio francês de reconhecimento do estado da Palestina foi visto como uma vitória para o Hamas.
Decorreram, ontem, as cerimónias fúnebres da jornalista ucraniana Viktoria Roshchyna. A repórter, de vinte e sete anos, morreu em cativeiro na Rússia no ano passado, mas só agora é que o corpo foi devolvido à família.
Em 9 de agosto de 1945, às 11:02, três dias depois de Hiroshima, Nagasaki sofreu igualmente o horror de uma bomba nuclear. Cerca de 74.000 pessoas morreram na cidade portuária do sudoeste do país, somando-se às 140.000 vítimas de Hiroshima.
Presidente ucraniano considera que qualquer decisão que não envolva o seu país não vai conduzir ao fim do conflito e à paz, mas reitera a sua disponibilidade para continuar a trabalhar com Trump.
A explosão atómica que atingiu a cidade japonesa há 80 anos matou cerca de 74 mil pessoas.
Reunião entre Donald Trump e Vladimir Putin está marcada para a próxima sexta-feira, no Alasca.
EUA e Rússia estarão a trabalhar num acordo em que os russos param a ofensiva em troca de concessões territoriais.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se vai encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, na próxima sexta-feira, enquanto o seu homólogo ucraniano afirma que "qualquer decisão tomada sem a Ucrânia, nunca funcionará".
Um suspeito armado e um agente da polícia morreram na sequência da intervenção das autoridades norte-americanas num tiroteio com um atirador ativo junto ao campus da Universidade Emory, em Atlanta, capital do estado da Geórgia, Estados Unidos.
A Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) instou esta sexta-feira o poder político do país a reconsiderar uma reforma constitucional aprovada e ratificada na semana passada que permite a reeleição presidencial indefinida em El Salvador.
A organização não-governamental venezuelana Comité pela Liberdade dos Presos Políticos (Clippve) denunciou hoje a detenção da ativista dos direitos humanos Martha Lía Gragales, no final de uma concentração de apoio a mulheres atacadas por grupos parapoliciais esta semana.
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, garantiu sexta-feira ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que o Governo do Presidente Nicolás Maduro não cometeu "crimes previstos no Estatuto de Roma".
O México garantiu sexta-feira que "não aceitará" forças militares dos Estados Unidos no seu território, reagindo ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendeu o envolvimento de tropas norte-americanas no combate a cartéis criminosos na América Latina.
Um minuto de silêncio foi hoje observado em Nagasaki, na hora da explosão atómica que atingiu a cidade japonesa há 80 anos, numa cerimónia em que o sino restaurado de uma igreja tocou pela primeira vez desde o ataque.
Numa região marcada por anos de conflito e fragilidade no sistema de saúde, o sarampo alastra entre as crianças do Iémen. Em Dhamar, onde a maioria dos casos são em menores de 5 anos, a organização Médicos Sem Fronteiras reforça a resposta com tratamento especializado e equipas móveis, num esforço para travar uma doença evitável, mas potencialmente mortal.
Nesta edição de Bruxelas, meu amor?, falamos sobre o estado atual do Turismo da Europa e Portugal e o impacto do turismo de massas nos destinos mais populares e nas principais estâncias balneares
Esta é a quarta decisão judicial impedindo a medida desde uma decisão do Supremo Tribunal em junho.
O plano já foi rejeitado pelo grupo xiita.
Presidente ucraniano considera injusto ficar de fora de encontro entre Donald Trump e Putin que deverá acontecer em breve nos Emirados.
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afastou a possibilidade de tropas norte-americanas entrarem no México, após notícias de que Donald Trump autorizou operações militares contra cartéis na América Latina.
A reunião foi solicitada por vários membros do Conselho de Segurança.
A reunião de urgência do Conselho de Segurança, no seguimento dos planos israelitas de ocupação da principal cidade da Faixa de Gaza, foi reagendada para domingo, anunciou a missão do Panamá, que preside este mês ao órgão da ONU.
Na origem do incêndio terá estado um curto-circuito numa máquina varredora.
O comentador da CNN Portugal Miguel Baumgartner considera Donald Trump e Vladimir Putin os "grandes vencedores" das conversações dos últimos dias entre EUA e Rússia. Em sentido contrário, Volodymyr Zelensky e a Europa estão em perda
João Ferreira Dias, comentador da CNN Portugal, afirma que a "agenda própria" dos presidente dos EUA pode fazer com que Donald Trump aceite mais facilmente as condições impostas pelo homólogo russo
O procurador-geral do Texas solicitou esta sexta-feira ao supremo tribunal do estado norte-americano a expulsão de 13 congressistas democratas estaduais por boicotarem a votação de uma alteração de círculos eleitorais que os republicanos querem aprovar em benefício próprio.
O tenente-general Marco Serronha perspetiva o encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, marcado para 15 de agosto no Alasca, estado norte-americano comprado ao Império Russo em 1867 por cerca de sete milhões de dólares
Diretor nacional de Saúde Pública em Moçambique pediu na quarta-feira que se evite o pânico e a desinformação em relação à Mpox, visando combater a discriminação que possa surgir contra as vítimas.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta sexta-feira que o seu "tão aguardado encontro" com o homólogo russo, Vladimir Putin, terá lugar a 15 de agosto no estado norte-americano do Alasca.
O major-general Vítor Viana perspetiva o encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin sobre a guerra da Ucrânia
Atirador foi abatido a tiro pela polícia
O anúncio foi feito esta noite pelo Presidente dos Estados Unidos, depois do Wall Street Journal ter revelado que Putin está disposto a um cessar-fogo em troca da zona leste da Ucrânia.
O anúncio foi feito precisamente no dia que Trump tinha estabelecido como limite para um entendimento entre ucranianos e russos. Pouco tempo antes, sugeriu "trocas de território" entre Kiev e Moscovo.
Azerbaijão e Arménia assinaram esta sexta-feira, em Washington, um acordo de paz mediado pelos Estados Unidos, que prevê o restabelecimento de relações diplomáticas e a intensificação da cooperação económica.
O antigo astronauta da NASA Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, que foi abalada por uma grave avaria no espaço, morreu aos 97 anos, no estado norte-americano do Illinois, informou esta sexta-feira a agência espacial dos Estados Unidos.
Bezalel Smotrich considera que o plano é uma farsa e que não irá concretizar aquele que é seu objetivo fundamental: reconquistar a Faixa de Gaza e restabelecer colonatos israelitas.
A investigação visa determinar se James e a sua equipa abusaram da sua autoridade e violaram os direitos legais de Trump ao processá-lo
O antigo astronauta da NASA morreu aos 97 anos, no estado norte-americano do Illinois.
A reportagem do Henrique Cymerman na Cisjordânia mostra os militares palestinianos que vão substituir o Hamas em Gaza quando a guerra terminar.
Ao receber na Casa Branca os líderes dos dois países do sul do Cáucaso, Donald Trump declarou ainda o levantamento das restrições à cooperação militar entre os Estados Unidos e o Azerbaijão.
A proposta foi apresentada esta semana numa reunião, em Moscovo, com o enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff.
Tinha 97 anos.
Situação na Ucrânia "pode ficar resolvida muito em breve", diz
Médicos palestinianos denunciaram esta sexta-feira a quase total falta de recursos com que trabalham em Gaza, enquanto prestam cuidados dia e noite, sem poderem comer, enfrentando uma situação de colapso total do sistema devido à ofensiva israelita.
Washington e Moscovo já confirmaram encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, a decorrer na próxima semana.
Itália juntou-se aos esforços humanitários e enviou 100 toneladas de alimentos para Gaza. A ajuda será lançada por via aérea para apoiar civis afetados pela guerra.
A Arménia e o Azerbaijão comprometeram-se a cessar permanentemente o conflito territorial que opõe há décadas as duas antigas repúblicas soviéticas, e assinaram diversos tratados relacionados com o processo de paz, afirmou esta sexta-feira o presidente norte-americano.
Ao receber na Casa Branca os líderes dos dois países do sul do Cáucaso, Donald Trump declarou ainda o levantamento das restrições à cooperação militar entre os Estados Unidos e o Azerbaijão.
Presidente dos EUA falou na Casa Branca, quando está previsto que se encontre em breve com o presidente russo.
Billy Long foi empossado como o 51º comissário do IRS em Junho e o seu mandato só terminaria em Novembro de 2027.
Termina estas sexta-feira o prazo dado por Donald Trump para que a Rússia suspenda a ofensiva na Ucrânia. As atenções estão já viradas para o encontro entre os dois presidentes, que poderá ser no Médio Oriente ou na Europa. O gabinete de guerra de Israel aprovou o plano militar que prevê a ocupação de toda a Faixa de Gaza. A decisão tem a oposição das chefias militares, dos familiares dos reféns, da esmagadora maioria da população israelita e da comunidade internacional.
Putin propôs aos Estados Unidos cessar-fogo na Ucrânia mediante a cedência da região leste do país.
Já assinaladas como organizações terroristas estrangeiras, EUA admitem querem usar todos os recursos ao seu dispor para travar o narcotráfico antes que chegue ao país, mas sem adiantar detalhes.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky defendeu esta quinta-feira o direito do seu país de participar em possíveis negociações de paz entre os líderes da Rússia e dos EUA.
Após quase quatro décadas de conflito sangrento que até há pouco tempo não tinha fim à vista, o Azerbaijão e a Arménia assinaram um acordo de paz na presença do presidente dos EUA. Ausente neste momento histórico está a Rússia, que já não desempenha um papel central no Cáucaso Meridional.
Na última década, 95 por cento dos fogos foram provocados e mais de metade foram criminosos. A pena mais grave pode ir até aos 20 anos, mas não tem sido dissuasor, já que se trata de um crime difícil de investigar.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação à procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, cujo gabinete processou por fraude Donald Trump, então empresário e atual Presidente, segundo os media norte-americanos.
Um pedido de demissão público por parte do Presidente dos Estados Unidos é um caso raro. O alvo foi o CEO da Intel, que Donald Trump acusa de ter ligações a empresas chinesas.
Até agora não há nenhum sinal de que Vladimir Putin tenha intenção de parar a ofensiva. Ontem, ficou em aberto a possibilidade de uma cimeira entre os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos, mas nem a data nem o local estão confirmados. Também não se conhece a agenda, apenas que Zelensky não estará presente.
A decisão do Governo de Israel está a provocar polémica dentro e fora do país e já levou à marcação, para este sábado, de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU. Na Europa, há varios países que pedem a Benjamin Netanyhau que reconsidere. A Alemanha suspendeu a exportação de armas para o país para que não sejam usadas contra Gaza.
Um incêndio na mesquita-catedral de Córdoba deflagrou esta sexta-feira, avançam os media espanhóis. Do principal monumento da cidade – e património da humanidade – saem colunas de fumo no dia em que as temperaturas na cidade atingiram os 39 graus. Os bombeiros indicaram que o fogo está controlado, mas ainda não é claro quais os […]
Eleição já virou fenómeno
Dean Cain anunciou que se vai juntar à Policia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América.
Morreu Jim Lovell, astronauta norte-americano e comandante da missão Apollo 13. Tinha 97 anos.
Um tribunal de recurso norte-americano impediu esta sexta-feira um juiz federal de declarar vários funcionários do executivo de Donald Trump em desobediência judicial no caso das deportações de migrantes venezuelanos.
A decisão do coletivo de juízes, por dois votos a favor e um contra, acusa o juiz James Boasberg de ter "abusado" do seu poder de forma "particularmente grave", pois os processos de desobediência "acarretam consequências profundas para a separação de poderes que exigem o mais cuidadoso escrutínio judicial".
Orbán, um duro crítico da União Europeia, sugeriu a realização de uma cimeira Europa-Rússia, mas sem ser liderada pelos dirigentes das instituições europeias.
Filtragem não autorizada, contaminação e alegada conivência do Estado francês colocam em causa a classificação de “água mineral natural” da Perrier. Decisão sobre o estatuto da marca será conhecida nos próximos meses.
Moscovo já deu luz verde para as negociações com Washington, mas a Ucrânia não vai estar incluída.
Os comentários do vice-presidente norte-americano surgiram numa visita ao Reino Unido que acontece quando Washington e Londres discutem a melhor forma de pôr fim às guerras entre a Rússia e a Ucrânia, bem como entre Israel e o Hamas.
Jorge Silva Carvalho perspetiva o potencial encontro presencial entre os presidentes de EUA e Rússia sobre a guerra da Ucrânia
Grande parte do Burundi vive desde segunda-feira sem eletricidade ou quase, com a capital Bujumbura paralisada, no momento em que o país enfrenta também uma grave escassez de combustíveis.
Danil Palianski, preso desde setembro de 2024, é um dos 37 jornalistas atualmente detidos na Bielorrússia.
Os acidentes rodoviários são comuns no Quénia e em toda a região da África Oriental, onde as estradas são frequentemente estreitas e estão em mau estado, com muitos buracos.
A vida de Putin é mais fácil em tempos de guerra do que em tempos de paz. Trump joga a sua credibilidade como negociador e pacificador. Zelensky fica de fora do encontro entre os líderes russo e americano, mas o grande papel na manutenção da paz está reservado para a Europa
Trump terá assinado secretamente uma directiva para começar a usar força militar contra cartéis de droga. Ainda não é claro que operações que podem ser realizadas.
Quase 24 anos após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, três novas vítimas foram identificadas graças a avanços na análise de ADN. As autoridades conseguiram associar restos mortais, anteriormente considerados irreconhecíveis, a perfis genéticos de familiares.
Até ao momento, as autoridades sanitárias contabilizam 29 casos de mpox no Niassa, dois em Manica e três na província de Maputo.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou esta sexta-feira a Alemanha de "recompensar o terrorismo do Hamas" por Berlim ter decidido suspender, até novo aviso, as exportações para Israel de armamento que pudesse ser usado na Faixa de Gaza.
"Mecanismo para a Ucrânia" vai fornecer até 50 mil milhões de euros de financiamento estável, sob a forma de subvenções e empréstimos
O presidente brasileiro vetou esta sexta-feira partes de um projeto de lei aprovado recentemente pelo Congresso que flexibilizava licenças ambientais para projetos de infraestrutura e que é apelidado pelos ambientalistas de "projeto da devastação".
Países Baixos, tal como a Alemanha, também cancelaram esta sexta-feira as entregas navais a Israel devido ao "risco de utilização" contra Gaza
Cerca de 50 angolanos manifestaram-se esta sexta-feira frente ao consulado, em Lisboa, e cerca de 30 em frente à Embaixada de Angola em Londres, num protesto em que pediram respeito pelos direitos humanos no país africano.