
Zero, WWF e Quercus criticam recuo de Bruxelas na meta de acabar com carros novos a gasolina ou a gasóleo dentro de 10 anos, falando de um "erro grave" tanto para clima como para a saúde pública, mas também de danos para a competitividade.
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Zero, WWF e Quercus criticam recuo de Bruxelas na meta de acabar com carros novos a gasolina ou a gasóleo dentro de 10 anos, falando de um "erro grave" tanto para clima como para a saúde pública, mas também de danos para a competitividade.

França e Espanha defendiam manutenção da meta para 2035, mas Alemanha e Itália levaram a melhor. "O diabo está nos detalhes", disse a associação europeia de construtores que defende que algumas medidas precisam de ser trabalhadas e que as metas de 2030 também precisam de revisão.

O recuo da Comissão Europeia no fim da produção de veículos a combustão a partir de 2035 deixou o setor automóvel aliviado. A indústria de componentes automóveis, responsável por cerca de 15% das vendas portuguesas de bens transacionáveis ao exterior, destaca que se esta exigência fosse em frente, teria impacto nas exportações portuguesas e as […]

A Comissão Europeia (CE) recuou na decisão de proibir o comércio de automóveis novos com motores de combustão interna a partir de 2035, salvando-os, por isso, da extinção no continente. Esta flexibilização nas metas de redução das emissões de CO2, de 1... The post Europa “salva” motor de combustão first appeared on AutoSport.

A Comissão Europeia (CE) recuou na decisão de proibir o comércio de automóveis novos com motores de combustão interna a partir de 2035, salvando-os, por isso, da extinção no continente. Esta flexibilização nas metas de redução das emissões de CO2, de 100% para 90%, comparativamente a 2021, integra pacote de medidas de apoio a indústria sob pressão que também impõe o cumprimento de regras. A decisão antecipava-se: a União Europeia (UE), através da CE, tem plano novo de apoio à indústria...

O regulador do estado norte-americano decidiu seguir as recomendações disciplinares feitas por um juiz administrativo, mas a suspensão só entrará em vigor dentro de 90 dias, para permitir à Tesla cumprir a penalização.

O novo modelo eléctrico da Nissan, o Leaf da 3ª geração, iniciou a produção destinada à Europa na fábrica britânica de Sunderland. É o resultado de um investimento de 514 milhões de euros.

Em Portugal, a Iberdrola bp pulse lidera o carregamento ultrarrápido, com mais de 300 postos com potências acima dos 100 kW e até 600 kW para veículos ligeiros, uma rede que está a evoluir para hubs com vários equipamentos na mesma estação.

Bruxelas recua nas exigências ambientais, mas os representantes do sector dizem que é preciso mais e que vão estar atentos aos “detalhes” das medidas. Até à data, foram lançados mais de 300 modelos de automóveis eletrificados

O regresso da smart ao segmento dos citadinos ultracompactos está cada vez mais próximo, com a marca propriedade da alemã Mercedes e da chinesa Geely a apresentar as primeiras fotografias do #2 já na fase de testes dinâmicos. O carro conservará o conceito estético dos “irmãos” #1, #3 e #5, mas também preservará o ADN do seu antecessor, o fortwo, modelo descontinuado em 2024. A plataforma ECA (acrónimo de Electric Compact Architecture) é nova e encontra-se, igualmente, em fase de testes e...

De uma Very Important Person (VIP), para um Very Important Car: a Comissão Europeia (CE) vai criar uma nova categoria de automóveis elétricos, pequenos e acessíveis, no âmbito da Iniciativa Small Affordable Cars (carros pequenos e acessíveis). Categoria que faz parte do novo Pacote Automóvel proposto pela CE, que inclui um conjunto de medidas destinado […] O post Sem portagens, menos impostos e não só. Estes elétricos vão ter acesso VIP apareceu primeiro em Razão Automóvel.

A associação ambientalista WWF Portugal lamentou hoje o abandono pela Comissão Europeia da meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio na União Europeia, considerando-o "mais uma reversão da ambição" do Pacto Ecológico Europeu.

Marca histórica de Detroit desiste de ter grandes pickups à americana 100% elétricas. Vai apostar em pequenos elétricos low cost, híbridos e EREV, e claro, manter a aposta nos clássicos modelos americanos movidos a gasolina.

Perante o aviso de que a indústria automóvel europeia estava em “perigo de morte”, a Comissão Europeia decidiu aliviar as regras de emissões para dar margem de manobra aos construtores, sem abdicar da meta climática de 2035. Em Berlim, o Governo alemão saudou a maior flexibilidade introduzida por Bruxelas, mas deixou claro que não aceita novas quotas obrigatórias para as frotas empresariais nem mais burocracia para as pequenas e médias empresas

Os restantes 10% das emissões terão de ser compensados através da utilização de aço com baixo teor de carbono "Made in the EU" ou de combustíveis sustentáveis. O executivo da UE revogou a proibição prevista para 2035 da venda de automóveis novos movidos a gasóleo ou gasolina.

Comissão Europeia deixa para cada Estado-membro a definição das metas de carros "verdes" nas grandes empresas. Automóveis verdes "made in Europe" serão pré-requisito para que a compra destes seja apoiada pelos países.

A Comissão Europeia (CE) apresentou hoje, 16 de dezembro de 2025, um Pacote Automóvel que inclui uma série de medidas destinadas não só a: Apoiar a transição para uma mobilidade mais limpa; Fortalecer a competitividade industrial; Reduzir a burocracia; Aliviar e trazer mais flexibilidade aos fabricantes (automóveis). Fundamental para a economia europeia, a Indústria Automóvel […] O conteúdo Pacote Automóvel da UE: como o ajuste do acelerador da transição pode impactar as decisões de frota aparece primeiro em Fleet Magazine.

O Grupo Volkswagen, à semelhança de muitos outros construtores, está também a apostar na condução autónoma. No entanto, a sua abordagem vai além do simples desenvolvimento de um sistema tecnológico. A empresa alemã encontra-se a testar nas ruas de Wolfsburg, na Alemanha, o Gen.Urban, um veículo de investigação totalmente autónomo. O objectivo deste projecto distingue-se […] O post Sem volante nem pedais. Grupo Volkswagen está a testar carro autónomo apareceu primeiro em Razão Automóvel.

A Comissão Europeia confirmou a intenção de rever a proibição da venda de novos automóveis a gasolina e gasóleo a partir de 2035, cedendo à forte pressão da indústria automóvel e de vários Estados-membros,...

Sempre que há mudança de tecnologia, ou uma revolução tecnológica, as indústrias abalam. Aconteceu inúmeras vezes na história da humanidade, desde a máquina a vapor, à eletrificação, e mais recentemente na passagem do analógico ao digital. Muitas marcas analógicas não conseguiram assegura com sucesso esta transição e perderam terreno. Algumas até desapareceram. A mudança de […] The post Indústria automóvel europeia vive dias difíceis. Ainda assim, deverá recuperar 1,6% em 2026 appeared first on Forbes Portugal.

Recentemente, a Lotus anunciou mais investimento em híbridos plug-in (PHEV) do que em elétricos. E, agora, na antecâmara da introdução dos seus primeiros modelos equipados com este tipo de motorização, surgem as primeiras informações sobre a versão PHEV do Eletre, nomeadamente o recurso a uma bateria NMC com 70 kWh de capacidade, o que lhe […] O conteúdo Novo Lotus Eletre PHEV: mais de 350 km de autonomia elétrica aparece primeiro em AutoGear.

Comissão Europeia permite produção de veículos a combustão para além de 2035, enquanto define metas para elétricos e baterias europeias.

A Comissão Europeia anunciou uma mudança significativa na sua estratégia para a mobilidade sustentável: a meta de que, em 2035, todos os carros novos vendidos fossem elétricos ou a hidrogénio foi substituída por um objetivo de 90%. Esta decisão surge após meses de pressão do setor automóvel e de debates intensos sobre a viabilidade económica […] O conteúdo VEÍCULOS A COMBUSTÃO JÁ NÃO VÃO SER BANIDOS EM 2035 aparece primeiro em 24Horas.


Respondendo às preocupações do setor, a Comissão Europeia deixa cair a meta de ter só carros elétricos ou a hidrogénio em 2035, fixando-a agora nos 90% O conteúdo Bruxelas abandona meta de 100% de carros não poluentes daqui a 10 anos. Os objetivos-chave do Pacote Automóvel aparece primeiro em Visão.

A Leapmotor, marca chinesa da qual o grupo Stellantis assegurou a maioria do capital, continua a sua ofensiva europeia e apresenta agora em Portugal o SUV B10, um segmento C proposto com duas baterias, 56,2 kWh e 67,1 kWh, autonomias mínimas de 361 km e 434 km respetivamente, motor com 218 cv e preços de lançamento a começar nos 27 600€.

Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis

Já está a ser produzida a terceira geração do Nissan Leaf. O carro está a nascer na fábrica de Sunderland (Reino Unido), que foi transformada. O investimento do construtor é milionário.

A meta foi reduzida para 90% e, desta forma, os carros de combustão vão poder a continuar a ser vendidos na Europa a partir de 2035, desde que os fabricantes compensem as emissões dessa forma.

Comissão Europeia deixa para cada Estado-membro a definição das metas de carros "verdes" nas grandes empresas. Automóveis verdes "made in Europe" serão pré-requisito para que a compra destes seja apoiada pelos países.

Meta para acabar com carros novos a gasolina ou a gasóleo dentro de 10 anos caiu por terra, perante a pressão do setor. Fabricantes vão poder continuar a produzi-los, mas em menor número. Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis.

A Comissão Europeia decidiu abandonar a meta de ter apenas carros totalmente não poluentes a partir de 2035, fixando agora o objetivo numa redução de 90% das emissões, numa resposta direta às preocupações manifestadas pela indústria automóvel europeia.

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor. Assim, a partir de 2035, é obrigatória a redução de 90% das emissões de gases poluentes, sendo os restantes 10% compensados com a utilização de aço de baixo carbono […] The post Comissão Europeia abandona meta de 100% de carros não poluentes em 2035 appeared first on Forbes Portugal.

A Comissão Europeia (CE) vai suavizar as regras que previam o fim dos motores de combustão na União Europeia (UE) em 2035, abrindo a porta à venda de veículos com motores combustão para além desta data. A decisão surge como resposta às dificuldades sentidas pelo mercado automóvel, face a uma procura por automóveis elétricos bastante […] O post É oficial. Comissão Europeia adia fim do motor de combustão apareceu primeiro em Razão Automóvel.

Com esta revisão das metas, Bruxelas considera que a competitividade da UE aumenta, ao mesmo tempo que economiza custos e redução da burocracia

A partir de 2035, é obrigatória a redução de 90% das emissões de gases poluentes, sendo os restantes 10% compensados com a utilização de aço de baixo carbono produzido na UE, uso de combustíveis sintéticos ('e-fuels') e de biocombustíveis.

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor. Assim, a partir de 2035, é obrigatória a redução de 90% das emissões de gases poluentes, sendo os restantes 10% compensados com a utilização de aço de baixo carbono produzido na União Europeia (UE), uso de combustíveis sintéticos ('e-fuels') e de biocombustíveis. Esta compensação, considera o executivo comunitário, permite que veículos que n

A Comissão Europeia atenuou as regras para a venda de carros na União. Já não proíbe a venda de carros a combustão a partir de 2035, mas limita-a a 90%. Vai haver um sistema de créditos.

A Comissão Europeia abandonou esta terça-feira a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor. Assim, a partir de 2035, é obrigatória a redução de 90% das emissões de gases poluentes, sendo os restantes 10% compensados com a utilização de aço de baixo […] O conteúdo UE abandona objetivo de 100% de carros não poluentes em 2035 aparece primeiro em BOM DIA.

Já é oficial: a Comissão Europeia descarta a proibição de motores de combustão a partir de 2035. A meta fixa-se na redução de 90 por cento das emissões de gases poluentes.

A partir de 2035 passa a ser obrigatória a redução de 90% das emissões de gases poluentes.

Comissão Europeia abandona meta de 100% de carros não poluentes em 2035

Meta está agora fixada nos 90%, respondendo às preocupações do setor.

Decisão surge após forte pressão da indústria automóvel e de vários Estados-membros, como Alemanha e Itália, e é acompanhada por um novo Pacote Automóvel apresentado pela Comissão Europeia para apoiar a transição para a mobilidade limpa

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.

Meta para acabar com carros novos a gasolina ou a gasóleo dentro de 10 anos caiu por terra, perante a pressão do setor. Fabricantes vão poder continuar a produzi-los, mas em menor número. Motores terão de ser feitos em aço verde ou utilizar combustíveis renováveis.

Híbridos plug-in, híbridos elétricos ou veículos a combustão interna "ainda vão desempenhar um papel além de 2035", a par dos carros elétricos e a hidrogénio.

A Comissão apresentou, esta terça-feira, um Pacote Automóvel, que olha para o futuro da indústria com um grande enfoque em políticas ligadas às emissões poluentes. Se, até agora, se previa que a partir de 2035 não fossem produzidos mais veículos a combustão na UE, o pacote vem suavizar esse objetivo, permitindo que uma fatia de […]

Os ligeiros já não vão ser todos “verdes” a partir de 2035. Comissão aliviou regras e admite uma fatia de automóveis servidos por mecânicas térmicas para lá dessa data.

O pioneiro dos eléctricos volta à carga. Fomos ao Reino Unido ver nascer a terceira geração do Leaf, agora com mais “músculo” tecnológico e baterias locais.

Bruxelas faz marcha-atrás e estabelece novo objetivo respondendo às preocupações do setor. Maior construtor automóvel europeu já saudou a decisão.

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.

A Comissão Europeia apresentou esta terça-feira um pacote de medidas para a mobilidade limpa mas, na prática, há um recuo face à proibição prevista para carros poluentes a partir de 2035


O novo Aygo X estreia a tecnologia híbrida no segmento dos SUV compactos. Fomos conduzi-lo e os consumos impressionam tanto como a evolução dinâmica, mas o preço deverá subir.

A Comissão Europeia prepara-se para ceder ao lóbi das grandes construtoras automóveis, flexibilizando a proibição prevista de venda de carros equipados com motores a combustão a partir de 2035

Os mais de 40 mil dísticos verdes já ocupam mais de 46% dos lugares da capital. Isso tem provocado quebra de receita e dificultado rotatividade no centro da cidade. EMEL quer acabar com isenção total.

Empresa vai apostar na produção de veículos híbridos e a gasolina. Quanto aos elétricos, marca prefere modelos mais pequenos e acessíveis.


Sem condutor nem monitor humano, a Tesla já testa veículos autónomos nas ruas de Austin, Texas, aproximando-se do serviço de táxis sem motorista prometido por Elon Musk há quase uma década.

Redução de tarifas para 2026 tem igual dimensão para os operadores e detentores de ponto de carregamento. Peso no preço final é de 3% e 4%.

Em ano de transição, as tarifas para carregamentos de carros elétricos na rede pública vão descer menos de 31%. O valor final assume uma descida menor do que a proposta em outubro.

A Mobel conta já com dois pontos de carregamento em Elvas, dois pontos na freguesia de Benfica e dois pontos de carregamento nas Olaias e tem a previsão para final de 2026 atingir os 25 pontos de carregamento. Em estudo está a possibilidade de abertura de um hub de carregamento self service 24 horas.

São ambos 100% elétricos. Um é mais familiar e o outro é mais rebelde. Fomos descobrir quais as maiores diferenças e semelhanças entres as duas versões do SUV da Nissan.

Ministra do Ambiente e Energia quer 20 milhões para apoiar a transição na mobilidade, mas em vez de juntar a verba por utilizar à dotação do próximo ano, decidiu avançar já com a abertura das candidaturas.

Pressionada pela Alemanha e pelos países onde os construtores germânicos instalaram fábricas, a UE prepara-se para fazer marcha-atrás ao fim dos motores a combustão em 2035. Esta estratégia será boa?

As vendas de automóveis nos EUA deverão subir para 16,2 milhões de unidades em 2025, num ano marcado por distorções causadas pelas tarifas, pelo fim dos incentivos fiscais para veículos elétricos e pelo aumento generalizado dos preços dos veículos. Ainda que o ritmo de aumento das vendas de automóveis tenha arrefecido no último trimestre de […]

No primeiro episódio do novo podcast do PÚBLICO dedicado à mobilidade elétrica, explicamos como fazer carregamentos mais económicos durante as viagens nesta época festiva.

De acordo com o despacho de reprogramação do Fundo Ambiental publicado esta sexta-feira em Diário da República, o novo aviso para candidaturas aos cheques para veículos elétricos vai incluir €9,6 milhões que sobraram do aviso anterior, lançado em março


A Seat revelou na ilha de Ibiza as versões renovadas de dois dos seus modelos mais vendidos: o Ibiza e o Arona. As atualizações surgem no ano em que a marca celebra 75 anos e reforçam a sua aposta no segmento de veículos urbanos acessíveis.

Mundo. A transformação energética enfrenta forças opostas. De um lado, os riscos de financiamento das renováveis ou o desenvolvimento lento do hidrogénio. De outro, a explosão dos centros de dados, dos carros elétricos e do armazenamento

Tem muita tecnologia, autonomia generosa e um preço nunca visto no segmento. Já conduzimos o Leapmotor B10.



A North Carolina Turnpike Authority (NCTA) elogiou o desempenho e manifestou a intenção de avançar para uma implementação completa ao longo da autoestrada.

Fogo teve origem num carro elétrico, indicou fonte dos Bombeiros de Matosinhos-Leça. No total, nove veículos foram queimados ou parcialmente danificados em Custoias. Não há feridos.

O primeiro modelo, com lançamento previsto no mercado japonês a partir de abril de 2027, aprenderá com diversas condições de condução do mundo real através da IA

SUV familiar mantém fórmula de cinco e sete lugares do antecessor lançado em 2019

Um total de 17 estados democratas moveu um processo para retirar a ordem da Casa Branca que levou várias agências a suspender a emissão de licenças.


Verba para a introdução no consumo de veículos de emissões nulas prevista para este ano não foi utilizada na totalidade

Havia 1.425 "cheques", mas só 691 acabaram por ser validados. Este número é uma "gota no oceano", com as vendas de 100% elétricos a cifrarem-se, até ao momento, em mais de 46 mil veículos.

Focada em conquistar um quinhão no velho continente, a Jeep reviu o seu Compass tendo como pontos de partida muitos dos elementos-chave que fizeram do Avenger um sucesso.

Padrões de eficiência criados pela Administração Biden serão eliminados, para que os carros queimem mais combustível. Trump diz que é para tornar os veículos mais baratos, ambientalistas discordam.



Fomos até Martorell, em Espanha, conduzir o protótipo do futuro citadino elétrico Cupra Raval.

Duas versões de cabina.

Fomos até Martorell, em Espanha, conduzir o protótipo do futuro citadino elétrico Cupra Raval.

A análise às tarifas impostas surge após uma proposta de compromisso apresentada pela VW Anhui, a produtora chinesa de veículos elétricos do grupo alemão.

A análise às tarifas impostas surge após uma proposta de compromisso apresentada pela VW Anhui, a produtora chinesa de veículos elétricos do grupo alemão.