
Como os Agentes de IA estão a transformar o marketing e a impulsionar o ROI
Opinião de Adriana Lima, Senior Account Executive na Salesforce Portugal.
Opinião de Adriana Lima, Senior Account Executive na Salesforce Portugal.
Após o sucesso dos chats de inteligência artificial, as apps com este tipo de tecnologia também começam a ser muito procuradas. Mas será que são seguras? Veja a avaliação da DECO PROteste à usabilidade e à segurança de cinco aplicações.
A recente versão 3.0 do Notion introduziu agentes de inteligência artificial (IA) capazes de executar tarefas de forma autónoma. Contudo, esta inovação trouxe consigo uma vulnerabilidade grave. Investigadores de segurança demonstraram que é possível...
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) lançou uma consulta pública para implementar uma estratégia regulatória sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na comunicação social, adiantou, em comunicado. A entidade indicou tem vindo a acompanhar, desde 2023, “este fenómeno altamente evolutivo e que introduz alterações profundas” na comunicação social. Para isso, constituiu “um […]
A Agentic AI (sistemas de inteligência artificial que operam de forma autónoma) tem potencial para gerar mais-valias significativas que poderão ascender a um total de 450 mil milhões de dólares até 2028. No entanto, apesar deste impulso promissor, apenas 2% das empresas conseguiu avançar com a implementação completa em larga escala da Agentic AI, e […] O conteúdo Agentic AI vai gerar ganhos de 450 mil milhões de dólares até 2028 aparece primeiro em Grande Consumo.
As empresas estão a descobrir que os agentes de IA geram maior impacto quando os seres humanos estão ativamente envolvidos nestes projetos, conclui o mais recente estudo do Research Institute da Capgemini. [Leia mais]
O Politécnico de Viseu acaba de disponibilizar uma aplicação (app) móvel inovadora para promover a literacia financeirajunto dos alunos do ensino básico e secundário. A aplicação, denominada “Finanças Quiz”, foi desenvolvida por um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), em colaboração com um diplomado da instituição, e assume a forma de jogo […] The post Politécnico de Viseu lança aplicação móvel para promover literacia financeira entre jovens first appeared on Jornal do Centro.
A HONOR e a Alibaba anunciaram a assinatura de um acordo de cooperação estratégica em Hangzhou, testemunhado por James Li, CEO da HONOR, e Eddie Wu, CEO do Alibaba Group. Esta colaboração marca um passo decisivo para o futuro da ... Ler artigo
É de conhecimento público que a OpenAI está a trabalhar no desenvolvimento do seu próprio hardware. Os primeiros equipamentos deverão passar por uns óculos, uma coluna, um gravador de voz e um pin. OpenAI deverá estrear-se com lançamento destes dispositivos ... Ler artigo
A Albânia deu um passo ousado ao colocar um sistema de Inteligência Artificial (IA), Diella, a tomar todas as decisões relativas a contratação pública. O governo promete acabar com a corrupção, eliminar o favoritismo e garantir “100% de transparência”. A ambição é legítima. Mas confiar decisões públicas a algoritmos como se fossem neutros e infalíveis […]
O ‘Falar Global’ desta semana foi até à feira de tecnologia de consumo (IFA), em Berlim, para conhecer as novidades tecnológicas que vão chegar ao mercado em breve.
Ministro anuncia novos «data centers» e destaca papel da Anacom na IA
Opinião de Raquel Máximo, Communications Manager, Enlitia
A HONOR e a Alibaba anunciaram a assinatura de um acordo de cooperação estratégica em Hangzhou, testemunhado por James Li, CEO da HONOR Device Co., Ltd., e Eddie Wu, CEO do Alibaba Group. Esta colaboração marca um passo decisivo para o futuro da interação inteligente suportada por IA. O acordo assenta numa visão partilhada de […] O conteúdo HONOR e Alibaba anunciam colaboração estratégica em IA aparece primeiro em Briefing: Todas as notícias sobre os negócios do Marketing e da Publicidade.
Poder computacional avança 10x além dos supercomputadores atuais para melhorar jogos e cloud. O conteúdo Microsoft inaugura Fairwater, o maior data center de IA do mundo aparece primeiro em Portugal Gamers.
Esta opinião faz parte da 16.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui. Fixe este número. 14,3 mil milhões de dólares. Foi o montante da transferência feita por Mark Zuckerberg para garantir o ‘passe’ de Alexandr Wang para reforçar a sua equipa de ‘superinteligência’ na Meta. Comprou 49% da Scale AI — chutando a avaliação […]
59% dos colaboradores da Geração Z ensinam colegas mais seniores na utilização de IA, promovendo uma colaboração intergeracional e ganhos de produtividade
Álvaro Rocha O conteúdo Cientista de Vila Verde é dos mais influentes do mundo aparece primeiro em O MINHO.
A Suíça em 2025 não perdeu tempo. Enquanto muitos países ainda discutem se a inovação deve nascer primeiro no papel do governo, no laboratório da universidade ou no bolso do investidor, os suíços meteram todos dentro do mesmo bonde e fizeram-no andar. Resultado? Tornaram-se a capital europeia da deep tech, esse território onde inteligência artificial, […]
À semelhança de outros chatbots, o ChatGPT pode ser poderosíssimo, dando uma ajuda significativa em vários campos, indo além de gerar e-mails ou composições textuais. No dia a dia, sê-lo-á ainda mais, se ativar...
Impossibilitado de se recandidatar, por limite máximo de mandatos, o presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, prescindiu ontem de discursos de balanço, optando antes por falar de presente e futuro, mormente do Bairro Digital em curso na vila.
Da mesma forma que os anúncios de desodorizante prometiam efeitos imediatos que nunca se concretizavam, muitas empresas estão agora a perceber que a Inteligência Artificial não é a varinha mágica que lhes venderam. O investimento cresce, mas os resultados ficam aquém das expectativas, levantando dúvidas sobre se estamos perante uma repetição da bolha das “dotcom” de 2000.
A Data Science & AI Portuguese Association (DSPA) volta a promover mais uma edição do DSPA Insights. Dois dias de debate, em Lisboa, sobre ciência de dados e inteligência artificial.
Miguel Almeida, Diretor-geral da Cisco Portugal, foi um dos participantes do Special Report do JE, com o tema da IA e Cibersegurança.
A grande conclusão? Os docentes estão a usar a IA de forma criativa e produtiva para as suas aulas, mas, na maior parte dos casos, referem ainda alguma falta de apoio das suas instituições para o fazer de forma segura, ética e eficaz.
As principais obrigações da regulação da IA, os sistemas de risco elevado, entram em vigor em 2026 e "este período até lá é extremamente importante para que a Anacom ajude o mercado a preparar-se", reforça, apontando que são necessárias orientações.
A conferência anual da Anacom veio com um brinde: o anúncio da regulação e transposição do AI Act para o regulador. Sandra Maximiano vai ter de criar equipa, com os operadores já atentos e a fazerem pedidos de flexibilização.
A pergunta que impera é: qual a responsabilidade civil ou criminal das empresas se os filtros falharem e um menor for exposto a riscos? O conteúdo Proteção infantil na era da IA aparece primeiro em Visão.
Plateia, formada por estudantes do curso de Letras, não se dispersou em redes sociais, apesar do tema ser tecnologia. Resultado da interação deixou a palestrante surpresa.
Os assistentes de inteligência artificial (IA) vieram para ficar - estando mais completos e capazes a cada dia que passa, mesmo nas versões gratuitas. Mas as grandes tecnológicas têm apostado no chamado modelo de subscrição por níveis, no qual algumas capacidades estão disponíveis para todos, enquanto outras só estão disponíveis em subscrições. Vale a pena pagar para ter acesso às versões mais completas do ChatGPT, Gemini, Claude e Perplexity? Conheça as vantagens das versões pagas.
Alex Hanna, à esquerda, e Emily M. Bender, à direita
Uma melhoria de 45% na precisão das previsões em comparação com os modelos atuais.
A vice-presidente da Anacom afirma, em entrevista à Lusa, que o principal desafio da inteligência artificial (IA) é conciliar a utilização e desenvolvimento da tecnologia com o impacto que esta tem nos direitos fundamentais. A IA “é algo do presente, já não é algo de filmes de ficção científica ou do futuro“, afirma Raquel Brízida […]
A vice-presidente da Anacom diz que se está a "viver um período transitório de definição de regras" e diz que "Portugal está, obviamente, preparado" para o fazer.
Não sou um especialista em IA mas leio e assisto a todas as conferências que consigo.
Maior divulgador de ciência em Portugal escreveu sobre Inteligência Artificial no CM. As crónicas saem agora em livro. Em entrevista à revista 'Domingo', antecipa o maravilhoso novo mundo.
A Emergn alerta que a preparação organizacional e o investimento nas competências humanas continuam a ser fatores críticos para que a promessa da IA se concretize.
A tecnologia permitiu ao médico operar sozinho, marcando um avanço inovador na automatização cirúrgica.
A ferramenta poderá ajudar a identificar pessoas com maior risco de doenças, orientar programas de rastreio e apoiar o planeamento de saúde a longo prazo.
O verdadeiro perigo não está na tecnologia, mas na forma como a concebemos e a treinamos. A IA aprende connosco, reflecte-nos e amplifica as nossas escolhas. Não deixemos que reflicta apenas os erros. Crónica de Miguel Tomás Gomes
Antes de utilizar ferramentas de IA temos de ser capazes de observar. Aprender com aqueles que já tem soluções implementadas, descobrir qual o problema que vieram colmatar e o ROI por trás da solução.
Neste episódio falamos da reunião dos ministros das Finanças e da Economia da União Europeia em Copenhaga. Damos conta do novo investimento da Microsoft naquele que será o maior centro de dados de Inteligência Artificial do mundo. Passamos pelas falhas do ChatGPT e pela regulação da IA em Portugal. Terminamos com as novidades no aumento das rendas
O dispositivo é controlado por uma pulseira com 18 horas de autonomia. A apresentação ficou marcada por falhas técnicas, que Mark Zuckerberg atribuiu à ligação wi-fi.
Neste episódio falamos da reunião dos ministros das Finanças e da Economia da União Europeia em Copenhaga. Damos conta do novo investimento da Microsoft naquele que será o maior centro de dados de Inteligência Artificial do mundo. Passamos pelas falhas do ChatGPT e pela regulação da IA em Portugal. Terminamos com as novidades no aumento das rendas
Neste episódio falamos da reunião dos ministros das Finanças e da Economia da União Europeia em Copenhaga. Damos conta do novo investimento da Microsoft naquele que será o maior centro de dados de Inteligência Artificial do mundo. Passamos pelas falhas do ChatGPT e pela regulação da IA em Portugal. Terminamos com as novidades no aumento das rendas
A Meta revelou os seus primeiros óculos inteligentes desenvolvidos em colaboração com a marca Ray-Ban. Apesar de algumas demonstrações técnicas terem revelado falhas no desempenho, o produto deverá chegar às lojas no final deste mês.
Uma grande fatia dos clientes das startups portuguesas é internacional, sobretudo norte-americana, realidade que resulta, em grande parte, da falta de investimento em Portugal e do reduzido volume de negócios no mercado nacional. A forma como as empresas nacionais estão a trabalhar a inteligência artificial e a implementá-la nos seus modelos de negócio esteve em […]
Operadoras de telecomunicações têm investido nos avanços tecnológicos. Pedem agora contenção e cooperação à Anacom para regular a IA.
“Enquanto empresa especializada na utilização de marketing e tecnologia ao serviço dos objetivos de negócio, queremos assumir o desafio de vender eficiência como serviço às empresas portuguesas, colaborando para a sua produtividade e crescimento, usando o melhor da Inteligência artificial e algumas camadas de desenvolvimento interno”, afirmou o CEO da Wise Pirates, Pedro Barbosa.
Os perigos e a regulação da inteligência artificial (IA) estiveram em debate esta sexta-feira na conferência anual da Anacom, assim como o futuro da comunicação social em Portugal e os impactos já visíveis da IA na área da saúde. Num painel inserido na conferência, a presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Helena […]
Ministro das Infraestruturas, que tutela o setor das comunicações, enalteceu a escolha da Anacom para liderar a regulação da IA. Anacom torna-se num regulador com perspetiva holística.
É por tudo isto, e porque os ventos da IA são imparáveis e sê-lo-ão no futuro, que se afigura imprescindível que a sua adoção no judiciário seja orientada por princípios claros de transparência, de responsabilidade, proporcionalidade, e sem qualquer cedência no que se reporta ao respeito pela dignidade humana e pelos direitos fundamentais O conteúdo Justiça e Inteligência Artificial: da ética ao algoritmo aparece primeiro em Visão.
Nas últimas semanas, tenho-me debruçado sobre o livro “O Cérebro da Criança”, de Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson. A motivação é simples e muito pessoal: sou mãe de um miúdo de dois anos e meio, e, como muitos pais, procuro entender melhor como posso apoiá-lo no seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Mas, como […]
Os reguladores da comunicação social e saúde manifestaram-se sobre a nomeação da Anacom para regular a IA, mas lembraram que os profissionais e setores devem ser ouvidos.
A IA está à distância de um toque. Mas há desafios e, acima de tudo, riscos à sua utilização. Falta de ecossistema, democracia e desatualização das regras são preocupações.
A portuguesa Defined.ai prepara-se para abrir escritório em Riade, na Arábia Saudita. Novo espaço será o quarto da scaleup fundada por Daniela Braga que atua no fornecimento de dados para o treino de modelos de inteligência artificial. “O Médio Oriente representa uma oportunidade estratégica de crescimento para a Defined.ai, não só pelo forte fluxo de […]
A presidente da Anacom, autoridade que esta sexta-feira foi confirmada pelo Governo como o regulador da inteligência artificial (IA) em Portugal, considera “necessário capacitar o regulador de novas competências, sobretudo de recursos humanos especializados nestas áreas”. E diz que tem “vindo a falar” com o ministro da tutela para “referir esse facto”. “Está previsto na […]
Secretário de Estado salientou que o Governo está a concluir "a Agenda Nacional para a Inteligência Artificial", alinhada com o Quadro Europeu da IA confiável.
A segurança em ambiente digital também é uma questão cultural em Portugal. Falta preparação e trabalho em conjunto, destacam especialistas em evento do JE e da Cisco.
O edifício regulatório europeu para o mundo digital está em construção acelerada, tendo a cibersegurança como elemento central. Já é percetível que as empresas serão obrigadas a adaptar-se e que o tempo para o fazerem está a esgotar-se.
António Gameiro Marques, ex-Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e do Centro Nacional de Cibersegurança, deixou três conselhos que, no seu entender, devem ser seguidos pelas empresas para saberem lidar com os desafios que se colocam no ecossistema digital
António Gameiro Marques, ex-líder do Centro Nacional de Cibersegurança, alerta que vivemos tempos em que o meio digital deixou de ser apenas uma ferramenta e tornou-se um território.
Hospitais e organismos públicos são hoje terreno fértil para ataques digitais que podem bloquear sistemas, usurpar dados e explorar a falta de preparação dos utilizadores. Os cibercriminosos recorrem cada vez mais a esquemas de fraude digital e a programas que paralisam serviços até ser pago um resgate, colocando em causa informação sensível e a continuidade de funções críticas do Estado.
O Secretário de Estado para a Digitalização anunciou que o regulador das comunicações vai também regular a IA em Portugal. Esta nomeação chega num momento em que o Governo trabalha a transposição do AI Act.
Microsoft anuncia centro de dados de IA mais potente do mundo no Wisconsin
O Governo italiano fala num passo decisivo para influenciar a forma como a IA é usada no país.
Resultados do estudo foram publicados na quinta-feira no International Journal of Mathematics Education in Science and Technology
Centro Fairwater, instalado em Mount Pleasant e deve abrir no início de 202
O encontro Special Report – IA e Cibersegurança, com o apoio da Cisco, reuniu em Lisboa especialistas de várias áreas para debater os impactos da inteligência artificial e os desafios emergentes da segurança digital. O debate cruzou perspetivas tecnológicas, regulatórias e de gestão, com o objetivo de perceber se as empresas estão verdadeiramente conscientes dos riscos e preparadas para responder a esta nova realidade.
Donald Trump foi ao Reino Unido e na bagagem levou milhares de milhões de dólares, tendo a Inteligência Artificial como ponto principal. João Rocha e Melo, especialista em Inteligência Artificial generativa, ajuda-nos a perceber o que isto significa.
Nova legislação aprovada pelo Parlamento italiano pretende promover "o uso da IA centrado no ser humano, transparente e seguro". Lei inclui restrições para menores de 14 anos e vai punir crimes realizados com recurso a esta tecnologia
Os algoritmos estão já a determinar preços individuais consoante o desespero do consumidor. Precisa de ir a um funeral? Paga mais por um voo
Gonçalo Regalado, considera que "Portugal tem hoje condições que são absolutamente diferenciadoras para ser uma das primeiras cinco 'gigafactory'".
Há, pelo menos, mais três processos acionados após o suicídio ou tentativa de suicídio de três menores que utilizavam a plataforma de inteligência artificial. Os familiares das vítimas acusam a Character Technologies de conteúdo impróprio, mas também a Google, por ter falhado na proteção dos seus filhos
Quanto mais a IA for construída explicitamente para se assemelhar às pessoas, mais se afastará do seu verdadeiro potencial como fonte de capacitação humana.
A Kyndryl, fornecedora de serviços tecnológicos empresariais críticos, e a agência VML anunciaram uma parceria para “reinventar” a forma como os consumidores interagem com as marcas, recorrendo ao poder da inteligência artificial (IA), dos dados e das tecnologias emergentes. O objetivo, avançam em comunicado, é apresentar às organizações uma proposta única, que “desbloqueie ideias mais […]
O modelo Delphi-2M foi desenvolvido por cientistas do EMBL, do Centro Alemão de Investigação do Cancro e da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca
Modelo funciona bem para condições com padrões de progressão claros e consistentes, como certos tipos de cancro, ataques cardíacos e sépsis