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Terça-feira, Setembro 23

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Motociclismo

Corridas, campeonatos, pilotos e novidades das duas rodas em Portugal e além-fronteiras.
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Troféu de Moto-Ralis Turísticos: ‘Dos Arcos ao Sistelo, pelos encantos da Peneda’

O concelho de Arcos de Valdevez e o Parque Nacional da Peneda-Gerês receberam a visita do 28º Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP. Os Moto Galos de Barcelos, por fantástico trajeto, levaram a entusiástica caravana a conhecer ao pormenor estas belas regiões. As regiões visitadas nesta sexta jornada do Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos 2025, das oito previstas no calendário, por si só, já são motivo mais do que suficientes para excelentes passeatas de moto. Agora junte-se a isto a mestria sempre admirável dos Moto Galos para as esmiuçar, e temos a combinação perfeita para um excelente fim de semana mototurístico, onde o conhecimento e a aprendizagem, a par da boa disposição e da camaradagem, tornaram estes momentos únicos e memoráveis! A partir da visita apeada ao interessante centro histórico de Arcos de Valdevez com foto de grupo, que contou com a presença do presidente da Câmara e da animação proporcionada pelo “Capela & Cª”, a caravana de 77 mototuristas em 44 motos dava início a este fantástico moto-rali pelo concelho de Arcos de Valdevez, admirando o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Não faltaram os carismáticos rojões e ficou-se a saber que, no monumento ao Recontro de Valdevez, as pernas cortadas dos cavalos representam o nevoeiro que se fazia sentir no dia do torneio vitorioso para os portugueses que marcou a derradeira etapa do nascimento de Portugal, em 1143. O que se aprende nos moto-ralis turísticos! Por entre Mosteiros, Paróquias Medievais, ‘Brandas’ e ‘Inverneiras’, apreciando magníficas paisagens de montanha, mas também de planície, na companhia do Rio Vez, o moto-rali foi seguindo o seu curso, para deleite dos mototuristas. O quinhentista e imponente Paço de Giela, com raízes no século XI, foi a primeira e interessante visita. José Saramago escreveu: “Aqui faz o viajante um demorado alto. … está vendo os merlões da torre, implantada em evidência no meio de um redondel de montes arborizados”! Já dentro do Parque Nacional, foi tempo do primeiro jogo. Por lá andava o ‘Robin dos Bosques’ a puxar pela pontaria com fisgas. A beleza natural das Lagoas de Travanca impressionou ao longo do seu passadiço! De volta à estrada, nova paragem agora no curioso miradouro da Porta do Sol, de onde se pode apreciar espetacular paisagem. Na bonita e bem preservada aldeia do Soajo, com o seu pelourinho do séc. XVI, antes da saborosa feijoada na Casa do Povo de Soajo, visitou-se o conjunto de 24 espigueiros e mais umas respostas ao questionário proposto. Que maravilha! Com amenas temperaturas, muito Sol e bem junto à estátua do Cão Sabujo da Serra do Soajo, dava-se início ao segundo sector da primeira etapa. Por calçada a puxar pelas habilidades de condução, chegou-se a um dos pontos onde é possível ver as estrelas. Naturalmente não foi possível, mas deu para mais umas respostas. A maravilhosa paisagem sobre a albufeira da barragem do Alto Lindoso que se pôde apreciar, encantou! Mais adiante chegou-se ao interessante Miradouro de Tibo. O painel, muito bem desenhado pelo ‘pai’ dos moto-ralis turísticos, explicava aos viajantes os vários pontos de interesse que se podiam avistar, com o Santuário da Senhora da Peneda, lá bem ao fundo, para onde seguiria a caravana. Antes passagem soberba pela aldeia de Beleiral com as suas frondosas latadas. Era tempo de ‘pagar os pecados’, e nada melhor do que fazer todo o escadório do santuário e visitá-lo. Na volta deve ter havido crédito! Depois de mais uma bela passagem pela aldeia da Gavieira, paragem em São Bento do Cando, para mais um jogo e degustar a saborosa carne de vaca da raça Cachena. Era tempo de regresso e encerramento deste dia muito bem passado a passear de moto e muito mais. No final do jantar, que decorreu na sede do Moto Clube de Arcos de Valdevez, ficou-se a saber quais os mais regulares da primeira etapa. Estava renhido mas no dia seguinte o resultado foi outro. Não é fácil ser-se o mais regular nesta atividade! A animação espontânea esteve a cargo de novo do ‘desorganizador-mor’, com os seus partenaires. A malta dos Moto Galos não faz por menos e a boa disposição foi uma constante ao longo de todo o fim de semana. Excelente! A sair de novo da sede do moto clube, partia-se para a segunda etapa, a caminho da aldeia de Sistelo, conhecida pelo Tibete Português, vencedora das sete maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Rural, após bonita travessia do rio Vez. A aldeia de Sistelo encanta pelos seus belos socalcos rurais, mas também pelo seu bem preservado casario de granito. A visita ao palácio revivalista Casa do Castelo com o seu centro de interpretação, marcou a visita. Por entre nuvens, continuou-se a saborear as belas paisagens que a região oferece, não fora em alguns locais prejudicadas pelos famigerados incêndios. O jogo da malha e o ‘mata-bicho’ compensaram! Chegava ao fim o moto-rali já com saudades dos bons momentos vividos entre amigos, com a foto de grupo no interessante Parque de Lazer de Penouços e o seu miradouro. À espera da caravana estava um faustoso cozido à portuguesa, muito bem servido na Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda, para o almoço de encerramento que deu a conhecer os mais regulares do moto-rali. Em terceiro lugar ficou o Carlos Basílio e a Clara Gomes do Moto Clube de Coimbra, com o Vitor Olivença e a Ana Carina do Moto Clube de Albufeira em segundo lugar. O Paulo Abrantes e a Conceição Sousa dos Moto Galos, a ‘jogar em casa’, foram os mais regulares e atentos, desta 6ª jornada do troféu. Está de parabéns a Associação Clube Moto Galos de Barcelos pelo excelente fim-de-semana mototurístico que proporcionou através do empenho, simpatia e dedicação que colocou na realização do seu moto-rali! Agradece todo o apoio prestado pelas entidades que apoiaram o moto-rali, em especial a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, bem como a todos os participantes que ajudaram a tornar este evento num convívio memorável! A 7ª jornada do 28º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos da FMP 2025 sob o lema “A Raia que o parta” vai decorrer nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, organizado pela malta do Moto Cruzeiro de Bragança. A não perder!

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MotoGP: Alex Rins compara V4 da Yamaha e Honda

Alex Rins pilotou um motor V4 MotoGP pela primeira vez desde Valência 2023 durante os testes com o novo protótipo da Yamaha em Barcelona e Misano. Enquanto o companheiro de equipa da Monster Yamaha, Fabio Quartararo, teve um dia inteiro para testar a moto após o Grande Prémio de San Marino, Rins dividiu a segunda máquina com Jack Miller, da Pramac. Isso também deu ao espanhol a oportunidade de fazer comparações entre a moto com motor em linha e a V4 atual, segundo o site https://www.crash.net. - Estou bastante satisfeito com o funcionamento da moto. Ela realmente tem muitas coisas positivas. Em comparação com o motor em linha, ainda há muito espaço para melhorar. Mas senti-me bastante bem na travagem. Com a V4, consegui reduzir a velocidade de uma forma melhor, ficar mais de lado e entrar nas curvas mais rápido. Rins falou ainda sobre a diferença da do motor V4 da Yamaha e do fabricante japonês rival, a Honda: 'Como piloto, é muito difícil comparar motos, devido aos pneus, ao clima e a muitos outros fatores. Posso dizer que a forma como o motor [Yamaha] acelera é muito semelhante à moto que eu pilotava [antes].'

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MotoGP: Marc Márquez mantém abordagem cautelosa no Japão

Com a chegada do Grande Prémio do Japão, em Motegi, Marc Márquez tem em mãos a possibilidade de conquistar mais um título mundial — o sétimo na categoria rainha e o nono da sua carreira. No entanto, a grande dúvida que se coloca é: tratará Márquez este fim de semana como apenas mais uma etapa do campeonato, ou deixará a pressão do título influenciar a sua abordagem? Segundo o mais recente episódio do canal de Youtube do MotoGP, tudo indica que o piloto espanhol pretende encarar a ronda japonesa com a maior normalidade possível. A apenas três pontos de garantir matematicamente o campeonato — bastando-lhe terminar à frente do seu irmão, Álex Márquez —, Marc parece disposto a seguir a sua estratégia habitual: manter a calma, gerir riscos e evitar erros desnecessários. Motegi, no entanto, não é uma pista qualquer para o piloto da Ducati. Foi aqui que conquistou três dos seus títulos pela Honda (2014, 2016 e 2018) e, mais recentemente, subiu ao pódio pela última vez com a equipa japonesa antes de rumar à Ducati. Este regresso ao Japão, agora com novas cores e com o campeonato à vista, representa não só uma oportunidade de fechar a época com chave de ouro, como também um momento simbólico na sua carreira. Apesar da margem confortável, o histórico da categoria ensina que nada é garantido até à bandeira de xadrez. A competitividade da grelha, aliada às possíveis variáveis meteorológicas e ao desgaste típico de uma longa temporada, tornam qualquer corrida imprevisível. Ainda assim, os analistas apontam para uma abordagem pragmática por parte de Márquez: se houver oportunidade de vencer, não a desperdiçará, mas o foco principal será consolidar o título sem correr riscos desnecessários. Caso não consiga fechar o campeonato em Motegi, Márquez continuará com margem de manobra nas rondas seguintes. No entanto, conquistar o título num circuito tão marcante — e fora da Europa — daria um brilho especial a uma temporada já histórica.

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Alunos portugueses premiados em concurso de ciência no Brasil

Um projeto de três alunos portugueses foi distinguido com dois prémios na Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura (MOSCITEC) que teve lugar em Porto Alegre, no Brasil, divulgou no domingo a Fundação da Juventude. Os jovens cientistas participaram na competição com o projeto "Monitorização da população de pega-rabuda (Pica pica) na cidade Reguengos de Monsaraz enquanto dormitório da espécie (2022-2025)" e foram premiados na categoria das Ciências Biológicas. Além desta

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Hard Enduro – Billy Bolt aproxima-se de Lettenbichler na luta pelo título mundial

Para Billy Bolt, quase tudo correu conforme o planeado na quarta etapa do Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM, em Espanha. Após a vitória em Itália, o piloto de fábrica da Husqvarna viajou para Aguilar de Campo confiante – e começou com tudo: na classificação de sábado, estava 17 segundos à frente dos concorrentes e garantiu a pole position para a corrida principal. No domingo, a corrida principal, com duração de duas horas, transformou-se num verdadeiro duelo entre Bolt e o líder do campeonato, Manuel Letterbichler. No percurso tecnicamente exigente, a liderança mudou de mãos diversas vezes, e os dois se distanciaram claramente do restante pelotão – em alguns momentos, chegaram a ficar mais de quatro minutos! Mas então veio a surpresa: os pilotos tinham concordado, antes da partida em não percorrer o infame X-Loop por questões de segurança – a chuva e os trechos inexplorados tornavam o obstáculo adicional muito arriscado. Mesmo assim, o trecho foi posteriormente incluído na classificação. Isso resultou na classificação oficial de Bolt apenas em terceiro lugar, mesmo tendo terminado a corrida como vencedor. No entanto, o contratempo não teve consequências para o Mundial: como os pilotos à frente de Bolt não estavam inscritos na categoria, Bolt recebeu a pontuação máxima. Isso reduziu a sua desvantagem para Lettenbichler para 18 pontos – com três corridas restantes, a luta pelo título está novamente em aberto. Bolt satisfeito apesar das circunstâncias estranhas Apesar da situação incerta no final, Billy Bolt tira uma conclusão positiva: "Senti-mei forte durante todo o fim de semana, a minha moto está a funcionar perfeitamente e estou em boa forma física. O duelo com o Mani foi realmente intenso; não demos nada um ao outro por duas horas. Claro, a situação com a classificação é lamentável, mas no final, os pontos contam – e eu os aproveitei ao máximo. Depois de anos difíceis com lesões, é ótimo finalmente recuperar a consistência." “A corrida foi muito boa para mim. Passei o Mitch (Brightmore) no início e depois andei com o Billy durante o resto da corrida.” Disse Manuel Lettenbichler, “ Estive na frente, depois ele também. Penso que mudámos de posição umas 10 vezes durante a corrida. Penso que ele esteve mais forte durante metade do percurso, enquanto eu andei um pouco mais forte na outra metade. No final, ele conseguiu abrir um pouco de vantagem e eu simplesmente não tinha o que precisava para lutar pela vitória.sua forma atual e autoconfiança renovada, Billy Bolt certamente será um dos grandes favoritos novamente.” Completou o alemão. O Hard Enduro continua de 9 a 11 de outubro na Turquia, no lendário  Sea to Sky. Resultado do Hixpania Hard Enduro 1. Graham Jarvis (KTM), CP19, 2:43:00,50 2. Sonny Goggia (Sherco), CP19, 2:54:14,50 3. Billy Bolt (Husqvarna), CP18, 2:04:38,62 4. Manuel Lettenbichler (KTM), CP18, 2:04:54,32 5. Mario Roman (Sherco), CP18, 2:08:24,17 Classificação do campeonato após a 4ª ronda de 7 1. Manuel Lettenbichler (KTM) 107 pontos 2. Billy Bolt (Husqvarna) 89 pontos 3. Mitch Brightmore (GASGAS) 73 pontos 4. Wade Young (GASGAS) 62 pontos 5. Mario Roman (Sherco) 54 pontos The post Hard Enduro – Billy Bolt aproxima-se de Lettenbichler na luta pelo título mundial first appeared on Offroadmoto.

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Hard Enduro – Billy Bolt aproxima-se de Lettenbichler na luta pelo título mundial

Para Billy Bolt, quase tudo correu conforme o planeado na quarta etapa do Campeonato Mundial de Hard Enduro da FIM, em Espanha. Após a vitória em Itália, o piloto de fábrica da Husqvarna viajou para Aguilar de Campo confiante – e começou com tudo: na classificação de sábado, estava 17 segundos à frente dos concorrentes e garantiu a pole position para a corrida principal. No domingo, a corrida principal, com duração de duas horas, transformou-se num verdadeiro duelo entre Bolt e o líder do campeonato, Manuel Letterbichler. No percurso tecnicamente exigente, a liderança mudou de mãos diversas vezes, e os dois se distanciaram claramente do restante pelotão – em alguns momentos, chegaram a ficar mais de quatro minutos! Mas então veio a surpresa: os pilotos tinham concordado, antes da partida em não percorrer o infame X-Loop por questões de segurança – a chuva e os trechos inexplorados tornavam o obstáculo adicional muito arriscado. Mesmo assim, o trecho foi posteriormente incluído na classificação. Isso resultou na classificação oficial de Bolt apenas em terceiro lugar, mesmo tendo terminado a corrida como vencedor. No entanto, o contratempo não teve consequências para o Mundial: como os pilotos à frente de Bolt não estavam inscritos na categoria, Bolt recebeu a pontuação máxima. Isso reduziu a sua desvantagem para Lettenbichler para 18 pontos – com três corridas restantes, a luta pelo título está novamente em aberto. Bolt satisfeito apesar das circunstâncias estranhas Apesar da situação incerta no final, Billy Bolt tira uma conclusão positiva: "Senti-mei forte durante todo o fim de semana, a minha moto está a funcionar perfeitamente e estou em boa forma física. O duelo com o Mani foi realmente intenso; não demos nada um ao outro por duas horas. Claro, a situação com a classificação é lamentável, mas no final, os pontos contam – e eu os aproveitei ao máximo. Depois de anos difíceis com lesões, é ótimo finalmente recuperar a consistência." “A corrida foi muito boa para mim. Passei o Mitch (Brightmore) no início e depois andei com o Billy durante o resto da corrida.” Disse Manuel Lettenbichler, “ Estive na frente, depois ele também. Penso que mudámos de posição umas 10 vezes durante a corrida. Penso que ele esteve mais forte durante metade do percurso, enquanto eu andei um pouco mais forte na outra metade. No final, ele conseguiu abrir um pouco de vantagem e eu simplesmente não tinha o que precisava para lutar pela vitória.sua forma atual e autoconfiança renovada, Billy Bolt certamente será um dos grandes favoritos novamente.” Completou o alemão. O Hard Enduro continua de 9 a 11 de outubro na Turquia, no lendário  Sea to Sky. Resultado do Hixpania Hard Enduro 1. Graham Jarvis (KTM), CP19, 2:43:00,50 2. Sonny Goggia (Sherco), CP19, 2:54:14,50 3. Billy Bolt (Husqvarna), CP18, 2:04:38,62 4. Manuel Lettenbichler (KTM), CP18, 2:04:54,32 5. Mario Roman (Sherco), CP18, 2:08:24,17 Classificação do campeonato após a 4ª ronda de 7 1. Manuel Lettenbichler (KTM) 107 pontos 2. Billy Bolt (Husqvarna) 89 pontos 3. Mitch Brightmore (GASGAS) 73 pontos 4. Wade Young (GASGAS) 62 pontos 5. Mario Roman (Sherco) 54 pontos

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Nova gama de capacetes e acessórios J2

Praticidade, segurança e estilo para o dia a dia. Representada em Portugal pela Motoxpert, a J2 apresenta duas novidades que reforçam a sua aposta em soluções modernas e acessíveis para motociclistas: Top-Cases J2 ADV e o capacete J2 FLUX. As Top-Cases J2 foram desenvolvidos para quem valoriza praticidade, segurança e design. Disponíveis em dois tamanhos (36L e 45L), oferecem espaço suficiente para o transporte de capacetes ou objetos pessoais, tornando a moto ainda mais versátil tanto em percursos urbanos como em viagens mais longas. PVP: 49.90€ / 59.90€ Já o J2 FLUX é o novo capacete jet de entrada de gama, pensado para utilizadores que procuram conforto e segurança no dia a dia. O modelo combina viseira principal e viseira solar interior, duas entradas de ar para melhor ventilação e um design moderno que responde às necessidades do segmento urbano.  PVP: 44.90€ Representante: Motoxpert

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CRF com motor Hayabusa, a moto de MX mais extrema!

Em termos de preparação, existem alguns projetos que chamam a atenção, mas o de Matt Spears supera todas as expectativas. Este criador de conteúdo americano propôs-se a unir dois mundos que jamais deveriam cruzar-se: uma moto de motocross leve Honda CRF 450 e o motor impressionante de uma superdesportiva como a Suzuki Hayabusa. No vídeo que mostramos pode ver todo o projeto desde o início. Imagens que definitivamente não vai querer perder. Tudo começou em Hell's Gate , uma subida natural em Utah que se tornou um desafio para motociclistas e pilotos de enduro. Spears tentou conquistá-la com uma Hayabusa praticamente original, um modelo projetado para atingir mais de 300 km/h na estrada, mas nunca para escalar rochas e terrenos impossíveis. Após várias tentativas e uma queda espetacular, a moto ficou gravemente danificada. No entanto, o motor de quatro cilindros em linha de 1.299 cc, o coração da fera, sobreviveu e estava pronto para o próximo desafio do jovem criador. Spears decidiu reciclá-lo num projeto maluco: transplantá-lo para uma Honda CRF 450 , uma moto de motocross projetada para agilidade e controle, sem a necessidade de um bloco de motor de quase 90 quilos. Para que conste, o motor da Hayabusa pesa quase tanto quanto a CRF inteira com o depósito vazio.. Integrá-lo a um chassi projetado para um motor monocilíndrico de apenas 30 quilos exigiu um trabalho cirúrgico. Spears e a sua equipa modificaram os suportes do quadro, reforçaram áreas-chave e redesenharam a geometria da moto para garantir que todo o conjunto não ficasse inutilizável. A CRF Hayabusa de Matt Spears Sem dúvida, um dos maiores desafios foi a distribuição de massa. Adicionar tanto peso deslocou completamente o centro de gravidade, comprometendo a manobrabilidade em saltos e curvas fechadas. Para compensar isso, foram reposicionados elementos como o sistema de admissão e o novo depósito de combustível. Outro aspecto complexo era o arrefecimento. O radiador original da Hayabusa era grande demais e incompatível com o da Honda, e assim, um sistema mais compacto foi projetado, adaptado com componentes Suzuki , que mantém a temperatura sob controle para uso recreativo, embora dificilmente resista a corridas longas ou enduros extremos. Então o jovem criador fabricou um depósito menor usando chapa metálica soldada e recuperando a bomba de combustível da Hayabusa. O problema: a autonomia é muito limitada, porque o motor de quatro cilindros consome gasolina a uma velocidade que nenhuma CRF conseguiria suportar. Como qualquer projeto mecânico, este não está isento de concessões. A distância ao solo foi drasticamente reduzida, o escape fica muito próximo do pneu dianteiro sob forte compressão e o alinhamento da corrente ainda levanta questões que só serão resolvidas em testes reais. Spears sustenta que o objetivo não é construir uma moto de corrida, mas sim um brinquedo extremo, capaz de gerar conteúdo espetacular para os seus seguidores e, acima de tudo, sentir a satisfação de ter realizado uma ideia impossível. O YouTuber não é estranho a esse tipo de " loucura mecânica ". Anteriormente, e como já noticiamos, ele já havia surpreendido a todos ao transformar uma Ducati Panigale V4 em uma espécie de moto improvisada , trocando rodas e suspensão para levá-la para o off-road. Agora, com esta CRF Hayabusa , porém, ele vai um passo além, combinando a agilidade do motocross com a brutalidade de uma superbike. Conclusão Obviamente, a Honda CRF 450 com motor Hayabusa não é um protótipo de fábrica ou um modelo de produção. É um experimento, um desafio técnico e um espetáculo projetado para a internet que une dois mundos. Matt Spears criou uma moto única, incomparável no mercado ou nas pistas, mas que cumpre a sua função: chamar a atenção, gerar conversas e, acima de tudo, demonstrar que a paixão por duas rodas não tem limites. Fotos: La Moto

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Se sentes uma paixão pelo motocross, este evento é para ti

Vem experimentar connosco a nova Ducati 450MX Nos dias 27 e 28 de setembro, vais ter a oportunidade de experimentar a nova Desmo450 MX, a primeira moto de motocross com distribuição desmodrómica, nascida nos circuitos e desenvolvida em conjunto com pilotos e profissionais do setor. Inscreve-te já e reserva o teu lugar.Inscrição gratuita. Vagas limitadas. Ducati Lisboa Data: 27/09/2025 Local:  BA Motopark Endereço: Rua das Palmeiras, Foros da Catrapona, Seixal (mapa à esquerda) Ducati Leiria Data: 28/09/2025 Local: Super Arena Endereço: Superarena Pataias, Alachua (mapa à direita)

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Trial: Portugal volta a alinhar no Trial das Nações

Portugal voltou a alinhar no Trial das Nações, numa participação em que a aposta foi nos pilotos jovens e em preparar o futuro da modalidade. O Trial das Nações realizou-se no passado fim de semana em Tolmezzo, Itália, e Portugal fez-se representar por duas equipas, uma participando, como habitualmente, no Troféu Internacional, onde estão representadas a maioria das seleções (17 equipas), à exceção dos ‘big 5’ (Espanha, Grã-Bretanha, Itália, França e Noruega), e, pelo segundo ano, também com uma formação no Challenge das Nações (8 equipas). A novidade na formação nacional foi a aposta na juventude, preparando o futuro da modalidade ao dar esta rodagem internacional a algumas das nossas melhores esperanças, com o trio concorrente ao Troféu Internacional a ser composto por Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves, João Silva e Filipe Sá, enquanto, no Challenge, o também muito jovem Martim Garcia alinhava ao lado da veterana Rita Vieira nesta dupla mista, como obriga o regulamento desta competição. Pela frente, os pilotos encontraram 15 zonas a percorrer por duas vezes, com um nível de dificuldade muito acima daquela a que os nossos pilotos estão habituados, com zonas de tração reduzida e elevada inclinação, que ditaram o resultado final das equipas nacionais, o 8º lugar no Challenge e o 16º posto no Troféu Internacional. Neste contexto, os resultados acabam por não traduzir o empenho dos nossos pilotos, quase todos estreantes na competição a este nível, que corajosamente enfrentaram e superaram os obstáculos com garra e determinação. São jovens pilotos que nos enchem de esperança, rumo a um futuro promissor onde competiremos com as melhores equipas do trial mundial, que constitui o objetivo destas participações. No Troféu Mundial a imbatível Espanha somou mais um triunfo, tanto na competição masculina como na feminina, com os Estados Unidos a ganharem o Troféu Internacional e a dupla da Noruega a vencer o Challenge. Fotos: Diogo Leitão

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Mathilda Wiberg faz história no Mundial de F2 em motonáutica

Mathilda Wiberg entrou este domingo para a história da motonáutica ao tornar-se a primeira mulher a conquistar o título de campeã do mundo de Fórmula 2. A piloto sueca alcançou o feito ao vencer a quinta e última etapa do Campeonato do Mundo de F2, realizada em Vila Velha de Ródão. Num circuito exigente, Wiberg […] O conteúdo Mathilda Wiberg faz história no Mundial de F2 em motonáutica aparece primeiro em Beira Baixa TV.

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Panigale V4 Tricolore centro das atenções no Japão

A exclusiva Ducati é um dos focos da semana dedicada à Emília-Romanha durante a Expo Osaka Fotos Ducati De 21 a 27 de setembro de 2025, o Pavilhão de Itália na Expo Osaka dedica uma semana à Emília-Romanha, uma montra internacional sobre a excelência da região.A Ducati e a Ferrari foram escolhidas pela Região para apresentar o Motor Valley e os valores que o tornam único para o mundo. A Ducati exibe a Panigale V4 Tricolore, um modelo de colecionador que celebra a história do fabricante de motos de Bolonha e homenageia o Made in ItalyA Expo Universal, atualmente a decorrer na ilha artificial de Yumeshima até 13 de outubro de 2025, é uma exposição global onde os países participantes exibem sua herança cultural, económica, científica e industrial.Durante os meses da exposição, os espaços do Pavilhão de Itália receberão as regiões italianas de forma rotativa, cada uma representando o know-how italiano e exibindo o melhor do Made in Italy. Como parte dessa rotação, a semana dedicada à Emília-Romanha começou a 21 de setembro, inaugurada na presença do presidente da região da Emília-Romanha, Michele De Pascale, e do vice-presidente Vincenzo Colla.O objetivo é apresentar ao público uma região que combina indústria, universidades, centros de pesquisa de ponta, atrações turísticas, cultura e gastronomia, e é a casa das mais importantes marcas de duas e quatro rodas: a Ducati e a Ferrari. Ambas selecionadas pela Região como exemplos de excelência capazes de expressar a paixão pela alta performance, a Ducati escolheu exibir a Panigale V4 Tricolore em Osaka, uma moto de colecionador de edição limitada e numerada que apresenta uma pintura tricolor inspirada nas cores da bandeira italiana e no preto e branco da bandeira de xadrez, evocando instantaneamente o espírito desportivo e a competição em pista. Completando a narrativa do Motor Valley está o Ferrari 296 GTS: juntos, os fabricantes de Borgo Panigale e Maranello ilustram a força desta área única, onde a paixão, o engenho e o know-how se entrelaçam com a inovação e uma visão de futuro, dando vida a produtos capazes de emocionar entusiastas de todas as gerações. Com sua participação na Expo Osaka 2025, a Ducati reafirma seu papel como embaixadora da excelência do Made in Italy em todo o mundo, trazendo para o Japão os valores que sempre a definiram: Estilo, Sofisticação e Performance.

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MotoGP: Miguel Oliveira quer continuar as mostrar o seu valor em Motegi

Fabio Quartararo vai tentar liderar a investida da Yamaha, e o seu companheiro de equipa Alex Rins e a dupla da Prima Pramac Yamaha MotoGP, Jack Miller e Miguel Oliveira, vão estar muito motivados em casa – e na pista da própria Honda. Miller já venceu em Motegi com a Ducati numa corrida magistral e vai querer reforçar a confiança que a Yamaha depositou nele quando renovou o seu contrato para 2026. Miguel Oliveira provavelmente vai querer mostrar ao fabricante japonês que estão a perder, continuando com a boa série de resultados dentro do Top 10. O piloto português ainda não revelou o seu futuro em 2026, no entanto, Oliveira tem o futuro assegurado nas duas maiores competições do motociclismo no mundo, seja como piloto de testes no MotoGP ou como piloto de fábrica no WSBK, resta saber, onde. Espera-se uma nova atualização por parte do piloto de Almada durante este fim de semana sobre o seu futuro.

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MotoGP: Maior regresso na história do desporto? Conheça os horários do GP do Japão

Mais de 2100 dias depois de ter sido coroado Campeão do Mundo de MotoGP pela última vez, Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) está prestes a recuperar o título. Desde aquele dia em 2019, quando comemorou o seu sexto título de MotoGP, passou por várias cirurgias, três lesões diferentes, duas mudanças de equipa e uma mudança de fábrica. Para alguns, a questão não era quando ele voltaria ao topo, mas se voltaria. À medida que nos aproximamos do Grande Prémio do Japão de 2025, essa pergunta tem recebido respostas sucessivas. Na iminência do maior regresso da história do desporto, agora é quase uma formalidade: 185 pontos de vantagem significam o título de Campeão Mundial de 2025. Até ao momento, Marc tem 182 pontos. Portanto, se conseguir, será no domingo... Conheça os horários do GP do Japão: Sexta-feira (26 de Setembro) 01:00-01:35 Moto3™Free Practice Nr. 1 01:50-02:30 Moto2™Free Practice Nr. 1 02:45-03:30 MotoGP™Free Practice Nr. 1 05:15-05:50 Moto3™Practice 06:05-06:45 Moto2™Practice 07:00-08:00 MotoGP™Practice Sábado (27 de Setembro) 00:40-01:10 Moto3™Free Practice Nr. 2 01:25-01:55 Moto2™Free Practice Nr. 2 02:10-02:40 MotoGP™Free Practice Nr. 2 02:50-03:05 MotoGP™Qualifying Nr. 1 03:15-03:30 MotoGP™Qualifying Nr. 2 04:45-05:00 Moto3™Qualifying Nr. 1 05:10-05:25 Moto3™Qualifying Nr. 2 05:40-05:55 Moto2™Qualifying Nr. 1 06:05-06:20 Moto2™Qualifying Nr. 2 07:00 MotoGP™12 LapsTissot Sprint Domingo (28 de Setembro) 01:40-01:50 MotoGP™Warm Up 02:00-02:40 MotoGP™Rider Parade 03:00 Moto3™17 LapsRace 04:15 Moto2™19 LapsRace 06:00 MotoGP™24 LapsGrand Prix 07:10-07:45 MotoGP™After the Flag 07:45-08:30 MotoGP™Sunday Press Conference

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