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Sexta-feira, Agosto 8

Motociclismo

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Corridas, campeonatos, pilotos e novidades das duas rodas em Portugal e além-fronteiras.
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Prepara-te! Honda GB500S chega neste outono

Está confirmado. A Honda projetou a GB350S com a ideia de oferecer também um modelo 500 com a mesma base.  A tão esperada GB de meio litro, com cerca de 30 CV, chegará no outono e poderá repetir o sucesso de sua irmãzinha, principalmente se a marca com a asa conseguir comercializar o novo modelo a um preço competitivo... A Honda GB350S destaca-se pelo seu estilo retro, preço acessível e fiabilidade típica da marca. No entanto, os seus 21 cv de potência revelam-se limitativos, especialmente em autoestrada. A imprensa japonesa especula que a Honda possa lançar uma versão de 500 cc com cerca de 30 cv, tornando-a mais apta para vias rápidas. A webike.net avança que a futura Honda GB500 será apresentada este outono com um design diferente da GB350S. O motor da GB350S, com diâmetro x curso de 70 mm x 90,5 mm, foi projetado para permitir um aumento no diâmetro. Com um diâmetro de 84 mm e o curso atual, alcançaria os 501,5 cc. A Honda deverá optar por um motor de 496 cc (83,5 mm x 90,5 mm), mantendo a cilindrada abaixo dos 500 cc. As dimensões generosas da GB350S já sugeriam que poderia estar prevista uma versão de 500 cc. A futura Honda GB500 será orientada para os mercados ocidentais, especialmente Europa e EUA. Com um estilo retro, 30 cv e condução acessível, terá bom acolhimento — sobretudo se o preço se mantiver competitivo.

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Kawasaki Ninja ZX-25R SE/RR: A Ninja mais pequena renova-se para 2026

A Kawasaki 250 de quatro cilindros foi reestilizada e chega em duas versões: SE (cinza/preto) e RR (verde-limão). Ambas mantêm o motor de 249 cc com 46 cv e 184 kg. Continua a ser a hi-sport pequena mais sofisticada do mercado. A Kawasaki Ninja ZX-25R de 249 cc e quatro cilindros é vendida em países asiáticos como Japão, Indonésia e Filipinas. Destaca-se pelo motor DOHC de quatro cilindros, raro no segmento. A versão 2026 será lançada em 1 de outubro de 2025 na Ásia. Sai de cena a versão padrão, restando apenas as SE e RR. Na versão 2026, a potência máxima passou de 48 cv a 15.500 rpm para 46 cv a 16.000 rpm, uma diminuição de dois cv, embora não saibamos se isso se deve aos regulamentos de homologação. Algo semelhante ocorreu com o binário máximo , que passou de 21,5 Nm a 12.500 rpm para 20,6 Nm a 12.500 rpm. O consumo declarado é de 5,5 litros. Ambos os modelos vêm equipados com controle de tração ( Kawasaki Traction Control ) e assistente de troca de marchas ( Kawasaki Quickshifter ). No Japão , a versão SE estará disponível nas cores Metallic Matte Graphite Gray x Metallic Spark Black ( cinza e preto ) e a versão RR na cor Lime Green ( verde-limão ). Os preços na Ásia serão de 1.014.200 ienes (cerca de 5.961 euros ) para a SE e 1.052.700 ienes ( 6.183 euros ) para a RR . Imagens: young-machine.com

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Novos kits de plásticos Polisport para Yamaha YZ e YZF

A Polisport lançou novos kits de plásticos para os modelos Yamaha YZ e YZF, com opções para renovação total ou restyling de motos mais antigas. A pensar nos fãs da Yamaha e do off-road, a Polisport acaba de apresentar os novos kits de plásticos para a gama YZ e YZF, incluindo modelos de 2002 a 2026. Disponíveis em várias cores e configurações, estes conjuntos permitem renovar totalmente o visual das motos, seja com um kit completo ou com soluções de restyling para modelos mais antigos. O Full Plastic Kit para a YZ 125/250 (2022-2026) inclui todas as peças necessárias para uma substituição integral, assegurando um encaixe perfeito e qualidade equivalente ao equipamento original. Fabricado com materiais resistentes e flexíveis, é ideal para enfrentar os desafios mais exigentes do todo-o-terreno. Para quem quer atualizar modelos mais antigos, o Restyling Kit para a YZ 125/250 (2002-2021) é uma solução prática e eficaz. Mantendo os pontos de fixação originais, permite uma transformação estética moderna sem necessidade de modificações ou ferramentas especiais. O kit inclui todo o hardware necessário para uma instalação segura e precisa. Já os proprietários da YZ 250F (2024-2025) também têm agora disponível um Full Plastic Kit completo, com a mesma robustez, flexibilidade e acabamento de fábrica, pensado para as exigências do enduro moderno. Estes novos kits da Polisport destacam-se pela durabilidade, fácil instalação e pela oportunidade de dar uma nova vida à sua Yamaha. Mais informações disponíveis nos revendedores autorizados e no site oficial da marca.

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Vamos levar a Mia ao triunfo no Honda Customs, vota já!

Está a decorrer atualmente o Concurso Europeu de Customização Honda com o modelo GB350S. Portugal participa no concurso com a Mia, criada pelo concessionário Tubais Moto. As votações são online e decorrem até ao dia 31 de Agosto. Atualemente a Mia está em 2º lugar e com um boost no “apelo ao voto” acreditamos que possa ganhar o concurso Honda Customs. Não custa nada votares no representante português, basta acederes ao link https://www.hondacustoms.com/en#honda-mia e clickares na GB350S personalizada pela Tubais Moto. No teu click pode estar o triunfo da Mia. A Mia, a proposta do concessionário português TubaisMoto, é uma participante de inspiração café racer para o evento Hondacustoms de 2025. A carenagem frontal direita e o para-brisas old school são puro motorsports dos anos 60, com o chassis preto a complementar na perfeição as tampas com a clássica combinação de cores HRC: vermelho, branco e azul. O vinco complementar que vai da frente até atrás é subtilmente graduado sobre as tampas traseiras, fazendo sobressair todo o esquema de cores. A acrescentar à estética retro temos o escape preto rebaixado e as jantes também pretas com raios; a nova traseira, com um farolim compacto de LEDs subtilmente integrado dá um caráter moderno a esta moto.

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European Bike Week 2025 celebra a inovação, a cultura do motociclismo e o espírito de aventura da Harley-Davidson

Uma semana emocionante de motos, entretenimento ao vivo e experiências icónicas. A European Bike Week regressa a Faak am See, Áustria, de 2 a 7 de setembro de 2025, proporcionando mais uma edição inesquecível deste festival europeu de motociclismo. O evento deste ano dá continuidade ao legado com apresentações de produtos Harley-Davidson, experiências de condução e entretenimento ao vivo no coração da deslumbrante paisagem da Caríntia, na Áustria. No coração da Harley Village, com 40.000 metros quadrados, a Harley-Davidson Expo vai apresentar os mais recentes modelos 2025 nas categorias Grand American Touring, Cruiser, Sport e Adventure Touring. Os holofotes estarão virados para a exclusiva Gray Ghost Fat Boy, uma impressionante homenagem ao legado de design de Willie G. Davidson. Para os entusiastas da aventura, a Pan America Adventure Zone regressa com mais desafios e emoções off-road. Operada pelos instrutores da Harley-Davidson, Ralf Wiesenfeller (Alemanha) e Marco Belli (Itália), a área vai proporcionar formação prática off-road, demo rides e apresentações de especialistas na Pan America 1250 Special. A lenda Joan Pedrero (Espanha) regressará para demonstrações ao vivo e sessões de perguntas e respostas. Os visitantes interessados em conhecer os mais recentes modelos da Harley-Davidson podem visitar a Demo Zone, onde uma vasta gama de motos 2025 estará disponível para test rides. Para quem não possui carta de condução de motos, o simulador Jumpstart™ e o Race simulator oferecem a hipótese de experienciar a emoção de acelerar numa Harley-Davidson parada. Além disso, visitas guiadas gratuitas pelas deslumbrantes estradas alpinas da Caríntia e da Eslovénia serão conduzidas pelo H.O.G. Chapter da Caríntia, de quarta a sexta-feira. Motociclistas, famílias e fãs encontrarão mais de 100 vendedores, bancas de comida e bebida, custom builders e muito mais, proporcionando algo para todos. A energia continua pela noite dentro com mais de 30 bandas ao vivo a atuar no Harley Bar e no Saloon Bar, com atrações vibrantes como Stiletto, Kraig Nienhuis, Strongbow, Overlaps, Cindy & the Rock History e Fahrenheit, durante toda a semana. Outros destaques incluem o Custom Bike Show, com entrada gratuita e patrocinado pela Metzeler, que terá lugar na sexta-feira, 5 de setembro, num novo e entusiasmante local: a bela cidade de Villach, a apenas 20 minutos do local principal do evento, em Faak am See. Com o cenário encantador da Hauptplatz de Villach, que estará encerrada ao trânsito para a ocasião, o evento promete uma experiência vibrante e imersiva para os entusiastas das motos custom. Os participantes podem participar em seis categorias distintas: Tourer, Cruiser, Sport, Antique, Adventure & Off-road e Radical Custom. Serão atribuídos prémios para o primeiro e segundo lugares de cada categoria, bem como honras especiais, incluindo o prémio Best in Show, o Metzeler's People's Choice Award (votado pelo público) e o Metzeler Judges' Choice. É uma celebração da criatividade e da comunidade no coração de Villach. O lendário Desfile da Harley-Davidson regressa no sábado, 6 de setembro, tomando conta de algumas das ruas mais pitorescas e icónicas da região. Atraindo milhares de motos e espectadores, é uma poderosa celebração da liberdade, da união e do legado da Harley-Davidson em movimento. Como sempre, a entrada é gratuita e um participante sortudo levará para casa uma Harley-Davidson Low Rider ST nova, o grande prémio do sorteio do evento no sábado, 6 de setembro. A European Bike Week 2025 é uma celebração da liberdade, da inovação e do espírito das duas rodas. Todas as novidades e programação em: https://www.harley-davidson.com/gb/en/content/event-calendar/european-bike-week.html

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História | Morbidelli | Renascer das cinzas

A primeira marca a sagrar-se Campeã do Mundo de Velocidade sem ser fabricante de motos em série, a Morbidelli, renasce das cinzas rumo a um futuro que se antevê risonho e bem diverso, pela mão do Grupo Keeway. POR LUÍS CARLOS SOUSA  •  FOTOS ARQUIVO E MBP MORBIDELLI Triunfar num meio tão competitivo como o Mundial de Velocidade é algo que, desde logo, está ao alcance de poucos. E se, hoje, o triunfo de uma equipa privada no elitista universo dos Grandes Prémios não constitui uma novidade – e muito menos o era na década de 1970 –, já a conquista de um título de Campeão do Mundo por parte de um construtor que não era fabricante de motos em série, nem sequer dispunha de modelos para vender ao público, foi uma estreia absoluta em 1975, ano em que que Paolo Pileri se sagrou Campeão Mundial de 125 cc aos comandos de uma Morbidelli. Pierpaolo Bianchi repetiria o feito nesta categoria em 1976 e 1977, sendo que, neste último ano, se somaria o título mundial de 250 cc ganho por Mario Lega. A estas quatro coroas de pilotos (e três de construtores) podem acrescentar-se ainda os dois títulos da MBA, marca criada em conjunto com a Benelli Armi para construir motos de competição-cliente que vieram a preencher quase por completo as grelhas de GP125 na épocas seguintes. Italiano de Pesaro, na costa do Adriático, região que sempre foi - e continua a ser - berço de muitos pilotos e construtores que fizeram a história do motociclismo, Giancarlo Morbidelli (1934-2020) reunia duas condições que o talharam desde logo para o sucesso: as suas capacidades como empresário e o génio para a engenharia mecânica. Estas qualidades foram os motores para a criação em 1959, aos 25 anos de idade, de uma empresa dedicada ao fabrico de maquinaria para serração de madeira e marcenaria. Os seus produtos rapidamente se afirmaram como dos mais avançados do sector, sendo exportados para todo o mundo, e o capital que entrava na Morbidelli deu-lhe a alavanca necessária para se lançar em mais uma aventura. É que, para além dos seus talentos para a gestão e mecânica, Giancarlo Morbidelli tinha também uma grande paixão pelas motos e, em especial, pela competição. Foi assim que em 1968, num canto da sua fábrica de Pesaro, nasceu o projeto de criar e fazer alinhar uma moto no Mundial de Velocidade. Curiosamente, no mesmo ano em que nasceu o seu filho Gianni, que fez carreira como piloto de Fórmula 1 durante boa parte dos anos ‘90. Nesse primeiro ano, Giancarlo inscreveu Luciano Mele pela equipa Morbidelli com uma Benelli 60 e uma Motobi, conquistando o título italiano júnior de Velocidade. Em 1969 surgiu a primeira moto Morbidelli, uma 50 cc a dois tempos, projetada com a ajuda do engenheiro e piloto Franco Ringhini, inspirando-se nas Suzuki que, no início da década, tinham posto a nu os segredos dos motores a dois tempos, copiados à MZ na sequência da conhecida história de espionagem industrial que teve Ernst Degner como protagonista. Seguiu-se uma 125 cc de Grande Prémio, uma bicilíndrica com válvulas rotativas (a imposição regulamentar das monocilíndricas em 125 cc só surgiria em 1988), que em 1970 foi entregue a Gilberto Parlotti e Eugenio Lazzarini. A Morbidelli 125 começou a vencer logo desde o início, primeiro em Itália e, nesse mesmo ano, no Mundial, com Gilberto Parlotti a ganhar o G.P. da Checoslováquia de 1970, em Brno. No ano seguinte Parlotti voltaria a vencer, desta vez em casa, no G.P. das Nações em Monza, subindo ao pódio na frente da Derbi de Ángel Nieto e da Suzuki de Barry Sheene. Em 1972, Parlotti e a Morbidelli entraram ‘com tudo’ no Mundial de 125, vencendo os dois primeiros Grandes Prémios em Nürburgring e Clermont-Ferrand, seguindo-se um 2º lugar em Salzburgring e um 3º em Imola, reforçando o seu comando do campeonato. Mas, a 9 de junho, Gilberto Parlotti viria a morrer na sequência de um acidente no Tourist Trophy da Ilha de Man, quinta prova do ano, quando liderava a corrida à segunda passagem. A tragédia afetou profundamente Giancarlo Morbidelli, que chegou a considerar o abandono das competições. Do sonho à glória Mas, no final dessa temporada de 1972, confrontado com a ausência anunciada da Derbi no ano seguinte, Ángel Nieto testou a Morbidelli e alinhou pela marca de Pesaro no Mundial de 125 cc em 1973. No entanto a falta de fiabilidade da moto impediu o Maestro de conquistar o tricampeonato. Foi, aliás, a única época, entre 1969 e 85, em que Nieto não venceu uma única corrida. Para tentar manter o campeoníssimo espanhol na equipa, foram feitos contactos com um conceituado especialista de motores 2T, o alemão Jörg Möller, grande responsável pelos sucessos da Kreidler nos G.P. de 50 cc, mas o prazo que Möller apontou, de pelo menos um ano para tornar as Morbidelli competitivas e fiáveis, não era condizente com as ambições mais imediatas de Nieto, que saiu para dar o seu lugar a Paolo Pileri. Nas últimas provas de 1974 as novas 125GP desenhadas por Möller começaram a dar os seus primeiros sinais de competitividade, mas a glória só chegaria no ano seguinte: em 1975, Paolo Pileri venceu sete dos 10 Grandes Prémios dessa época rumo ao título de Campeão do Mundo, secundado pelo seu novo companheiro de equipa na Morbidelli, Pierpaolo Bianchi. No ano seguinte foi a vez de Bianchi conquistar o título à frente da Bultaco de Nieto, repetindo o feito em 1977, ano em que, entre os 36 pilotos que pontuaram, nada menos que 29 fizeram-no aos comandos de motos Morbidelli – embora a maioria fossem já as MBA de competição-cliente feitas em colaboração com os seus conterrâneos de Pesaro, os irmãos Benelli, que só surgiriam com o nome MBA a partir de 1978. A Morbidelli tinha, entretanto, alargado a sua presença às 250 e 350 cc, com Mario Lega a conquistar o título mundial de ‘dois e meio’ em 1977, ao cabo de um ano verdadeiramente épico para a marca. As Morbidelli também chegaram a estar presentes na classe rainha, as 500 cc, primeiro com uma ‘square four’ e depois com uma V4, nas mãos de Graziano Rossi e Giovanni Pelletier durante o final dos anos setenta, mas sem nunca terem conseguido resultados de monta. Em 1981, Giancarlo Morbidelli encerra o seu departamento de competição e começa a dar atenção à carreira do seu filho Gianni nos automóveis rumo à Fórmula 1, onde chegaria em 1990. Entretanto, em 1987, a empresa é vendida ao Grupo SCM e Giancarlo parecia estar definitivamente afastado das duas rodas, até que, em 1990, funda uma nova empresa para se dedicar, pela primeira vez, ao fabrico de um modelo de produção em série. Mas não se tratava uma moto qualquer… A moto mais cara do mundo Em 1994 é apresentada no Salão de Milão aquela que passaria a ser a moto de produção mais cara de sempre, a Morbidelli V8, com  um oito cilindros em V desenhado pela Cosworth, baseado no conhecido motor DFV que dominou a Fórmula 1 durante décadas. Mas se as suas linhas, assinadas pela Pininfarina, não entusiasmaram o público, muito menos o preço de 45 mil dólares a que foi anunciada na altura… Em 1996 o projeto foi redesenhado com a ajuda da Bimota e o preço subiu para os 160 mil dólares – aqui sim, chegando ao Guinness Book of Records como a moto mais cara da história. Para além do protótipo, acabaram por ser produzidos apenas três exemplares: um ficou na coleção Morbidelli, outro no Barber Museum e um terceiro nas mãos de um colecionador particular. A V8 que tinha ficado na posse do seu criador passou a ser parte das 350 motos que foram integrando o Museu Morbidelli, fundado em Pesaro em 1999 no espaço da sua antiga fábrica. Tratava-se de uma coleção que Giancarlo Morbidelli tinha começado a reunir desde novo e que incluía exemplares únicos, como as suas Campeãs do Mundo e muitas outras preciosidades de várias marcas. Mais tarde, com a sua saúde de Giancarlo Morbidelli a deteriorar-se após uma longa luta contra a doença de Alzheimer, no verão de 2019, menos de um ano antes deste ter falecido em fevereiro de 2020, aos 85 anos de idade, desapareceu o Museu Morbidelli, com todas as motos da coleção a rumarem a Inglaterra para serem leiloadas, numa ação que fez correr muita tinta em Itália, devido ao valor da coleção Morbidelli enquanto património histórico da indústria italiana. Terminava assim, de forma inglória, a épica trajetória de um homem que sonhou e fez acontecer, que triunfou nos maiores palcos contra os gigantes da indústria, mas que agora pode manter vivo, se não o seu legado – o tempo o dirá – pelo menos o seu nome. Morbidelli e MBP Moto Depois de um passado glorioso nas pistas do Mundial de Velocidade, nas últimas décadas a Morbidelli – que não tem qualquer relação com o piloto de MotoGP Franco Morbidelli, mas sim com o ex-piloto de F1 Gianni Morbidelli, filho do fundador – manteve-se apenas ligado à indústria que lhe esteve na origem, a da serração e marcenaria, através do SCM Group, conglomerado do sector que continua a integrar a empresa fundada por Giancarlo Morbidelli. A ligação às motos, que permanecia através do museu por si criado e mantido, tinha desaparecido com a sua morte no início de 2020, sendo inesperadamente reavivada em abril de 2024, altura em que a imprensa recebeu um comunicado da MBP Moto, marca criada pelo grupo Keeway em 2021, dando a conhecer a aquisição da marca Morbidelli, nascendo assim a nova Morbidelli MBP, uma marca de capital chinês, sediada em Bolonha e cheia de projetos para o futuro. Segundo o texto então divulgado, a gama da Morbidelli MBP consistiria em motos estradistas e ‘crossover’ entre os 125 e os 1000 cc, para além de scooters de 125 a 500 cc e, ainda, de uma linha de motos e scooters elétricas. Os planos do Grupo Keeway para a sua nova marca incluíam ainda a criação em Bolonha de um centro de pesquisa e desenvolvimento, bem como do ‘Centro Stile Morbidelli’, para explorar novas tecnologias, materiais e conceitos de design. Estes planos, que estavam bem adiantados na altura da divulgação da notícia e aproveitam as sinergias tecnológicas e de produção existentes com as restantes marcas do grupo, são hoje realidade, com uma gama que, para além de scooters de 125 e 300 cc e da naked M502M, conta ainda com duas imponentes ‘mil’ com motor v-twin, a cruiser C1002V e a trail T1002VX, cujas características técnicas e outras informações podem consultar no site www.morbidelli.com, com o teste da T1002VX já publicado na nossa edição de abril deste ano. E mais estará para vir!

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AMA Pro Motocross: Aaron Plessinger falha as última três rondas

Aaron Plessinger, da Red Bull KTM Factory Racing, infelizmente permanecerá afastado das últimas três etapas do Campeonato AMA Pro Motocross 2025, priorizando a sua saúde e condicionamento físico. Problemas de saúde contínuos afetaram o piloto de 29 anos antes de perder a 8ª etapa em Washougal. No entanto, apesar dos planos iniciais de retornar para a Ironman Raceway neste sábado, os médicos recomendaram que Plessinger tirasse mais tempo de folga da moto para se concentrar na sua recuperação. Um início competitivo da temporada ao ar livre viu «The Cowboy» subir ao pódio geral da 450MX tanto no Hangtown como no Thunder Valley Nationals, mas tem lutado contra uma doença desde que os sintomas surgiram inicialmente em RedBud no mês passado. Plessinger ainda ocupa a quarta posição na classificação do Campeonato do Mundo de SuperMotocross (SMX) e agora tem como objetivo regressar na pós-temporada para o Playoff 1 no zMAX Dragway em Concord, Carolina do Norte, a 6 de setembro.

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MotoGP: Jorge Martín e Alex Rins treinam juntos em Alcarras

Marc Márquez, Pecco Bagnaia, Franco Morbidelli, Fabio Di Giannantonio, Alex Márquez e Fermin Aldeguer estiveram esta semana no Circuito Balaton Park para estudar a nova pista. No final de agosto, o Campeonato do Mundo de MotoGP disputará lá o seu primeiro fim de semana de corrida. Os pilotos da Ducati estiveram na Hungria com uma Panigale V4S cada um. Por outro lado, os craques do MotoGP Jorge Martin e Alex Rins deram as suas voltas no Circuito Alcarras, no norte de Espanha. Enquanto o campeão do mundo pilotou uma Superbike da Aprilia na pista estreita, o piloto da Yamaha Rins pilotou uma Supermoto. Fonte: Instagram/ 89jorgemartin Os dois espanhóis divertiram-se muito durante o treino. Foi uma boa preparação para as próximas corridas. Em meados de agosto, o Campeonato do Mundo de MotoGP inicia a segunda metade da temporada com o GP da Áustria no Red Bull Ring. Martin e Rins passaram as férias de verão de maneiras diferentes. Enquanto o piloto da Aprilia participou numa corrida de ciclismo em Andorra no fim de semana passado, Rins aproveitou o tempo com a sua jovem família.

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KTM apresenta a nova gama Enduro 2026

A KTM eleva o padrão no segmento todo-o-terreno com a gama EXC 2026, uma família de produtos atualizada que redefine o próprio conceito de enduro. Com sete modelos profundamente evoluídos (quatro a 4 tempos e três a 2 tempos), o fabricante austríaco está pronto para satisfazer as necessidades de todos os pilotos, do amador ao profissional, em qualquer terreno e em qualquer nível de competição. A gama Enduro 2026 foi concebida para enfrentar qualquer terreno: desde as pistas técnicas do Hard Enduro até às longas etapas especiais das competições internacionais. Motores compactos, potentes e fiáveis, quadros de última geração e um pacote de suspensão avançado representam o coração de uma família nascida para vencer. Visual agressivo e funcional O design de 2026 apresenta novos gráficos in-mold com detalhes em laranja e vermelho mais intensos nos protetores de garfo e nas proteções do depósito de combustível redesenhadas para um melhor fluxo de ar. O assento de alta aderência é agora preto e existem texturas uniformes nas proteções do quadro, nas placas de proteção e nas proteções. O composto do pneu traseiro Maxxis MaxxEnduro também é novo, agora mais macio, para maior aderência em todas as condições. Novos nomes, o mesmo espírito A partir do MY26, a nomenclatura dos modelos a 2 tempos, todos equipados com injecção electrónica de combustível TBI, mudou: a já popular 125 XC-W – lançada no MY25 – recebe este ano a 250 XC-W, deixando a 300 EXC como a única moto 2 tempos EURO5+ aprovada para utilização em estrada. Novos ajustes de suspensão A forquilha WP XACT de 48 mm com cartucho fechado recebe novas afinações, molas mais leves e curtas, um reservatório revisto para acomodar os novos elementos de mola e um novo hidrostop monobloco, resultando numa poupança global de 200 gramas em comparação com a versão anterior. O amortecedor traseiro WP XPLOR PDS foi também otimizado para melhorar a tração e a estabilidade, mantendo a sua característica facilidade de manutenção. Entre as principais novidades introduzidas para o ano-modelo 2026 estão: -uma nova tampa de proteção para o sistema "quick lock" que liga o depósito de combustível ao sistema de injeção; -uma nova tampa do radiador com rosca standard para uma abertura e fecho mais rápidos; -ventoinhas do radiador são itens de série na 300 EXC e em toda a gama EXC-F. Disponibilidade A gama KTM Enduro 2020 estará disponível nos concessionários KTM a partir de setembro de 2025, enquanto a KTM 300 EXC está prevista para outubro.

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Paredes: Jovem de Paredes que já foi campeão de ciclismo morreu esta tarde em acidente de mota

Diogo Sousa, com 20 anos, morreu hoje, quarta-feira, na sequência de uma colisão entre um carro e a mota que conduzia, na Estrada Nacional 209, em Lordelo, Paredes, no entroncamento da Ponta da Amizade. O jovem já foi ciclista da Silva Vinha/Adrap/Sentir Penafiel e, em 2023, conquistou o título de campeão nacional por pontos, em […] O conteúdo Paredes: Jovem de Paredes que já foi campeão de ciclismo morreu esta tarde em acidente de mota aparece primeiro em Verdadeiro Olhar.

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Porto Santo, uma ilha onde pode fazer desporto

Numa altura de verão no Porto Santo, muitas são as actividades desportiva que pode fazer, desde Padel, ao golfe. Realmente há uma panóplia de modalidades que pode fazer, em terra, como andar bicicleta, jogar futebol, ou golfe, pode fazer caminhadas, pode dar passeios de moto, moto com tração às quatro. Pode praticar Padel e ténis, no "PXO Racket Center", pode ainda manutenção no BR Gym, no pavilhão Multiusos, correr nas estradas e nos trilhos nos picos da ilha dourada, ou ainda karting no Penedo

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MotoAmerica: Fong vence em VIRginia e entra na luta pelo título

Bobby Fong somou a terceira vitória consecutiva em VIR e está agora a um ponto de Beaubier na perseguição ao líder do campeonato Superbikes MotoAmerica, Josh Herrin. Bobby Fong (Attack Performance Progressive Yamaha Racing) está em grande forma e voltou a brilhar este sábado, ao conquistar a sua terceira vitória consecutiva na MotoAmerica Superbike, desta vez na corrida 1 em VIRginia International Raceway. Com este resultado, o piloto da Califórnia aproxima-se perigosamente dos líderes do campeonato, estando agora a apenas um ponto de Cameron Beaubier (BMW) e a 28 de Josh Herrin (Ducati), o atual líder. Largando da pole position, Fong dominou a corrida do início ao fim, resistindo à constante pressão de Beaubier, que ultrapassou Herrin na terceira volta e perseguiu Fong até ao final. Apesar de ter assinado a volta mais rápida da prova (1:24.287), Beaubier enfrentou problemas de aderência nas últimas voltas e acabou por ceder terreno, terminando a mais de sete segundos do vencedor. Josh Herrin teve uma corrida mais atribulada, envolvido numa intensa luta pelo último lugar do pódio com Sean Dylan Kelly (Suzuki) e Jake Gagne (Yamaha). Kelly foi o mais agressivo, chegando a tocar em Herrin na última volta, mas o piloto da Ducati defendeu-se bem e cruzou a meta com apenas 0,144s de vantagem. Jake Gagne, companheiro de equipa de Fong, optou por não arriscar nos momentos finais e terminou em quinto, a cerca de cinco segundos do grupo da frente. Destaque ainda para JD Beach (Honda), que terminou em sexto com a sua moto da categoria Stock 1000, vencendo simultaneamente a corrida da Superbike Cup, integrada na prova principal. Ashton Yates (Honda) foi sétimo, à frente de Bryce Kornbau (Yamaha), enquanto Richie Escalante (Suzuki) teve dificuldades e não foi além do nono lugar. Danilo Lewis (BMW) fechou o top 10. Entre os abandonos mais relevantes, destaca-se o acidente entre Benjamin Smith (Yamaha) e Hayden Gillim (Honda), que forçou ambos a sair da luta pelas posições cimeiras. Gillim ainda conseguiu terminar em 15.º. Após 12 corridas disputadas, Herrin lidera o campeonato com 240 pontos, seguido por Beaubier com 213 e Fong com 212. Jake Gagne (176) e Richie Escalante (121) completam o top 5. Top 10 – Corrida 1 Superbike (VIR): Bobby Fong (Yamaha) Cameron Beaubier (BMW) Josh Herrin (Ducati) Sean Dylan Kelly (Suzuki) Jake Gagne (Yamaha) JD Beach (Honda) Ashton Yates (Honda) Bryce Kornbau (Yamaha) Richie Escalante (Suzuki) Danilo Lewis (BMW)

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Fantic revela a gama MX 2026

A marca italiana revela a sua gama de motocross 2026, resultado direto de sua experiência no Campeonato do Mundo de MXGP: quatro modelos, a XX 125/250 e a XXF250/450. Novos escapes Akrapovic, eletrónica Athena-GET e um visual de corrida. A Fantic Motor continua a sua aventura no mundo off-road e, para 2026, apresenta uma linha MX completa e tecnicamente avançada. Quatro modelos foram anunciados: as XX125 e XX250 de dois tempos e as XXF250 e XXF450 de quatro tempos . Essas motos foram desenvolvidas diretamente a partir da experiência adquirida em campeonatos internacionais como o MXGP e o EMX Europeu . As novas versões 4 tempos (XXF250 e XXF450) contam com recursos técnicos de ponta: escapes Akrapovic  de série e eletrónica sofisticada com Launch Control e Traction Control. Tudo facilmente acionado pelo seletor multiswitch no guiador. A pintura também foi atualizada com a introdução de um toque de azul. Os motores de dois tempos também apresentam novos gráficos agressivos e modernos. Sob a carroceria, encontramos a base sólida introduzida no modelo MY25, com quadro de alumínio de 8 kg , suspensão Kayaba SSS ajustável e mapeamento duplo do motor selecionável no guiador. Tudo isso foi projetado para oferecer o máximo desempenho sem sacrificar a dirigibilidade. Em particular, a XX125 (foto acima), voltada para pilotos mais jovens – já bicampeã mundial júnior – é sinónimo de equilíbrio entre potência e facilidade de uso. Inovações nos motores de 4 tempos Mas as inovações mais importantes chegam aos motores de quatro tempos. As novas XXF250 e XXF450  MY2026 ostentam - de série - um novo silenciador de titânio Akrapovic,  derivado diretamente do mundo do MXGP. Além disso, o controle da embraiagem na 450, mais potente, foi reformulado, passando a ser operado hidraulicamente e fabricado pela Brembo. Ambas as 4 tempos oferecem dois mapas de motor que podem ser personalizados através do aplicativo WiGET , para se adaptar a qualquer pista ou estilo de pilotagem. O fio condutor é sempre o mesmo: a sensação de fábrica. A Fantic incorpora toda a experiência adquirida nas corridas em motos de produção, com o objetivo de proporcionar a cada piloto – amador ou profissional – a mesma sensação vivenciada num paddock de campeonato mundial. A linha MY26 Enduro também está a chegar , e será apresentada em setembro, incluindo cinco modelos Euro 5+. A tabela de preços do MX estará disponível no final de agosto.

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Portimão e Estoril integram calendário do Mundial de Superbikes em 2026

Já foi divulgado o calendário de 2026 do Mundial de Superbikes e Portugal conta com dois circuitos na competição: Portimão e Estoril.A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) anunciou, esta quinta-feira, as pistas que vão acolher as etapas da competição. A prova em Portimão vai acontecer entre 27 e 29 de março, na segunda etapa do Mundial. Já o autódromo do Estoril vai ser o palco da corrida na penúltima prova, entre 9 e 11 de outubro.O Mundial de Superbikes vai ter 12 rondas e a primeira será na Austrália, entre 20 e 22 de fevereiro. Jerez, Espanha, vai marcar o fim da competição entre 16 e 18 de outubro.Confira o calendário1.ª - Phillip Island, Austrália (20 a 22 fevereiro)2.ª - Portimão (27 a 29 março)3.ª - Assen, Países Baixos (17 a 19 abril)4.ª - Balanton, Hungria (1 a 3 maio)5.ª - Most, República Checa (15 a 17 maio)6.ª - Motorland Aragão, Espanha (29 a 31 maio)7.ª - Marco Simoncelli/Misano, Itália (12 a 14 junho)8.ª - Donington, Reino Unido (10 a 12 julho)9.ª - Magny-Court, França (4 a 6 setembro)10.ª - Cremona, Itália (25 a 27 setembro)11.ª - Estoril (9 a 11 outubro)12.ª - Jerez, Espanha (16 a 18 outubro)

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Tomar | Tiago Pires brilha em Portimão com dois segundos lugares na Copa Dunlop Motoval

O Autódromo Internacional do Algarve foi palco de mais uma jornada emocionante do Nacional de Velocidade, onde o piloto de Tomar, Tiago Pires, se destacou ao conquistar o segundo lugar nas duas corridas da Copa Dunlop Motoval – Classe 1, disputadas no passado fim de semana em Portimão. De acordo com Tiago Pires, “as corridas […] O conteúdo Tomar | Tiago Pires brilha em Portimão com dois segundos lugares na Copa Dunlop Motoval aparece primeiro em Médio Tejo.

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Equipa de Aguçadoura é campeã nacional de motociclismo

A equipa AG81 Flat Track, secção de motociclismo do Aguçadoura Futebol Clube, sagrou-se no passado dia 19 de julho campeã nacional de motociclismo, ao vencer a última etapa do Campeonato Nacional de Flat Track, realizado em Aguçadoura. Os motociclistas poveiros conquistaram o 1º lugar em três das seis classes em competição: Luís Sousa na Mini […] O conteúdo Equipa de Aguçadoura é campeã nacional de motociclismo aparece primeiro em MAIS/Semanário.

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CE Enduro: Joana Gonçalves assume a liderança do campeonato na Hungria

A piloto portuguesa Joana Gonçalves assumiu este fim-de-semana a liderança do Campeonato da Europa de Enduro, após a penúltima ronda da competição, que decorreu em Nagytarcsa, na região metropolitana de Budapeste, Hungria. Numa prova marcada por altas temperaturas, muito pó e exigência técnica, as pilotos enfrentaram dois dias de competição intensa, num traçado de aproximadamente 52 km, cumprido por três vezes em cada dia. O percurso incluiu duas Especiais - A Enduro-Test (ET), predominantemente em single track e uma Cross Test (CT) com obstáculos artificiais no final da mesma, que aumentaram significativamente a dificuldade. Aos comandos da sua Husqvarna FE 250 Factory, inserida na formação portuguesa e com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), Joana Gonçalves alcançou um excelente 2.º lugar no sábado, seguindo-se de um 3.º lugar no domingo entre as Senhoras. Esta consistência permitiu-lhe ascender ao 1.º lugar da classificação geral, consolidando-se como principal candidata ao título europeu. No final da prova húngara, a piloto transmontana comentou: “Ao longo dos dois dias cometi muitos erros que me custaram a vitória no sábado. No domingo, tive uma queda forte logo na segunda especial da primeira volta e isso condicionou o meu desempenho. Foi uma luta para terminar o dia, mas garanti o pódio e saio da Hungria na frente do campeonato. Por isso, nem tudo foi mau. Quero agradecer às pessoas que estiveram connosco – foram incansáveis.” A ronda decisiva do Campeonato da Europa de Enduro realiza-se em Grado, Itália, nos dias 11 e 12 de outubro, onde Joana Gonçalves tentará conquistar o tão ambicionado título europeu. The post CE Enduro: Joana Gonçalves assume a liderança do campeonato na Hungria first appeared on Offroadmoto.

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