
Macron: “Hoje, França reconhece o Estado palestiniano”
Iniciativa liderada por França e Arábia Saudita marcou véspera do debate geral na ONU.
Iniciativa liderada por França e Arábia Saudita marcou véspera do debate geral na ONU.
A Rússia negou que os seus caças tenham violado o espaço aéreo da Aliança Atlântica. Vladimir Putin propôs aos Estados Unidos que o Tratado START de armas estratégicas ofensivas seja prorrogado.
Confrontos violentos marcaram manifestações pró-Palestina em várias cidades italianas. Milão foi palco de distúrbios que resultaram em mais de 60 polícias feridos e várias detenções, provocando uma onda de condenações políticas.
Os partidos da área socialista aplaudiram a decisão de Portugal de reconhecer o Estado da Palestina. Na área não socialista há restrições quanto à oportunidade do anúncio, mas nenhum partido com assento parlamentar se mostrou contra o plano de dois Estados.
Multiplicam-se os avisos à rússia depois da violação do espaço aéreo da Estónia por aviões de combate russos.
Israel anunciou ter abatido um dos responsáveis do Hamas que participaram no massacre de 7 de outubro. As autoridades do Hamas acusaram Israel de ter voltado a atingir zonas residenciais civis, particularmente na cidade de Gaza.
Veja aqui o "Linhas Vermelhas", com Miguel Prata Roque e Cecília Meireles. Em análise, o reconhecimento do Estado da Palestina e o acidente no elevador da glória.
"Chegou o momento (...). Declaro que hoje a França reconhece o Estado da Palestina", afirmou Macron, na abertura da conferência de alto nível sobre a solução dos dois Estados, copresidida por Paris e Riade.
“Ameaçavam as autoridades judiciárias e de outros poderes com a promessa de que conseguiriam de autoridades norte-americanas sanções dispostas para dificultar e arruinar suas vidas civis, mesmo no Brasil”, indicou Paulo Gonet, Procurador-Geral do Brasil, em comunicado.
O presidente da República admite que o reconhecimento da Palestina nesta altura foi a única forma de travar "uma corrida para o abismo" que ia inviabilizar a solução de dois Estados. Após um encontro com António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a valorizar o papel da ONU na solução para o Médio Oriente.
O presidente da República admite que o reconhecimento da Palestina nesta altura foi a única forma de travar "uma corrida para o abismo" que ia inviabilizar a solução de dois Estados. Após um encontro com António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a valorizar o papel da ONU na solução para o Médio Oriente.
O presidente francês, Emmanuel Macron, confirmou esta segunda-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas que o seu país reconhece o "Estado da Palestina", "pela paz" entre israelitas e palestinianos.
"Esse reconhecimento é a solução que trará paz a Israel", disse o presidente francês.
Presidente Emmanuel Macron declarou, nas Nações Unidas, que "nada justifica a continuação da guerra" na Faixa de Gaza.
Depois de Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália este fim-de-semana, seguem-se outros países na conferência para a Solução de Dois Estados.
No evento anual da ONU para destacar os ODS, em Nova Iorque, Guterres recordou que construir um mundo mais justo, onde as pessoas e o planeta prosperem, faz parte da promessa de atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
Presidente pretende vangloriar-se da sua ação pacificadora na ONU, alegando ter posto fim a "sete guerras" desde que regressou à Casa Branca.
Henry Galsky, correspondente da CNN Portugal em Israel, avança as mais recentes informações acerca do reconhecimento de um Estado palestiniano por parte de vários países ocidentais.
O imóvel de madeira vai precisar de ser totalmente reconstruído. Era sustentado por estacas de madeiras no solo e também tinha partes de tijolo, que não resistiram ao temporal. O proprietário morava na casa com a mulher e a filha. No momento do incidente, estavam em casa de familiares.
Francisco Pereira Coutinho, comentador da CNN Portugal, considera que a incursão de drones russos no espaço aéreo polaco terá sido a maior violação da integridade territorial desde a criação da NATO.
O tenente-general Marco Serronha analisa as palavras de Donald Trump, que referiu que protegeria a Polónia e os Bálticos caso a Rússia continue a escalar o conflito.
O porta-voz da CEAST criticou também a política fiscal angolana que, no seu entender, "é extremamente violenta para um país que não produz quase nada a ponto de", observou, "a política fiscal estar a matar o empresariado nacional"
Reino Unido e Polónia avisam Rússia de que não vão tolerar mais incursões “deliberadas”. Moscovo acusa Europa de “paranóia” e russofobia. Putin avisa EUA sobre escudo espacial antimíssil.
O TLK-1000 é um dos maiores drones submarinos alguma vez construídos e as forças armadas ucranianas estão prestes a recebê-lo
Terá sido avisado o reconhecimento do Estado palestiniano? Será uma decisão meramente simbólica ou terá efeitos práticos? Na leitura de Azeredo Lopes, a decisão não é meramente simbólica. No plano jurídico, diz à Renascença o antigo ministro da Defesa, "se forem minimamente coerentes", os países que reconhecem a Palestina - incluindo Portugal - terão agora que tomar medidas, porque "para eles Israel é potência ocupante e invasora de um Estado que se chama Palestina".
O anúncio foi feito no site oficial do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, acirrando ainda mais o conflito diplomático entre os dois países devido à condenação do ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, aliado político do chefe de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que as condições estão em conformidade com as exigências de outros países e garantiu que Copenhaga "quer reconhecer" um Estado palestiniano, mas que "cabe aos palestinianos" cumprir requisitos.
O Estado da Palestina vem com uma tarefa imensa e vasta e está obrigado a cumprir essa exigência. O conteúdo Foi há 32 anos! aparece primeiro em Visão.
"Não há provas destas acusações além da histeria russofóbica em Talin", afirmou o representante russo na ONU, Dmitri Poliansky. Os aviões voaram da Carélia para Kaliningrado sem sair da rota estabelecida, sobre "águas neutras", no Mar Báltico, acrescentou
As chuvas torrenciais que atingiram o norte de Itália, esta segunda-feira, provocaram grandes inundações e deslizamentos de terras. Várias pessoas tiveram de ser retiradas de casa e resgatadas dos seus veículos.
A tensão diplomática entre os Estados Unidos e o Brasil continua a aumentar, depois de Jair Bolsonaro ter sido condenado por tentativa de golpe de Estado. Esta segunda-feira, os EUA anunciaram que impuseram sanções à mulher do juiz brasileiro Alexandre de Moraes e que vão revogar os vistos do procurador-geral do Brasil e de cinco outros antigos e atuais funcionários judiciais brasileiros. O Governo brasileiro acusa os Estados Unidos de estarem a atacar a sua soberania e garante que "não se curvará perante mais uma agressão".
As explicações de Joe Federman, jornalista da AP
Os Estados Unidos prometeram esta segunda-feira defender “cada centímetro do território da NATO”, numa reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada pela Estónia após incursões de aviões russos no seu espaço aéreo.
Manifestantes entraram em confrontos com a polícia, esta segunda-feira, em Milão, Itália, durante os protestos solidários com Gaza que se realizaram em dia de greve nacional.
Uma torre de refrigeração do antigo projeto nuclear de Hartsville, no estado norte-americano do Tennessee, foi demolida numa implosão controlada que durou 10 segundos. Construída nos anos 70, mas nunca utilizada, a estrutura de 165 metros foi derrubada por mais de 400 quilos de explosivos para preparar o local para futuros projetos.
Os Estados Unidos prometeram esta segunda-feira defender “cada centímetro do território da NATO”, numa reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada pela Estónia após incursões de aviões russos no seu espaço aéreo. “Enquanto o Presidente Trump e os Estados Unidos tentam encerrar esta guerra atroz entre a Rússia e a Ucrânia, esperamos que Moscovo […]
O 7 de outubro de 2023 foi um sinal de que não basta opor-se à ocupação, sendo antes necessária uma visão política e diplomática positiva para o futuro. O Expresso apresenta-lhe vozes israelitas a favor do reconhecimento da Palestina, no momento em que Portugal e outros países dão esse passo
Nos últimos três anos, a fundação apoiou mais de 14 mil famílias em Nampula com alimentos, capacitação e bens essenciais
Atriz diz que "qualquer coisa em qualquer lugar que divida ou limite a expressão pessoal e as liberdades" é "muito perigoso". Declarações surgem após suspensão do programa de Jimmy Kimmel que levaram a acusações de censura à ABC e governo de Trump.
Cerca de 300 voluntários de 44 países fazem parte do esforço para levar ajuda humanitária ao enclave palestiniano.
Estiveram presentes na na reunião em Nova Iorque para formalizar a sua participação nesta coligação 15 dos 23 países elegíveis
O Governo israelita exortou os membros da iniciativa humanitária, que alegou também ser "apoiada pelo grupo jihadista Hamas", a "não violarem a lei" e a aceitarem a proposta de Israel de "transferir pacificamente" qualquer ajuda a Gaza para território israelita.
"Se o desejo genuíno dos participantes da flotilha é entregar ajuda humanitária atraquem no porto de Ascalon e descarreguem", afirmou o governo.
Washington reafirmou, no Conselho de Segurança da ONU, o compromisso com a defesa coletiva da NATO
A partir de agora, a chefe da diplomacia de Ramallah espera que todos estes países estejam obrigados a cumprir o direito internacional, "em socorro do povo palestiniano que está sob ocupação há tanto tempo"
Os supermercados de Macau encheram-se hoje de gente em busca de bens essenciais, antecipando a passagem do supertufão Ragasa pela região e seguindo as recomendações das autoridades, que alertaram para a possibilidade de causar grandes inundações.
Bernardo Valente, especialista em Relações Internacionais, analisa a resposta da Europa e da NATO às incursões russas no espaço aéreo da Estónia.
O tenente-general Rafael Martins afirma que não se deve descartar nenhuma possibilidade quanto às incursões russas no espaço aéreo da NATO.
Orlando Samões, especialista em Relações Internacionais, defende que a Europa deve colocar em prática "soluções mais contundentes" para conter a Rússia.
O jornalista da CNN Portugal Rolando Santos considera que os países da NATO têm "muito mais dificuldades" para aprender sobre as novas formas de fazer guerra do que a Ucrânia ou a Rússia.
A ministra dos Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestiniana elogiou hoje os reconhecimentos internacionais da Palestina, incluindo Portugal, que, apesar de considerar tardios, reforçam a ilegalidade da ocupação de Israel, que não se comporta como "um Estado normal".
O braço armado do Hamas divulgou hoje um vídeo que mostra o refém germano-israelita Alon Ohel, de 24 anos, raptado durante o ataque de 07 de outubro de 2023 em Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.
O chefe do Executivo de Macau, Sam Hou Fai, alertou hoje para a possibilidade do tufão Ragasa, que se aproxima da região, provocar inundações, com o nível de água a poder atingir "cerca de cinco metros de altura".
O líder do esquema está acusado de 186 crimes de auxílio à imigração ilegal.
O Partido Reformista britânico anunciou hoje um plano para rescindir o estatuto de residência permanente no Reino Unido e potencialmente deportar centenas de milhares de imigrantes legais para poupar na despesa com a segurança social.
O embaixador de Israel em Lisboa, Oren Rozenblat, rejeitou hoje o "reconhecimento unilateral" português do Estado da Palestina, uma "declaração equivocada" que "prejudica qualquer perspetiva de paz e serve apenas para recompensar o terrorismo".
Foi construída nos anos 70, mas nunca utilizada
Reconhecimento de um Estado para o povo palestiniano começou em força na África e na Ásia. Os países ocidentais juntaram-se mais recentemente ao clube, onde a Rússia e a China estão desde o início.
Um hospital pediátrico e outro oftalmológico suspendem actividades: eram os únicos das respectivas especialidades abertos. Hamas liberta vídeo de refém que família acredita estar a perder a visão.
Nesta segunda-feira, Israel alertou que vai impedir que a flotilha internacional que transporta ajuda humanitária com destino a Gaza fure o bloqueio ao território palestiniano feito por Telavive.
Para Berlim, o reconhecimento do Estado palestiniano pressupõe a aprovação de Israel de que a Alemanha é um importante aliado
O presidente da República vincou esta segunda-feira que o reconhecimento do Estado palestiniano "não é uma coisa contra Israel", mas sim para o desenvolvimento económico e social das "pessoas de carne e osso". As declarações de Marcelo Rebelo de Sousa chegam após uma reunião com o secretário-geral das Nações Unidas, a quem reafirmou o apoio de Portugal.
Manifestantes criticam a ofensiva israelita que matou pelo menos 65 mil pessoas em Gaza um dia após o reconhecimento do Estado da Palestina pela Austrália, Reino Unido, Portugal e Canadá
O Brasil e os Estados Unidos vivem, nos últimos meses, tensões comerciais e diplomáticas sem precedentes iniciadas com a imposição de tarifas de 50% por parte dos EUA a vários produtos brasileiros
Varsen Aghabekian destacou também a importância dos países reconhecerem o Estado da Palestina.
João Marcelino, comentador da CNN Portugal, afirma que a existência de um Estado palestiniano não pode depender da vontade de Israel
Oren Rozenblat afirma que o reconhecimento do Estado da Palestina é um "prémio para o terrorismo"
O comentador da CNN Portugal Gonçalo Ribeiro Telles considera também que Israel pode vir a "endurecer" o conflito na Faixa de Gaza após o reconhecimento do Estado da Palestina por parte de muitos países do Ocidente
Os Estados Unidos, que em 2018 se retiraram unilateralmente do acordo nuclear internacional assinado em 2015, têm manifestado crescentes dúvidas sobre as intenções do regime iraniano, apontando para os relatórios da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) que confirmam o aumento do stock de urânio enriquecido do país.
Várias pessoas tiveram de ser retiradas de casa e resgatadas dos carros
Milhares nas ruas
Alon Ohel foi capturado após participar no festival de música Supernova, no sul de Israel, juntamente com outros três jovens.
O general referiu que o Irão vai transformar "cada ameaça numa oportunidade para mostrar o seu poder nacional e regional".
Catorze pessoas ficaram feridas nos confrontos e alguns reclusos aproveitaram a situação para fugirem da prisão, pelo menos 13 já foram encontrados.
Ataques digitais cresceram 16% em Moçambique no último ano
Condenar as violações dos direitos humanos no mundo, apoiar a Palestina na busca de uma solução justa e duradoura e rejeitar todas as forma de violência, terrorismo ou discriminação. São alguns dos pontos gravados na Carta de Lisboa, redigida no encerramento da terceira Conferência Islâmica dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu, entre os dias 19 e 20, na Mesquita Central de Lisboa.
Enquanto Meloni e outros membros do seu Executivo atiram contra a esquerda e denunciam um suposto clima de medo, a oposição acusa-os de “atirar achas para a fogueira” e “fomentar clima tenso”.
Jovem foi raptado durante o ataque de 07 de outubro de 2023 em Israel.
Orlando Samões acredita que há "certa culpa" pela Palestina e a nível internacional por terem adiado a decisão do reconhecimento. Ainda acrescenta que EUA vai manter uma "verificação" sobre Netanyahu.
A 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas terá lugar de 22 a 30 de setembro em Nova Iorque, onde se irão reunir líderes de mais de 200 países
O Corpo de Polícia de Segurança Pública pediu à população que armazenasse água engarrafada suficiente para três dias, "além de suprimentos domésticos de água e alimentos não perecíveis"
Apenas 52 autarquias hastearam a bandeira e desrespeitaram pedido do ministro e em alguns casos, ordens judiciais
Uma torre de refrigeração do antigo projeto nuclear de Hartsville, no estado norte-americano do Tennessee, foi demolida numa implosão controlada que durou 10 segundos. Construída nos anos 70, mas nunca utilizada, a estrutura de 165 metros foi derrubada por mais de 400 quilos de explosivos para preparar o local para futuros projetos.
Em julho, antes do início do julgamento a Bolsonaro, o Governo dos EUA impôs a Lei Magnitsky ao juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil.
Indulto foi dado pelo Presidentre do Egipto, Abdel Fattah al-Sisi.
Durante o ataque na Universidade de Ramallah, as forças israelitas afixaram panfletos em árabe alertando os estudantes de que "podem vir a pagar um preço elevado" se participarem em atividades da ala estudantil do Hamas.
Vários países do mundo árabe querem um encontro com Donald Trump na cidade de Nova Iorque para discussões sobre um plano de estabilização, mandatado pelas Nações Unidas, na Faixa de Gaza. O pedido vem no seguimento do reconhecimento oficial do Estado da Palestina por parte do Reino Unido, Austrália e Canadá, exemplo seguido por Portugal.
As chuvas torrenciais que atingiram o norte de Itália, esta segunda-feira, provocaram grandes inundações e deslizamentos de terras. Várias pessoas tiveram de ser retiradas de casa e resgatadas dos seus veículos.