Um conjunto de associações cívicas de Angola acusou o Governo de “terrorismo de Estado” e exige uma investigação independente e indemnizações às vítimas dos confrontos de julho, nos protestos durante a paralisação dos taxistas. “O que se passou em Angola nos dias 28, 29 e 30 de julho não foi apenas repressão, foi uma demonstração […]
África

Em causa está a paralisação dos taxistas contra o aumento dos preços dos combustíveis por via da retirada dos subsídios estatais.

O Governo nigeriano não nega a violência que o seu país vive, mas pouco tem feito para a contrariar


O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou hoje, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global.

Um conjunto de associações cívicas de Angola acusou hoje o Governo de "terrorismo de Estado" e exige uma investigação independente e indemnizações às vítimas dos confrontos de julho, nos protestos durante a paralisação dos taxistas.


O Presidente de Moçambique pediu hoje aos países desenvolvidos que honrem as "promessas de financiamento", num discurso perante vários líderes mundiais reunidos na cidade amazónica brasileira de Belém.

As RSF e o Exército sudanês já aceitaram várias propostas de cessar-fogo desde o início da guerra, mas nenhuma teve sucesso. A Administração Trump afirma estar a trabalhar para pôr fim aos combates.

Joseph Kony, que não é visto em público desde 2006, foi o líder do Exército de Resistência do Senhor que espalhou o terror no norte do Uganda entre 2002 e 2005.

O arcebispo emérito do Lubango defendeu hoje que o lema "um só povo, uma só nação" deve tornar-se uma realidade em Angola, que o país deve reencontrar-se e ter uma bandeira e um hino mais consensuais.

A cidade amazónica brasileira de Belém acolhe entre hoje e sexta-feira cerca de 60 chefes de Estado e de Governo que irão discutir o combate às alterações climáticas e demonstrar o que estão dispostos a fazer.


Campanha visa inspecionar, registar e recolher armas de portadores não autorizados, assim como atualizar o cadastro dos portadores legais.

Moçambique passou a monitorizar em outubro a atividade pesqueira entre os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral

O bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), Carlos Martins, defendeu hoje mudanças culturais e uma "escuta sensível" no combate à violência baseada no género no país, considerando que o problema exige mais do que leis.

Pelo menos três pessoas foram raptadas na manhã de quarta-feira por supostos terroristas no distrito de Metuge, a cerca de 50 quilómetros da cidade de Pemba, na província moçambicana de Cabo Delgado, disseram hoje à Lusa fontes locais.

A embarcação atingida ia de Sikka, na Índia, para Durban, na África do Sul, e a referida firma disse tratar-se, muito provavelmente, de 'piratas' somalis que tomaram há dias um navio de pesca iraniano com o qual executam as suas ações criminosas.

As autoridades moçambicanas admitiram hoje dificuldades em controlar a pesca ilegal no país, que causam prejuízos em toda a economia azul e nas receitas arrecadadas pelo Estado, segundo a diretora nacional de Assuntos do Mar.

A bancada parlamentar do Podemos, líder da oposição moçambicana, criticou hoje a polícia por falta de esclarecimento do homicídio de Elvino Dias e Paulo Guambe, há um ano, pedindo "justiça" para os "símbolos da resistência e coragem moral".

“O horror, a escala e a velocidade da matança que está a acontecer agora é diferente de tudo o que vi em 25 anos de carreira”, confessou Raymond, especialista em investigação de crimes de guerra O conteúdo Sudão: mais um genocídio em tempo real aparece primeiro em Visão.

Um grupo de piratas, armados com metralhadoras e lança-granadas, abriram hoje fogo e abordaram um petroleiro de pavilhão maltês, ao largo da costa da Somália (mar Arábico, oceano Pacífico), segundo autoridades britânicas.


A União Europeia (UE) apelou à reabertura do aeroporto da estratégica cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), para facilitar o acesso humanitário ao país, que há anos enfrenta conflitos armados.

Numa visita inédita do presidente da República Federal da Alemanha a Angola, a agenda do primeiro dia ficou marcada pela assinatura de um acordo de cooperação estratégica entre a TAAG e a Lufthansa Consulting.

Milhares de pessoas estão em fuga da capital do Darfur do Norte, a região sudanesa tomada pelas forças rebeldes. Quase três anos depois do início da guerra civil no Sudão, as Nações Unidas dizem que a violência e a fome no país estão fora de controlo.

A polícia moçambicana registou, de 2011 até março de 2024, um total de 185 raptos e pelo menos 288 pessoas detidas por suspeitas de envolvimento neste tipo de crime

As Forças de Apoio Rápido paramilitares capturaram a cidade de El Fasher às Forças Armadas Sudanesas após um cerco de 18 meses. Quem são e o que querem as forças em confronto? E até que ponto se tem agravado a crise humanitária na “guerra esquecida” e “insolúvel” do Sudão?

António Guterres alerta que a situação no Sudão é crítica, com a guerra fora de controlo. O secretário-geral das Nações Unidas aponta de forma especial para a cidade de Al-Fashir, tomada pelas forças paramilitares e onde continuam centenas de milhares de civis. De lá continuam a chegar relatos de atrocidades.

Tinha 56 anos.

Secretário-Geral da ONU apelou a um cessar-fogo imediato.

O provedor de Justiça de Moçambique disse hoje que os protestos pós-eleitorais revelaram fragilidades na interpretação e aplicação do direito à liberdade de manifestação e pediu uma reflexão conjunta entre sociedade civil e autoridades.

É a Europa – mais do que os EUA ou a China – que tem mais a perder se a pobreza e a insegurança africanas não forem enfrentadas.

As Nações Unidas estão alarmadas com os relatos que chegam da região do Darfur, no Sudão, onde uma das principais cidades está agora sob controlo das forças rebeldes. Centenas de pessoas já terão morrido vítimas de execuções sumárias.


O cidadão belga-português Joseph Figueira Martin, raptado pelo grupo Wagner e posteriormente detido na República Centro-Africana (RCA), foi condenado a 10 anos de trabalhos forçados, noticiou hoje a agência France Presse.

A deslocação de Frank-Walter Steinmeier a Luanda começa na noite de terça-feira com a chegada ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro

No dia 8 de novembro, está prevista a realização, no Estádio 11 de Novembro, de um culto ecuménico de ação de graças, com uma previsão de 50 mil participantes

Cidade de El-Fasher na província do Darfur, no oeste do Sudão, foi tomada pelos rebeldes das Forças de Apoio Rápido há pouco mais de uma semana. Desde então, acumulam-se os relatos de execuções sumárias, assassinatos em massa, violações, saques, sequestros e deslocações forçadas.

Com a Administração norte-americana desinteressada do continente africano, a China reforça a sua posição, mas é igualmente tempo de a UE assumir uma atitude mais proativa.


Uma em cada cinco crianças no mundo vive numa zona de conflito, sendo África a região mais afectada. Neste continente, 218 milhões de crianças estão expostas à violência armada.

Há suspeitas que se tratem de madeireiros artesanais que ali trabalhavam.

Populares de Mandava na província moçambicana de Cabo Delgado, relataram hoje ter encontrado ossadas humanas, alegadamente de quatro pessoas, numa zona do distrito de Muidumbe alvo de ataques de grupos terroristas em 2024.

Em causa está o rapto do empresário português, de 69 anos, que também tem nacionalidade moçambicana, na baixa de Maputo

A polícia moçambicana deteve dois homens suspeitos de envolvimento no rapto de um empresário português em Maputo.

Zoo de Chester, no Reino Unido, acolheu os irmãos guepardos Kendi e Tafari, raros do Nordeste de África, num esforço de conservação para proteger uma das espécies de grandes felinos mais ameaçadas do mundo.

Samia Suluhu Hassan foi hoje empossada como Presidente da Tanzânia, apesar da violência eleitoral que causou centenas de mortos

Após a tomada da cidade sudanesa pelas RSF, organizações humanitárias denunciam massacres e desaparecimentos em massa. Milhares de civis continuam encurralados e em perigo extremo.


Em causa está o rapto do empresário português, de 69 anos, que também tem nacionalidade moçambicana, na baixa de Maputo, em frente ao seu estabelecimento comercial.


Os procuradores afirmam que Tewelde Goitom dirigia uma operação para trazer migrantes da África Oriental para a Europa em condições horríveis, exigindo enormes somas de dinheiro aos seus familiares.

Pelo menos 26 mortos e 25 desaparecidos após deslizamento de terras no oeste do Vale do Rift, no Quénia; cheias súbitas forçaram equipas de resgate a suspender operações


Descarrilamento provocou também ferimentos a um dos maquinistas.

O marido de Aurora "saiu para trabalhar e já não voltou mais". Tina Cossa carrega hoje Win, o filho bebé, nos braços. Nome é homenagem à "guerra" que precisou enfrentar e vencer ainda na barriga.

Aviso da ONU ocorre uma semana após as forças paramilitares terem capturado a cidade de El-Fasher.

A China condenou hoje os "ataques contra a população civil" no Sudão, manifestando "profunda preocupação" com a situação no país africano, em particular na cidade de Al Fasher, região ocidental de Darfur, onde têm sido denunciados massacres de civis.

O ministro da Economia de Moçambique, Basílio Muhate, afirmou hoje que a conferência internacional de turismo que arranca na segunda-feira na província de Inhambane, expõe o país como destino turístico importante no mundo.



O Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau anunciou a detenção de vários militares na sequência de uma alegada tentativa de golpe de Estado.


José Luís Livramento é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e das Comunidades de Cabo Verde.

O rei do Marrocos considerou hoje uma "mudança histórica" a decisão do Conselho de Segurança da ONU de apoiar o plano marroquino de autonomia no Saara Ocidental.


A tomada de El-Fasher pelas forças paramilitares RSF marca o ponto mais sangrento da guerra civil sudanesa que, desde 2023, já matou mais de 150 mil pessoas.

Osvaldo Varela justificou a visita com a necessidade de tratar de detalhes para dinamizar o processo de construção

Um Tribunal sul-africano decidiu que a morte do nobel da Paz, Albert Luthuli, foi causada por agressão policial durante o apartheid.O caso foi reaberto 58 anos depois para investigar "atrasos ou obstrução da investigação e do julgamento de crimes cometidos no regime de segregação racial".

A tomada de El-Fasher por uma força árabe faz temer nova cisão no 3.º maior país de África, quase 15 anos após a independência do petrolífero Sudão do Sul, após anos de guerra civil.

Estes ataques provocaram em pouco mais de oito anos 6.659 mortos, incluindo as 18 vítimas reportadas em menos de duas semanas em outubro

Populares de Miangalewa, Cabo Delgado, denunciaram hoje o saque dos seus campos agrícolas, alegadamente protagonizado por grupos armados de terroristas que assolam aquela província moçambicana do norte desde 2017.


Conselho de Segurança reafirmou a sua rejeição ao estabelecimento de uma autoridade governamental paralela nas áreas controladas pelas RSF

População civil tem sido alvo de violência perpetrada pelos paramilitares sudaneses.

O Conselho de Segurança da ONU condenou hoje o ataque dos paramilitares sudaneses das Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla inglesa) em Al-Fashir e o impacto devastador na população civil, perante relatos de atrocidades em grande escala.

Todos os agendamentos para pedidos de visto para procura de trabalho em Portugal foram cancelados, há uma semana, anunciou o Governo