
Lula reuniu-se com Macron na quinta-feira, à margem da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), realizada na cidade amazónica de Belém.
Deseja receber notificações?

Lula reuniu-se com Macron na quinta-feira, à margem da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), realizada na cidade amazónica de Belém.


O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o homólogo francês, Emmanuel Macron, concordaram em reforçar a cooperação policial para combater o crime organizado transnacional na região da Amazónia, informou o Governo brasileiro.

Um tribunal do Paraguai condenou a 20 anos de prisão um cidadão mexicano acusado de enviar 2.345 quilos de cocaína para Portugal, escondidos entre cargas de milho e soja, informou hoje o Ministério Público.

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o homólogo francês, Emmanuel Macron, concordaram em reforçar a cooperação policial para combater o crime organizado transnacional na região da Amazónia, informou o Governo brasileiro.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inicia hoje a sua visita de dois dias à cidade amazónica brasileira de Belém para participar da Cimeira do Clima, uma reunião de líderes mundiais que antecede Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30).

O parlamento peruano declarou hoje a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, "persona non grata", pela sua "ingerência inaceitável nos assuntos internos" do Peru, três dias após o corte de relações diplomáticas entre Lima e a Cidade do México.


O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou hoje, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global. "As florestas tropicais cumprem uma função essencial" para se enfrentar a mudança climática. "Elas retêm carbono, garantem fluxos hídricos e protegem a biodiversidade e sem elas não temos água para beber e nem para plantar", disse o chefe de Estado brasileiro. Até agora

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou hoje, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global.


O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou hoje, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global.

O Parlamento Europeu pediu hoje que a União Europeia (UE) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e das Caraíbas (CELAC) "reforcem a cooperação face à crescente instabilidade global" e que ratifiquem rapidamente o acordo com o Mercosul.

A cidade amazónica brasileira de Belém acolhe entre hoje e sexta-feira cerca de 60 chefes de Estado e de Governo que irão discutir o combate às alterações climáticas e demonstrar o que estão dispostos a fazer.

Presidente argentino promete manter o controlo cambial, mesmo contra a opinião de alguns investidores e banqueiros


O encontro preparatório da conferência climática teve início esta quinta-feira na cidade de Belém, na Amazónia, com a presença de cerca de 60 chefes de Estado e de Governo. O conteúdo Cimeira de líderes da COP30 começa na Amazónia brasileira também está disponível em Wilder.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com um milhão de euros para o Fundo Florestas Tropicais, tornando-se o segundo país depois do Brasil a declarar investimento neste fundo global.

O presidente brasileiro, Lula da Silva, avisou hoje os líderes mundiais que a chegou "o momento de levar a sério os alertas da ciência" e mostrar coragem no combate às alterações climáticas.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, avisou hoje os líderes mundiais que a chegou “o momento de levar a sério os alertas da ciência” e mostrar coragem no combate às alterações climáticas.

Washington ainda não pôs de parte ataques para matar ou capturar o Presidente da Venezuela, mas Donald Trump receia pôr tropas em risco e fracassar na tentativa de derrubar o regime de Maduro.

O presidente francês Emmanuel Macron está num visita de Estado ao Brasil. O governante esteve de visita a Salvador, onde não se inibiu de conviver com os locais, deixando todos surpreendidos.


Mauro Vieira descreveu como excelente o encontro de Lula da Silva com Von der Leyen, que está em Belém para a cimeira COP30


O Brasil acolhe, nos próximos dias, na cidade de Belém, cerca de 60 líderes mundiais para uma reunião preparatória da COP30.

Pedido foi feito a partir do 'Rainbow Warrior', o icónico navio do Greenpeace, que atracou na cidade brasileira amazónica de Belém na véspera da cimeira.

As comunidades indígenas do Brasil exigiram na quarta-feira, em nome de todos os povos originários do planeta, respeito, reconhecimento territorial e participação real nas decisões da COP30.

A vencedora do Prémio Nobel da Paz deste ano, Maria Corina Machado, diz que Donald Trump está a agir de forma correta no combate ao narcotráfico na América do Sul.


O príncipe de Gales está de visita ao Brasil, antes da COP30, que arranca na segunda-feira em Belém.

O jornalista da AP, Maurício Savarese, explica o que o presidente brasileiro, Lula da Silva, pretende para a Amazónia, a poucos dias do arranque da COP 30.


Mauro Vieira referiu que Lula já sublinhou mais que uma vez que a América Latina e o Caribe constituem "uma região de paz e cooperação"

Há grande azáfama por estes dias na cidade de Belém, no Pará, que será palco da COP30


O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, participará na 4.ª Cimeira entre a União Europeia e os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que decorre no fim de semana em Santa Marta da Colômbia, confirmou hoje a organização.


Estados Unidos têm pelo menos três planos em marcha para a Venezuela. Trump só deverá decidir o que vai acontecer a Maduro em meados de novembro. Rubio e Miller querem ação assertiva.

Von der Leyen continua ainda assim "totalmente empenhada no reforço das relações UE-CELAC".

A presidente da Comissão Europeia justificou hoje a ausência da cimeira União Europeia (UE) - Comunidade de Estados da América Latina e das Caraíbas (CELAC), na Colômbia, com a "agenda política europeia" e a "baixa participação" de líderes.

"O que está faltando é diálogo", disse esta terça-feira acreditar o Presidente do Brasil, reforçando que "o Brasil tem todo o interesse em ajudar" e discutir uma solução com Donald Trump.

A cimeira UE-CELAC decorrerá nos dias 9 e 10 de novembro


A presidente da Comissão Europeia será substituída pela chefe da diplomacia comunitária na cimeira da UE com a Comunidade de Estados da América Latina e das Caraíbas (CELAC), na Colômbia, acompanhada pelo presidente do Conselho Europeu.

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse hoje querer impedir uma possível invasão terrestre da Venezuela pelos EUA e reiterou a sua disposição para mediar a crise entre os dois países.


Costa diz que as alterações climáticas não são notícias falsas, mas sim "uma realidade cientificamente comprovada" que afeta o nosso e afetará o futuro do planeta.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, participa esta semana na conferência de líderes que antecede a cimeira da ONU sobre o clima (COP30) em Belém, no Brasil, deslocando-se depois à Colômbia para a reunião da UE-CELAC.

De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, desde os acontecimentos de dezembro de 2022, “o governo mexicano tem interferido de forma inadmissível e sistemática nos assuntos internos do Peru”.



O adiamento ocorre num contexto de tensão, com navios de guerra americanos posicionados nas Caraíbas para operações antidrogas que já resultaram em pelo menos 65 mortos desde setembro.


Quase a meio do mandato, o Presidente argentino aproveita o capital político obtido nas legislativas para procurar consensos para reformas laboral, tributária e penal, atendendo também a um pedido de Washington. Enquanto se prevê uma remodelação do Executivo, o mercado aguarda um novo regime cambial


Continua a tensão no Brasil depois da "Operação Contenção", que desde terça-feira teve lugar no Morro do Alemão, norte da cidade do Rio de Janeiro, onde vivem 11 mil pessoas, parte do Complexo do Alemão, onde residem 50 mil. As zonas encontram-se na área geral conhecida como Penha, que integra 13 comunidades urbanas e 100 mil pessoas. A cidade do Rio tem cerca de 6.7 milhões de habitantes, e o estado mais de 17 milhões.

"Até o momento, há o registo de 23 mortos", revelou o governador do estado onde ocorreu o incidente.

Objetivo é acabar com o narcotráfico e pressionar o Presidente venezuelano a demitir-se. Trump nega intenção de ofensiva.


depois de terem ordenado o encerramento do espaço aéreo de Porto Rico até março do próximo ano.


Já comecaram a realizar-se os funerias das vitimas da operação policial no Rio de Janeiro. Familiares e moradores dos complexos da Penha e do Alemão juntaram-se num novo protesto. Pedem justiça e a demissão do governador do Rio.


O Conselho de Segurança da ONU prolongou hoje o mandato da Missão de Verificação das Nações Unidas na Colômbia por mais um ano, até 31 de outubro de 2026.

O ministro José Manuel Albares reconheceu a "injustiça" para com os povos originários do México durante a época da conquista espanhola. A presidente Claudia Sheinbaum agradeceu-lhe o gesto e considerou-o um passo para a reconciliação histórica.

Esta será a décima quarta viagem de Milei aos Estados Unidos (EUA), a sétima este ano, depois de ter assumido o cargo em 2023

Noboa argumentou que já existem instalações militares em Manta e Salinas, o que facilita a reativação de uma base para controlo marítimo

Milhões de latinos podem perder a ajuda alimentar nos Estados Unidos devido à paralisação do governo. Nova Iorque declarou uma emergência alimentar face à possível suspensão destas ajudas.


O vice-primeiro-ministro chinês Ding Xuexiang vai representar o país na cimeira climática COP30, que se realiza na próxima semana em Belém do Pará, no Brasil, e realizará visitas oficiais ao Uruguai e ao próprio Brasil entre segunda e quarta-feira.

O fenómeno Milei pode servir de inspiração em Portugal, mas não há dúvida de que é em Espanha que o sucesso ou fracasso de Milei poderá ter maior impacto, e daí irradiar para o resto da Europa.


Num aeroporto da República Dominicana, um agente dos EUA faz uma proposta a um piloto venezuelano. O alvo: Nicolás Maduro. O resultado? Uma história que poderia sair de Hollywood.

Contra o uso excessivo da força

O Brasil é o segundo maior produtor de carne do mundo, atrás dos Estados Unidos, e possui o maior efetivo bovino do planeta, com cerca de 4,5 milhões de bovinos

Está a aumentar a tensão entre a administração Trump e Nicolas Maduro. Mas será que o Presidente norte-americano tenciona mesmo invadir a Venezuela? O que quer, afinal, do país? Apenas derrubar Maduro ou tem outros interesses? Eis a análise de Maria João Tomás n'"O Porquê das Coisas".

Lula da Silva ainda não se manifestou publicamente sobre o caso, mas o ministro da Justiça do Brasil afirmou que o chefe de Estado ficou "estarrecido" com o número de mortos da megaoperação contra o Comando Vermelho.

Número de mortos ainda não está fechado, mas até então, as autoridades confirmaram 132 mortos, incluindo quatro polícias.