
Autora da reportagem na mega-prisão CECOT, para onde a Administração Trump enviou centenas de migrantes, diz que o seu trabalho foi retirado por razões políticas.
Deseja receber notificações?

Autora da reportagem na mega-prisão CECOT, para onde a Administração Trump enviou centenas de migrantes, diz que o seu trabalho foi retirado por razões políticas.

Em declarações à Lusa, Nelson Cunha (Chega), sublinhou hoje a relevância do equipamento no reforço da segurança da cidade, uma das bandeiras da sua campanha eleitoral, e no primeiro mandato à frente daquele município do Médio Tejo. “A inauguração da nova esquadra da PSP no Entroncamento representa um momento de enorme importância para o concelho […] O conteúdo Entroncamento inaugura nova esquadra da PSP com investimento de 2 ME e reforço da segurança aparece primeiro em Médio Tejo.

No seu podcast, Peña reafirmou que a política externa do Paraguai está alinhada com os Estados Unidos, Israel e Taiwan

Apesar de a União Europeia ter adiado a assinatura do acordo, que estava prevista inicialmente para o passado sábado, o lado sul-americano não ‘bateu com a porta’. Cimeira na Foz do Iguaçu pede que o lado europeu se decida de vez.

O Presidente paraguaio afirmou no domingo que os países da América Latina que romperam com Taiwan para se aproximar da China "estão pior" e reiterou a aliança com Taipé, alinhando a política externa com Estados Unidos e Israel.

"Exército de Libertação Nacional envia ao povo colombiano uma mensagem clara de paz declarando um cessar-fogo unilateral para esta época festiva", adiantou o grupo armado.

"A Argentina saúda a pressão dos Estados Unidos e de Donald Trump para libertar o povo venezuelano. O tempo de uma abordagem tímida sobre este assunto acabou. Exortamos também todos os outros membros do bloco a apoiarem esta posição”, apelou Milei no seu discurso na Cimeira do Mercosul em Foz de Iguaçu, no sul do Brasil.



Presidente da Argentina acrescenta que "o tempo de uma abordagem tímida sobre este assunto acabou"



Raquel Patrício, especialista em Assuntos da América Latina, afirmou este sábado no NOW que a intervenção militar norte-americana na Venezuela será «breve», ao «estilo do Irão, com alvos programados, ataques a quartéis, a casa de Maduro (...) tudo muito mapeado».

Cada país conhece uma realidade diferente, mas a vitória do candidato da direita no Chile é mais uma que engrossa o que parece ser uma onda de derrotas das propostas esquerdistas na América Latina.


Ex-chefe de Estado foi condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, podendo ver a pena reduzida para pouco mais de dois anos.


Lula da Silva garante que vai vetar a proposta que poderá vir a beneficiar Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão.

O correspondente da CNN Portugal no Brasil, Nelson Garrone, abordou o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. França e Itália estão contra o entendimento, cujas negociações concluíram em 2019, mas ainda está por ratificar.

Presidente brasileiro pode vetá-lo.

Entre os condenados está o general reformado do Exército Mário Fernandes, que atuava como secretário executivo da Presidência de Jair Bolsonaro, que já está a cumprir uma pena de prisão efetiva de 27 anos e 3 meses, após ter sido condenado por cinco crimes.


As penas respondem às acusações de tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, danos agravados e deterioração do património


O Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu por unanimidade, esta terça-feira, condenar a penas de prisão de oito a 26 anos cinco dos seis réus do segundo dos cinco grupos acusados pela tentativa de golpe de Estado.

Segundo a proposta, a decisão de prorrogar a classificação de ZPU a toda cidade de Lisboa é justificada pelo "elevado volume de fogos habitacionais em estado vago ou devoluto", estimado em cerca de 48 mil unidades no concelho

Em ano de várias idas às urnas, as eleições para o Senado surgem como foco dos partidos. O mais alto órgão judicial teme que a extrema-direita tente depor alguns dos seus membros


Líder da oposição venezuelana foi assistida num hospital em Oslo


A extrema-direita tem vindo a ganhar força na América Latina. Esta ascensão vai sendo cada vez mais expressiva e a vitória de José Antonio Kast nas eleições presidenciais chilenas de domingo é disso mais um exemplo.

O Presidente norte-americano foi bem claro na sua Estratégia de Segurança Inicial divulgada em inícios de dezembro: o foco dos EUA está na América Latina, mas há muitos líderes da região que não querem perder a China de vista.

João Ferreira (PCP) e Bruno Mascarenhas (Chega) estiveram Frente a Frente no NOW na tarde desta segunda-feira e falaram sobre o chumbo da lei da nacionalidade pelo Tribunal Constitucional.


A lei pode reduzir a condenação de Bolsonaro de 27 anos para pouco mais de dois anos, gerando grande controvérsia.

No anterior mandato, também sob presidência de Carlos Moedas (PSD), a vereação do PS viabilizou os quatro orçamentos da liderança PSD/CDS-PP.

Lesão da laureada venezuelana ocorreu em condições meteorológicas adversas durante a viagem de barco. Corina Machado anunciou a vontade de regressar ao mundo da política, com o apoio do presidente do Chile.

“O que hoje se desenha na América do Sul e Central é a consolidação de um ecossistema político que, com diferenças nacionais evidentes, partilha uma mesma gramática de poder, uma mesma leitura do mundo e uma mesma relação ambígua, mas estrutural, com Donald Trump e com a nova direita americana.”




Em Los Angeles, na Califórnia, um grupo de católicos reuniu-se para celebrar a tradição anual do Dia da Nossa Senhora de Guadalupe. É uma data sagrada para a comunidade latina, que juntou centenas de pessoas, mesmo apesar das perseguições das autoridades norte-americanas aos imigrantes.

Pedro Pannunzio, jornalista em serviço especial para a CNN Portugal na Venezuela, está na manifestação de apoio a Nicolás Maduro, convocada pelo seu partido.


O ex-presidente boliviano Luis Arce foi transferido para a prisão de San Pedro, em La Paz, na sexta-feira. Vai cumprir cinco meses de prisão preventiva por alegadas irregularidades num fundo indígena quando era ministro da Economia do governo de Evo Morales.

Os Estados Unidos anunciaram hoje o fim dos programas humanitários de reagrupamento familiar destinados a cidadãos da Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti e Honduras, obrigando milhares de beneficiários a abandonar o país até janeiro.

Bryan Stern, veterano de guerra norte-americano, retirou María Corina Machado da Venezuela e levou-a até Oslo para receber o Prémio Nobel da Paz. Garante que não foi contratado por Donald Trump.


A galardoada com o Prémio Nobel da Paz conseguiu viajar até Oslo e pôde reencontrar a família, que não via há quase dois anos.

A vencedora do Prémio Nobel da Paz, Maria Corina Machado deu uma conferência de impressa na Noruega. Prometeu regressar à Venezuela e que o país "será livre", incentivando o povo venezuelano a continuar a lutar.


José António Kast não é um rookie em eleições presidenciais, aliás esta é a terceira vez que se está a candidatar. Em 2021 perdeu para Gabriel Boric e em 2017 para Sebastián Piñera.

Alavancado pela presidência do G20 no final do ano passado, marcada pela defesa da taxação dos super-ricos e do combate à fome, o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, acolheu a meio do ano a cimeira dos emergentes BRICS, reforçando o discurso de maior protagonismo do Sul Global, a favor do multilateralismo, contra a imposição unilateral de tarifas e na defesa de uma moeda comum para concorrer com o dólar.




Rodrigo Bacelar foi preso quarta-feira da semana passada por ordem do juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Juan Orlando Hernández tinha sido condenado a 45 anos de prisão mas já foi libertado.


Desembarcam em Porto Rico mais soldados norte-americanos com equipamento militar. Prosseguem as movimentações dos Estados Unidos no Mar das Caraíbas.



A presidente do Conselho Nacional Eleitoral das Honduras atribuiu este sábado a "problemas técnicos" a falha desde sexta-feira do sistema de escrutínio das eleições gerais do passado dia 30 de novembro. Um dos partidos já pede anulação das eleições


O julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, dos responsáveis pela elaboração da minuta do golpe de Estado, num processo que levou já à condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro, inicia-se na terça-feira.

Se todas as instituições são afetadas pela crise climática, todas têm responsabilidades para com ela, independentemente de o seu foco ser social, cultural, educativo ou ambiental.


O mundo que se conta a partir do que se diz. Crónica de António Rodrigues




Em carta ao presidente e ao povo dos Estados Unidos, Hugo "El Pollo" Carvajal denuncia mais de duas décadas de narcoterrorismo, espionagem e manipulação eleitoral, validando assim as decisões de Donald Trump sobre a Venezuela.


O presidente da Venezuela disse que a conversa telefónica com Donald Trump foi conduzida num tom respeitoso.


O convidado deste episódio é Andrés Malamud, investigador em ciência política do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.