
Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.
Deseja receber notificações?

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros a partir de amanhã. Segundo as previsões divulgadas na sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), o gasóleo deverá encarecer meio cêntimo e a gasolina deverá subir um cêntimo.

Várias associações já alertaram publicamente para o perigo de fraude na importação de gasolina e gasóleo, sobretudo nas fronteiras terrestres do país.

2025 vai terminar com uma subida do preço dos combustíveis.

Os combustíveis vão terminar o ano com uma ligeira subida. Em 2026 esperam-se descidas relevantes, mas o governo já avisou que vai aproveitar para descongelar o ISP. Por isso, no final de contas, não se deve esperar grandes poupanças nos combustíveis no próximo ano.


A subida é mais acentuada na gasolina.

Depois da ‘prenda’ nesta semana do Natal, na próxima semana os combustíveis vão voltar a subir. Saiba aqui como vão ficar os preços.



Em Portugal, os impostos representam 48% do que pagamos pelo gasóleo e 52% da fatura da gasolina. O ISP teve um desconto em 2022, mas desde então tem vindo a subir, engordando a receita do Estado

O preço dos ovos quase duplicou nos últimos 3 anos. Só em 2025 já subiu 30%. Uma das razões é a gripe das aves.


Um novo comparador de preços de combustíveis e de gás engarrafado foi lançado na semana passada pela ERSE, a entidade reguladora do sector energético. É possível conhecer os preços em tempo real.

Preços podem variar consoante o posto de abastecimento



O recuo da Comissão Europeia no fim da produção de veículos a combustão a partir de 2035 deixou o setor automóvel aliviado. A indústria de componentes automóveis, responsável por cerca de 15% das vendas portuguesas de bens transacionáveis ao exterior, destaca que se esta exigência fosse em frente, teria impacto nas exportações portuguesas e as […]

A Comissão Europeia apresentou esta terça-feira o Plano Europeu de Habitação Acessível, uma resposta à emergência habitacional que se instalou em todo o continente, que fica espelhada numa forte subida dos preços das casas na generalidade dos países da União Europeia nos últimos anos. Com um investimento anual de 150 mil milhões de euros durante […]

O ouro negro tem tido uma oferta excedentária, numa altura em que o consumo não acompanha. O alerta do JPMorgan é claro: se ninguém fechar as torneiras, os preços podem cair para a casa dos 30 dólares até ao final de 2027.

A Comissão Europeia quer acelerar a criação de uma cadeia de valor de baterias totalmente produzida na União Europeia, flexibiliza metas de CO2, corta burocracia e aposta em empréstimos sem juros para apoiar a transição para a mobilidade limpa.

Nuno Abrantes, Chief Information Officer, Unicre, explica que “esta parceria reforça nossa posição de referência nas soluções de Buy Now, Pay Later (BNPL), com a inovadora solução Parcela Já Com Unicre, que redefine a experiência de pagamento e consolida a posição da empresa como líder em soluções financeiras inovadoras”.

Se a edição impressa chega às bancas a tempo, ao esforço da indústria gráfica nacional o deve. E bem sabem muitos jornais o quanto as empresas gráficas com quem trabalham sempre os apoiaram, mesmo nos momentos mais críticos, esclarece o presidente da APIGRAF O conteúdo Direito de resposta: “Não há ‘degradação’ na indústria gráfica” aparece primeiro em Visão.

A descida é mais significativa no gasóleo, o combustível mais usado em Portugal.

Gasóleo desce 2,5 cêntimos e gasolina dois cêntimos por litro.

Os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana.


Os preços cobrados ao consumidor variam consoante o posto de abastecimento



Os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento

A descida é maior no gasóleo, o combustível mais usado em Portugal.

O maior fundo soberano do mundo, com mais de 2 biliões de euros de ativos sob gestão e participações em mais de 9 mil empresas cotadas (algumas portuguesas), acaba de apresentar a sua nova estratégia de investimento para o período 2026-2028, que pode beneficiar a economia nacional. O plano, apelidado de “Strategy 28“, traz mudanças […]

Num dia dividido a nível europeu, o índice nacional fechoiu em baixa pela segunda sessão consecutiva, sob pressão das energéticas e das construtoras. Teixeira Duarte afundou mais de 6%.

A digitalização do setor financeiro tem vindo a transformar profundamente a forma como os consumidores interagem com produtos e serviços, e o universo segurador não é exceção. O conceito de Open Insurance, que promove a partilha segura de dados entre seguradoras, mediadores e outros prestadores autorizados, está a abrir caminho a um novo modelo de […]


Um total de 17 estados democratas moveu um processo para retirar a ordem da Casa Branca que levou várias agências a suspender a emissão de licenças.



Com o apoio da Alemanha, a indústria automóvel europeia espera que a Bruxelas flexibilize a regulamentação de emissões para 2035.

Decorre esta terça-feira, após a VI cimeira Portugal-Moçambique, o Fórum Económico com participação do Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e do ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, no Palácio da Bolsa, Porto.


Antigos clientes do Eurobic que há duas semanas migraram para o Abanca estão a ter problemas a receber as suas pensões (situação que o banco diz ter resolvido na passada sexta-feira) e a pagarem as suas dívidas, incluindo empréstimos bancários, apontando o problema à alteração do número da conta. Desde o passado dia 24 de […]

Acompanhe, ao minuto, a evolução dos mercados nesta segunda-feira.

Depois de um primeiro corte, o Executivo tem ainda cerca de 10 cêntimos de desconto no ISP em vigor. Já tem receita extra para 2026, mas o valor poderá ser muito superior caso elimine em definitivo esta “borla”.




Governo sustentou a necessidade de reverter o desconto no ISP com a pressão de Bruxelas, mas também com a carga fiscal menos expressiva na comparação com a Europa. Era verdade, mas com o primeiro corte no desconto, a realidade mudou no caso do combustível mais utilizado.

Governo já tinha sinalizado que iria começar a reverter a “borla” que se mantém desde 2022, aproveitando momentos de baixa dos preços dos combustíveis nos mercados. Corte dá receita extra ao Estado num mês em que o consumo tende a acelerar por causa da quadra festiva.
Dos negócios da Galp na Namíbia às indefinições em torno do futuro da Europa através da Ucrânia, passando pelo embaraço que as filas no aeroporto causa ao Governo e as escutas a António Costa sem controlo judicial. Veja o rating da semana.
A nova lista de exceções à tarifa adicional de 40% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou da sobretaxa 10,9% da pauta exportadora brasileira, o equivalente a 4,395 mil milhões de dólares. Com o novo pacote, 55,4% das vendas do Brasil aos EUA em 2024 — cerca de 22,381 mil milhões de dólares […]

O corte no desconto do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos vai render ao Estado mais 192 milhões de euros no próximo ano. Portugal já tem uma tributação sobre os combustíveis superior à média europeia.


A empresa resultante da fusão formará o que as partes descrevem como o primeiro hub financeiro totalmente integrado, nativo da cloud e impulsionado pela IA da Europa para pequenas e médias empresas e contabilistas.

Em 2025, a riqueza bilionária global atingiu um recorde histórico, impulsionada pela inovação e pela maior onda de heranças multigeracional de que há memória, segundo a consultora suíça UBS.

Uma vaga renovada de milionários está a emergir globalmente, impulsionada pela inovação empresarial e pelo maior volume de heranças alguma vez registado, revela o relatório “Billionaire Ambitions Report 2025” do UBS, publicado esta quinta-feira, a que o ECO teve acesso. Este fenómeno ocorre num contexto em que Portugal também viu o seu clube de milionários […]

Os preços do gás na Europa estão a cair apesar do tempo frio e do armazenamento abaixo da média, à medida que os fluxos crescentes de GNL dos EUA inundam o mercado. A diferença de preços entre o gás natural europeu e o gás natural americano registou uma forte redução.

O Ministério das Finanças russo informou ter emitido 20 mil milhões de renminbi (2,8 mil milhões de dólares) em títulos do governo na moeda chinesa, abrindo caminho para Moscovo aceder às baixas taxas de juro da China para financiamento interno, noticiou o Financial Times.


A redução do desconto do ISP acaba por anular quase na totalidade o efeito da descida da cotação do petróleo.

Neste episódio falamos das metas do Portugal 2030 e da confiança de Cláudia Joaquim de que o país não vai perder fundos no próximo ano. Olhamos também para os planos da Savannah para entrar na bolsa, para a inovação sustentável da Secil, para a decisão europeia de proibir o gás russo e para o novo calendário do aeroporto de Alcochete. E destacamos ainda as explicações de Mário Centeno sobre a Efacec e a aceleração do crédito e dos depósitos em outubro

Os EUA já contam com uma dúzia de navios de guerra nos mares da região e com mais de 15 mil soldados.

O Governo terminou com o desconto extraordinário no imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP), criado em 2022 pelo executivo de António Costa, devido à pressão de Bruxelas. Portugal é um dos países que, mesmo sem o desconto, paga mais taxas sobre os combustíveis.

Com as viagens de Natal à espreita, Estado arrecadará mais ISP em dezembro, subindo o imposto à boleia da descida dos preços da gasolina e do gasóleo

O preço dos combustíveis desceu esta semanas, mas quase não se sentiu. O Governo aproveitou o momento para acabar com o desconto no ISP, o imposto sobre os produtos petrolíferos. A Associação de Revendedores de Combustíveis diz que é uma decisão "lamentável".

O investidor estima que o pacote salarial proposto pelo fundador da Tesla, Elon Musk será prejudicial para os acionistas.

Descida desta semana foi 'absorvida' pelo aumento da carga fiscal

A espanhola Zunder vai instalar 44 novos pontos de carregamento próprios para veículos elétricos em Portugal, dos quais cinco concebidos para camiões. Pelo menos seis serão estações ultrarrápidas para “reforçar a conectividade em corredores logísticos-chave, zonas fronteiriças e áreas de elevada mobilidade diária”: Valença, Esposende, Vila Nova de Gaia, São Mamede de Infesta (Matosinhos), Caldas […]

Carga fiscal sobre os combustíveis foi aliviada em 2022 e 2023 devido à pandemia e à guerra. Redução dos descontos trava maiores descidas nos preços esta semana.

Acompanhe aqui, minuto a minuto, a evolução dos mercados desta segunda-feira.

Esta segunda-feira, quem for à bomba de combustível encontra preços mais baixos, mas não tão baixos como poderiam ser, porque uma portaria de sexta-feira passada “comeu” parte do alívio fiscal. Editorial deMarta Moitinho Oliveira

Os países do grupo têm vindo a acordar aumentos mensais na sua produção de petróleo desde abril passado. O último aumento, de 137 mil barris por dia, entra em vigor na segunda-feira.

Decisão vigorará pelo menos até 1 de abril de 2026.

No entanto, a descida vai ser menor do que se previa

Os preços do crude têm sido penalizados pelos receios de que haja um excesso de oferta da matéria-prima. Se “ouro negro” russo reentrar no mercado, a pausa esperada da OPEP+ pode contrabalançar, mas não deve ser suficiente para animar os investidores.

