
A notícia foi avançada pela Bloomberg, que estimou que o negócio possa gerar receitas de cerca de 893 milhões de euros (1,03 mil milhões de dólares) com base no preço de fecho das ações na segunda-feira
Deseja receber notificações?

A notícia foi avançada pela Bloomberg, que estimou que o negócio possa gerar receitas de cerca de 893 milhões de euros (1,03 mil milhões de dólares) com base no preço de fecho das ações na segunda-feira


De modo a poupar centenas de euros por ano, estes aparelhos devem sempre ser desligados da tomada após a sua utilização

Empresa portuguesa junta-se à tendência de outras petrolíferas de relaxar metas climáticas, insatisfeita com apoios estatais e procura por energias alternativas, como hidrogénio.

O Grupo Brisa e a Guarda Nacional Republicana (GNR) vão reforçar a mobilidade elétrica nas autoestradas portuguesas com a instalação de 168 novos postos de carregamento rápido em 15 Centros Operacionais da rede Brisa. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a MOON Power, marca do Grupo Volkswagen representada pela SIVA|PHS, que desenhou uma solução […]

O líder do executivo madeirense realizou hoje uma visita à nova subestação do Lombo do Meio, nos Canhas, que ficou agora concluída. Miguel Albuquerque aproveitou a oportunidade para realçar o “forte investimento que os seus Executivos vêm fazendo ao nível da produção energética”, reza uma nota na página oficial de Facebook do Governo. Este investimento […]



O apoio dos cidadãos europeus ao euro nunca foi tão forte. De acordo com o mais recente Eurobarómetro da Comissão Europeia, 83% dos inquiridos nos países da zona euro afirmam apoiar a moeda única, o valor mais elevado desde a sua introdução em 2002. O estudo revela que, após décadas de ceticismo em vários Estados-membros, o euro consolidou-se como um símbolo de estabilidade e integração europeia.


A alienação de 224 milhões de ações foi anunciada esta segunda-feira, dia em que as ações da elétrica recuperaram parcialmente de quedas acentuadas sofridas após a divulgação do plano de negócios.

O Canada Pension Plan Investment Board, um dos maiores fundos de pensões do mundo, está a vender uma participação de 5,4% na EDP, noticiou esta segunda-feira a Bloomberg, citando os termos da operação. A agência adianta que o fundo pôs à venda cerca de 225 milhões de ações numa colocação overnight organizada pelo Goldman Sachs, […]

A venda corresponde à quase totalidade da participação do fundo na elétrica e pode valer até quase 900 milhões de euros. A operação será feita em bookbuilding acelerado antes da abertura do mercado na terça-feira, avança a Bloomberg.

O PAN propôs hoje, no âmbito da discussão orçamental na especialidade, a suspensão do projeto de energia fotovoltaica Sophia, em Castelo Branco, apontando riscos “de prejuízo para os ecossistemas” e consequências no turismo e património paisagístico”.

A ADENE, Agência para a Energia lançou o MOVE+ Empresas, um novo sistema de avaliação e classificação que procura apoiar as organizações na sua transição energética, tendo em conta todas as práticas de mobilidade. O auditório das Águas de Portugal, em Lisboa, foi o palco escolhido pela ADENE para apresentar este novo instrumento que, segundo […] O conteúdo MOVE+ Empresas: o salto além da frota aparece primeiro em Fleet Magazine.

"Nem um cêntimo deve destinar-se à guerra na Ucrânia. Esse é o objetivo das sanções", declarou o primeiro-ministro búlgaro, Rosen Zhelyazkov, numa conferência de imprensa em Sófia, indicando que o parlamento já aprovou na sexta-feira uma lei que autoriza a nomeação do administrador.

O governo búlgaro anunciou esta segunda-feira que vai nomear um administrador para gerir a única refinaria de petróleo da Bulgária, do gigante russo Lukoil, sob sanções norte-americanas, para impedir que financie a guerra na Ucrânia. “Nem um cêntimo deve destinar-se à guerra na Ucrânia. Esse é o objetivo das sanções”, declarou o primeiro-ministro búlgaro, Rosen […]

A Renault Trucks vai apresentar soluções para a descarbonização dos transportes na Solutrans, a principal feira internacional dedicada ao transporte rodoviário e urbano – que decorre na Lyon Eurexpo, em França.

Milhares de famílias de baixos rendimentos correm o risco de perder as obras de eficiência energética prometidas pelo Governo no âmbito do programa Vale Eficiência, depois da meta ter sido novamente reduzida. O Executivo decidiu cortar o número de vales a atribuir de 40 mil para 18 mil, alegando “fraca adesão do mercado”. Na prática, esta decisão deixa de fora mais de 25 mil candidaturas aprovadas, o que representa um retrocesso significativo no combate à pobreza energética.

As operações da petrolífera fora da Rússia representam 0,5% do petróleo produzido diariamente em todo o mundo

Renault Trucks acompanha os seus clientes em todas as fases da transição energética, disponibilizando soluções personalizadas para cada tipo de operação - da distribuição e logística urbana à construção, passando pelos serviços ambientais e pelo transporte regional e de longo curso

A futura ligação ferroviária entre Évora e Badajoz, integrada no Corredor Internacional Sul, deverá entrar em funcionamento em meados de 2026. A infraestrutura permitirá ganhos operacionais de cerca de três horas e meia no transporte de mercadorias com destino a Madrid, segundo declarações do presidente da Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), Pedro do Ó Ramos, ao Jornal Económico. De acordo […] O conteúdo Nova ligação Évora-Badajoz deverá reduzir custos logísticos e aumentar capacidade de escoamento do Porto de Sines. aparece primeiro em Alentrium.

No âmbito das suas competências enquanto entidade gestora das redes ...

O detido é suspeito de ter recebido durante entre junho e novembro comissões entre 10% e 15% de uma empresa privada com a qual a Energoatom tinha contratos.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje que a entidade FNBC Invest, que também utiliza a marca Seven Bank, não está habilitada para atividade de intermediação financeira.

A LASO encontra-se a executar mais um projeto internacional de elevada complexidade, desta vez em San Pancrazio Salentino, Itália, reforçando a sua presença no setor do transporte eólico e a sua capacidade de gestão logística à escala europeia. The post LASO em Itália – transporte de pás eólicas first appeared on Transportes & Negócios.

A Telles reforçou a equipa com dois novos associados: Sónia Gabriela Martins, que se junta à área de Público e Urbanismo, e Pedro Lousa Cabral, que reforça as áreas de Ambiente & Alterações Climáticas e Energia & Recursos Naturais. Com experiência no setor público e privado, Sónia Gabriela Martins exerceu funções como jurista na Câmara […]

Opinião de Luís Gil, Membro Conselheiro e Especialista em Energia da Ordem dos Engenheiros

O subsecretário-geral da ONU Jorge Moreira da Silva defendeu que os países desenvolvidos têm de financiar a transição energética no Sul Global, permitindo que as economias em desenvolvimento deixem de depender dos combustíveis fósseis sem comprometer o crescimento. "Como é que vamos dizer a esses países para deixarem o petróleo no chão, o gás no chão, porque é bom para o planeta, se não os estamos a apoiar nessa descarbonização?", questionou em declarações à Lusa Jorge Moreira da Silva, lançando

Investidores e analistas receberam o novo plano da energética até 2028 com pessimismo. O objetivo é investir mais nos EUA, cujo contributo para os resultados irá crescer, em contraste com a descida da Europa, mas a incerteza é elevada.

O ministro da Economia garante que informou o ministro das Finanças que a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência iria libertar cerca de 300 milhões de euros dos empréstimos da bazuca, porque os investimentos não ficariam prontos a tempo. Uma folga que Joaquim Miranda Sarmento poderia utilizar na elaboração da proposta de Orçamento do […]

O presidente do Porto de Sines explica que apenas três navios russos de gás natural utilizaram a infraestrutura no ano passado.

Maior refinaria estatal indiana está à procura de formas de diversificar fontes e repor fluxos que deverão ser interrompidos, isto apesar de várias empresas já terem garantido que continuarão a comprar crude à Rússia.



Estratégia tem em vista reduzir as importações de gás russo e limitar a presença da Turquia no mercado europeu. Primeiro-ministro grego recusa que rotas sejam desviadas através da Turquia.


Investimento de 115 milhões de euros junta solar, eólica e baterias e envolve os concelhos de Montalegre, Boticas e Vieira do Minho

Se a utilização de água potável de rios e lençóis freáticos não for regulada, o custo para a ecologia e as populações locais será suportado pela comunidade e não pelos acionistas das big tech. Afinal, em 2028 não vai chover quatro vezes mais… O conteúdo Big deals aparece primeiro em Visão.

No final de outubro, a rede pública contava com 7.072 postos de carregamento, que disponibilizam cerca de 13.250 pontos de carregamento em todo o território nacional. Destes, 2.689 eram rápidos ou ultrarrápidos, reforçando a cobertura, acessibilidade e eficiência da rede.

Há dois anos, países estabeleceram as metas de triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética até 2030.

Em matéria de exigências de descarbonização, quer ser tratada pela Comissão Europeia como a “sexy” indústria automóvel, gozando da chamada “neutralidade tecnológica”, considerada fundamental “para garantir a sobrevivência industrial da cerâmica europeia na transição energética”.

Quebra nos resultados da EDP e plano estratégico até 2028, prevendo um corte no investimento, foram mal recebidos pelo mercado. Mas os analistas estão mais otimistas do que estavam em relação à EDP Renováveis

O ministro das Finanças explicou que “mesmo que a autoridade tributária liquide, qualquer contribuinte tem o direito a litigar e prestar garantia”, pelo que “não é líquido” que a receita entre nos cofres públicos em 2026.

Pagamentos destinam-se a financiar medidas que vão da resiliência dos ecossistemas florestais à mobilidade sustentável, passando por programas para maior conforto térmico nas habitações ou projetos inovadores que aumentam a reciclagem dos têxteis.

Elétricas perderam mais de 5%, liderando as quedas do PSI, num dia de descidas generalizadas a nível europeu.

Os Power Purchase Agreements (PPA) estão a revolucionar o mercado europeu de energia. Estes contratos permitem às empresas fixar preços e garantir energia renovável a longo prazo – uma solução estratégica num contexto marcado pela urgência da transição energética, pela volatilidade e procura crescente de eletricidade.

Ministro diz que esta receita deve ser sempre encarada como temporária, porque depende de uma operação económica que não se repete

O ministro das Finanças avisou hoje que os 335,2 milhões de euros a arrecadar pelo Estado com a venda de seis barragens da EDP à Engie são receita temporária, que não deve servir para financiar despesa estrutural.


Será permitida a participação do setor privado neste projeto de gás, indicou o ministro dos Recursos Minerais e Energia

Cotadas energéticas tombam 4% após os lucros não-recorrentes do grupo EDP caírem 12% para 952 milhões de euros e os da EDP Renováveis tombaram 49% para 107 milhões de euros, até setembro.

Os resultados dos primeiros nove meses e o plano para o triénio levou várias casas de investimento a ajustarem a sua posição em relação ao grupo. Entre elas está o Goldman Sachs, que cortou a recomendação das duas empresas da família EDP.

Redução da fiscalidade e uma nova geração de contratos de risco e serviço que reforça a partilha dos lucros estão a trazer de volta as multinacionais, juntamente com um regulador que ganhou peso.

EDP anunciou que prevê investir cerca de 12.000 milhões de euros entre 2026 e 2028.

Adiar o novo mercado, que vai abranger mais de um terço das emissões da UE na área dos transportes e dos edifícios, vai minar a capacidade da UE de cumprir as suas metas climáticas para 2030.

Lisboa abriu no vermelho com os investidores a penalizarem as ações da EDP e da EDP Renováveis. Plano de investimento apresentado pela EDP esta semana não será suficiente para tranquilizar os mercados.

Foi este verão que as “nuvens negras”, que ameaçavam a atividade da EDP nos Estados Unidos, se dissiparam. Com melhor visibilidade sobre o que a empresa pode esperar em termos de política fiscal, a elétrica portuguesa quer avançar a todo o vapor, com novos investimentos, para o outro lado do oceano Atlântico. Lá, mas cada […]

O “interesse público prevalecente” nas renováveis não rasga o Estado de direito ambiental; oferece-lhe um critério de prioridade à medida da urgência climática e da segurança energética.

Esse crescimento será "influenciado pela implementação de projetos estruturantes na bacia do Rovuma", de produção de gás natural liquefeito (GNL)

Na abertura da Cimeira de Líderes pelo Clima em Belém, no Brasil, António Costa confirmou a meta europeia de redução entre 66 e 72% das emissões até 2035 face aos níveis de 1990. Ursula Von Der Leyen explicou que a União Europeia está a apoiar parceiros na construção dos seus próprios sistemas de comércio de emissões.

Cortes irão afetar algumas zonas dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Sintra, Tomar, Faro, Lagos e Olhão.

Na Cimeira do Clima, o primeiro-ministro português pediu ações concretas contra os efeitos das alterações climáticas e deixou a garantia de que Portugal vai continuar a apostar em energia renovável e sustentável.

Empresa liderada por Miguel Stilwell d’Andrade reviu em baixa o plano de investimentos, reforçando os desinvestimentos. Está focada na economia digital, antecipando mais lucros também à boleia da menor carga fiscal.



Ainda em agosto, cerca de 69 mil clientes mudaram de fornecedor no mercado liberalizado, e quase 4 mil clientes trocaram o fornecimento regulado por um em mercado


O plano para aumentar o financiamento de combustíveis sustentáveis no transporte marítimo e aéreo até 2027 surge numa altura em que o bloco está a ficar aquém do objetivo de descarbonizar os transportes pesados até 2050.

Partido anunciou medida presente nas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2026.

Com 110 mil milhões de dólares aplicados e mais de 500 projetos a avançar, o próximo grande teste para o hidrogénio é a procura, à medida que os mercados globais pressionam por um consumo real e um investimento escalável em energia limpa.

A elétrica vai manter a atual configuração acionista e operacional com a EDP Renováveis, privilegiando estabilidade e criação de valor a longo prazo.

A elétrica vê na digitalização e no aumento da procura elétrica novas oportunidades de crescimento, mas mantém prudência nos investimentos em armazenamento.

A queda nos lucros de 10% e o "guidance" para o resto do ano no limite inferior do intervalo estimado em julho estão a pressionar a energética em bolsa. Em contraciclo, a EDP Renováveis até sobe em bolsa, à espera de uma duplicação de lucros até 2028.

Elétrica destaca melhoria do rating de Portugal para A+ e estabilidade fiscal como fatores que reforçam o investimento e reduzem pressões sobre o balanço no novo plano estratégico.

O Movimento da Terra de Miranda aplaude decisão do Ministério Público de forçar o fisco a Fisco a cobrar 335 milhões de impostos pela venda de seis barragens da EDP à Engie, numa decisão que afasta suspeitas de fraude fiscal no negócio realizado há cinco anos que ascendeu a 2,2 mil milhões de euros e que foi alvo de suspeitas de “borla fiscal” denunciadas pelo PSD e BE. Movimento cívico sinaliza que “luta continua até que todos os impostos devidos sejam pagos”.