Elevador da Glória: Leitão acusa Moedas de confundir politização com escrutínio
Carlos Moedas convocou reunião de câmara sobre o acidente no Elevador da Glória para depois das eleições autárquicas de 12 de outubro.
Carlos Moedas convocou reunião de câmara sobre o acidente no Elevador da Glória para depois das eleições autárquicas de 12 de outubro.
O presidente do Conselho Europeu sublinhou que "só há um caminho a seguir: a solução de dois Estados: Israel e Palestina".
No NOW, o autarca da Figueira da Foz afirmou que "é melhor enfrentar a situação se não há nada a temer". As declarações de Pedro Santana Lopes acontecem após o Presidente da Câmara de Lisboa ter marcado uma reunião para analisar a tragédia que vitimou 16 pessoas para depois das eleições autárquicas.
Fernando Medina, antigo governante do PS, mantém as críticas à gestão de Ana Paula Martins na pasta da Saúde, enquanto Miguel Poiares Maduro acredita que o Governo "está a pagar a fatura" das promessas que fez sobre o SNS. No Conversa de Eleição desta semana, ainda a análise ao "oportunismo" de André Ventura na manifestação de imigrantes e o reconhecimento da Palestina.
Três semanas depois do acidente no elevador da Glória, a oposição quer que Carlos Moedas explique os dois incidentes que aconteceram no ano passado. Mas Moedas marcou a reunião para 13 de outubro. Mariana Leitão considera "estranho" que o autarca de Lisboa tenha convocado reunião extraordinária "para o dia seguinte às eleições" e acha lamentável que não esclareça "factos novos e gravíssimos". O conteúdo Alexandra Leitão acusa Moedas de confundir politização com escrutínio aparece primeiro em Olhares de Lisboa.
A candidata da coligação PS/Livre/BE/PAN à Câmara de Lisboa acusou hoje o presidente do município de confundir "politização com escrutínio democrático", considerando lamentável a recusa em esclarecer "factos novos e gravíssimos" sobre o acidente com o elevador da Glória.
A Informantem foi uma das empresas alvo de investigação por parte do Ministério Público. A meio do processo Tutti Frutti mudou de nome e, já depois de o seu administrador ter sido acusado de corrupção, faturou mais de 13 milhões de euros em contratos com o Estado e com várias Câmaras Municipais
Carlos Moedas agendou para 13 de outubro a reunião extraordinária pedida pela Oposição sobre o acidente com o elevador da Glória. Os vereadores criticaram a escolha da data, por ser o dia a seguir às eleições autárquicas, e o presidente da câmara afirmou que o fez para não partidarizar o tema.
O Presidente da República diz que o Governo não tinha alternativa a não ser reconhecer a Palestina. Explica que não é uma decisão contra Israel, mas pela paz no Médio Oriente.
Secretário-geral do PS diz que política económica "está a falhar em todas as variáveis" O conteúdo Venda de imóveis públicos é “erro político”, diz Carneiro aparece primeiro em O MINHO.
O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou hoje o Governo de falhar em todas as variáveis da política económica e considerou "um erro político" a alienação de imóveis públicos.
O Ministro da educação revela que conta com horas extraordinárias dos professores para garantir aulas. Ainda neste jornal, o real motivo para a saída de Gabriel Mithá Ribeiro da bancada do Chega.
Anselmo Crespo, comentador da CNN Portugal, não acha que o acidente com o Elevador da Glória possa ser decisivo para as eleições autárquicas em Lisboa.
A comentadora da CNN Portugal Mafalda Anjos considera que Carlos Moedas parte na frente na corrida à Câmara de Lisboa por ser o incumbente.
O Governo quer alargar a arbitragem a litígios com o Fisco acima dos 10 milhões de euros, valor a partir do qual não é possível recorrer a esta forma alternativa de resolução de conflitos judiciais a não ser via tribunal. Este tecto existe desde 2011 e, salvo alguns períodos extraordinários em que foi levantado para […]
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, está em Nova Iorque, onde participa na Assembleia-Geral da ONU, numa altura em que vários países, incluindo Portugal, reconhecem o Estado da Palestina.
O líder do Chega e um ex-deputado do BE acusam o governo de ter trocado a bandeira da Palestina pela do Sudão ao comunicar nas redes sociais o reconhecimento do Estado da Palestina. Têm razão.
Comentadora da CNN Portugal critica a decisão do Governo português de reconhecer a existência de um Estado palestiniano
Fernando Alexandre anuncia que Algarve lidera adesão ao pré-escolar com mais vagas criadas do que estava previsto inicialmente
O Partido Socialista apresentou este fim-de-semana, em Seia, a recandidatura de Luciano Ribeiro à presidência O conteúdo Luciano Ribeiro recandidata-se à Câmara de Seia com “mais ambição e obra feita” aparece primeiro em Seia Digital.
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, disse hoje que a assinatura de protocolos para criação de salas de pré-escolar ultrapassou os objetivos no Algarve e que serão assinados esta semana acordos com municípios da região de Lisboa. “No Algarve identificámos sete municípios e neste momento temos oito que querem assinar o acordo [para a criação […]
Nuno Piteira Lopes (PSD/CDS), João Ruivo (PS), João Rodrigues dos Santos (CH), Carlos Rabaçal (CDU), Manuel Simões de Almeida (IL) e João Maria Jonet (IND) debatem as ideias para Cascais.
O PCP na Câmara de Lisboa disse hoje que há informações contraditórias quanto ao apuramento de responsabilidades sobre o acidente com o elevador da Glória e exigiu "o cabal esclarecimento" por parte do presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD).
Os TSD/Açores congratularam hoje o Governo Regional pela “aposta firme e determinada” na valorização dos trabalhadores da administração pública, numa altura em que os técnicos auxiliares de saúde receberam já o pagamento dos retroativos. O líder dos TSD/Açores, Joaquim Machado, também deputado PSD na Assembleia Legislativa, refere, citado em nota de imprensa, que “num tempo […] O conteúdo TSD/Açores congratula Governo Regional por valorizar carreiras aparece primeiro em jornalacores9.pt.
O PS e o PCP pediram uma reunião de Câmara extraordinária para esta semana para discutirem as novas informações sobre o elevador da Glória, mas o presidente da Câmara e recandidato ao cargo marcou-a para 13 de outubro, no dia a seguir às autárquicas. Rui Tavares considera atitude " deplorável" que mostra que Carlos Moedas "tem medo" do que possa ser discutido
O ‘timing’ da reunião não é inocente: o presidente da Câmara de Lisboa só atualizará as informações sobre o acidente com o Elevador da Glória no dia 13 de outubro, ou seja, no dia a seguir ao das eleições. O conteúdo MOEDAS: REUNIÃO SOBRE ELEVADOR SÓ DEPOIS DAS ELEIÇÕES aparece primeiro em 24 Horas.
Oposição pediu reunião de emergência para esclarecer novas informações. Moedas terá recebido carta de trabalhadores a apontar falhas na manutenção. Dois incidentes aconteceram durante o seu mandato.
Rangel não quis irritar Netanyahu, mas Reino Unido e França não admitem retaliações. Neste momento tão importante, o Governo esqueceu-se das bandeiras que aprendeu nas aulas de Geografia. Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália reconheceram formalmente, no domingo, o Estado da Palestina, na véspera da Conferência para a Solução de Dois Estados (Israel e Palestina), marcada para esta segunda-feira na sede da ONU, na qual vários países vão oficializar o reconhecimento do Estado palestiniano. “Hoje, dia 21 de setembro de 2025, o Estado português reconhece oficialmente o Estado da Palestina”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, numa declaração
A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, na quarta-feira, dia 24, às 18 horas, no Centro de Convívio da Belhó Raposeira. A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos: 1 – Período... O conteúdo A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, na quarta-feira aparece primeiro em Tudobem-Alentejo.
O conteúdo Castelo Branco: Câmara Municipal e Serviços Municipalizados assinam Acordo Coletivo de Emprego Público com sindicatos aparece primeiro em AlbiNotícias.
O parlamento aprovou esta sexta-feira o Plano de Intervenção para a Floresta apresentado pelo Governo, que contempla medidas até 2050, e uma proposta do PS para a revisão do regime da propriedade rústica, que baixou à comissão. O Plano Floresta 2050 foi aprovado com votos contra do PCP e PAN e abstenções do Chega, Livre e JPP.
Miranda Sarmento garantiu que o Governo tem “vontade” em reformar essas regras, apontando o documento como “uma oportunidade completa para aprofundar a reflexão sobre o sistema de justiça tributária”
Joaquim Miranda Sarmento vê documento como "uma oportunidade completa para aprofundar a reflexão sobre o sistema de justiça tributária".
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Governo português anunciou a intenção de aproveitar na totalidade os empréstimos da União Europeia, no valor aproximado de seis mil milhões de euros, destinados ao financiamento de projetos conjuntos na área da defesa, para reforçar e modernizar as forças armadas nacionais até 2035. A medida insere-se no âmbito do Instrumento de Ação para a […] O Artigo Governo planeia utilizar 6 mil milhões de euros em empréstimos europeus para reequipamento das forças armadas o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.
Castro Almeida foi ao Parlamento justificar a exoneração de Ricardo Arroja da liderança da AICEP, dizendo que o cargo exige "grande presença física" e "proximidade às empresas". PS, que requereu a audição de Castro Almeida, diz não ter dúvidas: "Torna-se inevitável concluir que a mudança de liderança resultou de uma decisão pessoal, de amiguismo deliberado e não de uma avaliação justa ou transparente."
João Moura é sócio da empresa que detém o imóvel, na Golegã, sendo de forma indireta dono do prédio.
O major-general Agostinho Costa diz que o reconhecimento oficial do Estado da Palestina por parte de Portugal e outros países "peca pelo atraso" e critica o "pedido de desculpas" do ministro dos Negócios Estrangeiros a Israel. "O senhor ministro foi atrás da França", afirma o comentador. "Podemos passar o Ministério dos Negócios Estrangeiros para Paris, poupávamos pelo menos um Mercedes e os assessores".
O ministro dos Negócios Estrangeiros defende que o reconhecimento do Estado da Palestina não apaga, todavia, a catástrofe em curso na Faixa de Gaza. "É essencial e urgente um cessar-fogo para pôr termo a esta emergência humanitária", afirmou em Nova Iorque, onde vai decorrer a 80ª Assembleia Geral da ONU a partir de segunda-feira.
O Instrumento de Ação para a Segurança da Europa foi criado para apoiar os Estados-membros que pretendam investir na produção industrial no setor da defesa através de empréstimos a condições favoráveis para compras conjuntas.
Chega vai redigir parecer da audição de Santos Pereira para governador Sucessor de Centeno diz que será “ferozmente” independente, deixa avisos ao governo e críticas a Mário Centeno.
O Governo português vai reconhecer o Estado da Palestina já este domingo. A revelação foi feita na sexta-feira, depois de o Palácio do Eliseu ter anunciado que 10 países, entre os quais Portugal e França, iriam fazer esse reconhecimento na próxima segunda-feira, numa conferência em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou na sexta-feira que iria reconhecer a Palestina como um Estado no domingo
Para os centristas, “não se encontram preenchidos os critérios de direito internacional necessários ao reconhecimento”. Ontem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que Portugal irá reconhecer este domingo o Estado da Palestina
Secretário-geral do PS garante que as medidas laborais propostas "não lembram ao diabo", mas que o executivo de Luís Montenegro quer fazê-las passar. Para isso lançou o tema da amamentação e luto gestacional para deixar "cair em processo negocial como forma de boa-fé negocial".
Socialistas criticam investida do executivo de Montenegro sobre as leis laborais nas áreas dos direitos de parentalidade, conciliação entre trabalho e família, e regras do despedimento.
CGTP marcou manifestações para este sábado contra alterações à lei laboral. Única esperança do executivo está na UGT, para garantir selo dos trabalhadores na concertação social.
Depois de semanas de tréguas, os incêndios voltaram esta sexta-feira. São três os fogos que mais meios mobilizam: dois em Viseu e um em Coimbra. No combate às chamas, cinco bombeiros ficaram feridos. O Ministério Público (MP) solicitou mais documentos ao primeiro-ministro sobre a empresa familiar no âmbito do caso Spinumviva. Luís Montenegro considera o pedido "muito normal" e garante que apresentará tudo o que foi solicitado para "encerrar o assunto".
No programa eleitoral da coligação de esquerda, que foi apresentado esta tarde, Alexandra Leitão prometeu lançar a construção de 4.500 casas até 2029 em Lisboa. Quer também a recolha do lixo todos os dias da semana e um passe Navegante gratuito para todos os lisboetas.
Gonçalo Matias garante que a interoperabilidade pode avançar sem comprometer a privacidade dos cidadãos
A coligação Viver Lisboa, liderada por Alexandra Leitão, quer tornar o passe navegante gratuito para todos os lisboetas, impedir a abertura de alojamentos turísticos em edifícios de habitação, colocar em uso casas vagas, fazer recolha de lixo sete dias por semana e, prometeu ainda, reforço para a cultura e mecenato científico, com o equivalente a […]
Entre uma nova PPP e vendas em hasta pública, o Governo vai entregar a privados um total de 23 imóveis públicos. Executivo também assinou linha de crédito com BEI para agilizar construção de habitação acessível pelas câmaras.
Do ponto de vista da AIL, "as decisões agora tomadas tendem a agravar a desigualdade, fragilizar a segurança habitacional e a degradar as condições de acesso a uma habitação digna. Trata-se de medidas ultraliberais que desarticulam a resposta pública ao grave problema da habitação".