
Gonçalo Pires foi um dos alvos da investigação sobre a privatização em 2015. Empresa arrisca acusação por fraude fiscal.
Deseja receber notificações?

Gonçalo Pires foi um dos alvos da investigação sobre a privatização em 2015. Empresa arrisca acusação por fraude fiscal.

Meus Queridos! Fiquei menente ao ler a notícia que dava conta da escuta de conversas havidas entre o primeiro-ministro António Costa com três outros visados no caso da conhecida “Operação Influencer”, e que teve como fim a demissão do Primeiro – Ministro António Costa. Nesse Grupo que foi objecto de escutas a políticos, fazia parte, […]



Depois de as conversas com a ministra do Trabalho terem entrado num impasse, o primeiro-ministro chamou a si próprio as negociações com a UGT para tentar travar a greve geral marcada para o dia 11 de dezembro. Luís Montenegro recebe a central sindical na próxima semana.

O Presidente da República quer mais explicações do Ministério Público em relação às escutas que envolvem António Costa e entende que devem ser tiradas lições para o futuro. A pré-campanha deste sábado dos candidatos presidenciais ficou marcada por reações a este caso e mostraram-se preocupados com o funcionamento da justiça.


António José Seguro afirma que Portugal precisa de uma justiça competente e espera que haja avanços no caso Influencer. "Os factos têm de ser apurados", diz.

Na sequência das buscas da PJ sobre processo de privatização da TAP, PS questiona Governo sobre se Miguel Pinto Luz tem condições políticas para liderar processo de privatização daqui para a frente.

Presidente da República fez um balanço do que testemunhou nos dez anos em que ocupou o cargo de chefe de Estado.


Estão preocupados com os últimos acontecimentos da justiça em Portugal. Na cimeira da CNN Portugal, em Alcobaça, quatro dos candidatos defenderam a necessidade de reforma da justiça.

O novo diploma entrou em vigor a 1 de janeiro do ano passado e as normas são agora mais flexíveis.



Era importante que os governantes tivessem mais cuidado com os efeitos sobre a sua autoridade pública e política, que podem advir do ruído que eventuais suspeitas possam causar na sociedade. Opinião de São José Almeida
Os candidatos a Presidente da República têm-se revelado muito activos. No entanto, relativamente à justiça, o silêncio é absoluto. Dir-se-ia que não sabem. Ou não querem. Pior ainda: que têm receio. Opinião de António Barreto

Pais passam a contar com valor mensal igual ao ordenado durante 180 dias. Regras polémicas na amamentação não caíram nas negociações.

Portugueses consideram que o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa deverá zelar pela estabilidade, mas acham que a melhor solução é uma nova ida a votos caso o Executivo seja demitido.

Alberto Santos, secretário de Estado da Cultura, reforçou a importância de reconhecer as artes e os ofícios ancestrais


O atual presidente do Conselho Europeu foi ouvido 22 vezes em conversa com suspeitos da Operação Influencer, sem conhecimento por parte dos tribunais superiores. Gravações chegaram ao STJ este ano mas não podem ser usadas contra o antigo primeiro-ministro. PGR confirma sete escutas.

Governo repetiu alerta para a “linha vermelha” do défice no segundo dia de votação na especialidade, com foco nas regiões autónomas e descidas no IVA. JPP foi o único partido sem propostas aprovadas.

A Procuradoria-Geral da República reconheceu que foram identificadas sete escutas com o ex-primeiro-ministro que não foram detetadas inicialmente por "razões técnicas diversas" no âmbito da Operação Influencer. A defesa de Costa também exige explicações sobre esta falha

Carlos Moedas lançou o repto e Pedro Duarte disse que sim. Os dois presidentes de Câmara de Lisboa e do Porto, respetivamente, querem uma cimeira conjunta com o Governo para resolverem problemas como a segurança.

Denúncia sobre alegada má gestão na Dermatologia do Hospital Santa Maria ficou parada na Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) durante um ano. Administração garante que teria suspendido de imediato as cirurgias adicionais se tivesse sido avisada



Se o Governo tinha receios à entrada para o segundo dia de votações do OE para 2026, rapidamente pôde respirar de alívio. Medidas que podiam fazer temer o regresso do défice foram todas chumbadas.

A greve desta sexta-feira na função pública teve uma adesão global de cerca de 60%, com maior incidência nas escolas, seguida da área de recolha de resíduos, segundo dados finais da federação sindical que marcou a paralisação. O vice-secretário-geral da Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesinap), […]

O Parlamento aprovou o aumento do subsídio de patrulha da PSP e da GNR. PS e Chega uniram-se contra a vontade do Governo, mas a proposta só foi aprovada à segunda tentativa.

O Presidente da República referiu esta sexta-feira que a Procuradoria Geral da República admitiu lapsos e erros técnicos no processo em que o então primeiro-ministro António Costa foi escutado no âmbito da Operação Influencer, entre 2020 e 2022. Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as falhas neste caso, visando um chefe de Governo, assumem uma […]

A proposta tinha sido chumbada no dia anterior, mas em menos de 24 horas o Chega mudou o sentido de voto e acabou a aprovar a proposta do PS.

O Estado "detém agora 2.129.690 ações, a totalidade do capital social da Lusa, que representa o montante global de 5,3 milhões de euros", ficando assim "concluída a medida #7 do Plano de Ação para a Comunicação Social (PACS)", informa o Ministério da Presidência.

CNN PORTUGAL INTERNATIONAL SUMMIT || Quatro dos nomes mais bem colocados para Belém sentam-se lado a lado para falar de crescimento, Inteligência Artificial e pensões, mas é a justiça - das escutas a António Costa à ideia de uma justiça para ricos e para pobres - que puxa primeiro a conversa. Entre a reforma laboral que leva CGTP e UGT a convocar uma greve geral e o pedido final de um “desígnio” para Portugal, o que se testa ali, numa sala cheia e sem interrupções, é a forma como Henrique Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes, António José Seguro e André Ventura imaginam o lugar do Presidente num país em mudança

Trabalhadores da administração pública estão esta sexta-feira em greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo


O advogado Carlos Melo Alves explica o que está em causa nas escutas a António Costa, quando o agora presidente do Conselho Europeu ainda era primeiro-ministro, no âmbito da Operação Influencer.

Ao segundo dia de votações do Orçamento do Estado para 2026, os deputados voltaram a rejeitar a maioria das propostas dos partidos da oposição.

Em causa estavam as reclamações sobre quebra de segredo profissional, que foram apresentadas por dois advogados para impedir o acesso ao correio eletrónico dos mesmos.


Paulo Rangel esteve no CNN International Summit, a decorrer em Alcobaça

Ministros das Finanças e da Presidência aprovaram um projeto de novos estatutos da agência noticiosa.

O Estado "detém agora 2.129.690 ações, a totalidade do capital social da Lusa, que representa o montante global de 5,3 milhões de euros"

Antigo banqueiro vai ter de responder por 20 crimes de corrupção ativa e 21 crimes de branqueamento de capitais

Gouveia e Melo reflete sobre o estado da Justiça em Portugal, argumentando que “passámos o limite do razoável nas escutas”, a propósito do caso de António Costa, no âmbito da Operação Influencer. O candidato presidencial assinala ainda a necessidade de reformas que permitam um maior crescimento da economia.

O Estado passou a deter 2.129.690 ações, a totalidade do capital social da Lusa



Ressalvando que não quer "fazer uma guerra contra Lisboa", Pedro Duarte disse que as duas áreas metropolitanas precisam de "falar olhos nos olhos com o poder central"

"No mínimo deviam ter sido ouvidas todas as entidades para que fosse o mais objetivo possível", criticou o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, sobre a divulgação das conclusões provisórias nesta quarta-feira sobre os incêndios florestais.

Assinada pela ministra da Justiça, a portaria refere que, passados mais de 15 anos desde a criação da Comissão de Proteção às Vítimas de Crimes, importa concretizar o processo de capacitação para o "digital por definição" com a criação desta plataforma.

O Ministério Público manteve durante cinco anos escutas telefónicas envolvendo António Costa sem as enviar ao tribunal, no âmbito da Operação Influencer. A dúvida está em perceber se são 22, como se depreende de um despacho judicial, ou apenas uma, como garante agora o MP.

CNN INTERNATIONAL SUMMIT | Paulo Rangel, ministro dos Negócios Estrangeiros, foi confrontado com as sete escutas a António Costa que, por "razões técnicas diversas", não foram comunicadas ao Supremo Tribunal de Justiça - é a própria PGR que o admite. Já sobre a greve geral, Paulo Rangel, que abriu a CNN International Summit, entende o comportamento da CGTP mas nem tanto o da UGT. Sobre a imigração: "Não é uma bandeira do Chega, é um problema de Portugal". Quanto à Europa: "A Europa não é um anão, é como eu, tem para aí 1 metro e 66". Já a Ucrânia tem pela frente um problema gigante e com contornos "inadmissíveis"

Presidente do Conselho Europeu relembra e critica o parágrafo que Lucília Gago acrescentou ao comunicado da Operação Influencer e que levou à sua demissão do cargo de primeiro-ministro. António Costa exige ao atual procurador-geral que revele a “efetiva razão” que levou os procuradores do caso a demorarem dois anos a detetar uma escuta que envolve o ex-governante

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esteve esta sexta-feira na CNN International Summit

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esteve esta sexta-feira na CNN International Summit

PGR invoca "razões técnicas diversas" para haver sete escutas a António Costa que não foram comunicadas ao Supremo Tribunal

A PGR reconheceu hoje que foram identificadas sete escutas em que o ex-primeiro-ministro era interveniente e que não foram comunicadas ao Supremo Tribunal de Justiça "por razões técnicas diversas".

Declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esta sexta-feira na CNN International Summit


A paralisação na função pública está a afetar serviços em todo o país, com a Fesinap a apontar para uma adesão elevada à greve convocada contra a reforma laboral

Portaria regulamenta a transmissão de dados e a tramitação eletrónica dos processos relativos aos pedidos submetidos pelas vítimas.

Governo alertou para o risco de a oposição colocar Portugal a "ultrapassar a linha vermelha" do défice.

Debate no Orçamento do Estado na especialidade. Ao segundo dia, os deputados voltaram a discutir pensões e Livre insistiu com proposta de rendimento mínimo de coesão


O anúncio do ministro Gonçalo Matias de que o Estado português se prepara para reduzir substancialmente o papel do visto prévio do Tribunal de Contas constitui uma aposta contra cíclica em matéria de transparência e bom uso dos dinheiros públicos no momento atual. O que, em tom oficial, se vende como “simplificação” ou “agilização” da […]

PGR explicou que, recentemente, no âmbito da Operação Influencer, foram identificadas sete escutas, "em que também era interveniente o primeiro-ministro António Costa.

A portaria, que entra em vigor em 15 de dezembro, regulamenta a transmissão de dados e a tramitação eletrónica dos processos relativos aos pedidos submetidos pelas vítimas à Comissão de Proteção às Vítimas de Crimes (CPVC).

É um lamento deixado pelo presidente da República, a partir do Principado do Mónaco, onde cumpre uma visita de Estado a convite do Príncipe Alberto II: nos últimos dois anos, a nível global, houve recuos na abordagem ao tema do combate às alterações climáticas.


António Costa desvaloriza o boicote de Donald Trump à cimeira do G20 na África do Sul. O presidente do Conselho Europeu destaca os consensos globais que vão ser conseguidos em Joanesburgo.

Depois da greve desta sexta-feira, os sindicatos ameaçam com nova paralisação a 12 de dezembro. No Diário da Manhã da TVI, o secretário-geral da FESINAP, Mário Rui, diz que ainda não foram recebidos pelo Governo

Rita Alarcão Júdice disse que não comenta casos concretos e que é preciso “confiar nas instituições e as instituições têm também de merecer esse respeito e essa confiança”

Os trabalhadores da administração pública protestam contra o pacote laboral apresentado pelo Governo.


Destas sete escutas, seis eram tentativas de contacto, referiu a PGR no comunicado.

A ministra da Justiça recusou hoje falar sobre as escutas relacionadas com o ex-primeiro-ministro no âmbito da Operação Influencer, garantindo que o procurador-geral da República "não deixará de tomar as medidas que entender necessárias" caso encontre irregularidades.

A greve, que decorre com serviços mínimos, abrange trabalhadores de todas as carreiras da administração pública, gerais e especiais e está a afetar todos os setores, incluindo hospitais, escolas e instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Departamento do MP que investiga caso Influencer desmente que tenham sido ocultadas 22 escutas relacionadas com António Costa. Foram agora validadas sete novas sessões e apenas uma escuta nova.

Com as medidas aprovadas à revelia do Executivo no ano passado ainda bem vivas, o primeiro dia de votações não viu PS e Chega a convergirem no aumento das pensões, mas tal é ainda possível no IVA ou isenção de portagens.

Em causa estão "razões técnicas diversas", avança a Procuradoria-Geral da República.

Partidos da oposição criticam que não tenham avançado medidas para aumentos da pensões, fosse pelo PS ou pelo Chega. Governo fala em aumento de 940 milhões.

O primeiro-ministro diz que quer aumentar pensões, mas é preciso maior crescimento económico.

Os trabalhadores da administração pública fazem esta sexta-feira uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo esperado que a educação e a saúde sejam os setores mais afetados, segundo a Federação de sindicatos independentes. A greve, convocada pela Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesinap), […]

O ex-primeiro-ministro António Costa, atual presidente do Conselho Europeu, foi alvo de escutas 22 vezes em conversa com suspeitos da Operação Influencer, entre 2020 e 2022, sem conhecimento por parte dos tribunais superiores. Filipe Santos Costa, comentador da CNN Portugal, analisa este caso - e ainda o debate entre Gouveia e Melo e Cotrim