
A causa de alguma perda de brilho do liberalismo não é a defesa da soberania de cada um de nós, é a redução a um individualismo intelectual desligado da vida das pessoas.
Deseja receber notificações?

A causa de alguma perda de brilho do liberalismo não é a defesa da soberania de cada um de nós, é a redução a um individualismo intelectual desligado da vida das pessoas.

O antigo líder liberal e atual eurodeputado é o candidato a Belém apoiado pela Iniciativa Liberal. Acompanhe, em direto, a entrevista de Cotrim Figueiredo à SIC Notícias.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que tem havido “grande estabilidade” no sistema político português, considerando relativamente...

IL nega acordo na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim A Iniciativa Liberal emitiu um comunicado a frisar que “não existe qualquer acordo político” entre o partido e o PSD na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim. Os liberais poveiros asseguram que o deputado Manuel Pedrosa Gomes (à direita na foto) “não celebrou qualquer acordo político” e “apenas aceitou o convite para exercer as […] O conteúdo IL nega acordo na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim aparece primeiro em Noticias Onda Viva.

A bancada liberal já submeteu 79 propostas de alteração para a discussão na especialidade do OE

O Partido Socialista apresenta, esta tarde, na Assembleia Legislativa da Madeira, o projecto de resolução intitulado “Recomenda a avaliação de risco de sobrecarga nos equipamentos públicos coletivos da Região Autónoma da Madeira, de modo a prevenir acidentes”. A Iniciativa Liberal aponta que “além de alarmante esta resolução é absolutamente redundante”. Gonçalo Maia Camelo disse lembrar dois casos na Região, o acontecido com a árvore no Monte e um outro no Porto Santo, para com isto mostrar que

Candidato presidencial tem problemas com a afirmação "do ponto de vista ético e depois do ponto de vista político"

A ULS de Coimbra anunciou que desde sábado o Serviço de Urgência do Hospital dos Covões funciona como Centro de Atendimento Clínico (CAC), assegurando o atendimento clínico imediato e resolutivo a situações agudas não emergentes

Tendo por base de partida o resultado nas eleições europeias - e considerando o pouco entusiasmo gerado pelos restantes candidatos presidenciais - Cotrim pode ter nas suas mãos a revitalização da IL.

Deputado liberal constatou ainda que, ano após anos, a dotação do orçamento de Estado para a saúde tem aumentado "sem se ver melhorias nos serviços de saúde".


O candidato às eleições presidenciais de 2026 João Cotrim Figueiredo foi o convidado desta segunda-feira na Grande Entrevista, da RTP. O antigo líder da Iniciativa Liberal disse estar convicto de que participará numa segunda volta e assegurou que os eleitores não irão encontrar uma candidatura mais independente do que a sua.

Entre as propostas, o partido quer reduzir o IVA para a saúde e alimentação animal, bem como prolongar o IVA Zero para a aquisição da ração dos animais de companhia por parte das associações de proteção animal

O candidato às eleições presidenciais de 2026 João Cotrim Figueiredo é o convidado desta segunda-feira na Grande Entrevista, da RTP. O antigo líder da Iniciativa Liberal disse estar convicto de que participará numa segunda volta e explicou que a sua principal preocupação é "a preparação de Portugal para o futuro".

Mário Amorim Lopes admitiu que a preocupação da Iniciativa Liberal é cuidar da saúde dos portugueses


Candidato acredita que vai à segunda volta.

O secretário-geral do PCP diz que PSD, CDS-PP, Chega e IL são uma "autêntica quadrilha do roubo de direitos".



O antigo líder da IL aponta a mira à "vaga de fumo das sondagens", mas mostra-se convicto de que vai chegar à segunda volta. Sobre o Estado, tema que não é o preferido dos liberais, Cotrim de Figueiredo diz querer resolver os problemas na "saúde, habitação e educação" - numa candidatura "livre" e de todas as cores políticas, mas que só contou com figuras de direita na apresentação.

O candidato apoiado pela IL assumiu-se como o candidato do "inconformismo" e do "futuro" e voltou a manifestar-se convicto de que disputará a segunda volta das Presidenciais. Uma convicção partilhada pelo mandatário nacional, José Miguel Júdice


O liberal centra estratégia em convencer eleitorado de que pode ir à 2ª volta, não se importando de declarar guerra a comentadores. Denuncia que "poderosos da economia e dos media" ameaçam "retaliar".


O candidato da Iniciativa liberal a Belém diz que não pára até chegar à segunda volta, mas serão só promessas vazias? E ainda, as eleições nos Países Baixos que tanto têm em comum com Portugal.

Eurodeputado apresentou a sua candidatura às Presidenciais de janeiro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa

O antigo líder da IL e actual eurodeputado apresentou a sua candidatua no Centro Cultural de Belém. Assume-se como “o único candidato da esperança, do incoformismo, da energia e do futuro”.

João Cotrim de Figueiredo apresentou a candidatura a presidente da República, com o objetivo de um país "preparado para o futuro" com foco na "cultura, conhecimento e crescimento". Num discurso no CCB, em Lisboa, antigo líder da Iniciativa Liberal e eurodeputado afirmou que "o caminho para Belém" está a começar e que vai "à segunda volta".

João Cotrim de Figueiredo apresentou a sua candidatura a presidente da República. Num discurso no CCB, em Lisboa, antigo líder da Iniciativa Liberal e eurodeputado afirmou que "o caminho para Belém" está a começar e que vai "à segunda volta".

É uma das revelações que faz no livro "Porque sou Liberal", publicado antes do anúncio à corrida ao Palácio de Belém. O antigo líder da IL e eurodeputado apresenta esta manhã a candidatura.

Cotrim recorda os tempos em que decidiu "ajudar a mudar alguma coisa" e entrar num partido. Conta no livro o convite de Guimarães Pinto, a "desavença" com Carla Castro até a campanha personalizada.

Depois de Montenegro acusar a IL de se radicalizar, Mário Amorim Lopes diz que o partido “só é radical na ambição de mudar Portugal” e responsabiliza o Governo pelo distanciamento entre a IL e a AD.

Cristina Rodrigues (CH) está confiante de que André Ventura chega à 2ª volta. Jorge Miguel Teixeira (IL) aposta fichas nos indecisos. Bernardino Soares (PCP) relativiza resultados das sondagens.

Sophie Wilmès, que atualmente é vice-presidente do Parlamento Europeu, declarou apoio à candidatura presidencial do antigo líder da Iniciativa Liberal e atual eurodeputado. Afirma que, em Bruxelas, já se sentiu o "efeito Cotrim".

A antiga primeira-ministra da Bélgica Sophie Wilmès declarou hoje apoio à candidatura presidencial de João Cotrim de Figueiredo, descrevendo-o como um "reformador, uma fazedor e um líder" que deixou a sua marca em Bruxelas.

Diploma apresentado pelo PSD foi aprovado por maioria com a abstenção da Iniciativa Liberal

No projeto, a IL apontou que "Portugal é o país da União Europeia onde o preço da habitação mais cresce e onde a crise habitacional é maior. A solução que todos sabemos vir de facto resolver o problema, passa por aumentar a oferta de casas no mercado".

José Luís Carneiro pretende conseguir maioria de dois terços para as eleições do TC e provedor de Justiça contando com Iniciativa Liberal ou Livre, dispensando os votos dos deputados do Chega.

Sobre os adversários políticos, diz que não é com proibições que se vencem. É a reação de João Cotrim de Figueiredo à queixa do advogado Garcia Pereira, que pede a extinção do Chega.

Donald Trump está a ter a capacidade de instituir uma forma nova de fazer política. Vale a pena um exemplo prático: Javier Milei, presidente da Argentina, cuja retórica e maneirismos saíram reforçados das eleições desta semana. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.


Sandra Felgueiras conduz a entrevista ao candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, que fez um anúncio inédito.

"A eleição presidencial é acima de tudo um momento de escolha entre pessoas, mas também se têm de ponderar outras circunstâncias"

As alterações à Lei da Nacionalidade, que partiram de uma proposta do Governo, foram aprovadas na terça-feira em votação final global pelo PSD/CDS, Chega e IL

Chega vê cair proposta de julgamentos em processo sumário.

Na votação, PSD, CDS, Iniciativa Liberal, Chega e JPP votaram a favor - 157 votos -, enquanto 64 deputados votaram contra - de PS, Livre, PCP, Bloco de Esquerda e PAN.

PSD, PS, IL, CDS aprovaram esta terça-feira, em votação final global, um projeto que visa proteger o direito de propriedade e punir de forma célere e com penas agravadas quem proceder à ocupação ilegal de imóveis. Perante a versão final do texto que saiu da Comissão de Assuntos Constitucionais, Chega, Livre, Bloco de Esquerda votaram […]

A versão final da proposta indica que obtenção da nacionalidade será possível só ao fim de dez anos de residência legal em Portugal.

O OE foi aprovado esta terça-feira com com votos a favor do PSD e do CDS, com a abstenção do PS, do PAN e do JPP e com votos contra do Chega, da IL, do Livre, do PCP e do BE.

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2026 foi hoje aprovada na generalidade na Assembleia da República, com votos a favor de PSD e CDS-PP e abstenções de PS, PAN e JPP O conteúdo Aprovado Orçamento para 2026 aparece primeiro em Visão.

Sem surpresa,a proposta de Orçamento do Estado para 2026 vai passar no Parlamento, uma vez que PS e PAN vão abster-se na votação. A Iniciativa Liberal, Livre, Bloco de Esquerda e PCP vão votar contra, mas as contas mais difíceis far-se-ão a 27 de novembro, a data da votação final. O debate na generalidade que começou ontem, prosseguiu esta manhã de terça-feira com o discurso do ministro Miranda Sarmento.

PSD, Chega, Iniciativa Liberal e CDS vão aprovar, esta terça-feira, em votação final global a revisão da lei da nacionalidade - legislação que requer o voto favorável de uma maioria absoluta de deputados, pelo menos 116 em 230. Durante a madrugada, o partido de André Ventura chegou a acordo com o PSD em duas das três exigências.

"Vamos ter uma nova lei da nacionalidade", afirmou à agência Lusa o líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

Mário Amorim Lopes, deputado do IL, analisa o debate parlamentar sobre o OE2026, desta segunda-feira.

Apesar de ter aprovação praticamente garantida, o Orçamento do Estado foi alvo de críticas por parte da maioria dos partidos. A Iniciativa Liberal anunciou que vai chumbar o documento.

Bate-boca entre Governo e Iniciativa Liberal sobre impostos aqueceu no primeiro dia do debate do Orçamento do Estado de 2026 na generalidade. Montenegro acusa IL de estar a ignorar os esforços para reduzir carga fiscal

Bernardino Soares, comentador da CNN Portugal, analisa o debate parlamentar do OE2026, desta segunda-feira.

O primeiro-ministro acusou o partido de “alinhar por uma perspetiva mais radical da intervenção política”.

O primeiro-ministro acusou o partido de “alinhar por uma perspetiva mais radical da intervenção política”.

A comentadora Anabela Neves antevê um debate “não muito entusiasmante” sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2026, uma vez que “é tudo muito previsível” e o documento já está praticamente aprovado

Arranca esta terça-feira à tarde, a partir das 15h, o debate da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2026, que tem aprovação garantida na generalidade, com a abstenção do PS. O debate inicia-se com uma intervenção do primeiro-ministro, numa tarde em que a discussão do documento tem 249 minutos previstos, isto é, cerca […]

A líder da IL, Mariana Leitão, falava numa conferência de imprensa, horas antes do início do debate em plenário da proposta orçamental apresentada pelo Governo

Horas antes do arranque do debate do Orçamento do Estado, a presidente da Iniciativa Liberal (IL), Mariana Leitão, anunciou o voto contra o documento, que entende ser “pouco ambicioso”.

Líder da Iniciativa Liberal garante que o partido não terá "problema nenhum" em rever o sentido de voto na votação final global do Orçamento do Estado para 2026 caso o Governo ceda nalgumas matérias

Apesar da posição assumida pela Iniciativa Liberal, o documento tem viabilização garantida, com a já anunciada abstenção do PS e com os votos favoráveis de PSD e CDS.


Mariana Leitão considera que "o país não tem tempo para adiar as medidas que precisa".

Mariana Leitão argumentou que o Orçamento do Estado para 2026 proposto pelo Governo é "pouco ambicioso para os portugueses o país" e é "muito ganancioso" para o Estado.

“O país não tem tempo para adiar as medidas que precisa, este Orçamento infelizmente não resolve o problema das pessoas, que era essencial que resolvesse, e é por isso que a IL vai votar contra este Orçamento na generalidade”, anunciou a líder da IL numa conferência de imprensa, na Assembleia da República, horas antes do início do debate em plenário da proposta orçamental apresentada pelo Governo.

O Governo entra sem grande peso nos ombros neste debate do Orçamento do Estado, tendo, à partida, a viabilização garantida pelo PS. Com essa garantia na mão, o Governo prepara-se para chumbar várias propostas da oposição

A presidente da IL, Mariana Leitão, anunciou esta segunda-feira que o seu partido votará contra a proposta de Orçamento do Estado para 2026, na generalidade, acusando o Governo de apresentar um documento “pouco ambicioso” e “ganancioso para o Estado”. “O país não tem tempo para adiar as medidas que precisa, este Orçamento infelizmente não resolve […]

A comentadora Maria Castello Branco admite não estar surpreendida com o voto contra da Iniciativa Liberal (IL) na proposta de Orçamento do Estado para 2026

Anúncio feito por Mariana Leitão

Segundo Mariana Leitão, este Orçamento representa “um conjunto de ilusões que, no fundo, engana os portugueses”. A líder da Iniciativa Liberal considera que o documento "não dá qualquer resposta ao conjunto de problemas que o país enfrenta".


A presidente da IL, Mariana Leitão, anunciou hoje que o seu partido votará contra a proposta de Orçamento do Estado para 2026, na generalidade, acusando o Governo de apresentar um documento "pouco ambicioso" e "ganancioso para o Estado".


O essencial nestas eleições é garantir que o voto dos liberais não serve, por omissão ou ingenuidade, para eleger alguém profundamente iliberal. Nesta escolha o risco não é teórico, é real e imediato.

Mariana Leitão falou à margem do congresso dos liberais europeus, em Bruxelas

A líder da Iniciativa Liberal considera que o sistema nacional de saúde tem de ser todo reformado e por isso não acredita em mudanças que são apenas "pensos rápidos"


PSD pede responsabilidade a todos os partidos e Iniciativa Liberal pressiona Chega para votação final global

O PSD pediu sentido de responsabilidade de modo a que a revisão da lei da nacionalidade seja aprovada por maioria absoluta. A Iniciativa Liberal pressiona o Chega e diz que "o desafio está colocado"

O secretário-geral dos comunistas disse estar em curso um "grande golpe" para "o qual vão ser utilizados todos os instrumentos, com toda a força"

A IL faria bem em reconhecer os erros cometidos nos últimos anos, seguindo o velho método popperiano de aprendizagem com o erro, tentando recuperar o tempo perdido com uma genuína e séria refundação.

Mário Amorim Lopes acredita que o antigo presidente da IL tem possibilidade de discutir a presença numa segunda volta presidencial. Já quanto às autárquicas, deixa a decisão para os vereadores.

Secretário-geral do PCP salientou as "divergências conhecidas, claras, frontais" do PCP com Balsemão, mas reforçou que o fundador do Expresso "não deixa, naturalmente, de marcar a vida nacional".

Pelo caminho, nas votações na especialidade, ficaram propostas de alteração apresentadas pelo CDS, JPP e pela Iniciativa Liberal.



O deputado e 'vice' da IL, Mário Amorim Lopes, avisa o PSD que a IL foi essencial para conquistar vários concelhos e diz que as linhas vermelhas do "devem ser com as politicas e não com os partidos".

Jorge Miguel Teixeira será vice-presidente do grupo parlamentar.

Jorge Miguel Teixeira será vice-presidente do Grupo Parlamentar.