
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou hoje no parlamento que os tempos de espera nas urgências diminuíram em 21% para os casos muito urgentes (pulseira laranja), afirmando que o Governo está "paulatinamente a resolver esta questão".
Deseja receber notificações?

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, afirmou hoje no parlamento que os tempos de espera nas urgências diminuíram em 21% para os casos muito urgentes (pulseira laranja), afirmando que o Governo está "paulatinamente a resolver esta questão".

O porta-voz do Livre Rui Tavares juntou-se hoje à campanha presidencial de Jorge Pinto para criticar os candidatos a Belém de esquerda que estão a optar por fazer a "política do costume" sem priorizar a defesa da democracia.

O candidato presidencial Jorge Pinto refutou hoje as críticas de António Filipe, que o acusou de ziguezaguear sobre a desistência, afirmando que tem sido coerente e que "não vai gastar um segundo" da campanha a atacar a esquerda.

O novo pacote de medidas do Governo destinado a travar a crise habitacional vai ser debatido numa altura em que os preços das casas crescem ininterruptamente há seis trimestres consecutivos, de acordo com o INE.

Filipe Santos Costa, comentador da CNN Portugal, analisa os últimos resultados da mais recente tracking poll da CNN Portugal. E sublinha um ponto: "Talvez seja o momento de se olhar para Cotrim de Figueiredo com mais atenção. Como ninguém o imaginava tão competitivo, foi menos escrutinado". Filipe Santos Costa menciona uma lista de apoiantes que está "no site da campanha de Cotrim de Figueiredo" e que inclui "um fundador do Chega, que era o braço direito de André Ventura". Filipe Santos Costa diz que "é importante perceber-se que direita é que Cotrim de Figueiredo representa"

Presidenciais 2026 O conteúdo Em Barcelos, Jorge Pinto diz que apoiará qualquer candidato contra Ventura na segunda volta aparece primeiro em O MINHO.

Candidato apoiado pelo Livre reiterou que a sua candidatura irá até ao fim, até porque "os portugueses já estão a votar" em antecipação.

O candidato presidencial Jorge Pinto anunciou hoje que, caso André Ventura chegue à segunda volta das eleições, declarará o seu apoio a qualquer candidato que concorra contra o líder do Chega.

O candidato presidencial Marques Mendes deu hoje o primeiro pezinho de dança no período de campanha oficial para as presidenciais, desafiado por uma das cantoras de um rancho folclórico em Samora Correia, que até fazia anos.


Afirmação surgiu em resposta ao porta-voz do Livre, Rui Tavares, durante o primeiro debate quinzenal do ano.

O candidato presidencial André Pestana defendeu hoje que as recentes mortes de utentes à espera de socorro são resultado de uma degradação dos serviços públicos, levada a cabo pelos governos do PS e PSD, incluindo a chamada `geringonça'. "Eu sei que agora apontam só a esta ministra [da Saúde como a responsável]. Claro que esta ministra faz parte do problema, não da solução. Agora, em abono da verdade, esta degradação de serviços públicos tem acontecido nas últimas décadas, por isso, a responsab

O candidato presidencial André Pestana defendeu hoje que as recentes mortes de utentes à espera de socorro são resultado de uma degradação dos serviços públicos, levada a cabo pelos governos do PS e PSD, incluindo a chamada `geringonça`.

Presidenciais 2026 O conteúdo Rui Tavares critica candidatos a Belém de esquerda por fazerem “política do costume” aparece primeiro em O MINHO.

Porta-voz do Livre alertou que há candidatos presidenciais que acham que Constituição deve ser mudada e por isso "vão estar mentir no próprio juramento" da tomada de posse.

A União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa atravessa uma crise política após a saída dos eleitos do PSD do executivo e a retirada de confiança política por parte da Coligação Nova Geração (PSD/IL). Em causa estão acusações de gestão irresponsável, falta de diálogo e ausência de transparência por parte da liderança presidida por António José Inácio.

O parlamento vai debater na sexta-feira propostas do Governo e projetos de lei e de resolução de vários partidos para...

André Ventura tem encontrado muito apoio e poucos confrontos nas rua. O Livre desvaloriza as sondagens desde o inicio e agora Jorge Pinto ignora a que o põe atrás de Manuel João Vieira.

O parlamento vai debater na sexta-feira propostas do Governo e projetos de lei e de resolução de vários partidos para combater a crise da habitação, com abordagens diferentes, entre mudanças na tributação e alterações aos licenciamentos.

O candidato apoiado pelo Livre foi ao Ateneu Popular do Montijo para participar no ciclo Conversa Presidenciável.

Rui Rocha defendeu que Taiwan é uma democracia consolidada e um parceiro económico estratégico

O candidato apoiado pelo Livre foi ao Ateneu Popular do Montijo para participar no ciclo Conversa Presidenciável.

Mariana Vieira da Silva (PS) e André Coelho Lima (PSD) estiveram Frente a Frente no NOW na noite desta quarta-feira e falaram sobre aquele que é o momento que se vive a nível internacional, com destaque para a situação vivida na Venezuela.

PSD, PS, Livre e PCP rejeitaram esta quarta-feira propostas da Iniciativa Liberal e PAN para abrir uma representação portuguesa em Taiwan, defendida pelo CDS, com os sociais-democratas a advertir contra medidas que Pequim poderia considerar hostis. A bancada liberal apresentou dois projetos de resolução para elevar o relacionamento do Estado português com Taiwan, tendo depois […]

"Estamos a criar um regime jurídico total, um conjunto de regras estruturado”, explica deputado social democrata António Rodrigues

O candidato presidencial Jorge Pinto assegurou hoje que a sua candidatura a Belém “vai até ao fim”, dada a falta de resposta da restante esquerda para um “pacto republicano” nestas eleições. “Vou até ao fim e se ontem não fui suficientemente claro, se ontem não fui suficientemente bem interpretado, deixem-me sê-lo agora. Vou até ao […]

PSD, PS, Livre e BE apresentaram projectos legislativos para regulamentar estatuto de apátrida pendurado desde 2023.

Lei aprovada em 2023 está por regulamentar e já ficou “pendurada” duas vez devido a dissoluções do Parlamento. Livre acredita que “não há razão nenhuma” para que iniciativa não seja aprovada, até porque desta vez PSD tem projeto próprio. Estão a “tentar utilizar esta temática para limpar a sua imagem”, acusa Paulo Muacho

A troca de acusações e ataques entre o candidato do PSD e Gouveia e Melo cruzou o debate entre todos os candidatos onde Jorge Pinto garantiu que não será obstáculo a uma vitória de Seguro

Depois de invocar o “espírito reformista” de Sá Carneiro e a “coragem” de Passos Coelho, candidato presidencial apoiado pela IL assumiu-se também como herdeiro de Cavaco Silva. E deixou no ar a ideia de que poderá ter falado com Passos (e contar com o seu apoio)

À pergunta "gostava de ter o apoio de Passos Coelho?", Cotrim de Figueiredo dá uma resposta simples: "é evidente".

Numa altura em que disputa eleitores da AD com Marques Mendes, Cotrim elogia os Governos de Cavaco Silva e de Passos Coelho. Mas não revela conversas privadas que tenha tido sobre um apoio de Passos.

João Cotrim de Figueiredo diz que o espírito reformista dos governos de Cavaco Silva está mais presente na sua candidatura e assume que gostava de ter o apoio de Pedro Passos Coelho. A campanha do candidato apoiado pela Iniciativa Liberal voltou a passar por Lisboa.

Candidato do Livre equaciona retirar a candidatura à Presidência se houver acordo à esquerda e aproximação de Seguro. Até ao momento, não houve qualquer contacto entre as diferentes campanhas.

Almirante tem procurado criticar os candidatos apoiados pelo PS e PSD e a campanha sabe que, se o adversário for Ventura na segunda volta, o caminho para Belém fica escancarado.

Por sua vez, António Filipe foi a Albufeira prometer combater os candidatos "neoliberais"

A entrada em cena no domingo de Luís Montenegro, como líder do PSD, numa ação de campanha para apoiar Luís Marques Mendes marcou o segundo dia de campanha, onde os candidatos já andaram de norte a sul do país. Luís Marques Mendes começou o dia na conhecida feira semanal de Espinho, distrito de Aveiro, uma […]

Isabel Mendes Lopes confessou que foi com "grande alívio" que recebeu a notícia de que Jorge Pinto era candidato a Belém, que é uma pessoa com uma "absoluta clareza em termos de justiça".

“É insustentável e é intolerável termos mais de um milhão de portugueses sem médico de família", disse o candidato

Candidato presidencial apoiado pelo Livre referiu-se ainda a André Ventura para dizer que, com ele, o país arrisca-se a "perder uma República"
"Parece-me, por aquilo que foi dito por parte dos representantes do Governo, que essa condenação não foi cabal, se calhar até inexistente, e acho que os portugueses mereciam mais", disse, após ser questionado sobre a posição do executivo português em relação ao ataque norte-americano em território venezuelano.

O presidente do PSD apelou hoje à concentração do voto em Marques Mendes, no dia 18, de "socialistas moderados, liberais, sociais-democratas e democratas-cristãos", avisando que votar em Cotrim ou Seguro não garante uma segunda volta sem "dois candidatos populistas".

BE, PCP e Livre criticam "subserviência" do Executivo. Já IL e JPP aceitam posição do MNE e lembram regime opressor de Maduro.

Deputado do Livre diz que quando se desrespeita o direito internacional está a dar-se "carta branca a todos aqueles que acreditam na lei do mais forte"

A caminhada vai já longa, após vários meses de pré-campanha eleitoral, cheios de debates e casos e casinhos. No final, o boletim de voto ficou com 14 candidaturas, embora três delas tenham chumbado no Tribunal Constitucional (TC). Agora, a partir deste domingo, os 11 candidatos espalham-se pelo País, numa última tentativa de angariar votos para […]

João Cotrim de Figueiredo diz que as pessoas querem mudança e que isso não se consegue com os "partidos de sempre". O candidato a Belém passou o dia no Algarve.

Paulo Muacho, deputado do LIVRE, admite que regime de Maduro era autoritário e ilegítimo, mas considera que Donald Trump não pode "fazer tábua rasa do direito internacional" e invadir outro país.

Cotrim dá a intervenção por fechada e só quer eleições em breve. Gouveia e Melo receia legitimação indireta da invasão russa na Ucrânia. Catarina Martins e Jorge Pinto pedem condenação do Governo português. Seguro reserva-se para mais tarde, mas avisa que é contra ação ilegal. Só Ventura valida ação de Trump

O investimento em defesa será um tema central este ano, numa altura em que a guerra na Ucrânia e o conflito em Gaza continuam a marcar o contexto internacional. O Presidente é o representante máximo da República Portuguesa e, embora não tenha poderes executivos, a sua posição sobre a diplomacia portuguesa é fundamental, pelo que […]

PS, Livre, PCP, BE, PAN e IL criticam o Governo depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter devolvido três decretos-lei sobre a saúde. O PSD não comenta. Já o CDS defende as reformas.

O candidato presidencial Luís Marques Mendes alertou esta sexta-feira para a diferença entre escrutínio das relações entre política e negócios e devassa que está a degradar a democracia, enquanto Gouveia e Melo apontou a opacidade como o fator de deterioração. Estas posições surgiram durante o debate das rádios, com oito candidatos à Presidência da República, […]

Em Portugal continental, ficam de fora, Évora, Vila Real e Castelo Branco


Após quase dez anos de mandato como Presidente da República, a mensagem de Ano Novo motivou reações distintas entre candidatos. Especialmente no setor da saúde, habitação e educação, surgiram elogios à direita e críticas à esquerda.

O Presidente disse esperar, em termos globais, "um ano com mais desenvolvimento, mais justiça, mais liberdade, mais igualdade, mais solidariedade".

No âmbito da polémica em torno de Gouveia e Melo, a socialista Mariana Vieira da Silva sustentou que há "sistematicamente" uma rotina de "tentar misturar questões políticas" com questões judiciais. Já André Coelho Lima sublinha: "Aquilo que tenho que perguntar é: porque é que ela [investigação] é agora pública?"


Entre as 12 passas e uvas, os candidatos a Presidente da República vão estar com amigos e família na passagem de ano. E para 2026 desejam saúde, paz, pensões dignas e sucesso para Portugal.

Numa mensagem de Ano Novo divulgada à comunicação social, o candidato presidencial assinalou que 2026 terá "enormes desafios, tanto a nível nacional como a nível internacional"

Já o PS aproxima-se da AD, surgindo em segundo lugar com 23,1% das intenções de voto. O Livre e a Iniciativa Liberal surgem empatados em quarto lugar com 7,3% das intenções de voto.

SONDAGEM TVI/CNN PORTUGAL || Em quarto lugar uma surpresa: Livre e Iniciativa Liberal surgem empatados

Na ditadura salazarista, durante e após a revolta militar de 25 de Abril de 1974, as pessoas não estavam nem zangadas, nem revoltadas. Simplesmente incrivelmente pobres, analfabetas e tristes. De repente, sentiram-se contentes, muito contentes. Não se vingaram, nem fizeram “justiça”, mas foram vítimas do seu entusiasmo, da sua inexperiência, da sua ignorância e vontade […] O conteúdo Muitas pessoas deixaram-se corromper aparece primeiro em Visão.

A comentadora da CNN Portugal Cristina Azevedo analisou a reação dos candidatos presidenciais à mensagem de Natal do primeiro-ministro

O primeiro-ministro defendeu que Portugal vive um momento de viragem em que tem de trocar a "mentalidade do deixa andar" pela da superação.

Esquerda destaca ausência do pacote laboral numa mensagem de Natal do primeiro-ministro que diz não colar com realidade. PS fala em “mentor de auto-ajuda”, IL em “país das maravilhas”.


Na mensagem de Natal o primeiro-ministro realçou os resultados económicos dos últimos anos, considerando que dão mais razões para acreditar que o país está “no caminho certo”

Em causa está um projeto de lei do PCP aprovado em 17 de outubro na Assembleia da República com votos a favor do proponente, Chega, PS, Livre, BE, PAN e JPP e a abstenção de PSD, CDS-PP e IL.

A medida foi proposta pelo PCP e aprovada no Parlamento com votos a favor do proponente, Chega, PS, Livre, BE, PAN e JPP e a abstenção de PSD, CDS-PP e IL

Rui Tavares salientou que o Natal "é o tempo do reencontro" e apelou à, por vezes, "tão esquecida fraternidade"

Vinte e oito debates depois e após a pausa das festividades, há candidatos que se vão fazer à estrada a 4 de janeiro, para as presidenciais mais concorridas de sempre, que terão de levar na bagagem ligeiros ajustes na estratégia. É pelo menos essa a recomendação dos politólogos ouvidos pelo ECO, depois de um período […]


Presidente sublinha a "contribuição do Parlamento para a estabilidade financeira interna e externa, o sentido institucional e a compreensão da conjuntura internacional".

Frente-a-frente na RTP, Catarina Martins e Jorge Pinto mediram forças, sem grande aspereza, em matéria europeia. A candidata apoiada pelo BE argumentou que a sua "experiência" a "criar pontes" pode ajudar a partir de Belém. O interlocutor apoiado pelo Livre lembrou que o partido da adversária chegou a dar o projeto europeu por "condenado".

Na análise aos argumentos, o deputado do Livre fica em vantagem sobre a ex-líder do Bloco de Esquerda, no penúltimo duelo entre candidatos presidenciais

Rumo às eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, ouça mais um dos 28 debates que colocou frente a frente Catarina Martins, candidata apoiada pelo BE, e Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre. A moderação foi de Vítor Gonçalves, com transmissão na RTP

Rumo às eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, ouça mais um dos 28 debates que colocou frente a frente Catarina Martins, candidata apoiada pelo BE, e Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre. A moderação foi de Vítor Gonçalves, com transmissão na RTP

Rumo às eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, ouça mais um dos 28 debates que colocou frente a frente Catarina Martins, candidata apoiada pelo BE, e Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre. A moderação foi de Vítor Gonçalves, com transmissão na RTP

Catarina Martins, apoiado pelo Bloco de Esquerda, e Jorge Pinto, apoiado pelo Livre, debateram, esta noite, na RTP. Este foi o penúltimo confronto do ciclo de 28 debates para a corrida à Presidência da República.

Norte, Centro e Alentejo devem ter novos presidentes nas eleições que se realizam a 12 de janeiro.


PSD e PS terão já fechado o acordo para as escolhas dos líderes das CCDR, avança o Público.

Candidato presidencial apoiado pelo partido Livre afirma querer "marcar a agenda".

O deputado do Livre Jorge Pinto defendeu hoje uma Europa que tome "decisões corajosas", durante uma ação de campanha da sua candidatura a Presidente da República.


Unidos na pressão contra Marques Mendes, os dois candidatos presidenciais trocaram acusações de olho no eleitorado comum. Mas acabaram por falar pouco para os jovens

André Ventura e João Cotrim de Figueiredo estiveram em debate esta sexta-feira

Projeto foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PAN e Chega, a abstenção da IL, Livre e PCP e votos contra do PSD e do CDS-PP.

O antigo autarca Ricardo Sousa ficou na primeira posição no ordenamento dos nomes nos boletins de voto para as eleições presidenciais de 18 de janeiro, surgindo em 14.º e último lugar Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o resultado do sorteio, realizado no Tribunal Constitucional esta sexta-feira, o primeiro nome a figurar nos boletins […]

Empate técnico. Mendes e Gouveia e Melo empatados. Cotrim e Catarina duplicam votação, mas metade do eleitorado do ex-líder da IL admite mudar o voto

Falta um mês para a primeira volta das eleições presidenciais e as sondagens conhecidas até agora mostram que o cenário de uma segunda volta é quase inevitável. Marques Mendes lidera, seguido de perto por André Ventura - que até pode vencer a primeira volta, mas dificilmente será Presidente. Desde o início dos debates, Gouveia e Melo foi quem perdeu mais nas intenções de voto, enquanto Cotrim de Figueiredo foi quem cresceu mais.


Paulo Muacho, do Livre, comenta o arquivamento da averiguação preventiva à Spinumviva, a empresa da família de Luís Montenegro.

Foi aceso o debate entre António José Seguro e João Cotrim de Figueiredo. Seguro diz que se Cotrim for presidente o país fica desequilibrado para a direita. Cotrim, por sua vez, diz que plano da saúde de Seguro é vago e acusa-o de não ser agregador.

Para o candidato do Livre às presidenciais, Marques Mendes tem "obrigação acrescida" de explicar como ganhou 709 mil euros líquidos nos últimos dois anos enquanto consultor externo da sociedade Abreu Advogados.


O ex-ministro do PSD esclarece inclinações políticas. Sobre a lei da nacionalidade: "Não existem portugueses de segunda". E reconhecer o estado da Palestina — é consequência do ataque de 7 de outubro?