
Livre candidata-se pela primeira vez à Câmara Municipal do Entroncamento
Rui Simões candidata-se pelo partido Livre à Câmara do Entroncamento. É assistente técnico na Assembleia Municipal de Lisboa e tem 59 anos.
Rui Simões candidata-se pelo partido Livre à Câmara do Entroncamento. É assistente técnico na Assembleia Municipal de Lisboa e tem 59 anos.
O Tribunal Constitucional deverá anunciar a sua decisão sobre a Lei dos Estrangeiros esta sexta-feira, mas o Governo já garantiu que a lei avançará, mesmo que seja necessário alterá-la. Recorde o que está em causa.
A realidade, às vezes, estraga uma boa história. É o caso da história que o Livre quer contar. Opinião de Rui Rei
Joaquim Vilar, presidente da Junta de Terroso entre 2005 e 2013, é recandidato ao cargo pela coligação Aliança Poveira, que junta PS, PAN e LIVRE, anunciou a estrutura política da candidatura, na noite de quarta-feira. O candidato, que se apresenta com o lema “para reconquistar a Junta, Por Terroso. Com Terroso. Para Terroso”. Na comunicação […] O conteúdo Aliança Poveira candidata em Terroso antigo presidente da Junta aparece primeiro em MAIS/Semanário.
Executivo da Câmara de Odivelas, do distrito de Lisboa, é atualmente constituído por seis eleitos do PS, três do PSD, um da CDU e um do Chega
O Livre vai candidatar Natércia Rodrigues Lopes, investigadora, à presidência da Câmara de Tomar nas eleições autárquicas de outubro, tendo a cabeça de lista apontado a mobilidade, apoio às famílias, património natural, habitação e associativismo como “pilares” programáticos. “O lema ‘Tomar, um lugar para ficar’ resume a candidatura do Livre para Tomar, que oferece uma […] O conteúdo Livre candidata Natércia Rodrigues Lopes à Câmara de Tomar aparece primeiro em Médio Tejo.
O partido está preocupado com a notícia vinculada por jornais galegos de que a partir de 17 de Agosto acabará a única ligação ferroviária directa entre Porto e Galiza.
António Filipe diz que não o incomoda não ter o apoio do Livre ou do Bloco de Esquerda. Estes dois partidos ainda não decidiram entre ter uma candidatura própria ou manifestar apoio a um candidato, sendo que é cada vez mais certo que nem um nem outro acabe por apoiar o candidato do PCP. António Filipe teve esta esta quinta-feira de manhã agenda: visitou o Panteão Nacional.
Hugo Lourenço quer um concelho "solidário", com acesso à saúde, cultura, desporto e comércio local
PSD, Livre e PCP são contra mudança defendida por Carlos Moedas para que polícias municipais façam detenções fora do flagrante delito. Chega defende revisão constitucional, mas critica Moedas.
Partido diz que "são necessários mais dados e mais desagregados" para entender a duração e distribuição das licenças parentais.
Impacientes com indecisão de Sampaio da Nóvoa sobre candidatura presidencial, BE e Livre já ponderam candidaturas próprias. Apoio a António Filipe não é opção
Coligação apeliada "Aliança Poveira" integra membros do Livre e do PAN nas listas para a Assembleia Municipal e João Trocado da Costa considera que esses partidos são "parceiros naturais".
BE e Livre classificam a candidatura agora anunciada como "alternativa, progressista e ecológica, no município de Almada"
Para a vereação do Livre o presidente da autarquia deve deixar bem claro à polícia municipal que não pode atuar como órgão de polícia criminal.
Livre pede ao executivo que "promova a revisão" dos apoios financeiros atribuídos, para que se tornem adequados aos valores de arrendamento atual
Partido pede medidas urgentes para situação “trágica” e “insustentável” e condena “falta de vontade política” do Governo em lidar com crise da habitação
Confirma-se a correlação de forças, com o PS a indicar os quatro primeiros lugares, o Livre dois e PAN e o BE com um cada
Além da cabeça de lista, estão dois nomes do Livre, um do PAN e um do Bloco. Maria Begonha, que falhou eleição para deputada, está em 10º. Sérgio Cintra é o n.º 2. Para a assembleia municipal, avançam André Moz Caldas e Miguel Coelho (atual presidente em Santa Maria Maior).
A socialista, que encabeça a coligação que junta PS, Livre, BE e PAN, coloca a habitação como prioridade. Alexandra Leitão reconhece a “sensação” de insegurança dos lisboetas e defende soluções como mais iluminação pública
Segundo Livre," não há provavelmente maior ataque às famílias e aos direitos das mulheres e das crianças do que este"
Nas autárquicas de 2021, PS, LIVRE e PAN, conseguiram juntos mais de 32 mil votos
Livre, PCP, BE e PAN acusam o Executivo de propor mudanças que aumentam a “precariedade” e “atacam” os direitos das mulheres. O comunista Alfredo Maia diz que declarações da ministra do Trabalho sobre regime de amamentação são “ofensivas”
Actualmente os pais têm direito à dispensa de até duas horas por dia até ao primeiro ano do bebé. Se a mãe continuar a amamentar após os 12 meses, deve ser apresentado um atestado médico.
A candidata da coligação PS/BE/Livre/PAN à Câmara de Lisboa, Alexandra Leitão, não aceitou integrar Pedro Costa na lista de potenciais vereadores na corrida às autárquicas de 12 de outubro. Confrontada pelo ECO/Local Online com a informação, veiculada em primeiro lugar pelo Observador, a candidata socialista preferiu não comentar. Ao ECO/Local Online, Pedro Costa reage […]
Partido condena "ataque às famílias e aos direitos das mulheres e das crianças".
O presidente da câmara de Lisboa lidera as intenções de voto na capital, cinco pontos à frente da candidata da coligação PS-Livre-BE, na sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC. Carlos Moedas também lidera em todas as categorias de perceções sobre qualidades pessoais em relação a Alexandra Leitão. A socialista ainda tem hipóteses ou são favas contadas para o social-democrata? Em Lisboa, o seguro morreu de velho...
O presidente da câmara de Lisboa lidera as intenções de voto na capital, cinco pontos à frente da candidata da coligação PS-Livre-BE, na sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC. Carlos Moedas também lidera em todas as categorias de perceções sobre qualidades pessoais em relação a Alexandra Leitão. A socialista ainda tem hipóteses ou são favas contadas para o social-democrata? Em Lisboa, o seguro morreu de velho...
O presidente da câmara de Lisboa lidera as intenções de voto na capital, cinco pontos à frente da candidata da coligação PS-Livre-BE, na sondagem ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC. Carlos Moedas também lidera em todas as categorias de perceções sobre qualidades pessoais em relação a Alexandra Leitão. A socialista ainda tem hipóteses ou são favas contadas para o social-democrata? Em Lisboa, o seguro morreu de velho...
PSD é o primeiro, com a Festa do Pontal, e terá Marques Mendes na universidade. PS, PCP, Livre e CDS arrancam no primeiro fim-de-semana de Setembro. Está dado o tiro de partida para as autárquicas.
Nenhum dos deputados na Assembleia da República será candidato autárquico.
PS, Livre, PCP e Bloco pedem compromissos políticos aos candidatos às autárquicas de Outubro, como “representar dignamente o partido” ou rejeitar “qualquer acordo pós-eleitoral com a direita”.
O vice-presidente para a Cultura da CCDR-Norte, Jorge Sobrado, que integrou esta sexta-feira as listas da candidatura de Manuel Pizarro (PS) à Câmara do Porto, ficará em funções na entidade regional, disse à Lusa o presidente da instituição. “Jorge Sobrado manter-se-á em funções até às eleições autárquicas ou ao final do mandato [no final do […]
Já decorriam as férias judiciais deste Verão, quando o líder dos Advogados, o bastonário João Massano e o presidente da Caixa de Previdência dos Advogados, Victor Alves Coelho, anunciaram que estariam a debater a criação de um escalão de salvaguarda para os beneficiários da CPAS que não consigam contribuir pelo escalão mínimo aplicável (quase 300 […]
Nurin Mirzan, do Livre, será a candidata à presidência da Câmara Municipal do Seixal e Mário Macedo, do Bloco de Esquerda, é o cabeça de lista à Assembleia Municipal, refere a nota divulgada.
A pouco mais de dois meses das eleições autárquicas, Carlos Moedas (coligação de direita) surge na frente com 30% das intenções de voto dos eleitores, seguido de perto por Alexandra Leitão (coligação de esquerda – PS/BE, Livre e PAN) com 28%, o Chega com 11%, e a CDU com 4%, de acordo com uma sondagem […]
O Livre considerou hoje que a decisão do Governo de considerar o reconhecimento do Estado da Palestina "é necessária, mas tardia" e acontece "quase mais por pressão exterior" e dos cidadãos do que por vontade do próprio executivo.
“É uma boa decisão, mas é certamente tardia. Não faltaram oportunidades, diga-se também a governos anteriores, para avançar com este reconhecimento”, afirmou o deputado do Livre Jorge Pinto.
Já em 2015 o Livre foi o único partido cujas condições para apoiar um Governo à esquerda seria o reconhecimento da Palestina.
Jorge Pinto referiu que o seu partido tem apresentado propostas para que se faça um embargo ao transporte e venda de armas para Israel
Fábio Neto queixa-se que a cidade estagnou, tendo "os cargos ocupados pelas mesmas pessoas" há anos
O atual executivo de Loures é composto por quatro eleitos do PS, incluindo o presidente, quatro da CDU, dois do PSD e um do Chega
Portugal só voltará à piscina nos Mundiais Singapura2025 na madrugada de sexta-feira com Diogo Ribeiro nos 100 mariposa e nos 50 livres, com Camila Rebelo nos 200 costas e com Diana Durães nos 800 livres.
Portugal só voltará à piscina nos Mundiais Singapura2025 na madrugada de sexta-feira, 1 de agosto, com Ribeiro a começar a defesa do título mundial nos 100 mariposa e a competir nos 50 livres
Na segunda-feira, Diogo Ribeiro foi quarto classificado nos 50 metros mariposa, com recorde nacional (22,77 segundos), a outra das distâncias em que tinha sido campeão do mundo em 2024.
Coligação PCP/PEV não exclui "pontos de convergência" com a parceria "Construir o Futuro", mas assume-se como a "verdadeira alternativa".
Nadador português quer concentrar-se nos 100 metros mariposa e 50 livres
É o que afirma o comandante sub-regional do Vale do Ave da Proteção Civil. Ainda, Iniciativa Liberal e Livre criticam o acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos.
Ricardo Carvalho (PSD) garante que acordo é o possível. Mário Amorim Lopes (IL) assume que faltam condições à UE para negociar. Jorge Pinto (Livre) diz que única coisa boa é ideia de estabilidade.
CDU foi desafiada a liderar coligação de esquerda em Loures, mas comunistas não mostram disponibilidade. “Estarmos juntos contra esta deriva autoritária era muito importante”, defendem partidos.
PS e PSD alargam alianças para disputar câmaras. Em jogo está a presidência da ANMP e a afirmação local de novos parceiros como IL à direita e Livre à esquerda. O PAN oscila entre os dois blocos.
O Livre, o Bloco de Esquerda e o PAN acusam o Governo de crueldade pela intenção de revogar o direito a três dias de faltas justificadas por luto gestacional. Os três partidos vão concorrer juntos à Câmara de Loures e, na apresentação da coligação, fizeram um apelo direto aos eleitores socialistas descontentes.
Livre, BE e PAN acusaram este domingo o Governo de crueldade e de atacar as famílias ao propor a revogação do regime de falta por luto gestacional, apelando a um "sobressalto cívico" contra esta medida.
De acordo com os Bombeiros Sapadores de Coimbra, o fogo consumiu todo o complexo da fábrica. Ainda, Livre, BE e PAN criticam proposta do Governo de revogação do regime de falta por luto gestacional.
Rui Tavares acusa ainda o Governo de “procurar mentir acerca da sua própria política” e de se substituir ao trabalho dos jornalistas, criando “falsas páginas de verificação de factos”
Os três partidos formalizaram este domingo o acordo de coligação pré-eleitoral para as autárquicas em Loures, e apelaram ao voto dos socialistas descontentes com a governação de Ricardo Leão.
Depois da assinatura do acordo, os três dirigentes falaram aos jornalistas, tendo abordado a demolição de barracas no bairro do Talude, em Loures, decretada pelo presidente da Câmara Municipal local, o socialista Ricardo Leão.
Depois da assinatura do acordo, os três dirigentes falaram aos jornalistas, tendo abordado a demolição de barracas no bairro do Talude, em Loures, decretada pelo presidente da Câmara Municipal local, o socialista Ricardo Leão.
Acordo foi firmado no Parque Adão Barata e contou com a presença do porta-voz do Livre, Rui Tavares, da porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, e do ex-líder parlamentar do BE e candidato à Câmara de Loures em 2017 e 2021, Fabian Figueiredo.
Em causa está a revogação, proposta pelo Governo no anteprojeto de reforma laboral anunciado esta quinta-feira, do regime da falta por luto gestacional.
Livre, BE e PAN acusaram hoje o Governo de crueldade e de atacar as famílias ao propor a revogação do regime de falta por luto gestacional, apelando a um "sobressalto cívico" contra esta medida.
"Isto é uma crueldade e necessita de um sobressalto cívico. Perder um filho é uma dor gigantesca. Que nós, em 2025, discutamos o fim do direito ao luto gestacional é uma crueldade imensa, que tem de ser travada", diz Fabian Figueiredo.
Para o Chefe de Estado é “indispensável” garantir a segurança jurídica do diploma para evitar “potenciais tratamentos diferenciados e discriminatórios”. E critica o processo legislativo apressado.
A coligação BE, Livre e PAN à autarquia de Loures diz que nunca teve esperança que José Luís Carneiro recuasse no apoio a Ricardo Leão.
A afirmação de Nuno Gabriel, dirigida a Filipa Pinto, foi feita esta sexta-feira durante a audição do ministro da Educação, Fernando Alexandre, na comissão de educação e ciência.
Rui Calafate, comentador da CNN Portugal, analisa a "extensa" lista de candidatos às eleições presidenciais e sobe e desce nas sondagens dos nomes mais sonantes.
Nuno Gabriel fez afirmação no parlamento durante audição do ministro da Educação e quando se debatia a Educação Sexual.
Paulo Muacho, deputado do Livre, vê com bons olhos que o Presidente da República tenha enviado a lei dos estrangeiros para o Tribunal Constitucional. “Temos de ter segurança jurídica naquilo que é aprovado no Parlamento”, argumenta.
José Peixoto, cabeça de lista da coligação, espera que esta seja "muito mais do que uma coligação eleitoral", afirmando que na sociedade atual "cada vez se torna mais premente" unidade da esquerda.
Partidos à esquerda afirmam que envio ao Tribunal Constitucional é a "decisão mais sensata", mas que poderia ter sido evitada caso o Governo optasse por ouvi-los antes de tomar uma decisão.
O Presidente da República submeteu ao Tribunal Constitucional o decreto do parlamento que altera o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional
Partidos recordam passagem do novo governador pelo Governo de Pedro Passos Coelho durante o período da "troika" e defesa de "políticas de austeridade".
As críticas à escolha do Governo para governador do Banco de Portugal não se fizeram esperar. Livre, PCP e PAN lembram que Álvaro Santos Pereira foi ministro de Passos Coelho e defendeu “políticas de austeridade”. Já a IL prefere destacar a saída de cena de Mário Centeno.
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros um anteprojeto de reforma "profunda" da legislação laboral.
Marcelo manifestou dúvidas em relação à nova lei.
Patrícia Gonçalves (Livre), afirma que recondução de Mário Centeno era uma melhor escolha. A deputada acredita que a nomeação de Santos Pereira relembra os tempos dos governos de Passos Coelho.
Esquerda e IL lembram que Álvaro Santos Pereira foi ministro do Governo social-democrata de Pedro Passos Coellho. CDS diz que ex-governante não tem qualquer filiação político-partidária.
O economista Álvaro Santos Pereira foi escolhido para governador do Banco de Portugal (BdP), sucedendo no cargo a Mário Centeno.
O candidato à Câmara é Luís Sousa, do Livre, e a candidata à Assembleia Municipal é Rita Sarrico, do BE. Focados na habitação, querem travar “tubo de ensaio para a normalização” da extrema-direita.
Vereadores de Livre, Bloco e Cidadãos Por Lisboa querem saber porque participou autarca em apresentação de empreendimento imobiliário ainda por apreciar. E sugerem desconformidade com o PDM.
A nova lei dos estrangeiros pode passar pelo Tribunal Constitucional. A intenção do Presidente da República foi revelada por André Ventura, que foi recebido em Belém. PCP, IL e Livre também foram ouvidos e defendem o mesmo.
Paulo Muacho (Livre) afirma que a preocupação do PR está na segurança jurídica e nos seus efeitos. António Rodrigues (PSD) esclarece que os dados são "objetivos", apesar das dúvidas de Marcelo.
Barómetro da Intercampus de julho para o "Negócios/CM/CMTV" coloca AD a recuar três pontos e PS a subir dois.
O silêncio do antigo reitor da Universidade de Lisboa exaspera os apoiantes. O Livre e o Bloco de Esquerda dificilmente apoiarão António Filipe, do PCP.
"Eu acho lamentável que depois de tantos episódios em que as falhas são claras, em que o INEM não funciona e não está a ser tratado o problema com a devida preocupação, a senhora ministra ainda continua a achar que tem condições para continuar", disse uma deputada do Livre.
O Livre acusou hoje o Governo de ceder à extrema-direita e direita conservadora ao "colocar amarras ideológicas" na disciplina de Cidadania, e o PCP criticou "um retrocesso" que revela "conceções políticas e ideológicas" de PSD e CDS.
Deputadas de PS, Livre e PAN entendem que situação é “demasiado grave” para Ana Paula Martins continuar em funções. Líder parlamentar do PCP argumenta que o que “é preciso mesmo mudar é a política”.
A IGAS concluiu que um utente que morreu de enfarte, em outubro, em Bragança, após o INEM demorar 1h20 a chegar.
As matérias relacionadas com a identidade de género vão ficar de fora nas novas Aprendizagens Essenciais para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
O Livre acusou hoje o Governo de ceder à extrema-direita e direita conservadora ao "colocar amarras ideológicas" na disciplina de Cidadania, e o PCP criticou "um retrocesso" que revela "conceções políticas e ideológicas" de PSD e CDS.
“Não houve nenhuma interferência política, nenhuma pressão, para procedermos a esta reorganização da RTP“, assegurou Nicolau Santos, presidente do conselho de administração da RTP. Esta reorganização “é absolutamente necessária para fazer face à transição digital que todos os meios de comunicação social — em particular os públicos — estão a fazer em todo o mundo”, […]
Multiplicam-se os tributos aos jogadores portugueses em Liverpool
Gonçalo Caseiro Pereira, de 42 anos, é licenciado em Educação Social Gerontológica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)
Audiência com o Bloco de Esquerda está prevista para quinta-feira
Chega será recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém às 17h00 e o Livre às 18h00, seguindo-se a IL, às 19h00, e o PCP, às 20h15.
Agenda inclui o regime jurídico de entrada e permanência de estrangeiros.