
Cotrim de Figueiro diz que Montenegro andou preocupado com resultados eleitorais e só agora é que vai arregaçar as mangas para trabalhar.
Deseja receber notificações?

Cotrim de Figueiro diz que Montenegro andou preocupado com resultados eleitorais e só agora é que vai arregaçar as mangas para trabalhar.

Do Presidente da República ao primeiro-ministro, passando pela oposição e pelos candidatos a Belém, o ano fica marcado por declarações que fizeram manchetes e deram que falar. Selecionámos 25 frases que representam este ano de 2025.

A comentadora da CNN Portugal Cristina Azevedo analisou a reação dos candidatos presidenciais à mensagem de Natal do primeiro-ministro

A fechar 2025 no Bloco Central, Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira elegem a Figura do Ano e o Acontecimento do Ano

A segunda mensagem de Natal de Luís Montenegro enquanto primeiro-ministro foi mais virada para o futuro do que a anterior. O discurso natalício do líder do Governo centrou-se numa visão reformista e na “mentalidade Cristiano Ronaldo” para promover a excelência nacional, o aumento da produtividade e a criação de riqueza. Mas entre as reformas fiscais, […]

Em causa está um projeto de lei do PCP aprovado em 17 de outubro na Assembleia da República com votos a favor do proponente, Chega, PS, Livre, BE, PAN e JPP e a abstenção de PSD, CDS-PP e IL.

A medida foi proposta pelo PCP e aprovada no Parlamento com votos a favor do proponente, Chega, PS, Livre, BE, PAN e JPP e a abstenção de PSD, CDS-PP e IL


[O Observador está a republicar os três episódios mais ouvidos do ano em cada podcast. Este é de 23 de maio de 2025.] Até na luta por "sobreviver", há taticismo no PS que pode apostar em líder para queimar. PSD tem de ter juízo e não ent...


Vinte e oito debates depois e após a pausa das festividades, há candidatos que se vão fazer à estrada a 4 de janeiro, para as presidenciais mais concorridas de sempre, que terão de levar na bagagem ligeiros ajustes na estratégia. É pelo menos essa a recomendação dos politólogos ouvidos pelo ECO, depois de um período […]

Presidente sublinha a "contribuição do Parlamento para a estabilidade financeira interna e externa, o sentido institucional e a compreensão da conjuntura internacional".


Esta segunda-feira termina o prazo para apresentação de candidaturas a presidente da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). Já o Banco de Portugal revela os indicadores do endividamento do setor não financeiro e o INE divulga dados sobre a avaliação bancária na habitação. A marcar o dia está ainda o debate presidencial entre Gouveia e […]

Rumo às eleições presidenciais de 18 de janeiro de 2026, ouça mais um dos 28 debates que colocou frente a frente Catarina Martins, candidata apoiada pelo BE, e Jorge Pinto, candidato apoiado pelo Livre. A moderação foi de Vítor Gonçalves, com transmissão na RTP




Inês Sousa Real foi reeleita para um terceiro mandato com 95% dos votos, conquistando todos os lugares da direção do partido.


Lista foi reconduzida com 95% dos votos

Inês de Sousa Real foi reeleita para um terceiro mandato como porta-voz do PAN, com 69 dos 72 votos dos delegados, conquistando todos os lugares da direção.


A lista de Inês Sousa Real, "Em frente pelas causas", conquistou todos os 27 lugares da Comissão Política Nacional e os três lugares do Conselho de Jurisdição Nacional, numa votação marcada pela ausência da lista adversária, em protesto.


A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, defendeu hoje que o mundo enfrenta uma ameaça que deve convocar ao diálogo entre todos os partidos do "espectro democrático" para que não haja recuos nos direitos humanos.

O parlamento aprovou, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, uma proposta do PSD e CDS-PP para baixar o IVA aplicável à venda de carne de caça de 23% para 6%.

Inês de Sousa Real foi hoje reeleita para um terceiro mandato como porta-voz do PAN, com 69 dos 72 votos dos delegados, conquistando todos os lugares da direção.

Parlamento aprovou, na discussão na especialidade do OE para 2026, uma proposta do PSD e CDS-PP para baixar o IVA aplicável à venda de carne de caça de 23% para 6%.

Os novos estatutos passam a prever expressamente a duração dos mandatos dos órgãos nacionais, uniformizando-os em três anos.

Inês Sousa Real admitiu que o clima tem “ficado para trás” nas prioridades do PAN e comprometeu-se a dar-lhe centralidade. Apoiantes pediram que partido volte a ter utilidade e seja “mais abrangente”.


O organismo permitirá ter uma auscultação mais permanente dos autarcas, disse Sousa Real, no Congresso do PAN para eleger a nova direção.

Candidata à liderança do PAN explicou que este organismo permitirá ter uma auscultação mais permanente dos autarcas por parte da direção nacional.

A candidata à liderança do PAN destacou, da sua moção global estratégica, a criação de um conselho consultivo e, apesar da ausência da lista opositora, ouviu críticas por falta de apoio às candidaturas autárquicas.

A porta-voz do PAN defende que o partido “respeitou todas as normas estatutárias” no congresso e, caso seja eleita, vai discutir o apoio a um candidato nas presidenciais contra Ventura com a direcção.

A porta-voz do PAN, Inês de Sousa Real, assegurou hoje a legalidade do regulamento do Congresso, e criticou o coordenador demissionário do Conselho de Jurisdição, acusando-o de se demitir "por conveniência para integrar uma nova lista".

Inês Sousa Real deverá ser reeleita porta-voz, cargo que ocupa desde 2021. Ainda neste jornal, a visita oficial de Luís Montenegro à Ucrânia e as previsões de mau tempo para os próximos dias.

O PAN vai realizar este fim de semana em Coimbra o seu congresso para eleição de nova direção.


Depois de meses de tensões internas, o PAN vai ainda aprovar a estratégia política para os próximos dois anos. Ainda, António José Seguro divulga hoje lista de clientes dos quais recebeu dinheiro.


Cotrim de Figueiredo e André Ventura estiveram em debate esta sexta-feira

Projeto foi aprovado com os votos favoráveis do PS, PAN e Chega, a abstenção da IL, Livre e PCP e votos contra do PSD e do CDS-PP.

O coordenador do Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) do PAN, Jorge Silva, demitiu-se do cargo, no final de novembro, por considerar existirem ilegalidades no regulamento e no processo eleitoral do Congresso Nacional do partido, marcado para este sábado.

Para todos um Feliz Natal em família apesar da inimizade de Luís Montenegro que merece a última Laranja Amarga antes das férias parlamentares O conteúdo Prémio Laranja Amarga para o Natal que o Governo nos dá aparece primeiro em Visão.

Sobre as críticas de Luís Montenegro ao Ministério Público, que acusou de ter promovido uma averiguação preventiva que, "na prática, foi um autêntico inquérito criminal", Cotrim Figueiredo considerou que "críticas ao Ministério Público são sempre muito perigosas na boca de responsáveis políticos"

Falta um mês para a primeira volta das eleições presidenciais e as sondagens conhecidas até agora mostram que o cenário de uma segunda volta é quase inevitável. Marques Mendes lidera, seguido de perto por André Ventura - que até pode vencer a primeira volta, mas dificilmente será Presidente. Desde o início dos debates, Gouveia e Melo foi quem perdeu mais nas intenções de voto, enquanto Cotrim de Figueiredo foi quem cresceu mais.

A proposta de orçamento municipal de Lisboa para 2026, apresentada pela liderança PSD/CDS-PP/IL, que governa sem maioria absoluta - com oito eleitos entre os 17 membros que compõem o executivo camarário -, foi viabilizada com 10 votos a favor, incluindo os dois vereadores do Chega.

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, disse esta quarta-feira que o arquivamento da averiguação preventiva à Spinumviva confirma a escolha do “país real” nas últimas legislativas, acrescentando que o primeiro-ministro é sério e “à prova de bala”. “Eu encaro esta decisão do Ministério Público com total naturalidade. Creio que saberão, que nós nunca tivemos dúvidas, […]

Foi aceso o debate entre António José Seguro e João Cotrim de Figueiredo. Seguro diz que se Cotrim for presidente o país fica desequilibrado para a direita. Cotrim, por sua vez, diz que plano da saúde de Seguro é vago e acusa-o de não ser agregador.

O candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP formalizou a candidatura à Presidência da República. Luís Marques Mendes esté confiante mas deixa um apelo ao seus apoiantes porque "ainda há 20% de indecisos".


O candidato presidencial Cotrim Figueiredo afirmou hoje que o ministro da Educação fez uma "declaração manifestamente infeliz" sobre residências públicas de estudantes, mas considerou-se esclarecido após justificações de Fernando Alexandre, afastando a necessidade de "outra ação" política.

Ana Gomes acusa Cotrim de Figueiredo de querer dividir a direita. Bernardo Blanco defende que o fenómeno do voto útil desaparece à medida que Cotrim sobe nas sondagens.

Nova data por definir devido à ausência da autora do projeto, Inês de Sousa Real, deputada única do PAN.

O ex-ministro do PSD esclarece inclinações políticas. Sobre a lei da nacionalidade: "Não existem portugueses de segunda". E reconhecer o estado da Palestina — é consequência do ataque de 7 de outubro?

O diploma será levado a Conselho de Ministros às 12h. A cultura deverá ver aprovado um novo regime de mecenato. André Ventura diz estar "à beira de mudar" o país.

Catorze pessoas foram detidas pela PJ na sequência de uma grande operação de combate a assaltos na região da Grande Lisboa. Os suspeitos disfarçavam-se de polícias e simulavam buscas para conseguirem entrar em casas de luxo.

Candidatos divergiram sobre revisão da lei laboral apresentada pelo executivo, SNS e a questão da promulgação da Lei da Nacionalidade. Papel da UE deixou os dois em acordo.

Candidatos divergiram sobre revisão da lei laboral apresentada pelo executivo, SNS e a questão da promulgação da Lei da Nacionalidade. Papel da UE deixou os dois em acordo.

Os deputados deverão ouvir Nuno Melo numa audição no final do mês de fevereiro

Depois da greve geral, de 11 de dezembro, a ministra do Trabalho recebe esta terça-feira a UGT para continuar a negociar o pacote da reforma laboral. A Comissão Europeia apresenta o seu plano para habitação acessível e são conhecidos os dados das vagas de emprego em Portugal e na UE. Não perca ainda o debate […]

A Comissão Política desta semana discute a reação do Governo à greve geral e a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei da nacionalidade

Partido instou ainda a audição de um representante do Centro Nacional de Cibersegurança.

A lei fundamental foi central no debate entre o almirante e o líder do Chega e é também central nos argumentos escolhidos pelos comentadores do Expresso para analisar o confronto

No requerimento apresentado esta segunda-feira, o PAN solicitou audições sobre os "mecanismos de prevenção, deteção e reporte de crimes de acesso e disseminação de conteúdos de pornografia a de menores no uso de recursos tecnológicos de gabinetes ministeriais, em particular no Ministério da Justiça"

O PAN requereu hoje, com caráter de urgência, audições no Parlamento sobre os "mecanismos de prevenção, deteção e reporte de crimes" de pornografia de menores em computadores que pertencem a gabinetes de ministérios.

A ministra do Trabalho considerou esta segunda-feira que o novo pacote laboral proposto pelo Governo é uma das formas de atingir a meta de salário mínimo de 1.600 euros por mês e espera retomar as negociações com espírito construtivo. Em declarações aos jornalistas no Funchal, após um encontro com o presidente do Governo da Madeira […]

"Apesar de o próprio Presidente da República não ter levantado questões, vem o Partido Socialista", atirou

Candidato apoiado pelo Livre a Belém denuncia “clima tóxico” sobre a imigração em Portugal e na Europa, que precisam de imigrantes para trabalhar.


O investimento de 5,8 mil milhões de euros do Governo no setor da Defesa será feito sem recorrer a concursos públicos ou a processos de escolha transparentes. O PSD e o PS (os dois maiores partidos autárquicos) dividiram as presidências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional […]

Esta sexta-feira, o INE vai medir o pulso à inflação e ao setor da construção e o Eurostat vai revelar dados do mercado de trabalho. A marcar o dia está ainda uma nova paralisação da Função Pública e o debate presidencial entre Catarina Martins e Marques Mendes. Qual foi a inflação de novembro? O Instituto […]

Em dia de greve geral, as ruas de Lisboa encheram-se de manifestantes que criticaram Luís Montenegro e um pacote laboral "perigoso". Protestos concentraram pessoas de todas as idades e profissões.

Milhares de manifestantes concentrados em frente ao Parlamento. Cartaz do PAN foi vandalizado, tendo um manifestante deixado a mensagem "prisão para quem rouba ao povo".

Entre sondagens e recados cruzados, as críticas ao Governo e o apoio à presença dos candidatos nas manifestações da greve. E ainda o poder de veto político do Presidente da República em cima da mesa.

O "Expresso" dá nota de que Joaquim Miranda Sarmento e José Manuel Fernandes acabaram por cancelar as declarações aos jornalistas previstas para esta quinta-feira, dia de greve geral em Portugal.

Deputado do Chega classificou como "um dos maiores golpes na credibilidade do Estado português". Os projetos de lei daquele partido e do PAN foram debatidos na sessão plenária.

O Centro Eleitoral é definido como um hub dentro da aplicação que compromete-se em dar aos utilizadores, em Portugal, acesso a informações eleitorais fiáveis nas semanas que antecedem as eleições.

Nova sondagem baralha corrida a Belém com troca de lugares entre o militar na reserva e o presidente do Chega. Cotrim ultrapassa Seguro e regista a maior subida.

Cotrim denunciou "pressão" da candidatura de Mendes para não avançar. O diretor de campanha acusa o liberal de sonsice por não revelar nomes. Ainda, incêndio de Paio Pires em fase de rescaldo.


Este domingo, João Cotrim Figueiredo esteve frente a frente com Luís Marques Mendes. É o confronto de ideias entre o candidato presidencial da Iniciativa Liberal e o candidato do PSD, rumo às eleições presidenciais de 18 de janeiro, para ouvir aqui em podcast

António Costa, comentador da CNN Portugal, avalia o debate entre os candidatos presidenciais Catarina Martins e António José Seguro.


Se tem planos para ir ao banco, viajar de avião ou até fazer um seguro no dia 11 de dezembro, saiba que pode enfrentar constrangimentos. Deixar as crianças na escola ou ir ao hospital pode também revelar-se desafiante nessa data, uma vez que a CGTP e a UGT convocaram uma greve geral à qual sindicatos […]

Os portugueses concentraram as suas pesquisas em tecnologia, futebol e, em 2025, regressou a procura pelos locais de votos e resultados das eleições. O motor de busca Google voltou a fazer o ano em revista.

PS pondera levar a tribunal regimento que limita ação da oposição em Lisboa. Chega não quis estar na coligação de direita, mas tem sido essencial para a governação de Carlos Moedas O conteúdo CML Chega dá mais poderes a Moedas, mas com aviso aparece primeiro em Visão.