
Paulo Raimundo responsabiliza Governo por "aumento do custo da habitação"
O secretário-geral do PCP responsabilizou hoje o Governo "por mais um aumento do custo da habitação" indicando que as opções governamentais estão a "surgir o efeito esperado".
O secretário-geral do PCP responsabilizou hoje o Governo "por mais um aumento do custo da habitação" indicando que as opções governamentais estão a "surgir o efeito esperado".
Entrevista a Carlos Valente - Candidato do Partido Social Democrata a Vila das Aves ... Leia no link
O índice de preços da habitação aumentou 17,2% no segundo trimestre, acelerando 0,9 pontos percentuais face aos três meses anteriores, tendo sido transacionados mais de 10.000 milhões de euros, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o INE, os preços das casas existentes subiram 18,3% e das habitações novas 14,5% entre abril e […] The post Preços da habitação sobem 17,2% no 2.º trimestre first appeared on Notícias do Sorraia.
Nuno Piteira Lopes (PSD/CDS), João Ruivo (PS), João Rodrigues dos Santos (CH), Carlos Rabaçal (CDU), Manuel Simões de Almeida (IL) e João Maria Jonet (IND) debatem as ideias para Cascais.
Os deputados eleitos pelo PSD/Madeira à Assembleia da República reuniram, hoje, com os responsáveis pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), num encontro de trabalho onde foram discutidas as dificuldades de acesso dos artesãos madeirenses aos programas nacionais de apoio às artes e ofícios, bem como a apoios nacionais para a participação em feiras e certames que se realizam no País. Em nota emitida à imprensa, o partido refere que "durante o encontro, foi sublinha
Ao longo de 45 minutos, especialistas vão esclarecer os principais desafios e etapas do processo de aquisição de habitação
O ambiente político em Vila Verde volta a aquecer depois de Daniel Nogueira ter surgido em publicações nas redes sociais da atual presidente da Câmara, Júlia Fernandes, recandidata pelo PSD, como candidato à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Gême. Na publicação de Júlia Fernandes aparece a fotografia de Nogueira acompanhada das frases […] O conteúdo “Lista fantasma” em Vila Verde: Daniel pede saída e tribunal diz que nunca entrou aparece primeiro em Semanário VOX.
A candidatura do PSD à União das Freguesias da Covilhã e Canhoso esteve no porta-a-porta no Canhoso e o candidato, João Morgado, denuncia aquilo a que chama de “Teatro Político”: obras de fachada e arranjos de última hora, sem planeamento, nem seriedade, feitos apenas a dois dias das eleições. Os poderes socialistas da Câmara Municipal […] O conteúdo João Morgado / PSD denuncia “Teatro Político” no Canhoso a dois dias das eleições aparece primeiro em oRegiões.
António Gonçalves reconheceu que, em partidos da dimensão do PSD, é natural existirem processos internos que podem gerar divisões e expectativas goradas. Explicou ainda que houve diálogo com Fernando Góis e com Miguel Albuquerque, que resultou na construção de um projecto comum, coeso e forte. Assumiu que, numa fase inicial, ponderou uma candidatura independente, chegando a recolher assinaturas e a ter nomes definidos, sendo João Carlos Gouveia o candidato à Assembleia Municipal. No entanto, ess
André Pinotes Batista (PS) e Paulo Núncio (CDS) estiveram Frente a Frente no NOW
Programa da coligação que junta PS, BE, Livre e PAN aposta na habitação, lixo e na mobilidade. Entra no capítulo dos elevadores e no ataque a Moedas. Mas com avisos para quem está à sua esquerda.
André Ventura anuncia mais nomes para o seu "governo-sombra".
O social-democrata Carlos Eduardo Reis, um dos principais arguidos no processo que investigou pactos entre PSD e PS nas autarquias, integra as listas para a Câmara Municipal de Barcelos. À CNN Portugal diz que não há nada que o impeça de se candidatar
Secretário-geral do PCP considera que resposta ao problema não pode continuar a ser deixada "nas mãos da banca e dos fundos imobiliários".
A coligação Viver Lisboa, liderada por Alexandra Leitão, quer tornar o passe navegante gratuito para todos os lisboetas, impedir a abertura de alojamentos turísticos em edifícios de habitação, colocar em uso casas vagas, fazer recolha de lixo sete dias por semana e, prometeu ainda, reforço para a cultura e mecenato científico, com o equivalente a […]
Além da proposta dos liberais, PSD e PS chumbaram todas as outras iniciativas que recomendavam ao Governo que rejeite o regulamento que está a ser negociado na UE e que prevê a vigilância das plataformas de mensagens, com vista a combater o abuso sexual de menores na internet
Em Setúbal a luta pela presidência da Câmara está acesa. Maria das Dores Meira, que liderou a Câmara durante quinze anos, é candidata independente com o apoio do PSD contra os ex-camaradas do PCP que querem continuar a governar a cidade. PS e Chega também acreditam que podem ganhar as eleições.
O PSD, CDS-PP, Chega e IL chumbaram hoje dois projetos do PCP e Livre para revogar o diploma do Governo que aprova a venda parcial da TAP.
Miguel Santos e um grupo de motociclistas partem de vários pontos do País, esta sexta-feira.
O ex-ministro das Finanças disse que antevê uma aproximação entre o Governo e o partido de André Ventura no Orçamento de Estado.
Fernando Ruas (PSD), João Azevedo (PS), Bernardo Pessanha (CH) e Hélio Marta (IL) debatem o que falta deixar feito em Viseu, os problemas com a água, a revisão do PDM e as obras no IP3.
A caminho para as autárquicas, vamos hoje até Santarém. Nas últimas autárquicas, o PSD venceu as eleições. Este ano, concorrem seis forças políticas. PS e PSD governaram juntos nos últimos 4 anos, mas recusam falar em futuros entendimentos.
Num debate tenso e ruidoso, o Chega criticou o PS por só querer mais um “estudo” sobre incêndios com a “cumplicidade do PSD”, que recusa uma comissão de inquérito. Já o PSD acusou o líder do Chega de ser “incendiário”, enquanto o PS lembrou que o partido de André Ventura tem financiadores com supostos negócios ligados aos fogos
O líder parlamentar do PSD disse que André Ventura de “não querer discutir aquilo que é importante”.
Hugo Soares respondeu a Ventura recordando-lhe que um elemento do Chega, de Vendas Novas, distrito de Évora, foi apanhado em flagrante a pegar fogo
"Quando decorre um debate sério sobre incêndios, o deputado André Ventura fugiu de mansinho e está lá fora a provocar os imigrantes em Portugal, isto é uma vergonha", acusou Hugo Soares
A recusa de um inquérito sobre os incêndios por parte do PS e PSD levou a um confronto verbal com o Chega que forçou o presidente da AR a intervir várias vezes
As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
O líder parlamentar do PSD acusou hoje o presidente do Chega de ser "incendiário", depois de André Ventura ter saído do hemiciclo da Assembleia da República para ir até uma manifestação de imigrantes em frente ao parlamento.
"Deputado André Ventura fugiu de mansinho e está lá fora a provocar os imigrantes, isto é uma vergonha", acusou Hugo Soares.
Chega, Iniciativa Liberal, PS, Livre e Bloco de Esquerda estão em diferentes alas do espetro político, mas têm uma preocupação em comum: uma proposta que está a ser discutida no seio da União Europeia que, de acordo com os mais críticos, “abre caminho à vigilância massiva e quebra a segurança das mensagens”, ameaçando a privacidade […]
Rumo às autárquicas de 12 de outubro, hoje é o segundo dia da série de debates eleitorais, desta vez entre os candidatos à câmara de Sintra: Ana Mendes Godinho do PS/Livre, Marco Almeida pelo PSD/IL/PAN, Pedro Ventura pela CDU, Rita Matias pelo Chega, Tânia Russo pelo BE e Mauricio Rodrigues pelo CDS/PPM/ADN
O fundador do PSD e presidente da Comissão Política da candidatura de Mendes elogia o candidato apoiado pelo PSD e pede que se exaltem "ânimos da militância" em torno do ex-líder.
Afirmando que o investimento na habitação durante este mandato "não tem paralelo com o que foi feito anteriormente", contando com 560 milhões de euros, Carlos Moedas destacou a entrega de 2.800 chaves e o apoio a 1.300 famílias no pagamento da renda.
Rumo às autárquicas de 12 de outubro, hoje é o primeiro dia da série de debates eleitorais. O segundo é entre João Ferreira (CDU), Bruno Mascarenhas (CH), Carlos Moedas (PSD/CDS/IL) e Alexandra Leitão (PS/LIVRE/BE/PAN), para a Câmara Municipal de Lisboa
O primeiro debate entre os principais candidatos à Câmara de Lisboa - Carlos Moedas (PSD/CDS/IL), Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), João Ferreira (CDU) e Bruno Mascarenhas (Chega) - teve lugar na SIC Notícias.
Candidatos das coligações lideradas por PSD e PS, Chega e CDU debatem na SIC sobre eleições autárquicas. Confronto era a dois, mas ERC não aprovou.
João Rodrigues (PSD/CDS/PPM), António Braga (PS/PAN), Filipe Aguiar (CH), Rui Rocha (IL), João Baptista (CDU) e António Lima (BE) debateram temas como habitação, mobilidade e segurança.
A segurança foi outro dos temas quentes no debate entre os candidatos a Braga nas próximas eleições autárquicas, sobretudo entre António Braga (PS/PAN) e João Rodrigues (PSD/CDS/PPM).
Coligação acusa Isaltino Morais de “falta de integridade e transparência”
A candidatura do PSD à Câmara de Viseu, liderada por Fernando Ruas, apresentou na noite de sábado o programa eleitoral que assenta em 14 áreas e na continuidade do último mandato.
Pedro Adão e Silva, comentador da CNN Portugal, antecipa uma segunda volta nas eleições presidenciais de 2026 e afirma que estas "estão a dar um retrato daquilo que é o declínio do regime".
Auditoria revela que Dores Meira fez despesas ilegais como autarca de Setúbal. PSD de Setúbal fala em “gravidade”, mas estrutura nacional deverá manter o apoio à ex-autarca da CDU.
Se o Governo não tomar a iniciativa, o grupo parlamentar do PSD vai avançar com uma proposta de teste do voto eletrónico para os portugueses residentes no estrangeiro e conta com o apoio do Chega.
Na apresentação dos candidatos da CDU a Lisboa, Paulo Raimundo defendeu que "PS e PSD não são iguais mas, para mal dos lisboetas, as semelhanças são muitas do ponto de vista autárquico"
Paulo Raimundo considerou que "PS e PSD são os responsáveis pela situação a que a Carris chegou em todas as suas vertentes".
João Teixeira Leite (PSD), Pedro Ribeiro (PS), Pedro Correia (CH) e José Rui Raposo (CDU) debatem o legado na gestão da cidade, as finanças da Câmara e as obras em curso em Santarém.
O PS é o maior partido autárquico. O PSD tem vindo a recuperar da derrocada de 2017, quando caiu para 98 câmaras, ao passo que o PS tinha 160. Há quatro anos já aumentaram para 114 câmaras. Qual é a expectativa para 12 de outubro? A expectativa é ganhar a associação nacional de municípios […]
A um mês das eleições, o coordenador autárquico do PSD explica ao ECO/Local Online algumas das escolhas que mais polémica levantaram a nível local em importantes autarquias, bem como regressos de ex-proscritos do partido. “O PSD de Rui Rio ponderou e teve tudo praticamente fechado para apoiar Isaltino Morais. Não houve foi coragem para finalizar […]
Numa entrevista realizada antes do trágico acidente com o elevador da Glória (e com as declarações reiteradas já nesta terça-feira ao ECO/Local Online), a certeza manifestada por Pedro Alves na vitória de Moedas foi absoluta. Já com Pedro Duarte, no Porto, a vitória não surge tão pronta na resposta do responsável autárquico dos social-democratas, mas […]
O eurodeputado do PSD esteve em direto no NOW a partir de Estrasburgo.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), afirmou hoje que a sua responsabilidade política após o acidente com o elevador da Glória é continuar a governar a cidade.
Bruno Mascarenhas, do Chega, e Luís Newton, do PSD, envolveram-se numa troca de acusações sobre a responsabilidade política e a ética de cada um. Em causa estava a moção de censura apresentada pelo Chega a Carlos Moedas na sequência do acidente do Elevador da Glória.
Para o antigo líder do PSD, só depois de serem identificadas as causas é possível apurar responsabilidades.
A falta de manutenção de pontes e estradas vinha dos Governos de Cavaco Silva.
Na edição desta segunda-feira da rubrica "3 Minutos", Filipe Santos Costa compara as reações do PSD às demissões de Jorge Coelho, Constança Urbano de Sousa e Marta Temido com a postura de Carlos Moedas após o acidente com o elevador da Glória.
Descarrilamento do Elevador da Glória provocou 16 mortos e duas dezenas de feridos.
Para o antigo líder do PSD, só depois de serem identificadas as causas é possível apurar responsabilidades.
O partido Chega entregou na Assembleia Municipal de Lisboa uma moção de censura ao presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), após o descarrilamento do elevador da Glória, acusando-o de falhar no dever de "garantir a segurança da cidade".
O grupo The July vai transformar o palacete histórico do século XVI, situado em Lisboa, em 88 unidades de alojamento, tendo conseguido para o efeito um “empréstimo verde” sindicado em que o BPI participou com 14,5 milhões de euros.
Vitalino Canas (PS) acredita que não existem grande alternativas para o autarca. Duarte Pacheco (PSD) defende que devemos aguardar pelos resutados das investigações.
O PSD pediu esta sexta-feira a audição parlamentar urgente do ministro da Educação e do reitor da Universidade do Porto para prestarem esclarecimentos sobre alegadas pressões no processo do concurso para acesso a medicina no ano letivo 2025/2026.
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, assegurou esta sexta-feira que o reitor da Universidade do Porto (UP) está a mentir, depois de ter denunciado ter recebido pressões de várias pessoas para deixar entrar na Faculdade de Medicina candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova exigida no curso especial de acesso. “O mais […]
O pedido acontece depois de o Expresso ter noticiado que o reitor da Universidade do Porto afirmou ter recebido pressões de várias "pessoas influentes", sem adiantar nomes, para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima.
Reitor da Universidade do Porto acusou ministro de o pressionar para aceitar vagas extraordinárias no curso de Medicina. Fernando Alexandre nega. PSD lembra cor política de António Sousa Pereira.
O PSD quer esclarecimentos sobre o processo do Concurso Especial para Acesso a Medicina por Licenciados da Universidade do Porto para o ano letivo 2025/2026
Reitor da Universidade do Porto afirmou ter recebido pressões de "pessoas influentes" para deixar entrar na Faculdade de Medicina 30 candidatos que não tinham obtido a classificação mínima na prova.
Candidatos à Câmara são PSD/CDS-PP, PS, Chega e CDU
Trabalhos parlamentares regressam a 15 de setembro com uma lista de assuntos pendentes extensa. Temas como a lei dos estrangeiros, chumbada pelo Tribunal Constitucional em plenas férias, a comissão parlamentar ao INEM ou a escolha do novo Provedor de Justiça estarão na agenda dos deputados no regresso ao Parlamento.
O secretário-geral do PS apresentou ao governo um conjunto de medidas para a crise na habitação. Entre as propostas, está a aposta na industrialização e novas formas de construção. Mas será a construção modular efetivamente uma solução? É o que tentamos perceber neste episódio do Chave na Mão com o arquiteto Miguel Ribeiro de Sousa, fundador da Modular System. Oiça aqui o podcast
Na Rádio Observador, João Rodrigues (PSD) apresenta alteração a Plano Diretor Municipal como trunfo de campanha. Ainda, estão 3 vítimas mortais do acidente do Elevador da Glória por identificar.
No NOW, Hugo Soares considerou que este é o momento para expressar a "dor e solidariedade" com as famílias das vítimas.
O secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, com presença garantida no Avante!, vai manifestar "solidariedade para com as vítimas e a exigência do apoio devido"
Marcelo Rebelo de Sousa também vai estar presente.
Filipe Santos Costa, comentador da CNN Portugal, defende que não viu qualquer aproveitamento político "da parte dos partidos da oposição, sejam de esquerda ou de direita", ao contrário do que aconteceu com PSD e Carlos Moedas
Autarca exigiu à Carris investigação externa para apurar causas do acidente. Montenegro garantiu empenho da TAP na transladação dos corpos e pediu que não se fizessem aproveitamentos políticos.
O Governo decretou um dia de luto nacional, que se cumpre hoje. Já a Câmara de Lisboa decretou três dias de luto municipal, entre hoje e sábado.
Os setores residencial, do turismo e do retalho impulsionaram um desempenho positivo do mercado imobiliário português no primeiro semestre, segundo a consultora Savills, que aponta “sinais de confiança” no setor, ainda que em ritmos distintos consoante o segmento. De acordo com o estudo “Real Estate Market Overview”, até junho foram transacionadas, no setor residencial, 40.452 […]
Não há uma democracia saudável sem a existência de uma direita e de uma esquerda comprometidas com a democracia liberal e o Estado de direito O conteúdo A nossa democracia precisa de um partido de centro-direita aparece primeiro em Visão.
No Porto, Sintra, Cascais e Faro, os sociais-democratas evitam excluir o Chega logo à partida, preferindo fixar limites em princípios humanistas, e dizendo que os eleitos são mais importantes.
Frente a Frente no NOW, Marina Gonçalves (PS) e André Coelho Lima (PSD) mostraram solidariedade para com as famílias das vítimas.
Filipa Moreira, Head of Offices da MVGM Portugal, afirma que "o mercado de escritórios em Lisboa continua a atrair visitantes, turistas e investidores, sustentado por uma procura estável e uma oferta de qualidade". Esses indicadores refletem a confiança no setor e o posicionamento competitivo da cidade em relação a outras capitais europeias.
Cristina Pedra, presidente da autarquia, assegurou está em curso o “levantamento e diagnóstico” da situação do AL nas 10 freguesias que compõem o concelho. Licenças suspensas por seis meses.
A sétima sessão do julgamento de José Sócrates está a ser dominada pela relação com Ricardo Salgado. Foram exibidas escutas a provar a proximidade entre o ex-primeiro-ministro e o antigo banqueiro, mas Sócrates alegou problemas de memória.
O valor do financiamento proposto pelo BEI (Valor aproximado) ascende a 1.340 milhões de euros e o custo total (Valor aproximado) totaliza 1.789 milhões de euros, segundo o site do banco promocional.
Montenegro recusa negociar o OE2026 com “ultimatos ou linhas vermelhas”, numa altura em que a lei laboral é uma pedra no sapato do PS, que o Chega, o primeiro partido a reunir, quer suavizar. Ventura desafia o Executivo da AD com uma proposta conjunta para aprovar o documento sem necessidade do voto dos socialistas.
Entre as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro durante o fim de semana, há muitas que ainda requerem detalhes. Até ao momento, das 26 mil casas prometidas até ao final de 2026, foram entregues 11 mil. Há mais 133 mil na calha? Eis nove perguntas e respostas (e muitas dúvidas) sobre o tema
A distinção entre democracia e um qualquer regime autocrático tornou-se menos visível com a aproximação do PSD ao Chega.